consangunidade

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

domingo jan 08, 2012 7:20 pm

Não. Absolutamente não concordo.
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda jan 09, 2012 1:33 am

AnnieBata Escreveu:Rejeito completamente, é um abuso :|
É um abuso porquê? Não explicou em que consiste esse abuso.
Catih Escreveu:Não. Absolutamente não concordo.
Não concorda porquê? Não basta discordar, há que explicar a razão.
atiradorRXS Escreveu:AHH!Isso então não sou de acordo!!Sempre me disseram para não o fazer, dizem-me que as crias podem nascer com alguma deficiencia.
E quem lhe deu essa informação? Foi um biólogo que se baseou em estudos sérios ou foi alguém que também ouviu a mesma coisa de outra pessoa que, por sua vez, também ouviu de alguém?
pveiga Escreveu:Geralmente saem aves fracas ou doentes ou com defeitos geneticos
Estará a sugerir que a consanguinidade provoca mutações genéticas?
Nitara Escreveu:Não aprovo de todo.
As aves que resultam desses cruzamentos costumam sair com deficiências físicas e até psicológicas ( mais raramente ).
Como é que avalia as deficiências psicológicas nas aves? Leu algum estudo sobre psicologia em aves? Em que dados se baseia para afirmar que as deficiências físicas são mais frequentes que as doenças psicológicas? Qual foi o tamanho da amostra estudada para chegar a essa conclusão estatística?
zorbita Escreveu:Não é de todo aconselhável consanguinidades entre os animais...Eu já fiz criação de periquitos e tive sempre o maior cuidado em relação a esse assunto, porque como já foi dito as crias nascem fracas, algumas até nem chegam a nascer e surgem mál-formações físicas também.
Se sempre teve o cuidado de não fazer cruzamentos consanguíneos então não tem experiência própria em que se basear. Suponho que se baseie em estudos de outras pessoas para afirmar que "as crias nascem fracas, algumas até nem chegam a nascer e surgem mál-formações físicas". Pode citar esses estudos, por favor?
Nitara Escreveu: Como já disseram aqui, é um risco. As crias nascem fracas e muitas vezes deformadas, poucas sobrevivem.
Aquilo que acabou de fazer foi apenas reproduzir afirmações não comprovadas, perpetuando os mitos e preconceitos a respeito da consanguinidade.

Quando eu digo que ainda há muitos mitos em redor da consanguinidade é justamente neste tipo de respostas que me baseio. Sempre que é abordado o assunto da consanguinidade aparecem logo pessoas a recusarem-na categoricamente. Muitas vezes estas pessoas nem sequer sabem porquê que são contra a consanguinidade. Constato que é um preconceito difícil de combater, principalmente porque as pessoas aceitam como verdadeiras, afirmações incorrectas ou não comprovadas.

Não metam o cérebro em automático. É preciso pensar antes de falar.
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

segunda jan 09, 2012 2:00 pm

essa da conseguinidade saiu porque o pessoal quer criar aves em espaços minimos, com alimentação deficiente entre outros factores negativos e depois quando as crias nao nascem, nascem defices, ou os ovos nao são ferteis, a culpa é sempre da conseguinidade loooooool

foi um boato que saiu ha muitos anos, é a resposta para todos os males, ha e tal nao cria é porque os pais eram irmaos ou há muita conseguinidade á mistura :twisted:
atiradorRXS
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm

segunda jan 09, 2012 6:17 pm

CH2O2 Escreveu:
AnnieBata Escreveu:Rejeito completamente, é um abuso :|
É um abuso porquê? Não explicou em que consiste esse abuso.
Catih Escreveu:Não. Absolutamente não concordo.
Não concorda porquê? Não basta discordar, há que explicar a razão.
atiradorRXS Escreveu:AHH!Isso então não sou de acordo!!Sempre me disseram para não o fazer, dizem-me que as crias podem nascer com alguma deficiencia.
E quem lhe deu essa informação? Foi um biólogo que se baseou em estudos sérios ou foi alguém que também ouviu a mesma coisa de outra pessoa que, por sua vez, também ouviu de alguém?
pveiga Escreveu:Geralmente saem aves fracas ou doentes ou com defeitos geneticos
Estará a sugerir que a consanguinidade provoca mutações genéticas?
Nitara Escreveu:Não aprovo de todo.
As aves que resultam desses cruzamentos costumam sair com deficiências físicas e até psicológicas ( mais raramente ).
Como é que avalia as deficiências psicológicas nas aves? Leu algum estudo sobre psicologia em aves? Em que dados se baseia para afirmar que as deficiências físicas são mais frequentes que as doenças psicológicas? Qual foi o tamanho da amostra estudada para chegar a essa conclusão estatística?
zorbita Escreveu:Não é de todo aconselhável consanguinidades entre os animais...Eu já fiz criação de periquitos e tive sempre o maior cuidado em relação a esse assunto, porque como já foi dito as crias nascem fracas, algumas até nem chegam a nascer e surgem mál-formações físicas também.
Se sempre teve o cuidado de não fazer cruzamentos consanguíneos então não tem experiência própria em que se basear. Suponho que se baseie em estudos de outras pessoas para afirmar que "as crias nascem fracas, algumas até nem chegam a nascer e surgem mál-formações físicas". Pode citar esses estudos, por favor?
Nitara Escreveu: Como já disseram aqui, é um risco. As crias nascem fracas e muitas vezes deformadas, poucas sobrevivem.
Aquilo que acabou de fazer foi apenas reproduzir afirmações não comprovadas, perpetuando os mitos e preconceitos a respeito da consanguinidade.

Quando eu digo que ainda há muitos mitos em redor da consanguinidade é justamente neste tipo de respostas que me baseio. Sempre que é abordado o assunto da consanguinidade aparecem logo pessoas a recusarem-na categoricamente. Muitas vezes estas pessoas nem sequer sabem porquê que são contra a consanguinidade. Constato que é um preconceito difícil de combater, principalmente porque as pessoas aceitam como verdadeiras, afirmações incorrectas ou não comprovadas.

Não metam o cérebro em automático. É preciso pensar antes de falar.
Amigo, voçe quando tinha cerca de 13 anos, criava aves?Eu sei lá o que era consaguinidade das aves com 11 anos(idade com que comecei a criar aves), agora tenho 14 e já sei o que é!Obrigado, voçe foi muito util, porque ajudou-me a esclarecer várias duvidas minhas. 8) Voçe tem um vasta e grande experiencia, coisa que adorava já a ter, e era otimo todos os criadores de animais terem a sua experiencia :)
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

segunda jan 09, 2012 6:51 pm

Acho um abuso porque é a mesma coisa que uma rapariga ter um filho do seu pai. Forçarmos as aves a criarem com os seus parentes é repulsivo. Tudo bem, são criadores, vão para exposições, querem ter aves de boa qualidade e mutações melhoradas mas não concordo simplesmente... Peço desculpa se tenho uma visão deste assunto diferente de a dos outros, mas é a minha opinião.
Também existe o fato que já foi falado por outros users, de as crias nascerem com algumas deformações e etc... Independentemente se tiverem todas as condições necessárias e tudo muito bem organizado é uma coisa que não podem controlar e á sempre riscos de isso acontecer.
migsilva
Membro Júnior
Registado: quarta dez 14, 2011 10:56 pm

segunda jan 09, 2012 7:03 pm

nao se forca as aves a ter filhos dos seus parentes. as aves tem filhos de parentes porque querem e nao creio que fiquem "enojadas" por ter de procriar com o pai ou seja o que for... quando estamos a falar do mundo animal temos que por os valores humanos de parte, pois as aves sao irracionais e nao tem uma certa ideia disto ou daquilo.

como e que pensam que especies a beira da extincao no mundo selvagem sobreviveram? acham que tiveram problemas em reproduzirem-se com os seus parentes??? obviamente, NAO
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

segunda jan 09, 2012 7:17 pm

migsilva Escreveu:nao se forca as aves a ter filhos dos seus parentes. as aves tem filhos de parentes porque querem e nao creio que fiquem "enojadas" por ter de procriar com o pai ou seja o que for... quando estamos a falar do mundo animal temos que por os valores humanos de parte, pois as aves sao irracionais e nao tem uma certa ideia disto ou daquilo.

como e que pensam que especies a beira da extincao no mundo selvagem sobreviveram? acham que tiveram problemas em reproduzirem-se com os seus parentes??? obviamente, NAO
As aves costumam escolher o seu parceiro, algumas delas para toda a vida, quando põe uma ave fêmea e um macho numa gaiola com suplementos para criarem e um ninho é o que??? Claro que forçam as aves a criarem. As aves até podem ter consciencia disso, não sei, não sou capaz de lhe dizer. Mas se puser várias aves num viveiro e marcar quem são os parentes de quem veja se elas escolhem criar com os seu parentes.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 09, 2012 7:59 pm

Infelizmente, eu já fiz criação de aves com parentesco quando me iniciei na criação de periquitos. E digo-lhe que a primeira vez que fiz criação consanguínea foi a última.
Naquele tempo fiz criação consanguínea de periquitos. Como já referi, não voltei a fazê-lo. A partir daí fiz sempre criação não consanguínea de canários, periquitos, caturras, mandarins, ...

E porque não voltei a fazê-lo ?
Porque na minha criação consanguínea de periquitos ( que envolvia o casal que começou, os filhos destes e os filhos destes últimos ) nenhum pássaro nasceu completamente saudável. Nenhum. Todas as aves tinham condições: gaiola grande, alimentação adequada ( papas, sementes de mistura adequada, alimento vivo, fruta, vegetais, suplemento de cálcio, ... ); higiene adequada; ninhos adequados, tudo o mais.

E nunca tive problemas com criação de aves em que os progenitores não eram parentes.
Visita a um amigo meu criador de renome e especializado em aves ( nomeadamente numa vertente veterinária ) este disse-me que os meus pássaros tinham estas deficiências devido à consanguínidade.
Foi a última vez que fiz criação com aves parentes.

Conheço casos como o meu, pelo que respondi com um não bem firme que não concordo com a criação consanguínea.
Acredito que a criação consanguínea possa ter bons resultados ( dos quais surgiram muitas mutações que hoje conhecemos; feitas por criadores experientes ), mas na minha opinião os riscos que esta envolve faz-me não arriscar em voltar a fazê-la nem recomendá-la.

Se pode ter sido má sorte o que aconteceu comigo e com os outros casos que conheci ? Claro, mas o Fórum é para trocar experiências e o que aprendemos com elas. Eu expressei a opinião com que fiquei relativamente ao assunto que aqui está a ser tratado.

Talvez seja um mito, posso estar errada, claro. Pode ser até que me ajudem a ultrapassar este preconceito que criei pela minha experiência.
Mas deixo a minha opinião. Não me importo nada que hajam contradições, afinal é para isso que frequentamos o fórum :wink: .
migsilva
Membro Júnior
Registado: quarta dez 14, 2011 10:56 pm

segunda jan 09, 2012 9:39 pm

eu nao concordo nem discordo, pois nao tenhio conhecimentos avancados de genetica que me permitam tirar conclusoes, mas tenho o suficiente para saber que as crias de uma criacao consanguinea podem manifestar doencas raras, por serem doencas recessivas. se um dos avos fosse heterozigotico de uma doenca recessiva, esta nao se manifestaria e ele poderia criar a vontade. mas os filhos tambem podiam sair heterozigoticos. agora imaginem que dois dos filhos heterozigoticos ou um filho heterozigotico com o pai tambem heterozigotico criavam, ai as crias poderiam nascer homozigoticas, e manifestar a doenca/defeito. esse e o principal problema da consanguinidade.

mas acho completamente descabida a ideia de rejeitar a consanguinidade por questoes eticas, quando se trata de um animal!

se a criacao consanguinea que desejamos for bem pensada e estudada, ate pode ter muito sucesso!
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda jan 09, 2012 9:43 pm

migsilva Escreveu:eu nao concordo nem discordo, pois nao tenhio conhecimentos avancados de genetica que me permitam tirar conclusoes, mas tenho o suficiente para saber que as crias de uma criacao consanguinea podem manifestar doencas raras, por serem doencas recessivas. se um dos avos fosse heterozigotico de uma doenca recessiva, esta nao se manifestaria e ele poderia criar a vontade. mas os filhos tambem podiam sair heterozigoticos. agora imaginem que dois dos filhos heterozigoticos ou um filho heterozigotico com o pai tambem heterozigotico criavam, ai as crias poderiam nascer homozigoticas, e manifestar a doenca/defeito. esse e o principal problema da consanguinidade.

mas acho completamente descabida a ideia de rejeitar a consanguinidade por questoes eticas, quando se trata de um animal!

se a criacao consanguinea que desejamos for bem pensada e estudada, ate pode ter muito sucesso!
De acordo.
Não é por questões éticas/morais que rejeito a consanguínidade, foi por causa do que me aconteceu, do que vi acontecer e provavelmente pelas mesmas razões que alguns daqui do fórum não concordam ...
Não podemos colocar aqui os valores humanos quando se trata de animais.
Responder

Voltar para “Aves”