Este fórum enferma de duas doenças crónicas:
Uma é começar-se a falar de alhos num tópico e acabar-se a falar-se de bugalhos. É uma doença incurável. E não há vacinas para o mal

Mas esta doença às vezes tem as suas vantagens. É que se fala de coisas que de outra forma nunca viriam a lume.
Outra é a oposição membros veteranos (alguns) vs membros novos (também alguns). Também é uma doença incurável. Eu até diria que é uma epidemia. E também ainda não foi descoberta qualquer vacina. Estas duas enfermidades atacam o tópico gradualmente, o tema vai degenerando, alguns participantes vão sentindo náuseas, outros tédio, outros ainda perdem por completo a razão e alguns até ficam possessos.

Cada um reage à sua maneira a esta epidemia. Quer dizer, não há um quadro clínico padrão no que se refere aos sintomas da doença. Até há quem não seja atingido.
Os efeitos desta última enfermidade não são graves. Acontece muitas vezes os membros novos ficarem contaminados e, com o tempo, virem a manifestar claramente os sintomas da veteranice. Quando isto acontece, o processo é irreversível e fatal e os novos membros veteranos passam a dar porrada nos caloiros sem dó nem piedade.
Passe a brincadeira.
Do que não há dúvidas é de dois aspectos em que, na minha opinião, vale a pena reflectir. Daqui por oitocentos anos, se o fórum ainda existisse e nós ainda por cá andássemos, estas guerrinhas ainda não teriam acabado. Encaremo-las como uma fatalidade mas sem raiva, ódio, sem grandes dramatismos. Na maior parte das situações isso deve-se a falta de comunicação, a falta de paciência (de ambas as partes).
De uma coisa estou certo porque já passei por essa experiência. Os membros veteranos aparentemente (sim, aparentemente) mais secos, rudes e arrogantes, estão dispostos a contribuir com os seus conhecimentos e gostam de o fazer. Normalmente o conflito parte de alguns membros novos que tantas vezes aparecem aqui caídos de pára-quedas, denotando uma total ignorância e, desculpem-me a expressão, arrotando postas de pescada, debitando autênticos disparates e ainda por cima intocáveis à mínima crítica.
Uma das coisas quie mais irrita é certos membros virem aqui com um problema, terem já mentalmente a solução, o diagnóstico ou um juizo de valor pré-concebido, mas não consentirem ser minimamente contrariados. É típico. E para essas como para outras situações, de facto, nem sempre há paciência.
Será bom dizer que estou a falar em abstracto, não me referindo a ninguém em especial.