nelsonk Escreveu:
e ñ é dificil estar de acordo com eles basta ir a uma qualquer exposição canina nacional para ver a diferença que existe entre os vários exemplares de raça portuguesa a concurso , e é engraçado porque ñ se nota tanta diferença quando se olha para as raças estrangeiras .
Nelson, eu continuo a não entender onde quer chegar.
Primeiro nota uma má qualidade nas raças portuguesas (desculpe, mas foi o que entendi), mas depois ja dá exemplo de um de raça estrangeira que ganhou a raça e não deveria...
Tal como a Sealords disse, o problema na maioria das vezes nada tem a ver com os paises, mas sim com maus julgamentos e maus juizes.
E tem razão, é realmente o país de origem que manda o estalão para a FCI. Mas, no caso particular do cão de água, o estalão da FCI diz que o cão pode ser branco, preto ou castanho. Os pretos e castanhos podem ter marcas brancas. O que se tem visto muitas vezes lá fora, é caes de agua portugueses ganharem, e esses cães são BRANCOS com marcas pretas, ou castanhas, o que na minha opinião é diferente. Portanto, estamos a falar de maus julgamentos, concorda?
Isso, Nelson há infelizmente em todo o lado, aqui, em Espanha, e na China (se é que há exposições de cães na China

)
Isabel