Depois de ler dois tópicos tão bons sobre as rosnadelas, lembrei-me de escrever qualquer para alguns se debatarem acerca disso.
Um conceituado professor/treinador (penso que britânico, já não me recordo), num dos seus livros (que também não me recordo do nome) indicou que devia ser considerado normal um cão rosnar ao dono quando estiver deitado na sua cama e o dono o quiser incomodar. Mas há que ter em conta os seguintes aspectos. É normal se o cão apenas tiver esse comportamento nessa ocasião. Fora dessa situação o cão nunca rosna ao dono. Posso referir aqui cães bem treinados em busca e salvamento por exemplo que têm este comportamento e são cães que obedecem a 100% ao dono (é daqueles que estão numa fila quietinhos enquanto anda um gato apetitoso a roçar o pêlo neles). A razão desse comportamento não deve ser encarado como sinal de dominância. Trata-se de o cão mostrar que está no seu canto, em cima da sua cama e não há motivo algum para o irem incomodar.
MAS, se o cão for chamado para trabalhar (com um de pé, junto ou aqui) este apresenta-se prontamente sem refilar. Ou seja, o cão não quer ser nem deixa ser incomodado se o dono apenas quiser mexer nele sem uma boa razão. Para trabalhar o caso muda de figura e o cão mostra logo interesse em obedecer.
O rosnar na cama
Moderador: mcerqueira
Eu acho que rosnar se é incomodado qd está a dormir é uma atitude perfeitamente natural da parte de um cão. Não vejo q isso seja uma manifestação de dominância e percebo mal q se insista nesse tipo de atitudes para provar ao cão quem é q manda. Se o trabalho de casa anterior tiver sido feito pelo dono, não vejo que haja necessidade de estar sempre a humilhar o cão para conseguir que ele se submeta à nossa vontade. Refiro-me tb a estar frequentemente a olhá-lo nos olhos até que ele desvie o olhar.
Como vc disse cães que rosnam ao ser molestados qd dormem são extremamente obedientes em situações normais. Situações destas provocam no animal mais uma reacção de defesa do que de dominância, pelo que as acho desnecessárias e até perigosas. Há aqui conceitos de dominância que estáo mal assimilados e convém esclarecê.los - penso que terá sido essa a sua intenção.
Espero q já se tenha decidido qt às minhas desculpas...
Cumprimentos
José Carlos
Como vc disse cães que rosnam ao ser molestados qd dormem são extremamente obedientes em situações normais. Situações destas provocam no animal mais uma reacção de defesa do que de dominância, pelo que as acho desnecessárias e até perigosas. Há aqui conceitos de dominância que estáo mal assimilados e convém esclarecê.los - penso que terá sido essa a sua intenção.
Espero q já se tenha decidido qt às minhas desculpas...
Cumprimentos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
De acordo com o José Carlos. Se o cão porventura rosna quando está a dormir e é incomodado parece-me uma situação normal.Diferente é o cão não estar a dormir e rosnar ao dono quando este se aproxima da sua cama. Mesmo que o cão seja muito obediente em todas as outras situações , parece-me ser uma situação a evitar. O dono deve ter sempre a possibilidade de acesso a todos os locais e objectos do cão sem que este lhe demonstre sentimento de posse , ou dominância territorial. Para isso ,não é necessário estar a provocar constantemente o cão para lhe demonstrar que o dono o submete. Isso deve decorrer da convivência diária de uma forma natural.jcsousa Escreveu: Eu acho que rosnar se é incomodado qd está a dormir é uma atitude perfeitamente natural da parte de um cão. Não vejo q isso seja uma manifestação de dominância e percebo mal q se insista nesse tipo de atitudes para provar ao cão quem é q manda. Se o trabalho de casa anterior tiver sido feito pelo dono, não vejo que haja necessidade de estar sempre a humilhar o cão para conseguir que ele se submeta à nossa vontade. Refiro-me tb a estar frequentemente a olhá-lo nos olhos até que ele desvie o olhar.
José Carlos
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Sempre tive cães e todos eles rosnavam quando estão a dormir se os fosse-mos incomodar.
Com o meu Golias acontece exactamente o mesmo, mas o que acho, é que como ele está a dormir, não tem noção de quem o está a "chatear", por isso rosna, pois das vezes que chateio o Golias ele rosna mas quando abre os olhos e/ou vê que sou eu, ele para imediatamente!
Este tipo de comportamente é bastante similar ao do proprio homem, qual de voces gosta que o incomodem na cama quando estão a dormir? (tirando aqueles momentos....he he he he
)
Abraços,
Arcanjo
Sempre tive cães e todos eles rosnavam quando estão a dormir se os fosse-mos incomodar.
Com o meu Golias acontece exactamente o mesmo, mas o que acho, é que como ele está a dormir, não tem noção de quem o está a "chatear", por isso rosna, pois das vezes que chateio o Golias ele rosna mas quando abre os olhos e/ou vê que sou eu, ele para imediatamente!
Este tipo de comportamente é bastante similar ao do proprio homem, qual de voces gosta que o incomodem na cama quando estão a dormir? (tirando aqueles momentos....he he he he

Abraços,
Arcanjo
Ok, acho isso aceitavel. O cão está a dormir, é acordado de repente e possa dar umas rosnadela. Alias, concordo com o boerbo.....(desculpe, não quero ser mal educada, mas não fixei o nick todo).
Eu tenho um acordar do caraças e aí de quem me acorde... acho que nem rosno, se pudessse mordia...
No entanto, em ocasião alguma qualquer dos meus cães teve esse tipo de atitude.
Isabel
Eu tenho um acordar do caraças e aí de quem me acorde... acho que nem rosno, se pudessse mordia...

No entanto, em ocasião alguma qualquer dos meus cães teve esse tipo de atitude.
Isabel
Já tinha percebido, Pedro.
Um abraço
José Carlos
Um abraço
José Carlos