Vizinho incomodado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

segunda dez 26, 2011 12:46 pm

Olá Boa tarde,
gostava por favor, se alguém souber, que me esclareces-se uma duvida. Na semana passada eu e o meu marido fomos abordados pelo vizinho do lado, que se queixou que quando entrava no patamar do prédio, o nosso cão ladrava. Para ele é muito desagradável, pois quando leva amigos lá a casa e vêm a falar pelo caminho, o cão ouve e começa a ladrar até eles entrarem em casa.
Quando nós estamos em casa, e os vizinhos chegam o cão não ladra, mas não ponho em questão a veracidade dos factos, pois já me aconteceu chegar a casa com alguém e antes de entrar o cão ladrar.
Perante esta queixa, só nos restou pedir desculpa ao senhor, mas ele não ficou satisfeito com o nosso pedido de desculpas e questionou-nos se era só isso que pretendiamos fazer. Ora, o meu marido disse-lhe que se tivesse alguma sugestão para controlar os latidos do cão enquanto estivessemos fora que nos sugerisse, o senhor parece que não ouviu e continuou a dizer, se era só isso que pretendíamos fazer. Nós lá continuamos a pedir desculpa, mas ele virou-nos as costas entrou para casa dele e bateu com a porta ! :o

O certo é que o nosso cão é uma paz de alma, é raríssimo ladrar e as únicas vezes que ladra é quando alguém toca à campainha, mas depois de ver as visitas cala-se logo! Ainda assim admito que nem toda a gente é obrigada a gostar de cães e mesmo que o cão raramente ladre, esse raramente pode de facto incomodar o vizinho, que até já se revelou ser muito mal educado por nos virar as costas...mas enfim, o que me leva agora a pensar é o que é que ele pode fazer? Se for durante as horas de silêncio pode com certeza chamar a policia! Mas haverá mais alguma coisa que ele possa fazer?

Obrigada pela atenção.
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

segunda dez 26, 2011 12:57 pm

Se só ladra quando vê o vizinho ou as suas visitas, não vejo o que possa o vizinho fazer em termos legais. Se ladrasse por horas a fio, aí sim seria incomodativo.
Parece que o cão gosta tanto do seu vizinho como o seu vizinho gosta do cão / de cães.

O que pode acontecer é o seu vizinho fazer ou tentar fazer mal ao seu cão. Aí é que convém ter cuidado. Há gente para tudo.
De resto, deixe-o reclamar. Peça uma simples desculpa e deixe morrer o assunto. Ele vai acabar por se cansar de reclamar.
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

segunda dez 26, 2011 1:38 pm

MariaChica Escreveu:
O que pode acontecer é o seu vizinho fazer ou tentar fazer mal ao seu cão. Aí é que convém ter cuidado. Há gente para tudo.
De resto, deixe-o reclamar. Peça uma simples desculpa e deixe morrer o assunto. Ele vai acabar por se cansar de reclamar.
Pode fazer uma queixa.

O seu cão deve estar licenciado em com as vacinas em dia.Se não está trate disso imediatamente.

Quanto ao vizinho, ele parece que não quer dialogar. Mas sugeria que batessa á porta e lhe perguntasse na cara o que ele acha então que se deve fazer. E se ele não responder, educadamente deseje os bons dias e arrepie caminho e não fale mais cm ele.

mas legalize tudo
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda dez 26, 2011 2:06 pm

Isto só prova que é muito bem formada (ainda está preocupada com o bem estar do vizinho a esta altura do campeonato) e o seu vizinho muito mal formado.

Ele é mal formado e pouco tolerante. Terá que aprender a viver com o parâmetro que ele pré-estabeleceu.

Se o seu cão é sossegado e raramente ladra, sinalizar que alguém entrou, está na natureza do cão, não se pode fugir a isso em absoluto.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda dez 26, 2011 2:18 pm

Concordo plenamente com a srYuki, ele deve detestar o seu cao, e o seu cao tem o direito de ladrar... é o alerta... ele que se habitue, vai ver que vai se fartar de reclamar e tudo volta a normalidade.... va dando noticias.
LTina10
Registado: sexta set 25, 2009 9:06 pm

segunda dez 26, 2011 2:19 pm

Acho muito bem que um cao ladre, é sinal que alguem está a entrar na casa, um sinal de segurança. :D
O que ele pode fazer é mesmo uma queixa. Mas logo que tenha tudo em dia, nao se preocupe. Eu quando saio, a minha cadela tambem ladra muito e bem alto, e tambem tenho um vizinho que nao vai la muito com ela, por isso até agora ele nao fez nada. É um ser vivo, tem todo o direito de ladrar. Se fosse á noite ainda me preocupava, mas agora de dia não há razao para ele implicar! :D
Mais vale nao lhe dar letra, e ter em atenção de nao deixar o cão perto do seu vizinho.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda dez 26, 2011 2:45 pm

Claro que ha pessoas exageradas e embirrantes pela mínima coisa, mas viver ao lado ou por baixo ou por cima de um cão que ladra é mesmo muito chato... Eu que cheguei a viver com 4 cães em apartamento (que foram educados a so ladrar á ordem), tinha uma vizinha de cima que tinha um westie que era simplesmente um horror, cada vez que alguém passava no patamar o cão ladrava e posso dizer-vos que era insuportável...

O meu conselho, ja que ja deu para ver que é uma pessoa bem formada e com uma boa noção de civismo, é tentar educar o seu cão a não ladrar(acredite que se eu consegui educar os meus 2 teckels a não ladrar a tudo o que mexe, você tb consegue), ou quando se ausenta, não o deixar chegar perto da porta da rua para evitar que ladre as pessoas que passam...

Se ele foi mal educado consigo, ignore-o, tome as suas medidas, mas não lhe dê trela, que pessoas assim n merecem, tenha em conta que desde que o animal não faça barulho no horário estabelecido ele não pode agir contra si. ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda dez 26, 2011 3:02 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Claro que ha pessoas exageradas e embirrantes pela mínima coisa, mas viver ao lado ou por baixo ou por cima de um cão que ladra é mesmo muito chato... Eu que cheguei a viver com 4 cães em apartamento (que foram educados a so ladrar á ordem), tinha uma vizinha de cima que tinha um westie que era simplesmente um horror, cada vez que alguém passava no patamar o cão ladrava e posso dizer-vos que era insuportável...

O meu conselho, ja que ja deu para ver que é uma pessoa bem formada e com uma boa noção de civismo, é tentar educar o seu cão a não ladrar(acredite que se eu consegui educar os meus 2 teckels a não ladrar a tudo o que mexe, você tb consegue), ou quando se ausenta, não o deixar chegar perto da porta da rua para evitar que ladre as pessoas que passam...

Se ele foi mal educado consigo, ignore-o, tome as suas medidas, mas não lhe dê trela, que pessoas assim n merecem, tenha em conta que desde que o animal não faça barulho no horário estabelecido ele não pode agir contra si. ;)
Concordo consigo. Um cão que ladra à mínima coisa ou durante muito tempo é (muito)irritante. Eu também não gosto (e ensino os meus a não o fazerem - com os conhecimentos que tenho). Mas a user diz que ele até é sossegado, pelo que acredito que seja um ladrar enquanto por breves segundos o vizinho está no patamar a meter as chaves na porta (ou quando ouve o elevador).

Joana, já agora, quer deixar algumas indicações básicas de "como ensinar o cão a só ladrar à ordem?". A minha descobriu à coisa de 2/3 semanas que sabe ladrar e eu estou a repreende-la com 1 "não", mas não sei se será suficiente...
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

segunda dez 26, 2011 3:53 pm

Era importante perceber a situaçao. O cao está em casa, numa varanda?? O cao ladra á noite?? O cao tenta morder o vizinho? Acho que era importante explicar um pouco melhor a situaçao.
Joanaisd
Membro

segunda dez 26, 2011 3:56 pm

Obrigada a todos pelos conselhos! realmente o cão é raro ladrar, quando eu estou em casa e ele decide ladrar, eu também lhe digo "não!", mas só resulta quando eu lá estou se não estiver ele ladra de certeza ao ouvir pessoas a falar no patamar do nosso andar, porque eu já presenciei. Contudo, assim que o barulho acaba o cão cala-se. Ele não é muito de ladrar por tudo e por nada. Já tive há muitos anos uma cadela ainda em casa dos meus pais que assim que saíssemos de casa começava a música, era chorar, ladrar, uivar o dia inteiro! Imagino que isso sim incomodava e muito a vizinhança, mas depois foi crescendo e sem ninguém lhe ensinar parou com a chinfrineira!

Em relação à papelada do cão está tudo direitinho e em dia, está registado na Junta, tem chip e as vacinas todas em dia, e tenho lá tudo em casa para o provar, no caso do vizinho decidir chamar a polícia!

Vou ignorar o vizinho e ter cuidado com o cão, porque realmente há gente para tudo, mas tb não quero acreditar que o vizinho fosse capaz de lhe fazer mal, no entanto, o seguro morreu de velho...
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
Joanaisd
Membro

segunda dez 26, 2011 4:01 pm

ovcharka Escreveu:Era importante perceber a situaçao. O cao está em casa, numa varanda?? O cao ladra á noite?? O cao tenta morder o vizinho? Acho que era importante explicar um pouco melhor a situaçao.

Olá ovcharka, o cão está em casa, eu lá punha o meu canito numa varanda?! a não ser que fosse muito espaçosa e ele pudesse correr. Ele anda pela casa toda, com excepção dos quartos. O Cão não ladra à noite, nem de dia, porque o meu marido trabalha em casa e está o dia todo com ele, ele ladra de vez em quando, quando ouve gente a conversar no patamar da nossa entrada...deve pensar que a entrada é só dele! Em relação ao vizinho, o cão nunca lhe ferrou, eu até acho que o cão nunca o viu, mas se o visse o mais que lhe podia fazer era dar-lhe uma lambidela, porque o cão é meiguinho e não ferra em ninguém!
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda dez 26, 2011 4:17 pm

Na minha opinião, e dado que o cão só ladra quando está alguém no patamar do andar (e assumindo que só de dia), o seu vizinho não tem razão.

Para mim é uma situação parecida a estarem vizinhos a falar nas escadas como se estivessem em suas casas (algo muito frequente no meu prédio, infelizmente) excepto que no seu caso até é algo mais breve e menos incomodativo (o cão cala-se assim que o "intruso" desaparece do patamar).

Infelizmente nem todos são tolerantes, ou até educados, e arranjam qualquer coisa para embirrarem com o vizinho do lado. O meu vizinho do lado, até lhe oferecerem um cão, embirrava com o meu PA pela mesma situação que apresentou aqui. Depois disso era o cão dele que uivava dia e noie (o meu sempre teve caladinho de noite) :roll: .

Contudo acho que deve tentar restringir o acesso à porta para evitar que ladre ou tentar ensinar a ficar calado como já sugeriram (mas não perdia noites de sono com esta situação).
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

segunda dez 26, 2011 7:27 pm

Joanaisd Escreveu:
ovcharka Escreveu:Era importante perceber a situaçao. O cao está em casa, numa varanda?? O cao ladra á noite?? O cao tenta morder o vizinho? Acho que era importante explicar um pouco melhor a situaçao.

Olá ovcharka, o cão está em casa, eu lá punha o meu canito numa varanda?! a não ser que fosse muito espaçosa e ele pudesse correr. Ele anda pela casa toda, com excepção dos quartos. O Cão não ladra à noite, nem de dia, porque o meu marido trabalha em casa e está o dia todo com ele, ele ladra de vez em quando, quando ouve gente a conversar no patamar da nossa entrada...deve pensar que a entrada é só dele! Em relação ao vizinho, o cão nunca lhe ferrou, eu até acho que o cão nunca o viu, mas se o visse o mais que lhe podia fazer era dar-lhe uma lambidela, porque o cão é meiguinho e não ferra em ninguém!
Das duas uma entao, ou o homem tem inveja vossa sobre alguma situaçao e vinga-se no cao, ou é uma pessoa triste que gosta de provocar os outros para poder ter vida.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda dez 26, 2011 9:24 pm

Joanaisd Escreveu:Olá Boa tarde,
gostava por favor, se alguém souber, que me esclareces-se uma duvida. Na semana passada eu e o meu marido fomos abordados pelo vizinho do lado, que se queixou que quando entrava no patamar do prédio, o nosso cão ladrava. Para ele é muito desagradável, pois quando leva amigos lá a casa e vêm a falar pelo caminho, o cão ouve e começa a ladrar até eles entrarem em casa.
Quando nós estamos em casa, e os vizinhos chegam o cão não ladra, mas não ponho em questão a veracidade dos factos, pois já me aconteceu chegar a casa com alguém e antes de entrar o cão ladrar.
Perante esta queixa, só nos restou pedir desculpa ao senhor, mas ele não ficou satisfeito com o nosso pedido de desculpas e questionou-nos se era só isso que pretendiamos fazer. Ora, o meu marido disse-lhe que se tivesse alguma sugestão para controlar os latidos do cão enquanto estivessemos fora que nos sugerisse, o senhor parece que não ouviu e continuou a dizer, se era só isso que pretendíamos fazer. Nós lá continuamos a pedir desculpa, mas ele virou-nos as costas entrou para casa dele e bateu com a porta ! :o

O certo é que o nosso cão é uma paz de alma, é raríssimo ladrar e as únicas vezes que ladra é quando alguém toca à campainha, mas depois de ver as visitas cala-se logo! Ainda assim admito que nem toda a gente é obrigada a gostar de cães e mesmo que o cão raramente ladre, esse raramente pode de facto incomodar o vizinho, que até já se revelou ser muito mal educado por nos virar as costas...mas enfim, o que me leva agora a pensar é o que é que ele pode fazer? Se for durante as horas de silêncio pode com certeza chamar a policia! Mas haverá mais alguma coisa que ele possa fazer?

Obrigada pela atenção.
Olá,

Aqui em casa o "hall" de entrada está separado do resto da casa, o que não permite aos cães irem ladrar para junto da porta, nem aos gatos fugirem para as escadas quando entro em casa. Desconheço se a sua casa o permite, mas se permitir, talvez não fosse má ideia mandar construir uma porta ou duas que separassem o "hall" de entrada do resto da casa.
Praziquantel Escreveu:
MariaChica Escreveu:
Pode fazer uma queixa.

O seu cão deve estar licenciado em com as vacinas em dia.Se não está trate disso imediatamente.
Não, na verdade, das vacinas que existem para os cães, apenas é obrigatório que esteja em dia a da raiva.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

segunda dez 26, 2011 9:53 pm

Se está legal, optimo :)
Responder

Voltar para “Cães”