Abandono de animais: o que pensa sobre este tema?

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo ago 11, 2002 2:39 pm

Olá caneco, tudo bem?
A identificação por chip, não é feita por cirurgia, mas sim mais , como uma simples "injecção", é o exemplo mais próximo que encontrei para exemplificar. Demora uns segundos a sêr introduzido, normalmente os animais nem teem tempo para reclamar!!!!
Mas, acho que vale sempre a pena, claro que varia de opinião para opinião ;)
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo ago 11, 2002 2:49 pm

Em todo o caso tenho as minhas dúvidas em como os chips resolvessem o abandono dos animais.

No caso de uma gata doméstica ter crias e o dono decidir abandoná-las, penso que ele as abandonaria antes de lhes aplicar o tal chip. É impossível controlar isso, pois as autoridades não sabem com quem e quando os animais acasalam, não é?

Penso que o chip acabaria por ser utópico em muitos dos casos de abandono.

E não haverá contra indicações no uso do chip? Afinal é um corpo estranho no corpo do animal...

Caneco
angel
Membro Veterano

domingo ago 11, 2002 3:02 pm

Tenho os meus cães chipados, e, em relação a efeitos segundários, nenhuns. E um deles já foi introduzido pelo menos á 3 anos.
O chip é introduzido debaixo da pele no pescoço.
Eu concordo com o chip, quer em caso de se perderem ou em caso de roubo. É melhor que nada!!!!!
;)
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo ago 11, 2002 3:08 pm

Olá Angel,

E e que local do pescoço, na parte de cima (nuca) ou na de baixo (zona da garganta)?

Para dar xarope à minha gata só o consigo fazer agarrando-a pelo pescoço (mas deixando-a manter as patas de trás no chão). Se o chip é colocado na zona da nuca poderia magoá-la.

Também acho que em cães o chip é aconselhável, quanto mais não seja porque têm de sair todos os dias à rua. Agora gatos....

Caneco
Última edição por caneco em domingo ago 11, 2002 8:10 pm, editado 2 vezes no total.
angel
Membro Veterano

domingo ago 11, 2002 7:22 pm

O chip não causa qualquer transtorno, pode continuar a segurar o animal pelo pescoço, onde o chip é inserido na parte de cima.
Quando os meus cães se portam mal lhes dou um safanão agarrando o pescoço por cima e não tem problema. ;)
Falo dos chips no geral, acho que vale sempre a pena!
caneco
Membro Veterano

domingo ago 11, 2002 8:09 pm

Só vendo um estudo em como isso não tem inconvenientes à saúde do gato o admitiria. Afinal se os humanos usam BI e não um chip, é porque há inconvenientes. :o

Caneco
angel
Membro Veterano

domingo ago 11, 2002 11:52 pm

Tudo bem!
Como disse é uma questão de opinião, não sou eu que vou contradizê-lo...
daliamorais
Membro
Registado: terça jul 23, 2002 11:49 am
Localização: 4gatos - Princesa, Piruças e Survivor e Sarapintada

segunda ago 12, 2002 10:57 am

Claro que este tema é muito delicado, de difícil solução, pois é tudo uma questão de cultura e de educação.

Recentemente tive (tenho) a experiência do Survivor (aliás já descrita neste fórum), mas quantos e quantos não exitem por este país fora.

Apesar de concordar com os chips, penso que a solução do problema não passa por aí, pode ajudar mas não resolve.

Infelizmente as sociedades cada vez mais estão mais consumistas, as pessoas têm mais instabilidade, a tendência é cada vez maior para o individualismo, daí haver na minha opinião uma ausência cada vez maior de valores como o respeito pelo próximo, e consequentemente pelos animais, para mim é inconcebível o abandono e os maus tratos nos animais, não consigo entender como é possível tais actos, sofro tanto com essas situações, que chego a pensar que eu é que não sou normal.

Por tudo quanto observo à minha volta chego à conclusão que cada vez á maior o abandono e os maus taros nos animais.

Como referi inicialmente, é tudo uma questão de valores e de educação, então poruque não presionar as entidades competentes (Ministério da Educação) para que introduza no seu programa uma matéria como seja a importância dos animais na sociedade, como amá-los e respeitá-los enfim tentar educar a nova geração no sentido do respeito pelo próximo inserindo os animais nesse contexo (estarei a ser utópica ?).

As crianças por natureza são sensíveis então seriam elas a transmitir aos adultos aquilo que os adultos não conseguem fazer, por exemplo, em caso de adopção de um animal a criança deveria ser envolvida e ensinada (reponsabilizada) que um animal é para toda a vida, que é apara ser amado.
Enfim deveria-se investir mais em campanhas de sensibilização, as instituições que têm animais para adopção deveriam ter uma ficha (como é o caso da Catus) que obrigatóriamente deveria ser prenchida por que adopta o animal, e de quando em quando essa instituição deveria fazer o controlo de como estava o animal (talvez ajudasse).
A conversa já vei longa

Beijocas dos nossos amiguitos felinos

:roll: :p
daliamorais
Membro
Registado: terça jul 23, 2002 11:49 am
Localização: 4gatos - Princesa, Piruças e Survivor e Sarapintada

segunda ago 12, 2002 11:02 am

Claro que este tema é muito delicado, de difícil solução, pois é tudo uma questão de cultura e de educação.

Recentemente tive (tenho) a experiência do Survivor (aliás já descrita neste fórum), mas quantos e quantos não exitem por este país fora.

Apesar de concordar com os chips, penso que a solução do problema não passa por aí, pode ajudar mas não resolve.

Infelizmente as sociedades cada vez mais estão mais consumistas, as pessoas têm mais instabilidade, a tendência é cada vez maior para o individualismo, daí haver na minha opinião uma ausência cada vez maior de valores como o respeito pelo próximo, e consequentemente pelos animais, para mim é inconcebível o abandono e os maus tratos nos animais, não consigo entender como é possível tais actos, sofro tanto com essas situações, que chego a pensar que eu é que não sou normal.

Por tudo quanto observo à minha volta chego à conclusão que cada vez á maior o abandono e os maus taros nos animais.

Como referi inicialmente, é tudo uma questão de valores e de educação, então poruque não presionar as entidades competentes (Ministério da Educação) para que introduza no seu programa uma matéria como seja a importância dos animais na sociedade, como amá-los e respeitá-los enfim tentar educar a nova geração no sentido do respeito pelo próximo inserindo os animais nesse contexo (estarei a ser utópica ?).

As crianças por natureza são sensíveis então seriam elas a transmitir aos adultos aquilo que os adultos não conseguem fazer, por exemplo, em caso de adopção de um animal a criança deveria ser envolvida e ensinada (reponsabilizada) que um animal é para toda a vida, que é apara ser amado.
Enfim deveria-se investir mais em campanhas de sensibilização, as instituições que têm animais para adopção deveriam ter uma ficha (como é o caso da Catus) que obrigatóriamente deveria ser prenchida por que adopta o animal, e de quando em quando essa instituição deveria fazer o controlo de como estava o animal (talvez ajudasse).
A conversa já vei longa

Beijocas dos nossos amiguitos felinos

:roll: :p
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

segunda ago 12, 2002 11:34 am

venho tb dizer que tenho dois rafeiro qu etirei da rua já á 6 anos que estão comigo não tenho mais porque eles são muito ciumentos e ainda magoariam o cão novo que viesse mas ainda vou tentar. A minha mãe é que não quer mas quando levar mais uma para casa que remédio ela terá ;) ..
na minha família adoramos animais, eu mais o meu irmão ele tem um quintal grande com quinta e adora animais. tem dez cães 6 foram apanhados da rua.

eu não consegui nem acho que ninguém consegue preceber como pessoas que se dizem civilizadas são capazes de fazes semelhante coisa, sem sentirem pena, dor... :cry:

São capazes de abandonar crianças, bebés em caixotes de lixo tal como animais..

aonde vai parar esse mundo :?:

Sandra Machado
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 12, 2002 11:46 am

Desculpe lá , Caneco, mas a sua última observação é despropositada.
Não há 'chips' para seres humanos (para já, mas ouvi dizer que há quem fale nisso) por razões que têm a ver com a liberdade de opinião e de acção.
Por esse mesmo motivo os países anglo-saxões como os EUA e a Inglaterra não têm BI.
E, por exemplo, mesmo em Portugal é anti-constitucional o número de identificação único.
Nunca se perguntou porque é que o nº de contribuinte é diferente do BI ?
Trata-se de salvaguardar a independência de cada um frente ao aparelho de estado (hoje democrático mas, amanhã, quem sabe?).
Não é o caso dos animais.
Eu vou 'chipar' o meu cão porque tenho medo que ele se perca ou que seja roubado.
E a minha proposta vinha no sentido de tornar mais difícil às pessoas descartarem-se dos bichos (talvez assim pensassem duas vezes antes de presentearem a criancinha com "aquele cachorrinho tão querido").
Mas concordo que não é uma solução.
Concordo que a solução verdadeira consiste em modificar as mentalidades.
Mas nós sabemos como é.
Se não fôr por via do medo a maioria vai continuar a coçar-se para dentro e a borrifar-se nos outros (humanos e animais).
caneco
Membro Veterano

segunda ago 12, 2002 7:53 pm

Olá aisd!

Não acho a minha observação despropositada, porque penso de facto que se os humanos não implantam chips nos seus corpos é porque há-de implicar inconvenientes para a saúde.

A não ser que haja estudos que provem não haver inconvenientes para a saúde e aí (mas só aí) retiro todas as minhas reservas contra o chip.

Abraços,

Caneco
Luazul
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 10:48 pm

terça ago 13, 2002 9:26 pm

Acho que o abandono de qualquer tipo de animal é uma crueldade, nunca o faria nem que tivesse que ficar em casa e nao ir para ferias porque nao tinha onde colocar o animal, acho que o problema nao esta resolvido, acho que a unica culpa de esse facto acontecer é das pessoas que nao tem qualquer responsabilidade e caracter, cada dia que passa existe mais canis e gatis, onde podem perfeitamente colocar la os animais e estes serem bem tratados alguns podem ate ser caros mas as pessoas ja sabiam que se tivessem um animal era ficar com ele até morrer provavelmente mas nao quando querem largam nos e depois quando voltam compram outro!

Continuaçao de um bom trabalho no site arca de noe!
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quarta ago 14, 2002 8:59 am

Sobre microchips em humanos:

Para quem tem realplayer pode ver esta reportagem passada na globo no programa fantástico a 24/02/2002
http://www2.globo.com/sistemas/video.as ... 4/mat06.rm

A notícia mais recente data de April 6, 2002
http://www.electricwarrior.com/news/ewNews003F.htm
em que FDA aprova a implantação de chips em humanos
FDA= Food and Drug Administration - U.S. Department of Health and Humans Services- http://www.fda.gov/

Eis alguns artigos sobre microchips em humanos

"Santos, 19.09 - 25.09 de 1998
O implante de chip em um ser humano já é uma realidade na Inglaterra. Trata-se de um fato marcante da atualidade, que determina o início de uma nova modalidade de personalização. Com um pequeno chip implantado sob a pele, é possível entrar em contato diretamente com um computador pessoal onde mensagens podem ser acionadas. A grande utilidade é na área de segurança - o chip personalizado pode substituir cartões de crédito, documentos pessoais, identificações na presença em empresas ou escolas. Seu único senão é no que diz respeito à privacidade - esse novo sistema possibilita rastreamento e controle de um indivíduo"
http://www.stcecilia.br/pages/online/19 ... nform3.htm

http://www.istoedinheiro.com.br/238/eco ... ipsons.htm
"Arregace as mangas. Não vai doer nada. Em menos de dez segundos, um chip do tamanho de um grão de arroz será inoculado com uma seringa no seu ombro. Quase que imediatamente após a picada, seu nome completo, idade, batimentos cardíacos, temperatura corporal, a taxa de açúcar no sangue e a sua exata localização no espaço serão transmitidos para a estratosfera, onde um satélite encaminhará as informações para uma central de atendimento na Terra. A monitoração será total. “É uma questão de segurança. Se o prefeito de Santo André (Celso Daniel) tivesse um desses, ele teria sido encontrado rapidamente”, diz Antônio de Cunha Lima, um administrador de empresas que quer inocular um chip em
seu próprio ombro nas próximas três semanas. Lima é um dos proprietários da Central Brasileira de Negócios (CBN) e tem
planos de iniciar a comercialização do chip humano em abril. Os prazos estão sujeitos a pequenas alterações porque a atual versão do chip ainda não traz embutido o dispositivo de localização por satélite – o que deve acontecer em breve. Mas Lima está
decidido. Com ou sem o dispositivo de comunicação com o
espaço, o produto estará disponível em uma dezena de quiosques de shopping centers, nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A injeção será feita no próprio local e o custo total, incluindo o chip, será de aproximadamente R$ 700. “Queremos um produto de acesso fácil para a classe média”, diz Lima. “São eles os mais assustados com os seqüestros.”

Para quem queira ser "chipado":
http://www.idchip.com/s1/idchip.htm

Chip anti sequestros: http://www.contactomagazine.com/colombiachip0410.htm

Em 1997, na exposição "Arte Suporte Computador", realizada na Casa das Rosas, em São Paulo, Eduardo Kac mostrou o trabalho "Time Capsule". Numa sala ambientada como um consultório médico, o artista injetou em seu próprio corpo um microchip. O sentido, naturalmente, é simbólico. Na sala da exposição havia ainda algumas fotos da família de sua avó materna, dizimada na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial, junto a computadores que podiam fazer uma leitura ótica do número do microchip e enviá-lo via Internet para um banco de dados nos Estados Unidos.
http://www.ekac.org/palavra.html

A primeira experiência:
http://www.cnn.com/TECH/computing/9901/14/chipman.idg/

Outros links:
http://eetimes.com/story/OEG20020104S0044
http://www.theregister.co.uk/content/1/14292.html
http://www.worthynews.com/microchiparchive.htm
http://www.greaterthings.com/News/Chip_Implants/
Ana_Teresa
Registado: segunda jul 29, 2002 2:15 am

quinta ago 15, 2002 5:36 pm

O animal dito «humano», independentemente da latitute em que habite, continua a considerar que o animal dito «irracional» existe apenas para ser usado. Mesmo nos países ditos civilizados existe um número enorme de abandono de animais. A única diferença é que existem instituições que se preocupam realmente com o destino destes bichos. A única solução está no futuro e na educação. Os seres vivos tem direito a Viver. Se são domésticos, devem Viver em casa dos humanos. Só ensinando as crianças a respeitar os seres vivos é que vamos conseguir uma futura geração que os não abandone. Um animal vendido deveria estar, à partida, já identificado com o chip pois é a única maneira de ter um pouco de controlo sobre o abandono. E as poucas leis existentes deveriam ser aplicadas (e não são).
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”