Preciso da vossa opnião .... Excisão da cabeça do fémur

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tysha
Membro Júnior
Registado: domingo abr 13, 2008 2:46 pm

segunda jan 02, 2012 4:19 pm

Boa tarde a todos!

Tenho um labrador com 7 anos que começou este inverno com sintomas dolorosos da displasia da anca. Já lhe tinha sido diagnosticado que iria sofrer deste mal quando tinha um aninho, com o despiste que fizemos , mas felizmente não têm tido muitos sintomas e quando os têm os analgésicos e os antinflamatórios têm resolvido.
Mas este inverno tudo piorou, perdeu muita massa muscular , chegou a ter 45 kg e agora está com 38kg. Quando está muito tempo deitado levantasse com dores horriveis que o fazem ganir e fica com uma das patas traseiras recolhida.
Fui á vet , e depois de novo raio x, em que se nota uma lixação mais profunda de um lado do que do outro, ela aconselhou me fazer a operação Excisão da cabeça do fémur.
O Melinho têm 7 aninhos, já não é um jovem....enfim está a meia idade espero . Não sei o que deva fazer....será que vale a pena, ou vou lhe provocar as dores de uma intervenção cirurgica e não ver melhoras ...?
Se algum de vocês já passou por uma situação identica , com um animal que já não é novinho ...por favor partilhe comigo a sua opnião.

E, a outra opção da vet, foi dar ao Melinho cuidados médicos, com antibióticos, antiinflamatórios e análgesicos para o resto da vida .... até que um dia , ele deixe de se conseguir levantar .....

A operação faz com que ele não venha a sofrer mais ?Mesmo que mais tarde precise de ser operado á outra?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 02, 2012 6:30 pm

Olá.

Começo por dizer que não estou familiarizada com o tema.

Ainda assim, sou da opinião que uma intervenção cirurgica grande, será para melhorar bastante a qualidade de vida do animal. Se se justifica ou não... depende do sofrimento dele já (frequência e intensidade das crises).

Qual é a esperança média de vida de um lab?

Há de facto uma altura em que as intervenções se justificam. Quando já não têm vitalidade para recuperar totalmente da intervenção, então mais vale ir minimizando o sofrimento...
Tysha
Membro Júnior

segunda jan 02, 2012 7:09 pm

srYuki Escreveu:Olá.

Começo por dizer que não estou familiarizada com o tema.

Ainda assim, sou da opinião que uma intervenção cirurgica grande, será para melhorar bastante a qualidade de vida do animal. Se se justifica ou não... depende do sofrimento dele já (frequência e intensidade das crises).

Qual é a esperança média de vida de um lab?

Há de facto uma altura em que as intervenções se justificam. Quando já não têm vitalidade para recuperar totalmente da intervenção, então mais vale ir minimizando o sofrimento...
Olá ,

Segundo sei , os Labradores têm uma esperança média de vida dos 12 aos 15 anos.

Obrigada pela opnião :)
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

segunda jan 02, 2012 7:36 pm

A idade não tem peso numa cirurgia. O que tem peso é o estado geral e o beneficio que pode trazer, versus risco.
O seu cão é novo ainda para se arriscar perdê-lo por não andar.
Se confia no veterinário, fale sériamente com ele e esclareça todas as duvidas ou procure uma 2a opinião. Mas não encare a idade como peso na balança. Quanto mais idosos somos, mais sujeitos estamos a passar por um processo cirurgico. O mesmo é válido para os animais.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jan 02, 2012 7:59 pm

Até mesmo num cão novo uma cirurgia pode correr mal, ou o resultado ficar aquém do esperado.

De facto, ninguém melhor do que um veterinário experiente nesse tipo de cirurgias para esclarecer as suas dúvidas. E não é para estranhar que todos eles prefiram acentuar os aspectos menos positivos, pois as coisas podem não correr tão bem como será habitual e de esperar.

E entre ter o animal em sofrimento, impedido de andar e atafulhado de medicamentos e vê-lo, se não a correr feito maluco, pelo menos a andar normalmente e vivendo sem dores, eu escolheria a cirurgia, mesmo que ponderando algum risco.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

segunda jan 02, 2012 10:42 pm

Tenho uma cadelita que tem cerca de 4 anos e que foi operada à displasia da anca (bilateral) há um ano e pouco. :cry:

É uma operação bastante dolorosa e a recuperação é lenta. Pelo menos no caso dela foi pois infelizmente ainda não tinha um lar e como não tinha a atenção de que necessitava, acabou por ir para casa dos meus pais ... onde acabou por ficar e ganhar um lar. :D :D

Hoje em dia a Estrelita está fantástica. :D :D :D Pula, corre que nem uma gazela e chega a subir os degraus a dois e dois ou três a três. :D :D

Antes da operação tinha dores horríveis, coxeava e de cada vez que se levantava, apesar dela não se queixar, percebíamos que tinha bastantes dores. :cry: :cry:

Inicialmente estava para ser operada só à pata que estava pior mas, o vet que a operou, achou melhor operá-la às duas em simultâneo.

Caso queira ouvir outra opinião, posso enviar-lhe por mp o nome do vet que a operou (um dos melhores em ortopedia) e o nome de outro também excelente. :wink: :wink:

As melhoras do seu canito. :wink: :wink:
Tysha
Membro Júnior

terça jan 03, 2012 5:32 pm

Boa tarde a todos ,

Muito obrigado por todas as mensagens, serviram de apoio para a tomada de decisão, falei melhor com a vet, pedi uma segunda opnião e o Melinho precisa mesmo de ser operado, porque têm muitos anos de vida ainda para viver saudável e dar pulos de maluqueira :)

Ambos os vets confirmaram que é viável a operação, a recuperação depende de cão para cão, mas têm tudo para ter bons resultados :) Custou me imenso ir hoje fazer a marcação....fez me sentir responsável por lhe ir incutir uma operação e um pós doloroso....sem ele saber...há responsabilidades que doêm meus amigos. Mas eu tenho a certeza que é para o bem dele !

Está marcado para 5ª feira ás 11h, vai demorar cerca de 2 horas e meia com recobro incluido. Mas amanhã vai fazer análises para saber se está tudo bem para suportar a anestesia.

Vou dando noticias e por favor torçam pelo meu Melinho!
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça jan 03, 2012 6:42 pm

Tysha,
Acho que tomou a decisão correcta. A minha cadela fez a mesma cirurgia (na altura tinha 1 ano) e correu tudo bem. Tive de ficar com ela em casa durante algum tempo porque ela não podia andar em tropelias.

Antes de fazer a cirurgia gania muito, caía das escadas e não as conseguia subir. Vê-la naquele estado partia-me o coração e os vets na altura nem sequer puseram a hipótese de fazer a cirurgia... era fisioterapia e pronto. Recomendaram-me um vet excelente que disse logo que a ia por boa. Nas palavras dele "ela fica sem poder saltar 3 metros, mas salta 2". E assim foi. Salta, corre, não tem dores e agora vamos ver como evolui o caso na outra pata (ela tem displasia da anca em estado pouco avançado na pata esquerda).

E pronto. Este é o meu relato.
Boa sorte para 5ª Feira, mas vai ver que vai correr tudo bem. :)
Vá dando notícias.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça jan 03, 2012 6:42 pm

Ficamos torcendo e aguardando as notícias, que vão de certeza ser boas! :D

É apenas um mau bocado, vai passar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

terça jan 03, 2012 8:06 pm

Boa sorte para o Melinho. Vai correr bem.
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

terça jan 03, 2012 10:11 pm

Boa sorte para o Melinho... raio das displasias
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

quinta jan 05, 2012 12:00 am

conheço quem tem um lab que foi operado ao mesmo problema com cerca de 7 mesês...... actualmente esta forte e respira saude, não se pode é puxar muito por ele para não ter uma recaída, e vai ver que com o seu lab vai ser igual, vai correr tudo bem.
Tysha
Membro Júnior

quinta jan 05, 2012 5:54 pm

Boa tarde a todos,

O Melinho foi operado hoje ao meio dia , e ás 16 horas fui á Vet saber como estava, tinha acordado bem da anestesia e a operação tinha corrido bem. :)
Só que durante a raspagem do pelo, notaram um nódulo no prespucio (pénis) e acharam melhor tirar uma amostra para biópsia , para saber se é só magoado e por isso está inflamado, ou se é outra coisa....espero que não! :o

Porque tiveram de o sedar para além da anestesia, talvez por ele ser muito eléctrico, disseram para o ir buscar só ás 19H...credo estou ansiosa por o ver ! Tadinho do meu cão! Mas ainda bem que o querem lá para observarem bem o pós operatório dele, sinto me apoiada nesse sentido :)

Agora é esperar ... e em breve dou novidades, bem hajam a todos !
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta jan 05, 2012 9:05 pm

Tysha, como tá o bicharoco?
Marioskita
Membro
Registado: terça set 27, 2011 6:52 pm

sexta jan 06, 2012 9:35 am

Ainda bem que tudo correu bem. :wink: Como é que ele está? :wink: As melhoras do Melinho. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”