dúvidas rolas diamante

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

terça jan 10, 2012 6:50 pm

Boa tarde, ontem recebi 6 rolas diamante.

Gostava de saber como destingir a sexagem, que alimentação dar, que material por no ninho e se cruzar irmão com irmão faz mal ?

Sei que em caturras, diamantes, bengalins e assim por diante faz mal e eu não cruzo irmãos, só tenho essa dúvida em rolas diamante
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

terça jan 10, 2012 7:03 pm

Não existe dimorfismo sexual. A plumagem é cinzenta na cabeça e no peito e branca no abdómen. A parte superior das asas tem cor cinzento-acastanhada com inúmeros ocelos brancos, nos machos, e, mais acastanhada, mas também com inúmeros ocelos brancos, nas fêmeas.

Ou seja para identificar o sexo com 100% de certezas só por sexagem.

Alimentam-se essencialmente de sementes, embora também possam comer insectos e folhas, principalmente de gramíneas e leguminosas.

Vá a uma loja de animais e peça alimentação para Rolas diamante.

A época de nidificação está dependente da precipitação e, consequentemente, da disponibilidade alimentar; parece ocorrer principalmente na Primavera e no início do Verão. O ninho é uma pequena plataforma de raminhos e erva seca, situado num arbusto, árvore ou outro qualquer suporte adequado. A construção do ninho, a incubação e os cuidados com os juvenis são realizados por ambos os progenitores. A postura é de dois ovos, que são incubados durante 13 dias.Os juvenis abandonam o ninho aos 11 a 14 dias de idade e continuam a ser alimentados pelos progenitores durante mais duas semanas. Atingem a maturidade sexual aos três meses de idade.

Quanto á consaguinidade (cruzar irmãos) não aprovo mas á pessoas que sim. Vá ver outro tópico neste fórum onde se discute precisamente isto:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=94697

Fonte: http://www.zoo.pt/animais.aspx?ID=1719#TOP
joaotiagofg
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 8:00 pm

Poderá ser comida de mistura para exóticos, a que damos para diamantes, bengalins, bicos de lacre, etc??
atiradorRXS
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 8:48 pm

terça jan 10, 2012 8:31 pm

joaotiagofg Escreveu:Boa tarde, ontem recebi 6 rolas diamante.

Gostava de saber como destingir a sexagem, que alimentação dar, que material por no ninho e se cruzar irmão com irmão faz mal ?

Sei que em caturras, diamantes, bengalins e assim por diante faz mal e eu não cruzo irmãos, só tenho essa dúvida em rolas diamante
O que é que voçe deu de alimento as rolas?Umas pesquisas da pessoa que lhe deu as rolas ou mesmo suas custavam muito!Alimentação, coloco isso no google e MILHARES de paginas a indicarem uma alimentaçao correta.Enfim...
joaotiagofg
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 9:04 pm

Está certo posso fazer isso, mas muitos dizem que é milha outros dizem comer para exóticos.... por isso fico na mesma..
dsdiogo
Membro Júnior
Registado: quinta jun 10, 2010 4:02 pm

terça jan 10, 2012 9:43 pm

Olá,
já te dei a resposta no outro fórum...
E para não estar novamente a escrever tudo, escrevo aqui só 2 coisas, que estão erradas. 1º as rolas diamante, tem dimorfismo sexual, facilmente se vê do macho da fêmea, em relação ao dorso da ave, existem varia mutações pelo que a cor do mesmo não poderá servir. Facilmente se sabe pela aureola que se encontra a volta do olho (machos 2-3 mm fêmeas 1mm) e depois o facto de o macho cantar, facilmente te vais aperceber de qual é o macho e a fêmea.
2º em questão a alimentação, já te deixei a ajuda também no outro fórum, mas só por curiosidade, quem te disse que as rolas comiam milhã? xD depois se tiverres alguma duvida me que te posso ajudar. manda um toque...

AtiradorRx, certamente que esse tópico, não ajudou nada o amigo joão :roll:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jan 10, 2012 10:12 pm

Em relação à distinção entre os sexos esta existe sim.
Como o dsdiogo referiu, a auréola é maior nos machos e mais fino nas fêmeas. Os machos também têm mais pintas nas asas do que a fêmea, sendo portanto mais vistosos ( mas não se fie muito neste ponto, pois as mutações podem por vezes enganar ) e o macho canta.
O meu macho costuma frequentemente abrir o rabo em leque para a fêmea e cantar para acasalar com esta, é o seu ritual de acasalamento e muito bonito de se ver :wink: .

Em relação à alimentação, eu dou às minhas mistura para exóticos como alimentação base e como suplementos dou vegetais, fruta, larvas de tenébrio jovens, espigas de painço e papa de fruta e ovo ( não ligam muito a esta última ).

Boa sorte para as rolinhas.
joaotiagofg
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 10:27 pm

Obrigado pessoal por tudo!

Pois o criar que me deu as rolas só dava milha e por isso como achei estranho perguntei em vários forums a ver as variadas respostas, então terei que dar a mistura de exóticos, a que dou para os meus diamantes gould, bengalins e assim por diante.

Tenho então de estar atento à aureola e às pintinhas nas asas.

Ainda bem que vim aos forums, senão dava sempre milha para o resto da vida das rolinhas.
joaotiagofg
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 10:43 pm

Já agora gostava de saber uma coisa, podemos por no mesmo viveiro, diamante gould, bengalins, bico de lacre etc.. ? Enfim.. outros exóticos ? se sim, há algum problema na altura da reprodução ?
joaotiagofg
Membro Veterano

quarta jan 11, 2012 1:41 pm

Deve ser dificil ver o sexo por fotos, mas queria uma ajuda, tenho medo que sejam quase todas do mesmo sexo...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Deeaadman
Membro Veterano
Registado: segunda nov 21, 2011 5:47 pm

quarta jan 11, 2012 1:44 pm

ja viste alguma a cantar? com tanta rola quase de certeza que os machos andam malucos
joaotiagofg
Membro Veterano

quarta jan 11, 2012 2:07 pm

Pois até pensei no cantar, mas não vejo nenhum a cantar. Não sei se é por estarem estranhos por ser um lugar novo ou medo por causa dos cães e o gato que por vezes os rodeia para tentar agarrar.
AnnieBata
Membro Veterano
Registado: sábado fev 12, 2011 11:20 pm
tartaruga

quarta jan 11, 2012 6:35 pm

Peço desculpa pela informação errada, não percebo nada de rolas diamante mas fiz uma pesquisa e apareceu-me isto... Só queria ajudar, a intenção foi boa :(
joaotiagofg
Membro Veterano

quarta jan 11, 2012 11:50 pm

Tentou ajudar na mesma e obrigado .
Responder

Voltar para “Aves”