higiene dos coelhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
toddy
Membro Júnior
Registado: domingo mar 16, 2003 12:32 pm

sábado jan 17, 2004 4:34 pm

Olá a todos.
Gostava de perguntar se alguém me pode dizer como se faz para habituar um coellhinho maroto a não fazer as suas "bolinhas" por todo o lado? O meu coelhinho (O Sebastião) tem 6 meses de idade, anda todo o dia solto, só entra na gaiola quando lhe apetece dormir um soninho descansado, é muito engraçado, pula por todo o lado, dá pelo nome,vem comer á mão mas tem dois contras: não se deixa apanhar fácilmente, ele vem comer á mão mas se sente que lhe quero pegar ao colo foge a sete pés, e o outro é que deixa "rasto" por todo o lado. Já lhe pus um wc como o dos gatos e ele raramente lé entra , já me disseram para lavar os sitios onde eu não quero que ele faça de wc com agua e vinagre mas não deu resultado nenhum.Quem me dá, por favor, alguma dica?Muito obrigada mesmo :|
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

sábado jan 17, 2004 6:41 pm

Oi Toddy! :)
Olha... Eu tenho uma coelha que tem algumas parecenças co teu coelhito Sebastião!
Ela tem 2 anos, e quando vei cá para casa fikava numa gaiola, mas kdo tinha ens 5 ou 6 meses, ela começou a fazer um batulho tão grande e a fikar de tal modo irritada por estar dentro da gaiola que eu comecei a deixa-la solta todo dia.
Partindo daki roeu tudo o que pode! :lol: :lol:
Mas ao inicio, tinha a caixinha dela pa fazer as necessidades mas tb preferia ir a outros cantos fazê-las! :o Entretanto, eu, numa caixa dakelas dos gatos, comecei a por tudo lá, as aparas de madeira pa ela fazer as necessidades, o feno e tb a comida. Progressivamente ela foi fazendo lá as necessidades sem eu insistir em nada. foi natural, mas o facto das coisitas dela estarem la todas pode ter ajudado.
Hoje em dia, ela está a maior parte do tempo debaixo de uma mesa, no meu kuarto, onde tem a caixinha das necessidades com aparas e feno, e depois um tijela de comida e o bebedouro no chão do quarto, e algumas caixas de cartão e rolos tb de cartão para ela se entreter... Ah e um peluche pa esfolar! :lol:
Ah, A minha Jessika tb é mta maluka, n gosta lá mto de se deixar agarrar! como o teu Sebastião! :o Malukos!

O meu conselho seria então que fizesses com que ele tivesse de ir regularmente a caixinha, n so pa fazer xixi mas tb pa comer e assim pa ver se ele se habitua...
De resto... BOA SORTE! ;)

Abraço
Sonita

;)
toddy
Membro Júnior
Registado: domingo mar 16, 2003 12:32 pm

sábado jan 17, 2004 9:09 pm

Ola Sonita:
Obrigada pela dica! :D
Eu fui ao teu album e achei o maximo os teus bichinhos. 8)
Tambem vou tentar por mais fotos dos meus bichinhos que sao:
o Toddy(um gato)que agora me anda a chatear muito porque so vem a casa para miar comer e dormir. :evil: Sebastiao(o coelho badalhoco),
o Gil(porquinho da india),peixes que andam sempre a pedir comida :?
Romeu e Julieta(um par de caturras)que nao cantam nada,mas assobiam muito bem! :D
sonitakruz
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos

sábado jan 17, 2004 9:47 pm

Oi Toddy!
Obrigada pelo elogio! ;)
O teu toddy tb é mto giro.
Espero k tenhas fikado "ferido" com a gracinha do "coelho badalhoco"! É brincadeirinha :lol:
Espero pelas tuas fotos para poder ver a tua larga familia animal! :D
E boa sorte com o Sebastião! ;) Depois diz kker coisa acerca da evolução (ou não) dos seus hábitos higiénicos! :)

Abraço
Sonita ;)
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

sábado jan 17, 2004 10:23 pm

olá,
Quando o meu coelhinho era mais pequenino também costumava fazer xixi nos cantos do meu quarto, mas entretanto ensinaram-me a limpar com vinagre e apartir daí nunca mais ele voltou a fazer lá xixi. Só de vez em quando é que tenho um presente em cima da cama... poix ele para me chatear costuma ir para cima da cama, e depois faz lá xixi. Passo a vida a lavar os edredons...
Mas na giola ele sempre foi muito assiadinho, faz sempre xixi no seu wc.
Talvez o facto de eu não ter nada no fundo da gaiola também ajude, só tenho aqueles rolinhos absorventes no fundo do wc e se calhar por isso ele se tenha habituado a fazer sempre ali. Também assim sem nada no fundo da gaiola se torna mais limpinho para ele, pois como ele tem muito pêlo, os rolinhos agarram-se ao pêlo.
O meu Bé costuma estar sempre solto durante o dia, isto é, enquanto eu estou em casa.
Ele tem o seu cantinho mesmo ao lado do meu estirador, é a sua cadeirinha e um caixote em cartão com uma manta por cima, onde ele adora estar com os seus peluxes, a dormir, a brincar e comer, pois eu vou pondo lá feno e ração para ele ir comendo durante o dia...
Só quando tem sede é que vai à gaiola beber aguinha!
Em relação a conseguir pegá-lo ao colo, felizmente é muito fácil... ele deixa-se pegar facilmente... e adora estar no meu colinho a dormir... a levar festinhas e muitos beijinhos... adoro mimá-lo...
Sou louca por este coelhinho...
Abraços
Bezuka
Responder

Voltar para “Exóticos”