Dados do Livro de Origens Português de 2002

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 18, 2004 12:47 am

nelsonk Escreveu: e ñ é dificil estar de acordo com eles basta ir a uma qualquer exposição canina nacional para ver a diferença que existe entre os vários exemplares de raça portuguesa a concurso , e é engraçado porque ñ se nota tanta diferença quando se olha para as raças estrangeiras .
se calhar estou a dizer uma grande asneira mas é aquilo que sinto quando as observo .

cordialmente

Nelson
Eu não entendi o que pretende dizer.
Gostaria que explicasse melhor.
Isabel
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo jan 18, 2004 10:37 am

ñ percebeu então pegue numa fita métrica e quando chegar a uma exposição tente medir os serra da estrela e veja quantos é que estão dentro do estalão !
mas digo-lhe mais ainda recentemente vi um cão de uma raça estrangeira de um criador espanhol ser considerado o melhor da raça numa exposição portuguesa que sinceramente os unicos sitios onde podia ser considerado era em Portugal e em Espanha porque pura e simplesmente tinha marcas inadmissiveis para a raça em qualquer outro país !
mas se calhar sou eu que sou maluco e tenho a paranoia !

cordialmente

Nelson Antunes
Pedra
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 11:41 am

Pois, Nelson, que quando vou a exposições não levo fita métrica e mesmo que levasse não iria medir os cães, porque não sou juiz.
O que está a dizer sobre Portugal e Espanha não é verdade, pois já vi um rafa serra da Estrela ser proclamado campeão da Europa, e olhe que não foi não foi nem aqui nem em Espanha.
Tenho pena de não saber colocar aqui fotografias pois iria mostrar-lhe cães de água, claramente fora de estalão, e que ganharam classes, tanto na Holanda como na Alemanha, e estamos a falar em campeonato do Mundo, não numa exposiçãozeta qualquer.
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 18, 2004 5:21 pm

nelsonk,

vamos ter calma.
Vamos lá a ver os USA tem 200 milhões de habitantes. Portugal só tem 10.
Portanto a proporção dá :
Portugel 90 LOPS então USA 20x90=1800.
Portanto não é assim tão má.

Depois, deve saber que se existe cão de água português deve-se justamente a esse país, que o conservou quando cá em Portugal eram desprezados.(típicamente português - desprezar o que temos de melhor e deixar para os outros, que o valorizam...)

Não achei os resultados assim tão maus, nomeadamente nas raças portuguesas.
Muita gente tem cães, pe, Serras da Estrela e podengos, sem LOP, mas genuínos.
E, se calhar o mesmo acontece com os filas, castro laboreiro e o Serra de Aires, sei lá.
São cães tradicionais que agricultores e afins podem ter, só porque tem.
Nevertheless, autênticos.
Apenas nunca pensaram em LOP e exposições (existe, ainda, um Portugal rural para além das cidades...)
nelsonk
Membro Veterano

domingo jan 18, 2004 6:45 pm

tem toda a razão AISD , e olhe que eu até sou agricultor e tem razão no que diz .

para a isabel , ñ se esqueça que é o clube canino do respectivo país de origem dos cães que estabelece o estalão e o FCI ñ faz mais que aprovar , e seguir a indicação .
pois em relação ao dito campeão da europa rafeiro de serra da estrela , ainda na recente exposição de fronteira assisti a um( ñ interessa ! posso-lhe dizer que era uma raça suiça ) que ñ tinha as marcas caracteristicas a ficar com o primeiro prémio da raça . se calhar os franceses até fazem bem em obrigar á confirmação dos cães quando atingem a idade adulta , sempre se evitavam casos como estes .
mas mais uma vez se calhar sou eu que sou paranóico .

cordialmente

Nelson
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 18, 2004 7:30 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:26 am, editado 1 vez no total.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo jan 18, 2004 7:44 pm

SeaLords Escreveu: A confirmação nunca impediu nem nunca impediria casos destes. Está a falar eventualmente de maus julgamentos. A confirmação é um julgamento, logo está sujeita aos mesmos vícios. Mais, em certas raças, como os Bobtails, os pontos de não confirmação roçam as raias do ridículo, para não dizer que são claramente imbecis. Posso também dizer-lhe que o Bobtail francês com mais títulos (pelo menos uns 5, incluindo o de Ch. França), teria sido reprovado na confirmação. Mais, este cão, já que não podia ser usado em França, foi-o noutros países, nomeadamente Alemanha, e teve filhos campeões. É mesmo boa a confirmação em França ...

Que mania de acharem que o que é estrangeiro é que é bom. E depois ainda vêm falar das raças portuguesas assim, e as raças portuguesas assado ...

P.S. É por ser tão boa que a confirmação vai ser abolida em França. Sabia ?
Mas vai ser implementada este ano nas raças portuguesas por cá... foi o que ouvi dizer... mas em moldes algo diferentes da de notres amis.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 18, 2004 8:09 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:27 am, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 12:25 am

nelsonk Escreveu:
e ñ é dificil estar de acordo com eles basta ir a uma qualquer exposição canina nacional para ver a diferença que existe entre os vários exemplares de raça portuguesa a concurso , e é engraçado porque ñ se nota tanta diferença quando se olha para as raças estrangeiras .
Nelson, eu continuo a não entender onde quer chegar.
Primeiro nota uma má qualidade nas raças portuguesas (desculpe, mas foi o que entendi), mas depois ja dá exemplo de um de raça estrangeira que ganhou a raça e não deveria...
Tal como a Sealords disse, o problema na maioria das vezes nada tem a ver com os paises, mas sim com maus julgamentos e maus juizes.
E tem razão, é realmente o país de origem que manda o estalão para a FCI. Mas, no caso particular do cão de água, o estalão da FCI diz que o cão pode ser branco, preto ou castanho. Os pretos e castanhos podem ter marcas brancas. O que se tem visto muitas vezes lá fora, é caes de agua portugueses ganharem, e esses cães são BRANCOS com marcas pretas, ou castanhas, o que na minha opinião é diferente. Portanto, estamos a falar de maus julgamentos, concorda?
Isso, Nelson há infelizmente em todo o lado, aqui, em Espanha, e na China (se é que há exposições de cães na China ;) )
Isabel
nelsonk
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 9:39 am

até deve haver mas nos restaurantes !

Nelson :x
Responder

Voltar para “Cães”