__dani__ Escreveu:Ezegram, agora eu vou ser chata, mas leia tudo direitinho.
Os hamsters são animais solitários, no seu habitat natural vivem sozinhos, é o seu instinto, o seu comportamento natural. Juntar hamstes é uma forma de violar a sua natureza. É como obrigar um ser humano (que é um animal social) a viver sozinho, ou obrigar uma preguiça a correr a maratona, ou colocar pesos nas patas da chita para ela não correr! Não é justo obrigar um animal a ser aquilo que não é, é cruel e violento para ele.
Os hamsters no seu habitat natural, tem cada um um raio de vários quilómetros, e de cada vez que sentem o odor de um intruso no seu território, correm procurando o invasor até o encontrar, matando-o para disputar o seu território, O único invasor que um hamster macho aceita no seu território seria uma fêmea com o cio. Quando a fêmea hamster esta no cio e vai de encontro com um macho, eles acasalam, durante cerca de 30 minutos. Apos terminarem, se repelam, seguindo caminhos opostos, A fêmea retoma ao seu território, para dar à luz cerca de 16 dias depois.
Quando as crias nascem, a mãe cuida delas durante um mês aproximadamente. Após esse tempo ela começa a expulsar os filhos da sua toca e do seu território. Agora é uma nova viagem para cada um. Individualmente cada um vai procurar um território para viver (SOZINHO). Agora imagina o que é, serem obrigados a viver num espaço minímo, fechado, e em par, ou grupo!! Não é uma condição, é tortura
Mesmo que se dêem bem agora, um dia podes ir lá ver os teus hamsters e encontrar um deles morto, sabes porquê? Porque os hamsters que vivem juntos não são felizes... Eles podem tolerar a presença um do outro, mas estão em constante stress, constante pressão. Pode parecer que se dão bem agora, dormem juntinhos e tal, muito fofinhos... mas há um comportamento de dominância por de trás disso, que mais tarde ou mais cedo se irá manifestar, pois é a sua natureza.
Separa-os quanto mais cedo melhor. Esso não só provaria que afinal és um bom dono, e um bom amigo, como também tornaria a vida dos teus hamsters muito melhor, porque assim, como pretendes mante-los, não é saudável para eles. Não existe qualidade de vida para eles...
Boa sorte, e faz aquilo que é mais correcto, e não aquilo que queres fazer, apenas porque é mais fácil, ou porque achas que se vão dar bem, porque ter animais que dependem de nós, é uma grande responsabilidade que requer por vezes que tomemos decisões dificieis, mas são essas decisões que mostram se já somos maduros ou não, mostram o nosso carácter e até que ponto somos amigos dos nossos animais!!
Agora vou só dar um pequeno exemplo, uma experiência verdadeira pela qual já passei.
Eu no início da criação, facilitava um pouco com os bebes, deixava tempo de mais juntos (fêmeas para um lado, machos para o outro), até aos dois meses, e por vezes até aos dois meses e meio. Até acontecer algo, que passo a contar, e que mudou claro a forma de proceder, nunca mais deixei ficar até essa idade.
Tinha duas fêmeas juntas, davam-se "lindamente"... Brincavam, dormiam juntinhas, e até se lambiam uma à outra vê só!! Cheguei lá um belo dia e estava uma delas literalmente sem um pedaço de carne!!!! Via-se grande parte do músculo e o tendão. Passei-me completamente! Por sorte sobreviveu, mas ainda levou uns bons pontos, e eu... uma grande lição
