treino labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Witsel
Registado: domingo out 02, 2011 6:50 pm

terça dez 27, 2011 5:39 pm

boas

tenho um labrador com cerca de 6 meses de idade, levou ontem a última vacina.

ele tem andado sempre solto desde pequeno, tem muito espaço a volta da casa e um jardim enorme e passa o tempo a brincar e a destruir tudo, agora queria começar a treiná-lo. hoje pus-lhe a coleira e a trela (só tenho posto para o levar ao veterinário) e experimentei pela primeira vez a treiná-lo. tentei começar a ensiná-lo a obedecer ao comando "lado" em que o cão deve aprender a andar do lado esquerdo do dono e também a posicionar-se sentado do mesmo lado, mas ele senta-se e recusa-se a andar, faz uma força! :lol:

fui puxando aos poucos pela trela até que ele lá começou a andar aos poucos, mas mesmo assim está sempre meio assustado (escapou-me da mão e foi esconder-se na caixa onde dorme :lol: fui buscá-lo e comecei de novo, e ia empurrando-o com a palma da mao no "rabo", e sempre que andava um bocado bem ia-lhe dando um biscoito de ração e fazendo umas festas.

será que estou a fazer bem? não entendo porque é que ele tem tanto medo de estar com a coleira e a trela postas, é normal? :|
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça dez 27, 2011 5:56 pm

Deduzo que por motivos fortes o seu cão só agora tenha terminado o programa de vacinação. Acontece.

Seja como for, ele devia começar já a sair de casa, conhecer o mundo e os ruídos que fazem parte dele, os outros cães e as pessoas. Isto é muito importante para que ele cresça um animal confiante e seguro de si.

Se ele só usou a coleira e trela até hoje para ir ao vet, acho normal que se recuse a andar. :lol: :lol:

Vá insistindo, com calma e vá-o chamando com brinquedos ou biscoitos. Por norma os Labradores adoram bolas e brinquedos, tente convencê-lo a segui-lo usando o brinquedo favorito dele. Deixo-o também correr um bocadinho pelo jardim com a coleira e a trela postas para que se habitue a senti-las sem ser para o vet.

Vai ter que ter mais paciência pois tudo isto costuma iniciar-se mais cedo, numa idade em que a maioria deles segue os nossos pés só porque sim. :D
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça dez 27, 2011 6:00 pm

Olá,
Se ele nao foi habituado a usar a coleira e trela desde pequeno, é normal que as estranhe agora.
Se já tem 6 meses o melhor é começara a presentá-lo ao mundo exterior o mais rápido possivel, se não há possibilidade de quando ele for á rua ficar demasiado assustado com tudo

Ao força-lo só o está a assustar e a fazer com que ele associe a trela e coleira a experiências negativas....
Antes de iniciar qualquer treino com trela, aconselho-o a deixar que o cachorro se acostume a usa-la primeiro.

Pode fazer isto associando a trela e coleira a experiências positivas.
Por exemplo: mete a coleira e a trela ao cao e de seguida da-lhe biscoitos ou joga com o brinquedo preferido dele (isto sem agarrar na trela)
Quando vir que ele já se sente mais á vontade com a trela colocada, pegue nela e continue a brincar.

Se vir que ele já está mais confiante, pode ir fazendo coisas menos "divertidas", como segurar na trela afastando-se e quando a trela ficar esticada chamar o cão. Se ele vier recompensa.
Importante é que ele comece a caminhar consigo quando tem a trela posta

Faça este tipo de exercícios, sempre associando o uso de trela a momentos positivos até o cao se sentir á vontade com ela

Só depois de ele estar habituado á trela e coleira é que você vai conseguir começar a treinar exercícios com trela.
Mas nada o impede de o ir treinando nos comandos básicos como o "senta", "deita", "fica" e vir ao chamamento :wink:
Última edição por maraya em terça dez 27, 2011 6:11 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça dez 27, 2011 6:08 pm

Outra dica, se quiser que a recompensa funcione melhor é treina-lo com fome. Tente ir dar 1 voltinha com ele antes de almoço/jantar e pode ser que ele se deixe seduzir mais facilmente pelos biscoitos.

Se for em casa, pode ir tentando com bolinhas de granulado (e caminhando com coleira e trela).

De qualquer forma, a melhor maneira de começar... é começando. Porque ele vai adorar "o mundo lá fora"! :D :D :D
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta dez 28, 2011 11:44 am

Witsel Escreveu:boas

tenho um labrador com cerca de 6 meses de idade, levou ontem a última vacina.

ele tem andado sempre solto desde pequeno, tem muito espaço a volta da casa e um jardim enorme e passa o tempo a brincar e a destruir tudo, agora queria começar a treiná-lo. hoje pus-lhe a coleira e a trela (só tenho posto para o levar ao veterinário) e experimentei pela primeira vez a treiná-lo. tentei começar a ensiná-lo a obedecer ao comando "lado" em que o cão deve aprender a andar do lado esquerdo do dono e também a posicionar-se sentado do mesmo lado, mas ele senta-se e recusa-se a andar, faz uma força! :lol:

fui puxando aos poucos pela trela até que ele lá começou a andar aos poucos, mas mesmo assim está sempre meio assustado (escapou-me da mão e foi esconder-se na caixa onde dorme :lol: fui buscá-lo e comecei de novo, e ia empurrando-o com a palma da mao no "rabo", e sempre que andava um bocado bem ia-lhe dando um biscoito de ração e fazendo umas festas.

será que estou a fazer bem? não entendo porque é que ele tem tanto medo de estar com a coleira e a trela postas, é normal? :|
Pelo que li o seu cão teve um começo de vida que não corresponde ao que deveria ter tido se o objectivo era ter um cão sociável e bem comportado. Poderia tê-lo cmeçado a treinar desde as 8 semanas de idade e deveria ter começado a socializá-lo nessa altura também, porque o periodo critico é até aos 3 meses, claro que não teria as vacinas todas, mas é por isso que existem tantos problemas comportamentais nos cães. Mesmo sem vacinas temos de encontrar formas de os socializar nessa altura. De qualquer maneira 6 meses é muito tarde para terminar as vacinas, e muito tarde para começar a sair de casa. Agora terá de se esforçar o dobro ou o triplo de um dono que começa aos 2 meses, para obter o mesmo resultado.
Tem de perceber se o cão fica assustado com a trela ou com a saida de casa. Treine o andar à trela em casa primeiro e saia de casa quando já andar bem à trela em casa. O seu cão vai ser um cão com tendência para se assustar com barulhos, pessoas e animais, e quando isso acontecer vai tentar afastar-se e não vai poder proque está à trela o que lhe vai aumentar o stress (convém que a trela em si não seja também uma fonte de stress) o que poderá levar a comportamentos agressivos por defesa... associe todas as coisas que causam stress ao seu cão com coisas que ele goste... dê-lhe recompensas de comida sem medo... nessas situações, se ele não as quiser comer é porque se aproximou demasiado do foco do stress...afaste-se um pouco e volte a oferecer a recompensa, até o cão ignorar o barulho, pessoa, outro cão ou animal e olhe antes para si.

Bons treinos!

http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2008 ... um_11.html
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”