Amigos ... a minha "filhota" Xiquinha está-se a revelar uma ... desenvergonhada.
É verdade esta miúda a cada dia que passa, está-me a surpreender cada vez mais, assim como a sua mana Maria ... outrora tão "torcidinha" e agora uma autência lady.
A Xiquinha deixou de ser aquela cadelita histérica que, de cada vez que me via dava pulos de 2,20 (é verdade

) e passou a ser uma cadelita mais calma ... quero eu dizer ... deixou de dar pulos mas é completamente "chanfrada da pinha".
Quando chego a casa, lá vem ela ter comigo, muito contente, tenta empoleirar-se em mim, mas eu afasto-a logo e digo chão e ela acata as minhas ordens.
A Xô Dôna Maria ... essa nem se digna vir à porta. O máximo que ela faz é passar da posição de deitada no sofá para a posição de sentada à espera de que eu a vá cumprimentar.
Quando chego a casa, dou sempre uma vista de olhos e, não raras vezes, o sofá está metade na sala e a outra metade na sala de jantar e a cama ... mais parece que andou lá por cima uma manada de elefantes.
A Xiquinha ADORA mesmo de paixão a mana e, a melhor forma de o demonstrar é estar sempre "colada" a ela. Invariavelmente senta-se em cima das patas da mana, toda encostada a ela, ora se aninha com as patas, cabeça e metade do corpo dela em cima da Maria.
Esta que fazia a vida negra ao mano Martim, o máximo que faz ... é uma ligeira rosnadela e, na pior das hipóteses sai do sítio onde está e vai para outro lado.
Obviamente que, a melga nº 1 quando isto acontece ... lá vai atrás da mana.
A Maria está irreconhecível. Devem ter trocado a minha cadela pois esta não é a que eu tinha.
A Maria tem um poiso habitual no sofá grande que é do lado direito. Chegámos a lá estar sentados e ela chatear tanto a querer ir para o seu lugar que, às vezes, só para não a ouvirmos, o cedíamos.
A Xiquinha pode estar sentada onde quiser que a mana compreende e vai para outro lado.
Ontem dei um biscoito a cada uma ... claro que a Xiquinha fica logo histérica e trata de comer o dela num abrir e fechar de olhos. A Maria é mais soft e, por vezes finge que não quer. Ontem deixei-lhe o biscoito no sofá e estive sempre à coca para a malandreca da Xiquinha não o roubar. A Maria vem a descer do sofá com o biscoito na boca e, sem querer deixa-o cair. Acreditam que estava com o focinho a menos dum dedo de distância do biscoito mas, a trenga da Xiquinha o roubou sem um ai da Maria. Eu fico mesmo

Decididamente esta não é a cadela que eu tinha.
Por vontade da Xiquinha era rave de manhã, à tarde e à noite.

Se vissem as judiarias que ela faz à mana nem acreditavam. Tenta meter a cabeçorra da Maria dentro da boca dela ... senta-se em cima das patas dela frente-a-frente a desafiá-la, dá-lhe encontrões de meia noite, faz saltos em altura e em comprimento por cima da Maria e esta ... na boa.
Quando o Pai chega a casa ... parece que viu Deus e, confesso que fico um pouco sentida com ela, pois a festa que lhe faz é bem maior do que a que me faz a mim ... que sou a mãmã dela, que lhe trato da paparoca e que passo bem mais tempo com ela e que lhe dou as mimalhices de que tanto gosta.
Mas pronto ... perdoo-lhe esta pequenita traição.
Continua a não fazer nada de nada em casa e, em vez de ter passado a chamar-me Maria Esfregona, passei a chamar-me Maria Pá pois ela faz migalhas em tudo quanto é lado pelo que, ando sempre de pá em riste a apanhar os "destroços" dela.
ADORA de paixão os brinquedos que são maioriatriamente peluches pois tanto a Maria como o Martim só gostavam deste género.
Tenho um saco onde estão os brinquedos e geralmente estão dois ou três de fora. Pois bem a Xiquinha está à descoberta do que é ter um brinquedo se bem que ela no hotel também tivesse mas, é tão engraçado observá-la a tirar os brinquedos um a um ... abanar a cabecita com um na boca .... ir a correr "depositá-lo" ora no quarto em cima da cama, ora no sofá ... ir a correr buscar mais e outro e repetir o mesmo ritual. É mesmo muito engraçado e muito gratificante para mim ver que, ao fim deste tempo todo em hotel, a Xiquinha se começa a sentir à vontade ... aliás, é mais à vontadinha e ver que ela se sente bem e relaxada. Finalmente tem um LAR.