tartaruga com pneumonia?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 03, 2012 10:34 pm
- Localização: Coelho angorá anão | Tartaruga hieroglífica | Retriever do Labrador | Gato siamês
Olá a todos
No dia 3 de dezembro adquiri uma tartaruga hieroglífica e só 2 dias depois é que equipei o aquaterrário dela com um termostato com termómetro (estando a àgua a 25ºC, actualmente). No entanto, ao 2º dia, ainda sem termostato, coloquei-lhe um aquecedor eléctrico por baixo do aquaterrário, o que fez com que a àgua ficasse a uma tempertura bem mais agradável e a deixou mais activa e mais alegre. Ou seja, na prática, a minha Ninja só esteve um dia em àgua fria!
Até hoje, dia 6 de dezembro, ainda não tinha comido nada, o que andava a preocupar-me. No entanto, desde que a àgua está à temperatura indicada, que ela sobe às pedras, nada, debate-se quando a pego, etc...ou seja, está activa e começou a comer, pelo que a alimentação (que quero tornar mais variada e nutritiva) já não me preocupa!
Porém, o que me preocupa neste momento, após ter lido sobre o assunto no fórum...é que ela tenha uma pneumonia, pois apresenta alguns sintomas já descritos.
Passo a explicar:
- bolhas de ar na zona nariz/boca, quando submersa (embora nem sempre se formem);
- carapaça ligeiramente inclinada para um dos lados, quando nada (algumas vezes). Reparei que ora inclina para a esquerda, ora para a direita, pelo que não sei se de facto é sinal de um pilmão afectado, visto que se fosse um caso, inclinaria sempre e unicamente ou para a esquerda ou para a direita, o que me parece que não é o caso, mas não sei;
- quando fui limpar a àgua pareceu-me ver uma espécie de muco, não sei identificar bem;
- e hoje reparei que faz sons a respirar (aconteceu uma vez quando ia a esticar o pescoço e a abrir a boca, dentro de àgua, para comer um camarão)...
Pelo que li, tem de fazer-se um tratamento, caso contrário, morre. A minha dúvida é se ela está mesmo doente. Será que um dia ou dois com àgua fria, num quarto com temperatura ambiente agradável (choque térmico?), é o suficiente para ter ficado doente? Pergunto-me pois ela tem apetite, debate-se quando a pego, e tem força para subir às pedras. Ou seja, fora os sintomas que apontei, parece-me saudável!
Que têm a dizer?
Obrigada.
No dia 3 de dezembro adquiri uma tartaruga hieroglífica e só 2 dias depois é que equipei o aquaterrário dela com um termostato com termómetro (estando a àgua a 25ºC, actualmente). No entanto, ao 2º dia, ainda sem termostato, coloquei-lhe um aquecedor eléctrico por baixo do aquaterrário, o que fez com que a àgua ficasse a uma tempertura bem mais agradável e a deixou mais activa e mais alegre. Ou seja, na prática, a minha Ninja só esteve um dia em àgua fria!
Até hoje, dia 6 de dezembro, ainda não tinha comido nada, o que andava a preocupar-me. No entanto, desde que a àgua está à temperatura indicada, que ela sobe às pedras, nada, debate-se quando a pego, etc...ou seja, está activa e começou a comer, pelo que a alimentação (que quero tornar mais variada e nutritiva) já não me preocupa!
Porém, o que me preocupa neste momento, após ter lido sobre o assunto no fórum...é que ela tenha uma pneumonia, pois apresenta alguns sintomas já descritos.
Passo a explicar:
- bolhas de ar na zona nariz/boca, quando submersa (embora nem sempre se formem);
- carapaça ligeiramente inclinada para um dos lados, quando nada (algumas vezes). Reparei que ora inclina para a esquerda, ora para a direita, pelo que não sei se de facto é sinal de um pilmão afectado, visto que se fosse um caso, inclinaria sempre e unicamente ou para a esquerda ou para a direita, o que me parece que não é o caso, mas não sei;
- quando fui limpar a àgua pareceu-me ver uma espécie de muco, não sei identificar bem;
- e hoje reparei que faz sons a respirar (aconteceu uma vez quando ia a esticar o pescoço e a abrir a boca, dentro de àgua, para comer um camarão)...
Pelo que li, tem de fazer-se um tratamento, caso contrário, morre. A minha dúvida é se ela está mesmo doente. Será que um dia ou dois com àgua fria, num quarto com temperatura ambiente agradável (choque térmico?), é o suficiente para ter ficado doente? Pergunto-me pois ela tem apetite, debate-se quando a pego, e tem força para subir às pedras. Ou seja, fora os sintomas que apontei, parece-me saudável!
Que têm a dizer?
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Quando morrer fica mais barato.CimP Escreveu:Ui![]()
Mas isso deve ficar um balúrdio!
Importa-se que lhe pergunte que despesa teve com esse tratamento?
Agradeço desde já!
Vá mas é a um veterinário que essa atitude é aflitiva.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 03, 2012 10:34 pm
- Localização: Coelho angorá anão | Tartaruga hieroglífica | Retriever do Labrador | Gato siamês
Praziquantel, não há necessidade de ser desagradável. Apenas procuro informações. Se há alguém que fez um tratamento à sua tartaruga, tenho o direito de perguntar o que considero, de alguma forma, relevante.Praziquantel Escreveu:Quando morrer fica mais barato.CimP Escreveu:Ui![]()
Mas isso deve ficar um balúrdio!
Importa-se que lhe pergunte que despesa teve com esse tratamento?
Agradeço desde já!
Vá mas é a um veterinário que essa atitude é aflitiva.
Cumprimentos
A primeira consulta com exames e rx foi uns duzentos e tal euros, depois injecções todos os dias 10€ dia, mais consultas, mais comida por sonda... bem a conta foi muito gorda confesso que sim...
Mas o animal não teve culpa de ficar doente e eu só tinha uma opção ou pagava ou morria....
Leve a tartaruga ao veterinário que é sempre a melhor opção e pense sempre nisto o animal é um amigo mas dá despesas.
Boa sorte.
Mas o animal não teve culpa de ficar doente e eu só tinha uma opção ou pagava ou morria....
Leve a tartaruga ao veterinário que é sempre a melhor opção e pense sempre nisto o animal é um amigo mas dá despesas.
Boa sorte.
O Deeaadman já disse o q fazer. Se ela come e está activa, só por isso não vale a pena ir a um vet porque o tratamento faz-se em casa mas como esta gente às vezes até parece q recebem subvenção da Ordem, como de costume vão bloquear o tópico e dizer: "Por favor consulte um veterinário." 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Não deve julgar a conduta dos outros pela sua conduta.Aliás nada há de mais lógico do que mandar ao veterinário.Apalone Escreveu:O Deeaadman já disse o q fazer. Se ela come e está activa, só por isso não vale a pena ir a um vet porque o tratamento faz-se em casa mas como esta gente deve receber subvenção da Ordem, como de costume vão bloquear o tópico e dizer: "Por favor consulte um veterinário."
Mas é melhor esperar..para ver..das duas uma ou melhora...ou morre.
Apalone Escreveu:O Deeaadman já disse o q fazer. Se ela come e está activa, só por isso não vale a pena ir a um vet porque o tratamento faz-se em casa mas como esta gente às vezes até parece q recebem subvenção da Ordem, como de costume vão bloquear o tópico e dizer: "Por favor consulte um veterinário."
Quando as pessoas que leram 10 paginas de um livro de tartarugas ou que viram «alguns sites» das mesmas começam a «diagnosticar» e a preconizar tratamentos, sou totalmente a favor dos bloqueios dos tópicos. Isto é um forum, não é um consultório de curiosos.
E sim, com um quadro respiratório pode ser uma pneumonia como pode ser uma outra infecção respiratória menos grave e transitoria, mas diagnósticos e questões de saúde, são no consultório e com um médico veterinário.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>