Tipets,tipets Escreveu: Mas recorrer a um treinador não me parece uma solução nada comodista, antes pelo contrário. Nas escolas que eu conheço, o cão é treinado pelo dono e não pelo treinador. O segundo apenas ensina como fazer e é o próprio dono que as faz, sempre a ser corrigido pelo treinador em caso de erro.
Na minha opinião, o dono tendo a capacidade financeira, acho que é o melhor sitio para se tirarem todas estas dúvidas e fazer o melhor treino.
A minha Golden já começou o treino de obediência e muita socialização e digo-lhe que é o melhor que fazemos, já senta, deita, obedece ao "larga"...é um trabalho de prevenção de possíveis dores de cabeça que poderiam surgir no futuro.
Li com atenção este comentário, obrigada por partilhar a sua experiência. Se calhar o Leão ir para uma escola de obediência será mais para lhe “alargar os horizontes” e “consolidar” (o “larga”, “fica”,..etc) em termos de conhecimentos do que por ter problemas comportamentais que ele, não me parece que tenha.
Um amigo teve um Pastor Alemão que foi treinado pelo treinador dos cães da GNR e também relata uma experiência óptima.
Na sua/vossa experiência optando por fazê-lo, qual a idade certa para tal? Já me disseram que o melhor era depois dos sete meses de idade do cão, mas se calhar até será mais eficiente se for mais tarde do que isso?