Caturra ferida

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
joaotiagofg
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: terça jan 10, 2012 6:45 pm

sexta jan 13, 2012 10:22 am

Em Agosto de 2011 arranjei esta caturra pela qual ouvi na altura dizer que se cortarmos um pouco das asas elas não voariam muito e seria mais fácil de domesticar, coisa que não consegui com esta.
Cortei as asas desta caturra e de outra, uns meses depois arranjei mais duas para criar casais, mas não cortei as asas delas. Agora estão a viver no viveiro exterior da minha casa, tenho pena das que cortei as asas que tentam voar muito e não conseguem, vão aos pouco.

Hoje de manhã vou dar de comer aos meus pássaros e quando deparo-me com algum sangue no chão, ainda pensei que fosse o gato que tivesse ido às rolas diamante, mas nada. Vou à parte das caturras quando vejo que a caturra que cortei as asas em Agosto de 2011 estava ferida, bué da sangue numa asa. Entrei com uma rede para apanhar e umas luvas para não me picar, abri a asa e estava com mais sangue, não sabia o que fazer e então com algodão e um pouco de betadine.

Não sei se volto a fazer o mesmo ou deixo a caturra se curar sozinha.

Preciso de ajuda.

Imagem

Imagem
vbat
Membro
Mensagens: 87
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm
Localização: Gata, Aves e Peixes.

sexta fev 03, 2012 5:52 pm

Boa tarde,pelo que dá para perceber a caturra estava a sangrar da asa,mas no inicio da asa,a parte que é visivel.Pois bem,essa parte é como se fosse uma veia, veia essa que é onde se recolhe sangue para fazer o teste de sexagem. é possivel que lhe tenha saido uma pena dai e provocado essa irrigação de sangue. Com o tempo acaba por curar e é rápido se ela não mexer. Mas caso queira dar uma ajuda poderá desinfectar com betadina misturado com água,pois se for só betadine é muito forte caso a ave vá com o bico.Espero ter ajudado.Boa sorte.
koelhinha7
Membro
Mensagens: 72
Registado: sexta jan 27, 2012 3:02 pm
Localização: caturras
yorkshire
rafeirinhas lindas
gato
periquitos

segunda fev 06, 2012 12:11 am

Olá a minha está na mesma e um criador disse-me que seria as penas encravadas ou seja, que as penas novas começaram a crescer enroladas e que ele só iria conseguir tirar com um x-acto mas como é obvio só quem percebe é que faz mas decidi não fazer e deixá-la assim a ver no que iria dar e ela já não sangra das assas.
<p>"Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento."</p>
<p>"Inveja &eacute; falta de capacidade"</p>
<p style="color: rgb(51, 51, 51); font-family: tahoma; font-size: 120%;"><strong>"A &uacute;nica recompensa que voc&ecirc; recebe depois de sofrer, &eacute; amadurecimento. Mais nada. A vida n&atilde;o mima ningu&eacute;m"</strong></p>
priscilafalcao
Membro Veterano
Mensagens: 433
Registado: sexta mai 16, 2003 5:47 am
Localização: Cão Rafeiro, Agapornis Roseicollis, Periquitos, Caturra

domingo fev 12, 2012 12:18 am

Aconteceu com minha caturra também, bem quando ele tentou voar e caiu da gaiola. Achei até que tinha quebrado a asa, mas reparei que era 1 pena só que estava parcialemente arrancada e sangrando. Consegui tirar a pena com uma tesourinha, pq estava incomodando a caturra, e limpei o ferimento com soro e polvidine, e ele ficou bem.
Responder

Voltar para “Aves”