O meu gato é bipolar! Algumas sugestões?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

FilipaSnoopy
Membro Júnior
Registado: segunda dez 19, 2011 5:32 pm

quinta jan 12, 2012 6:25 pm

Keera Escreveu:
FilipaSnoopy Escreveu:
Keera Escreveu:já agora posso perguntar-te como se porta o teu gato com a trela? eu comprei um «colete» para a minha gata com trela. ela ao colete até se habitua e não se chateia, mas se lhe ponho a trela passa-se completamente!ando a tentar habituá-la há umas semanas e só lhe dá ou para brincar furiosamente com a trela como se a quisesse arrancar dali (que provavelmente quer!), ou fica parada com a cara mais zangada do mundo se eu a tento convencer a dar uns passinhos!
Olá,

Eu também comprei tipo colete/arnês, porque tinha receio que ele conseguisse fugir só com a coleira. Quando experimentou não gostou muito, mas o que eu fiz foi assim que lhe coloquei o "colete" pela 1ª vez tentei despertar-lhe a atenção com brincadeira (cana de pesca com ratinho pendurado), ele ficou um pouco incomodado com o arnês, mas distraiu-se com a brincadeira. A seguir coloquei a trela e incentivei-o a sair de casa, coisa que ele adora, mas como ainda só tinha ido até ao patamar do andar da casa, assim que abri a porta de acesso às escadas ele ficou super curioso e avançou, a medo, mas avançou, ou seja, a curiosidade sobrepôs-se ao medo. No 1º dia subi as escadas com ele ao colo, mas assim que chegámos ao terraço coloquei-o no chão e ele começou a sua exploração cautelosa, mas nunca se incomodou com o facto de estar com trela. Depois ainda lhe custou descer as escadas, mas com paciência e deixando que eu o ajudasse, lá o fez. A partir daí corre sempre muito bem.
No caso concreto do Snoopy, como ele está sempre enfiado no apartamento e vivemos num 7º andar (pelo que não tem direito a ir à varanda que é aberta, e às janelas só com supervisão dos donos e sempre muito agarrado por nós) ele está sempre a tentar escapar-se pela porta da rua sempre que esta se abre. Talvez por isso, no caso dele, a vontade e a curiosidade tiveram mais força do que o facto de estar preso por uma trela. Ele nem nunca tentou fugir, anda sempe muito cauteloso e curioso, mas calmo. Também pode ser pelo facto se ser num terraço, ou seja, não tem pessoas nem outros animais para se assustar (ainda não me atrevi a levá-lo mesmo à rua).

Quando pões a trela na tua gata sais de casa ou têm sido ainda só treinos prévios sem sair? É que no meu caso funiconou muito bem o facto de ter brincado com ele quando lhe pus o colete e assim que lhe pus a trela saí de casa.

Boa sorte :wink:
eu tentei primeiro dentro de casa e depois na varanda (é uma varanda grande e bastante segura, porque não é de grades nem nada, está mesmo toda tapada). dentro de casa ela só quer morder a trela, tentei incentivá-la atirando um ratinho de brincar que ela adora para ela ir atrás dele, mas ela lá sente que tem a trela e fica chateada! Na varanda estava com um bocado de medo, dava para perceber, pois dava passinhos muito cautelosamente e não me pareceu que ela tivesse gostado muito da experiência, pois quis logo voltar para casa ao fim de um bocadinho :(

ela nunca tentou sair de casa, mesmo quando eu abria a porta, mas recentemente está farta de tentar sair (está a começar a entrar no cio...), daí eu querer habituá-la bem à trela para mais tarde a poder levar a dar umas voltinhas (moro no anexo de uma vivenda e tem um jardinzinho fechado e bem isolado, pelo que é um sítio bom para ela passear). mas ela em casa já conseguiu tirar o peitoral à força de tanto se torcer, e agora estou com medo que isso aconteça na rua... ainda me foge :|
Olá,

Como o Snoopy está castrado e a gata não, penso que pode fazer toda a diferença. Entretanto através de uma msg privada deram-me um bom conselho que penso que ainda te poderá servir melhor a ti (já que no meu caso trata-se de um terraço que equivale a um 8º andar): usar a trela com o tal colete/arnês e uma coleira com uma chapa com a identificação da morada para o caso dela se conseguir libertar do colete (esperemos que nunca o faça). Também recomendo a leitura da msg de homeless com a foto de um gatinho com um peitoral que parece que é à prova de tudo :D
Com o Snoopy tem corrido tão bem a questão da trela, que confesso que o meu arnês é muito mais básico, uma vez que se trata apenas de uma tira que passa à volta do pescoço e outra que passa à volta do corpo, unidas pela tira que fica nas costas... Não quero facilitar e agora fiquei um pouco apreensiva, portanto se continuar a correr bem e se ele continuar a desfrutar desses momentos vou arranjar qualquer coisa mais forte, porque se para ele fosse um momento de stress e se não retirasse prazer da situação acabava por desistir da ideia de levar um gato a passear de trela, ideia esta que tive que amadurecer antes de tentar, porque sempre achei estranho um gato de trela e pensava que eles não se adaptavam e não gostavam.

Se a tua gata não manifestava grande interesse em sair e apenas o fez agora por uma questão de cio não deve ser fácil habituá-la à trela, porque deve querer ir solta para a "boa vida" e não levar ninguém atrás, muito menos presa com uma trela (parece a história dos adolescentes quando começam a querer sair de casa sem os pais :wink: ) . Não sou grande entendida em gatos, mas talvez o melhor fosse esterilizá-la (a não ser que pretendas que ela tenha filhotes e assegures donos para os gatinhos) e depois voltar a tentar a história dos passeios na rua.

Boa sorte (e desculpa lá o testamento...mas entusiasmei-me :D )
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta jan 12, 2012 7:51 pm

pois, ela vai ser esterilizada para a semana, coitadinha... já ando aqui numa ansiedade xD espero que corra tudo bem!

homeless, obrigada pela foto do peitoral, realmente o meu não é assim! são só duas tiras, uma em volta do pescocito dela e outra em volta do peito, unidos por um fio que lhe passa entre os ombros, sendo que é aí que a trela prende.

o problema é que eu não posso apertá-lo demasiado, acaba sempre por ficar uma certa folga para ela conseguir andar bem, caso contrário prende-lhe os movimentos.

estou a ver que provavelmente devia investir num peitoral melhorzito como o que me mostrou, uma vez que parece bem mais seguro e desse já duvido muito que ela consiga safar-se :lol: e depois da esterilização, quando ela estiver recuperada, é ir tentando aos poucos a ver se algum dia a miúda se habitua!
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta jan 13, 2012 6:01 am

alguns nunca se habituam...o H. é um gato muito peculiar.... 8)

mas, quando viajam tem mesmo de ir de arnes pois tem de sair das transportadoras para estas serem revistadss e passarem nos RX e nunca nenhum o conseguiu tirar.
Responder

Voltar para “Gatos”