Algumas coisas que aprendi

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jan 17, 2004 6:46 pm

Durante esta fase terrível que estou a atravessar, desde que este pesadelo começou, em conversa com o vet que tem tratado os meus meninos, aprendi duas coisas que desconhecia, e que quero partilhar convosco (não sei se sabem ou não, mas aqui fica) uma vez que pode ser útil para os vossos peludinhos.

1º - a seguir a dar um comprimido a um gato deve-se dar-lhe água (através de seringa, por exmplo), uma vez que o estômago dos gatos é bastante sensível, e pode ficar "irritado", podendo desencadear vómitos.
(esta foi uma das hipóteses que se pôs para os vómitos da Agnés, já depois de ter tido a 1ª alta)

2º - a maior parte dos cálculos renais são de facto de origem alcalina, o que faz com que as rações de dieta sejam mais ácidas. Simplesmente, o uso continuado desta ração pode provocar cálculos de outro tipo - os de origem ácida. Assim, não basta dar ração própria para os primeiros.
Torna-se necessário controlar, através de análises à urina.
O que quer dizer, que estando tudo norrmal, é bom voltar à ração normal.
Aprendi isto através do Cyrano, andava a dar-lhe há anos a ração C/D, da Hill's, nenhum vet me tinha dito nada em contrário, mas como as análises dele mostraram que está tudo bem, graças a Deus, posso ir-lhe misturando da ração normal, que é o que ando a fazer agora, até comer só da outra.
Óbvio que implica um controle periódico.

Que vos possam ser úteis estas achegas. ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

sábado jan 17, 2004 7:10 pm

Obrigado pela informação, Miadores. :)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado jan 17, 2004 7:18 pm

Realmente desconhecia tudo isto :oops: . È um bom exemplo Miadores, pois assim, contanto estas coisas evita-se o seu acontecimento.
É pena muitos sítios não disponibilizarem essa assistência assim. Falo por mim que já mudei de vet para um mais longe, mas ao menos sei que se houver alguma coisa eles ficam todos bem e realmente penso que não dá para ter um animal cuidado num sítio em que não se confia plenamente...
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado jan 17, 2004 8:37 pm

Obrigado pela informação Miadores e já agora acrescento também uma coisa que desconhecia e que tranquiliza a quem tem de dar um comprimido a um gato. Li no livro "Viver com o Gato" que o esófago do gato é largo, e mesmo com um comprimido grande não corre o risco de se engasgar porque a traqueia fecha-se muito rapidamente ao mínimo contacto.
A mim tranquilizou-me bastante, tinha sempre o medo do engasgo e dividia o comprimido em 4 partes! Agora continuo a dividir LOL, mas só em 2, não vá o "diabo" fazer das suas :P

Felicidades e que tudo corra pelo melhor
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 17, 2004 8:46 pm

Olá.

Sem dúvida, uma informação importante e a ter em conta ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jan 17, 2004 11:00 pm

Aprendi isto através do Cyrano, andava a dar-lhe há anos a ração C/D, da Hill's, nenhum vet me tinha dito nada em contrário, mas como as análises dele mostraram que está tudo bem, graças a Deus, posso ir-lhe misturando da ração normal, que é o que ando a fazer agora, até comer só da outra.
agora, é que estou tramada. então o pantufa que é insufuciente renal, só pode comer ração de dieta até morrer. isto segundo a vet. de vez em quando, lá consegue comer a dos outros e eu fico aflita. vou logo dar-lhe o xarope para os rins. ele deve tomá-lo também, mas com mais intervalos.
Miadores
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 12:23 am

Olá

anja, claro que cada caso tem de ser acompanhado, através do tal controle à urina, de que falei.
Mas com valores normais, pode haver uma mistura da ração normal e da de dieta.
Mas é questão a pôr ao seu vet.

Eu desconhecia esse efeito negativo das rações de dieta, durante muito tempo, mas foi para isso que fui alertada. Podem aumentar os níveis de acidez e dar origem a cálculos deste tipo, inversos dos outros.

Em suma, é um equilíbrio precário.
<p>&nbsp;</p>
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo jan 18, 2004 12:47 am

Olá :D

Só uma dúvida: afinal qual é a ração "normal"? Dá ideia que todas elas têm um fim específico. Neste momento os meus estão a comêr RC Light. No caso da RC qual seria a ração "normal"? E com que regularidade e a partir de que idade devem fazêr-se os exames à urina? É claro que vou falar nisto à vet, mas só para têr uma ideia.... :oops:

Beijocas,
Sofia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 18, 2004 12:55 am

Olá ninita.

Pelo que me parece, a ração normal é a que não tem especifidade...que não é, p.e, light, obesity, etc... acho que a normal é para gatos que não precisem de qlq tipo de cuidados, especiais, a nível de saúde ou dietas especiais... ;) .

Eu, p.e. estou a dar ao Matateu, uma que já é considerada especial prq é para gatos obesos... e antes dáva-lhe uma normal.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 12:58 am

Olá, Ninita

A ração normal é a ração para gato adulto, sem problemas.
Depois, cada marca tem as suas dietas específicas para cada tipo de problemas. A da Hill's para evitar o problema dos cálculos,é a C/D.

Tem também para seniores, para gatos a partir dos 6/7 anos. Para "estômagos" sensíveis ou em recuperação, a I/D, por exemplo.
Quanto à idade, não há uma regra geral, percebe? Os problemas urinários podem surgir mesmo em pequenos, ou gatos jovens. O Cyrano, por exemplo, teve o seu primeiro ( e até agora único, graças a Deus!) problema teria um ano, mais ou menos.
<p>&nbsp;</p>
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

domingo jan 18, 2004 1:21 am

Pois é, uma pessoa a pensar que está a fazêr o melhor para eles, e vai na volta.... enfim, a vêr se falo com a vet sobre isto na semana que vem, quando fôr com a Ninita à vacina. É que eles têm cá um apetite! O Sushi está gordíssimo e a Ninita também vai pelo mesmo caminho não tarda, com o apetite desvairado que agora tem :roll: Por isso achava que a light era a melhor.... vamos lá vêr se não fico com 3 gatos obesos :o :lol:

Beijocas,
Sofia
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda jan 19, 2004 9:01 am

Obrigada pelas ideias Miadores.
Já tinha lido aqui, que um (a) forista tinha dado durante 5 anos consecutivos Hill's C/D ao gato e ele ganhou um problema de obesidade.
Essa foi a ração que a Lolita ficou a comer após a pancreatite, vai fazer 1 ano em Março, poque foi a única que lhe controlava + ou - as diarreias (pese embora desde Março a Agosto tivesse diarreia 2 ou 3 dias por mês).
Em Outubro perguntei à vet. se ela podia mudar de ração, mas ela disse que em equipa que ganha não se mexe.
No entanto, estava a pensar seriamente em mudar, e depois de saber sobre os problemas de obesidade e cálculos renais, ainda mais me convenço. No entanto, estava a pensar mudar para uma ração específica da Royal Canin para estômagos sensíveis, ou lá o que é...
Ainda tenho de pensar bem no assunto.
Á uns tempos levei uma série de amostras e ela gostou de todas ;)
V.
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

segunda jan 19, 2004 9:15 am

Muito Obrigado Miadores!
É muito bom vir ao fórum e ler coisas úteis...e graças a si, hoje aconteceu!

Beijinhos Grandes e Continuação da Melhoras para a Agnés. ;)
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

segunda jan 19, 2004 9:28 am

Olá Miadores

Antes de mais nada, re-benvinda ao fórum!

Obrigada por partilhar essas informações, confesso que já as conhecia.

Têm toda a lógica, até nos humanos isso acontece.

Reparem:

1º - NENHUM comprimido deve ser tomado "a seco", pois origina, a médio prazo, problemas de estomago e não só.

2º - As dietas indicadas para um problema específico SÓ devem ser administradas durante a existencia do problema (Claro que há casos excepcionais, eu falo no geral). Após isso, a pessoa deve retomar hábitos alimentares saudáveis.

Os animais não são assim tão diferentes de nós como se pensa. Deve é haver bom senso por parte dos donos. ;)

Beijokitas,
Filipa
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jan 19, 2004 10:04 am

Olá,

Miadores, obrigado por partilhar estes novos conhecimentos, eu também os desconhecia.

Já uma vez aqui se tinha falado das rações. Eu por norma não tomo nenhum medicamento sem ler a bula e em relação ás minhas gatas faço o mesmo com os medicamentos e com as rações. Quando a Amélia foi operada o vet tinha dito que talvez fosse melhor ela mudar para a ração de gatas esterilizadas. Como ela depois teve o problema de saúde todo que teve, a vet disse que ela devia continuar a comer a cmida normal para se fortalecer.
mas na altura eu vi uma amostra da ração de gatas esterilizadas e tenho quase a certeza que tinha uma indicação em que dizia que não se devia dar mais de 6 ou 7 meses seguidos.
Segundo o que li há pouco tempo, os gatos quando são castrados/esterilizados, têm mais apetite nos primeiros meses e é nessa altura que engordam. Por isso, em principio se inicialmente se der a ração especifica depois não será necessário manter.
As rações tratam problemas e quando os problemas desaparecem por norma os gatos podem voltar a comer as rações ditas normais.
Mas, acho que devem sempre pedir um conselho ao vet.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”