Hora de escolher: GatO ou gatA?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Strikny
Registado: segunda jan 09, 2012 12:45 pm

segunda jan 09, 2012 1:04 pm

Olá a todos!

Estou a pensar adoptar um gatinho para viver em apartamento. Depois de pesquisar sobre o assunto acerca dos mais variados temas, cheguei a uma dúvida. Gato ou gata?!

Falei c alguns amigos que já têm gatos em casa e as opiniões são variadas. Pessoalmente, julgo que me sinto mais inclinada para um gatinho macho, no entanto algumas pessoas disseram-me que os gatos tendem a ser menos limpinhos que as gatas, e que alguns, mesmo sendo castrados, continuam com o habito de marcar território (o que num apartamento seria terrível). Por outro lado, ter uma gata tem o ligeiro "inconveniente" de o preço da castração ser superior.

O que me podem dizer sobre o assunto, com base na vossa experiência? Já tive imensos gatos antes, mas como vivia numa quinta eles andavam livremente pelo jardim, mas agora trata-se de um gato exclusivamente de apartamento, e quero avaliar bem todos os pormenores antes de me atirar de cabeça!

Opiniões aguardam-se! :)
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

segunda jan 09, 2012 1:57 pm

Depende muito da sua preferência. Os gatos machos se forem castrados cedo não marcam território. Só marcam terrritório se já estiverem habituados a esse comportamento, se forem castrados tarde.

A minha opinião é que vá ao local onde vai escolher o gatinho (não sei se é no gatil ou em casa de alguém..) e escolha o que mais gostar em termos de cor e temperamento (mais timido ou mais rebelde), independentemente de ser macho ou femea.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda jan 09, 2012 2:27 pm

eu quando decidi adoptar um gato decidi desde logo que queria uma menina, mas simplesmente porque achava engraçada a ideia de sermos duas meninas a partilhar o apartamento... :lol: e aqui estamos, eu e ela. na altura também me disseram isso de os machos marcarem território com o xixi, o que, confesso, ajudou a reforçar ainda mais a decisão de escolher uma gatinha.

quanto ao preço da esterilização, é mais caro sim, mas é (supostamente) um gasto que só se terá uma vez na vida dela, portanto não foi um factor que pesei na minha decisão...

boa sorte na procura do gatinho, seja ele gato ou gata :D
psica82
Membro Júnior
Registado: terça nov 08, 2011 11:47 am

segunda jan 09, 2012 4:39 pm

Keera Escreveu:eu quando decidi adoptar um gato decidi desde logo que queria uma menina, mas simplesmente porque achava engraçada a ideia de sermos duas meninas a partilhar o apartamento... :lol: e aqui estamos, eu e ela. na altura também me disseram isso de os machos marcarem território com o xixi, o que, confesso, ajudou a reforçar ainda mais a decisão de escolher uma gatinha.

quanto ao preço da esterilização, é mais caro sim, mas é (supostamente) um gasto que só se terá uma vez na vida dela, portanto não foi um factor que pesei na minha decisão...

boa sorte na procura do gatinho, seja ele gato ou gata :D

Boa tarde. Eu assim como a Keera escolhi a minha primeira menina pelas mesmas razões :D queria muito uma menina mas assim da mesma maneira que não se escolhe o sexo dos filhos fui até ao gatil com o pensamento de que o que fosse seria e que iria depender muito de qual gostasse mais, por acaso foi uma menina eheh :lol: agora estou com 3 meninas e o meu marido diz que é injusto lolololol tenho que lhe dar um menino :) :roll:
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jan 09, 2012 6:13 pm

Vou dar a minha opinião :)

Sabe, tanto faz que seja gato ou gata... o que é preciso é que seja um animal que você deseja e que o receba com carinho e amor. Se você lhe der todo o amor e cuidado que ele precisa, tudo vai correr bem.

Eu tive um gato e uma gata durante uns meses e não havia nenhuma diferença entre eles na maneira de tratar ou lidar, na maneira de acarinhar e receber deles, na higiene e também nas marcações.

Tudo depende do animal, porque cada gatinho tem uma personalidade muito própria e cada um reage de maneira diferente e nós temos que saber entender isso e respeitar... ao mesmo tempo que sabemos educar!

Se o Gato for castrado antes de começar a marcar território ele nunca vai ter essa tendencia... e não é por ser macho que isso significa menos limpo.

Por vezes as Gatas também marcam... e nada podemos fazer para o evitar. Mas podemos esterilizá-las para que não sofram com o cio e não sejam chatas com os seus miados.

Mas acima de tudo e o mais importante é estarmos preparados para os recebermos com amor e com a certeza de que os queremos para a vida, e que lhes podemos dar o que eles necessitam... porque eles irão retribuir isso tudo em dose dupla, com o seu carinho.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
cleobebecas
Membro Júnior
Registado: sábado jun 02, 2007 11:59 pm

segunda jan 09, 2012 6:29 pm

Confesso que sempre tive tendência para as gatas, não sei se é por ser mulher. Na altura também tinha essa ideia quanto à questão da marcação de território, mas de facto, um gatinho castrado logo cedo não tem esse comportamento.
Hoje tenho um casal e o amor que sinto pelos dois é igual. Acho-a a ela mais esperta, com um espirito de "caçadora" mais apurado...no entanto ele é um miminho, um ronronadeiro....um doce.
Tenho aprendido com a experiência que cada gato é único e tem a sua personalidade independentemente do sexo. Depois tudo dependerá da educação que lhe der desde cedo.
Qualquer decisão que tome tenho a certeza que a vai fazer feliz. Estes meninos mudam as nossas vidas por completo =)
Mais importante que tudo o resto...decida se está preparada para ter um gato para toda a vida, porque no momento em que o levar nos seus braços ele espera que tome conta dele para sempre.
Vai ver que no meio de muitos gatinhos ele próprio a vai escolher =))
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

segunda jan 09, 2012 10:10 pm

cleobebecas Escreveu:Qualquer decisão que tome tenho a certeza que a vai fazer feliz. Estes meninos mudam as nossas vidas por completo =)
Mais importante que tudo o resto...decida se está preparada para ter um gato para toda a vida, porque no momento em que o levar nos seus braços ele espera que tome conta dele para sempre.
Vai ver que no meio de muitos gatinhos ele próprio a vai escolher =))
Concordo totalmente!!!!! :D :D :D
Tiagor95
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

segunda jan 09, 2012 10:24 pm

Ja tive uma gato e uma gata e o gato era completamente louco..
tentava descobrir o ponto mais alto da casa para se atirar, (tinha preferencia o frigorifico) e passava tardes a correr em casa no corredor e a atirar-se do frigorifico, e a gata era sossegado so queria brinquedos e festas, mas adorei os dois, por motivos diferentes mas sao sempre bons
Tiagor95
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2012 11:20 am

segunda jan 09, 2012 10:26 pm

Qualquer decisão que tome tenho a certeza que a vai fazer feliz. Estes meninos mudam as nossas vidas por completo =)
Vai ver que no meio de muitos gatinhos ele próprio a vai escolher =)
^
l
l
Tem razao l
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jan 09, 2012 10:47 pm

Na minha opinião?? E se tem a possibilidade financeira.... é adoptar logo um casal, assim tem o bom e o mau dos 2 sexos :wink:
Os animais têm personalidade propria, seja o sexo que for desde que que lhe dê educação e estabeleça os seus limites, mt carinho, mimo, e atenção que importância tem o sexo?
Eu tenho um casal cada um com a sua personalidade e amo-os da mesma forma 8)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 09, 2012 10:52 pm

Exactamente, é ter 1 de cada, se tiver possibilidades, claro :wink:
Sónia
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda jan 09, 2012 11:54 pm

(ainda) só tenho machos (5), por isso não lhe posso dar a minha opinião quanto ao género, mas fica a minha sugestão, se tiver possibilidade, arranje dois. :D
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça jan 10, 2012 12:38 am

Gosto mais de gatos, não sei porquê exactamente. Todas as gatas que tive tinham muita personalidade, adorava-as por isso. Para além desta característica eram sempre muito femininas, mais activas, muito senhoras dos seus narizes. Os machos que tive sempre foram mais dependentes de nós, muito mimados e molengões, por isso adequam-se mais ao meu estilo de vida, que é passar o dia sentada e a amassá-los no colo.

Escolha o animal que lhe diga alguma coisa em particular, às vezes não sabemos explicar porquê mas simpatizamos particularmente com um. Todos eles precisam de dono, o que importa é que seja um companheiro para a vida.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça jan 10, 2012 1:43 am

Quando adoptei o meu primeiro gato, o Billy, fui visitar a ninhada à FAT sem saber qual ia adoptar, nem se iria ser macho ou fêmea... Como ia ser esterilizado antes dos 6 meses, confesso que me era indiferente.

Cheguei lá e escolhi o primeiro que correu para nós, que foi ele :) No fundo ele é que nos escolheu! É extremamente meiguinho e asseado, um doce de gato, como nunca vi na vida :)
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

terça jan 10, 2012 8:07 am

:D Pois eu tenho 2 gatas e 1 gato 8) , e posso dizer que são todos diferentes, a Bloom(1 ano) é uma mimalha só quer beijos e mimos dorme debaixo dos cobertores com a cabecinha na minha almofada :wink: , enfim um doce de gatinha. O Sky já veio adulto cá para casa e tem quase 2 anos é um gato que gosta do espaço dele :wink: mas adora mimos tb, qdo chegamos a casa deita-se a mostrar a barriga e temos que fazer festinhas mas só até quando ele quiser :wink: depois dá umas patadas :oops: , como quem "Não abuses..", a Marie(6meses) tem tanto de pestinha como de doce :oops: , tanto se deixa estar no colo a dormir e a receber miminhos como já nos morde e se afasta..cada gato é um gato e não se pode generalizar..já tive outros gatos maus mesmo..mas são como nós não podemos ser todos iguais e perfeitos 8) .
Boa sorte na adoção :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”