Trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado dez 31, 2011 12:48 pm

CharlieBrow Escreveu:Só quero clarificar que o tabefe é um calduço, um sopapo, um agita ideias. Não é bater no cão. O que acontece quando um cachorro coabita com outros cães?
Leva de vez em quando uns arrepios, é isso que acontece. Aliás ninguém aqui falou numa sova, um calduço não mata ninguém e com 4 meses já entende bem.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado dez 31, 2011 1:12 pm

kittten Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:Só quero clarificar que o tabefe é um calduço, um sopapo, um agita ideias. Não é bater no cão. O que acontece quando um cachorro coabita com outros cães?
Leva de vez em quando uns arrepios, é isso que acontece. Aliás ninguém aqui falou numa sova, um calduço não mata ninguém e com 4 meses já entende bem.
O meus cães adultos nunca mordem os cachorros. Rosnam-lhes e assustam-nos, mas nunca os magoam. Quando quero que um cachorro faça alguma coisa, acalmo-o primeiro.

Basta pegar-lhes ao colo, fazer-lhes umas festas, e abaná-los um bocadinho para os distrair, e conseguir que façam o que eu quero.

Eu só uso o tal tabefe quando os cães se engalfinham uns com os outros (as cadelas especialmente).
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado dez 31, 2011 1:14 pm

eu tb prefiro acalma-los, o panda tb nao gosta de por o peitoral, pego-o ao colo e ponho-o devagarinho.

o tabefe ja parece o da pancada na cabeça ;)
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado dez 31, 2011 1:24 pm

Atenção que ninguem está a falar de "espancar" o cão.

Alguns basta um "shht" bem alto para eles pararem.
O meu se, quando começa aos saltos meio excitado ou nervoso por querer alguma coisa, se eu tentar acalma-lo com uma voz calma, acontece uma das 2 coisas: ou não ouve, ou salta para a minha cara...
O que faço nesses momentos é corrigi-lo com um "sht" alto enquanto lhe dou um puxão (entenda-se um toque, para chamar a atenção) na coleira.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado dez 31, 2011 1:37 pm

maraya Escreveu:Atenção que ninguem está a falar de "espancar"
Eu entendo que ninguém está a falar em espancar o cão, mas os castigos têm de ter valores diferentes conforme a gravidade do comportamento.

Se vai dar o tabefe por o cachorro resistir a pôr a trela, tem de usar um castigo de valor mais alto para uma situação de maior gravidade, como ser agressivo.

Qual é que vai ser o castigo para uma situação destas, se o tabefe é usado para uma coisa "de lana caprina"?
maraya
Membro Veterano

sábado dez 31, 2011 2:02 pm

Tumbleweed Escreveu:
maraya Escreveu:Atenção que ninguem está a falar de "espancar"
Eu entendo que ninguém está a falar em espancar o cão, mas os castigos têm de ter valores diferentes conforme a gravidade do comportamento.

Se vai dar o tabefe por o cachorro resistir a pôr a trela, tem de usar um castigo de valor mais alto para uma situação de maior gravidade, como ser agressivo.

Qual é que vai ser o castigo para uma situação destas, se o tabefe é usado para uma coisa "de lana caprina"?
Compreendo o que quer dizer e concordo.
Mas na prespectiva do cão será que ele distingue uma asneira grande de asneira pequena?
Ou seja roer um sapato não deverá receber um "Não" tal como morder as mãos?
Se o cão souber o valor do "Não"=Castigo não servirá esta palavra para repreender os 2 actos? Na prespectiva dele, ele vai saber que fez mal.

No meu dou um puxão na coleira e "sshht". (em casos de agressividade, e de outras asneiras)
As palmadas naqueles presuntos não fazem efeito :lol: acredite que ele sente mais o puxão que a palmada.

Ps- Eu sempre treinei (os comandos como senta deita etc.) com reforço positivo. Palmadas, só quando eram apanhados a fazer asneira da grande mesmo.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado dez 31, 2011 2:20 pm

Difere também de cão para cão, não?
Se no meu cão um simples ralhete é suficiente para ele entender que está a fazer mal, na minha cadela se não for acompanhado de uma palmada na bunda, não tem efeito (não porque ela não entenda, mas porque é muito teimosa).
maraya
Membro Veterano

sábado dez 31, 2011 2:23 pm

marianamar Escreveu:Difere também de cão para cão, não?
Se no meu cão um simples ralhete é suficiente para ele entender que está a fazer mal, na minha cadela se não for acompanhado de uma palmada na bunda, não tem efeito (não porque ela não entenda, mas porque é muito teimosa).
Exacto, cada cão é um cão.
Os meus dois cães têm a mesma idade e foram criados juntos e mesmo assim as correções que tenho de usar são diferentes:
A cadela basta "ralhar" com ela com uma voz mais chateada para ela perceber.
O outro tem de ser mesmo com os "puxões" na coleira.
Palmadas na bunda para ele é brincadeira :lol:
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

sábado dez 31, 2011 2:42 pm

Eu nunca utilizei reprimendas mais fortes que o "calduço", que se perdeu no tempo porque já nem há necessidade. São pacatos. Mas levaram já alguns calduços :lol:
maraya
Membro Veterano

sábado dez 31, 2011 2:46 pm

CharlieBrow Escreveu:Eu nunca utilizei reprimendas mais fortes que o "calduço", que se perdeu no tempo porque já nem há necessidade. São pacatos. Mas levaram já alguns calduços :lol:
Com os meus também nunca fui mais longe que a palmada na bunda :wink:
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado dez 31, 2011 2:54 pm

Tumbleweed Escreveu:
kittten Escreveu:
O meus cães adultos nunca mordem os cachorros. Rosnam-lhes e assustam-nos, mas nunca os magoam. Quando quero que um cachorro faça alguma coisa, acalmo-o primeiro.

Basta pegar-lhes ao colo, fazer-lhes umas festas, e abaná-los um bocadinho para os distrair, e conseguir que façam o que eu quero.

Eu só uso o tal tabefe quando os cães se engalfinham uns com os outros (as cadelas especialmente).
As minhas adultas também não mordem NUNCA nos cachorros, dão-lhes é uns arrepios de quando em vez, por arrepios entenda-se uma rosnadela mais forte ou uma sacudidela no cachaço, lá está porque não têm mãos para dar o tal calduço :wink:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado dez 31, 2011 4:18 pm

Tanta mariquice com os cães, por isso é que depois não sabem andar com eles na rua, os cães rosnam, mordem, precisam de "psicólogo", etc :roll:
CatarinaR
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

domingo jan 01, 2012 5:02 pm

Cada qual utiliza o método que acha melhor para o seu patudo.

Tatocas, há novidades? O que experimentou? Dê sinal :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
tatocas
Registado: terça nov 08, 2011 11:58 am

segunda jan 02, 2012 12:09 pm

Olá a todos
Desde já agradeço as respostas dadas.
Estou a tentar com os biscoitos, ou seja, primeito tento colocar a trela e como sempre ele não deixa então dou um biscoito e lá consigo coloca-la e para tirar a mesma coisa, vou tentar assim durante uma semana para ver se ele associa o biscoito á trela e depois diminuir os biscoitos.
Mais uma vez muito obrigada e claro vou dando noticias da evolução
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jan 02, 2012 3:40 pm

tatocas Escreveu:Olá a todos
Desde já agradeço as respostas dadas.
Estou a tentar com os biscoitos, ou seja, primeito tento colocar a trela e como sempre ele não deixa então dou um biscoito e lá consigo coloca-la e para tirar a mesma coisa, vou tentar assim durante uma semana para ver se ele associa o biscoito á trela e depois diminuir os biscoitos.
Mais uma vez muito obrigada e claro vou dando noticias da evolução
Vir ler a Arca de Noé é como andar na máquina do tempo, estamos sempre no mesmo ponto no tempo, por mais tempo que passe.

Para os defensores do calduço... então o cão não se sente confortável com as mexidas na trela, porque não vê a mão e o vosso conselho é tornar a experiência ainda mais desagradável, confirmando as suspeitas do canídeo em como era uma situação de desconfiar??? BOA! GRANDE SOLUÇÃO! A sorte é que estamos perante animais tendencialmente submissos perante os donos e optam por mamar e calar... mas nem sempre corre bem!

Em relação aos biscoitos... bem não é só pegar no biscoito e lá vamos nós!
Senão não resulta e depois lá vem a ladainha de que os biscoitos são uma falácia, porque só resultará se os tivermos na mão!
O que a Tatocas deve fazer é ensinar o cão que embora esteja a tentar levar-lhe a mão ao pescoço, sitio onde ele não a vê, ele tem de tentar estar o mais calmo e sossegado possivel, principalmente não pode acompanhar essa mão com o focinho ou mexer-se do sitio onde está! Nada de mal lhe vai acontecer!
Para fazer isso, com uma das mãos leva a trela ao pescoço do cão, colocando e tirando da coleira, com a outra recompensa em simultâneo, tentando dar a recompensa no lado oposto, para que o focinho se mantenha distante da outra mão. Não espere para treinar isto quando vai à rua com o cão, faça treino em casa, várias repetições durante uns 5 a 10 minutos!
Quando ele já se conseguir abstrair da mão que vai ao pescoço e se mantiver focado na que tem a recompensa, deixe de dar a recompensa em simultâneo. Não tenha as recompensas na mão, coloque as recompensas numa taça afastada de si e leve a mão ao pescoço, se ele seguir a mão com o focinho ou se mexer, encolha o braço e não o force! Tente de novo quando ele voltar para junto de si, até que ele se acalme e deixe por a trela sem seguir a mão com o focinho... assim que ele o fizer dê-lhe uma recompensa...faça umas repetições até ele deixar por a trela calmamente em 90% das vezes... a seguir esqueça as recompensas de comida e passe para as recompensas do dia a dia... coloque a trela à porta de casa, e se ele ficar calmo, você coloca a trela e ele pode sair pela porta (esta é a recompensa), se ele ficar calmo você tira a trela e ele pode correr livremente (essa é a recompensa).

Use comida como recompensa de forma a criar uma associação positiva com o mexer no pescoço... esqueça os calduços! Mas use a comida de forma eficaz, não como suborno!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”