Lamber as necessidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sábado jan 17, 2004 12:06 am

Pois a Nina tem 5 meses e já teve o coi, em pleno outono/inverno, induzido pela presença de machos. Não é um tanto ou quanto estranho?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jan 17, 2004 12:14 am

ines_faria Escreveu: Pois a Nina tem 5 meses e já teve o coi, em pleno outono/inverno, induzido pela presença de machos. Não é um tanto ou quanto estranho?

Parece que sim.
Porque não faz a pergunta à Vet. da arca? E se isso traz inconvenientes á saúde dela.

MHZ
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 4:05 am

patuxas Escreveu: Olá MHZ!!!

Assim já fico mais descansada, pois pensei que durá-se todo o periodo do cio!!!! Em relação aos "presentes" até agora ainda não tive direito!!!!! oops oops oops

Pois é, desses, eu também dispenso...

Mas lembrei-me de uma coisa que estive para fazer. Como eu gostava de o ter à minha beira, comprar uma rede e colocá-la na sala. Assim eu colocava-o dentro da rede, podia interagir com ele, dar-lhe mais liberdade de movimentos já que a rede seria grande quanto eu quisesse, mas também o limitava para ele não marcar território por onde se lembrasse pois não o deixava sair da sala, e no fim do dia enrolava a rede e guardava-a a um canto. De dia fechava as extremidades da rede com um arame, não deixando aberturas para ele não escapar. Ficava estilo parque de bébé desmontável. Esta é a ideia, depois a imaginação faz o resto. A quem aproveitar, aqui fica a sugestão que acabei por não pôr em prática.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sábado jan 17, 2004 1:10 pm

ola a todos,

rita_kikas,
ainda bem que se preocupa em ler tanto quanto pode sobre os bichinhos :)
em relaçao as constipaçoes, sim, é verdade, o meu quando veio vinha um pouco constipado... melhorou, mas ainda ha pouco tive muito constipada, e para ser sincera nao consegui manter a distancia dele! felizmente, nao se passou nada....
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 1:29 pm

MHZ, mas a rede teria de ser tapada por cima, certo? Com aquelas garras, fariam uma óptima escada...
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 5:29 pm

ines_faria Escreveu: MHZ, mas a rede teria de ser tapada por cima, certo? Com aquelas garras, fariam uma óptima escada...

Não seria preciso, desde que tivesse uma altura razoável, tavez 65 a 70 cm. Penso que como a escalada seria na vertical e não em plano inclinado, eles não conseguiriam trepar. O meu consegue escalar a gaiola até 45cm, ou seja até ao comprimento dele todo esticadinho, iça-se e passa cá para fora. Mais só se fosse alpinista. De qualquer modo, como não a fiz, não posso garantir. Mas a ideia da rede é boa para lhes vedar o acesso a qualquer lado, por exemplo a quem tenha um bébé.

MHZ
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sábado jan 17, 2004 5:39 pm

Vi num site umas fotos de um furão a escalar umas gavetas que tinham uns puxadores grandes. Eles devem escalar na vertical, as garras devem ajudar bastante.
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 6:51 pm

Rita_kikas Escreveu: Vi num site umas fotos de um furão a escalar umas gavetas que tinham uns puxadores grandes. Eles devem escalar na vertical, as garras devem ajudar bastante.

Escalam por partes, de gaveta em gaveta. Na rede seriam 65cm que teriam de escalar de uma só vez. Não me parece que consigam, mas nunca se sabe, com estes marotos capazes de tudo.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 7:22 pm

É que a Nina trepa pela minha roupa acima, desde as calças até ao ombro :o
MHZ
Membro Veterano

sábado jan 17, 2004 7:39 pm

ines_faria Escreveu: É que a Nina trepa pela minha roupa acima, desde as calças até ao ombro o

Com a Inês em pé e sem ajuda, sózinho? O meu , na vertical, não consegue e tem muita genica.

MHZ
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

domingo jan 18, 2004 5:13 am

Olá a todos! :lol:
Experiencias com os cios deles, tive algumas durante o ano passado...
A Kena e a Famke sempre viveram com o Godot, pelo que sempre tiveram um macho com elas... Também vivem ao livre, pelo que se a luz tem realmente influência elas tiveram o primeiro cio aos 10 meses.
Achei natural terem ao mesmo tempo uma vez que até as cadelas puxam o cio umas das outras.
Nessa época, prendi o Godot que até trepava as paredes e tinha umas "bolinhas" de um tamanho enorme. No entanto, elas "tossiam" imenso e foi-me indicado que era a forma delas mostrarem o cio... Já para não falar do cheiro bastante mais almiscado.
Trouxe a Buffy em Junho, já tinha um ano de idade e vinha em cio... O que quer dizer que as outras 2 malandras entraram em cio novamente... O Godot andava tão feliz com o harem dele que até emagreceu ;)
Nessa altura, as 3 ficaram gravidas... Embora só a ninhada da Famke tenha sobrevivido... As primeiras ninhadas podem ser muito complicadas... As outras tontas comeram os filhos delas e depois choravam em frente à gaiola da Famke a pedir os filhos... Chegaram a roubar-lhos uma vez... Cada uma estava escondida com um bebé "a dar de mamar" e a Famke com o "alarme ligado" ... Ainda hoje não percebi como aquelas 2 roubaram os filhotes.
A Bianca nasceu em Maio e até ao momento não teve nenhum cio... Vive dentro de casa e ocasionalmente brinca com o Godot e as outras baixinhas.
No entanto, a Ritta (Allegra do Clã dos Ursos) que está com a Barbie parece demonstrar agora os primeiros sintomas de cio... Mas está bem disposta e não tem qualquer perda de peso... pelo que teremos de aguardar qual o próximo passo.
O Max (Alex do Clã dos Ursos) e a Moya (de onde conhecemos nós este nome??? :p ) estão juntos desde Outubro de 2003, ambos nasceram em fins de Julho, principio de Agosto e até ao momento não demonstraram qualquer sintoma de cio... Ambos vivem no Algarve, onde o clima é bastante mais ameno e dentro de casa.

Quanto a trepar... Os meus "miudos" trepam 2,5 metros de rede sem qualquer problema... Inicialmente, assustava-me muito que eles pudessem cair... Mas eles adoram ir tomar banhos de sol para cima do canil. ;)
No entanto, uma das formas de fazer um parque seria com uma rede que em vez de ser aos quadrados, fosse às barras... assim eles não se conseguem apoiar para subir.

Tenho a ideia que as femeas são mais limpas que os machos... O Godot também adora fazer xixi em todo o lado, esfrega as glandulas na rede e na mesa que tenho no terraço... Infelizmente, adora namorar com as minhas galochas e nem uma mangueirada de brincadeira (no verão) o descola das minhas pernas). :oops: :oops: :oops:

Em conclusão... Acho que temos muito a aprender com os nosso furões e esta troca de experiências ajuda-nos a chegar mais longe ;)

Um abraço,
Rita
rubbi
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 7:28 pm

domingo jan 18, 2004 4:08 pm

Olá a todos :D :D

Moya:

Já que também tens fêmeas e bastante experiência com elas, será que poderias esclarecer umas dúvidas que ainda tenho? :oops: :oops:
Como sabemos que elas estão mesmo com o cio? É que como todos sabem, a mina só veio cá para casa em novembro, e isso traduz-se em pouca experência :roll:
Tenho andado a vigiá-la a, mas continuo com muitas incertezas :o
Tenho reparado que anda a esfregar-se em tudo o que é sítio, desde tapetes, sofás, roupa etc. Não noto perda de peso (pelo contrário :) )mas tenho um pouco de receio de anemias, que pelo que soube, uma vez com anemia já não há volta :?
Peço desculpa por estar a insistir neste assunto

cumprimentos
rubbi
ines_faria
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 6:32 pm

MHZ, a Ninoska trepa mesmo sem ajuda nenhuma. Até com calças de tecido liso, é impressionante (acho que precisa de cortar as unhas). Como ela morde imenso não lhe pego ainda, por isso ela usa-me como escadote para chegar aos locais mais altos ;)

Moya, a rede de que falas, às barras, teria de ser vertical, certo, senão eram umas escadas perfeitas.

(Desabafo - ela hoje mordeu-me com tanta força! :cry: às vezes até tenho medo de chegar ao pé dela... )
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça jan 20, 2004 1:15 am

Oi Rubbi,
É facil veres que ela está com o cio uma vez que fica "inchadinha e muito rosada" ... Não arranjei melhor forma de te explicar... ;)
Em ultimo caso, trazes ela cá a casa e se ela estiver com o cio está na cama do Godot presa pelo pescoço em menos de 10 segundos! :p
Estou a brincar ;)
Inês, sim as barras teriam de ser verticais.
Um abraço,
Rita
MHZ
Membro Veterano

terça jan 20, 2004 1:50 am

'Tou a ver que temos aí un Don Juan. O Opale que se cuide...

Ainda não tenho novidades, Rita. Ámanhã vou tentar falar de novo para o ICN, mas entretanto mandei-lhes um emai dando contas dos últimos desenvolvimentos. Que-me parecer que o MEP (deve ser membro do parlamento europeu) deve ser o Chris Davies a fazer as tais investigações que falou que ia fazer no email que lhe mandou. Que lhe parece?
Beijos

Helena
Responder

Voltar para “Furão”