Discus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta dez 21, 2011 7:03 pm

olá a todos tenho aqui uma dúvida/curiosidade será que no meu aqua de 100 litros posso ter um casal de discus? O aqua tem 1 metro comprimento, 30 de profundidade e 40 de altura..
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta dez 21, 2011 7:18 pm

podes
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta dez 21, 2011 8:44 pm

Dá para ter, mas eu recomendo discus apenas para aquários com mais de 200 litros, isto porque estes peixes crescem bastante quando bem mantidos ( 20 cm ) e ainda mais se for um casal.

São peixes considerados um pouco difíceis de ter, aconselhados só para aquariofilistas com alguma experiência. São um pouco sensíveis às mudanças de parâmetros, a alimentação deve ser de boa qualidade, etc.

Boa sorte :wink: .
Rikass
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 12:40 pm

Pois a mim disseram-me que não podia por devido a serem preciso ter 3 no minimo...Mas eu adoro discud e queria mesmo ter 2, lá mais para a frente claro, ainda estou na fase de me passar com a limpeza do aqua...Já agora vão-me dar um filtro externo da eheim, ainda bem pois a água tem muita porcaria e nem com tpa´s consigo tirar...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 12:48 pm

Os discus preferem viver em cardume, é verdade. Mas em casal também não estão mal.
Eu também adoro discus, são peixes com uma beleza incrível, há uma quantidade enorme de variedades de cor. Nunca tive pois nunca tive um aquário suficientemente grande para os ter ( tenho dois comunitários, um de 120l e outro de 100l e um plantado com um betta de 39l ).

Eu para o aquário de 120l e o de 100l ( e também para as minhas tartarugas ) uso um Eheim externo e não tenho queixas :wink: .

Só uma dica: não sei se tem aspirador de fundo, se não tiver aconselho a comprar, é o meu maior aliado na limpeza do chão dos meus aquas.

Boa sorte.
Rikass
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 12:50 pm

Tenho um sifão sim...Mas sempre que acabo de sifonar só vejo pequenas impurezas na água o que me faz imensa confusão parece que acabaie de limpar e já está tudo sujo...Pois, tenho medo que fiquem "deficientes" no meu aquário...Isso vai acontecer se os comprar?
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 12:54 pm

Em relação às partículas que flutuam, eu aspiro-as com o próprio sifão 8) . Em vez de virar o tubo que aspira para o chão, viro para cima e aspira as partículas em suspensão. Os filtros também ajudam nisto.
Ou então, espera uns minutos para deixar as partículas poisarem novamente no chão e aí aspira-as.

Se colocar os discus nesse aquário, eles irão ficar apertados. Não morrem, mas estão em sofrimento, pois mal se conseguem mexer como deviam.
São peixes que apreciam espaço e companhia, pelo que devem estar colocados num aqua com mais de 200 litros. Desta maneira, desenvolvem-se bem e sem problemas e não ficam apertados nem stressados.
Rikass
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:03 pm

POis eu como também estou a pensar comprar um maior para os escalares também talvez comprasse os discus agora enquanto pequenos e depois em adultos punha-os no grande que em principio vai ser de 200 litros...
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:11 pm

200 litros é sufiente para os discus. Em relação aos escalares, dou os mesmos conselhos relativamente ao espaço do aquário, ou seja, 200 litros. Eu tenho um casal de escalares no meu aquário de 120 litros e acredite que se, quando os comprei, tivesse os mesmos conhecimentos que tenho hoje, não os teria comprado para este aquário.
Mas já estão neste aqua à 8 anos, não os vou mudar.

Se vai mesmo comprar os discus, informe-se bem. Como já disse, são peixes difíceis de manter e não aconselhados para principiantes.
Rikass
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:15 pm

Pois eu sei os discus vão ficar para último...Então acha que consigo manter os meus escalares no meu aqua de 100?
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:29 pm

Enquanto não passam dos 7/8cm, pode ter.
Em adultos, aconselho a colocá-los num aqua com, pelo menos, 190/200 litros.

É como lhe disse, eu tenho os meus num de 120l e não acho que estejam completamente bem, mas pronto. Na loja estavam bem pior ( aqua de 30 litros ) e não eram dois ou três escalares, eram uns 10.

Os meus são adultos, estão actualmente com, mais ou menos, 20 cm.
Rikass
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:37 pm

Pois, é o que vou fazer em breve...Seria possível acrescentar um peixe faca no meu aqua?
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 1:41 pm

Crescem até aos 60cm ( nalguns casos até mais ).
Só aconselho para aquas com mais de 350 litros.

Para além disso, são também sensíveis relativamente à questão dos parâmetros. Em especial nesta espécie, no período de ambientação ao aquário, é comum o aparecimento de doenças.
São conhecidos por terem um apetite voraz por olhos de peixes vivos quando atingem um tamanho razoável.
Já tive um peixe faca num dos meus comunitários ( quando ainda era leiga na questão da aquariofilia ). Até que tive de o dar a uma amigo meu ( também aquiriofilista ) pois os meus néons iam aparecendo sem olhos, até que o vi em acção durante uma noite.
É por isso aconselhável mantê-los sozinhos ( dois facas no mesmo aquário também pode desencadear lutas ).

Tirando isso, para quem tiver condições de o manter, é um peixe lindo e muito interessante.
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

sexta dez 23, 2011 1:58 pm

rikas manter discus não é o mesmo que manter escalares, estes ultimos são mais resistentes a possiveis erros do hobysta, so estou a alertar para depois não stressares
Nitara
Membro Veterano

sexta dez 23, 2011 2:01 pm

Deeaadman Escreveu:rikas manter discus não é o mesmo que manter escalares, estes ultimos são mais resistentes a possiveis erros do hobysta, so estou a alertar para depois não stressares
Concordo.
A nível de dificuldade de manutenção, os escalares são muito mais fáceis do que os discus.
Responder

Voltar para “Peixes”