Cães abandonados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda jan 02, 2012 10:33 pm

Ponderei muito antes de abrir este tópico, mas penso que é importante abri-lo, mesmo que seja apenas para alertar as consciências e lembrar que os animais não se abandonam NUNCA! Há sempre uma solução melhor!

Hoje, infelizmente, soube de fonte fidedigna duma situação parecida com aquela que recentemente fez notícia no norte de Portugal (embora esta, felizmente, em número muito mais reduzido). Neste caso, trata-se de uma situação no centro do país. Vários cães abandonados (alguns cães pp envolvidos) por donos que emigraram ou regressaram aos seus países de origem, esfomeados, como se pode entender, juntamente com outros cães vadios, têm atacado alguns rebanhos e já mataram várias cabras e ovelhas. Recentemente alguns pastores, cansados de perder gado, e fartos de esperar pela GNR, juntaram-se e decidiram matar estes cães (um dos pastores disse já ter atingido 8 cães!). A GNR da zona disse que não pode fazer nada, porque o canil municipal está cheio!

COMO É POSSÍVEL ABANDONAR OS ANIMAIS DESTA MANEIRA?!? Vão deixá-los no meio do mato, como se os cães, miraculosamente, começassem a viver de amoras!
Ajudem a espalhar esta notícia e critiquem de forma activa estas pessoas, que procurando um futuro melhor, se esquecem que a FAMÍLIA não se abandona nem se condena à morte desta maneira!
É revoltante!
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda jan 02, 2012 11:36 pm

este tipo de conversa, faz sentido para nos que gostamos de animais, para os outros nao lhes diz nada! eles simplesmente nao veem o cao como nos!
e ainda nos chamam de maluquinhos.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
teresa1978
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 11:45 pm

o que mais me preocupa e o aumento destes casos nos ultimos tempos, receio q este tipo de situacoes se torne banal!
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 11:41 am

POR FAVOR, não fiquem indiferentes a este tópico nem o deixem cair no esquecimento! Os animais não têm culpa! Se conhecerem alguém que esteja de partida para outro país e que tenha animais, confirmem o que irá fazer essa pessoa com eles! Isto não é intromissão na vida pessoal, é sim, tentar zelar pela vida dos animais! NÃO FIQUEM INDIFERENTES!
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

terça jan 03, 2012 1:17 pm

Não percebo muito bem o que pretende, até porque para um estrangeiro que abandona o seu animal, deve haver 100 portugueses que fazem o mesmo.
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 1:57 pm

"por donos que emigraram ou regressaram aos seus países de origem"
Pretendo sensibilizar todos os que por aqui passam e seguem este fórum. Nunca disse que quem o faziam eram apenas os estrangeiros, também são, mas não só. E que fique claro, que sei do que estou a falar e não do "disse que disse, que o outro disse". Eu não vou por aí. É-me indiferente quem o faz, não concordo e por isso não fico de braços cruzados e boca calada. O tópico não foi aberto para discutir a nacionalidade dos donos que abandonam os cães e muito menos para ter "bate-bocas" com outros utilizadores.
CharlieBrow
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 2:17 pm

Então foi aberto em concreto porquê? Não tem ideia de quantos animais são abandonados anualmente, por este país fora? Supostamente, aqui nenhum de nós anda a abandonar animais. Eu já fiz a minha quota parte, todos os meus amigos são encontrados na rua. Não fui a associações ou canis, encontrei-os à minha frente. Não pensei, levei-os comigo e são todos parte de mim. Trato-os como merecem, como todos deviam ser tratados. Acha que é pouco? Preciso ser sensibilizado?
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 2:27 pm

Fico muito feliz que tenha feito tudo isso, a sério que fico. São mais pessoas como o CharlieBrow que precisamos. Mas infelizmente, nem todos são assim, e penso que se pessoas como o CharlieBrow (e muitas outras que por aqui passam) tentarem sensibilizar outras pessoas que estejam neste momento com o dilema de não saber o que fazer com os seus animais (pois vão sair do país), talvez possamos salvar alguns animais. Estes cães de que vos falo podiam ter uma oportunidade para continuar a viver, os próprios pastores (pelo menos alguns) não têm prazer nenhum em os matar, mas estão a ficar sem gado e (excepto nos casos em que estejam envolvidos lobos) ninguém lhes paga o prejuízo.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jan 03, 2012 4:40 pm

Teresa, não me parece que as pessoas que abandonam animais andem aqui pelo fórum... ou pelo menos gosto de pensar que não. Quero com isto dizer que não me parece que o tópico sirva um objectivo.

Se calhar se fizer um cartaz sobre o tema, ou um e-mail em cadeia, talvez funcione. Mas apenas enquanto tópico não me parece que consiga espalhar a mensagem.
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 5:11 pm

Tenho estado a fazer tudo o que está ao meu alcance, mas infelizmente estou longe e os contactos (com alguns pastores, canil municipal e o comandante da GNR) têm de ser telefónicos. Embora conheça muitas pessoas na zona, este problema (basta recordar o caso idêntico ocorrido no norte há bem pouco tempo) não é fácil de resolver. Mas não vou desistir. Já consegui falar com alguns, é um começo, mas reconheço que não está a ser fácil.

Quanto aos seus conselhos, marianamar, agradeço-os, são válidos e muito bem-vindos, mas este fórum é visto por muita gente que, mesmo não participando com comentários, muitas vezes nem se registando, LÊ.

Sei que não posso mudar o mundo e não tenho essa (ou qualquer outra) pretensão, mas simplesmente não consigo ficar calada. Quem conhece a realidade do interior do país, saberá do que estou a falar quando digo que este problema vai aumentar, se ninguém condenar publicamente esta situação. A emigração não vai parar tão cedo e avizinha-se mais um ano difícil.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça jan 03, 2012 5:29 pm

Eu já pensei imensas vezes nas consequências que a crise vai ter nos animais de estimação, e sinceramente, acho que não vai ser a emigração que vai despoletar o abandono, mas sim a falta de dinheiro. A maioria dos proprietários de animais vai cortar na alimentação e cuidados de saúde dos seus animais e se não chegar, abandonam os bichinhos na rua ou num canil. É triste, mas é a realidade, sabemos que a maioria das pessoas não irá cortar na Net, TV Cabo ou em pequenos luxos, mas sim nos 4 patas. Nem imaginam a quantidade de vezes que sou criticada por gastar “tanto dinheiro” com os meus animais, e essas críticas também vêem de outros proprietários de animais.
Se tivesse-mos uma lei que penalizasse o abandono, e ela fosse devidamente aplicada, talvez o abandono diminuísse.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 03, 2012 5:37 pm

Concordo a 200% consigo, mas neste caso em concreto, temos a juntar ao abandono usual o abandono "forçado". O caso está a ser mais empolgado por causa dos cães pp que apareceram por lá e que eram conhecidos (tal como os donos, que neste momento já não estão em Portugal). Mais uma oportunidade para se continuar com o estigma dos pp. Segundo os relatos de alguns pastores, o grande problema é que os cães não matam só para comer, deixam várias cabeças de gado mortas em que nem tocam.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quarta jan 04, 2012 2:43 pm

Aqui está um caso de alguém que vai emigrar e não vai levar o cão:
http://anossavida.pt/forum/cadelinha-para-dar

Eu não consigo entender :(
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
CharlieBrow
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 2:47 pm

Eu também não consigo entender. Quem deixa um filho para trás? Cão é como filhos, exige a mesma responsabilidade. Não entendo mesmo.
teresa1978
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 4:10 pm

Basta dar uma vista de olhos na internet e encontraram muitos mais casos destes. Alguns ainda os tentam dar, mas nos sítios mais pequenos, simplesmente deixam-nos no mato, "são animais, eles desenrascam-se"!!!

Na situação em concreto que expus neste tópico, já pouco há a fazer, pois dizem que a maioria dos cães já foi morta e os donos já não estão em Portugal.
É vergonhoso. O problema é que na maior parte das vezes, só se conhece o problema quando os cães começam a vadiar e a causar estragos. Eles não têm culpa, são vítimas do egoísmo e do laxismo dos donos, mas acabam por se tornar num problema grave para quem vive da pastorícia que acaba por os matar.
Desejo apenas que quem os deixou tenha a mesma sorte... pois merece-a.
Responder

Voltar para “Cães”