Boa tarde a todos
Em primeiro lugar quero saudar todos os membros do forúm, já que é a minha primeira intervenção no mesmo.
Tenho aprendido imenso com as vossas experiências com os nossos amigos cães, o meu agradecimento por partilharem toda essa informação preciosa.
A minha questão é a seguinte:
Tenciono adquirir um Jack Russel Terrier, no entanto a minha dúvida é se ele se adaptará a viver num apartamento.
Li recentemente um livro específico em que é impensável ter-se um animal destes em apartamento, já que têm muita energia um instinto caçador, são agressivos, e são diíiceis de ensinar apesar de muito inteligentes.
Falei com criadores (criadores e não pseudo criadores) que me disseram que apesar de enérgicos, são excelentes cães de companhia, e se adaptam bem à vida em apartamento.
Tendo em conta que serei um dono responsável, gostaria de saber a vossa opinião.
Cumprimentos e obrigado
Jack Russel Terrier
Moderador: mcerqueira
Na minha opinião e possível desde que tenha muito tempo para lhe dar atenção e muito exercícios.
"Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais
nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem,
demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." <strong>CHARLES DARWIN</strong>
nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem,
demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." <strong>CHARLES DARWIN</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm
Na minha opinião todos os cães adaptam-se em apartamento desde que tenham exercício físico adequado tanto ao nível energético como à idade (no caso do JRT é muita, não só passeios para as necessidades) e treino, para os 'cansar psicologicamente'. Tudo depende se consegue dispensar horas do seu dia para o exercitar (por ser uma raça de caça o melhor até é jogos que o simulem como buscar uma bola e trazê-la). Se puder tê-lo a fazer algum tipo de actividade como agillity ainda melhor. Acrescento ainda que se puder inscrevê-lo numa escola de treino só tem a ganhar: para além de o ajudar a tê-lo em casa (seja regras de casa, obediência básica, etc) ainda gasta energias e sociabiliza com outros cães e pessoas. Win-win. 

-
- Registado: sexta jan 13, 2012 3:02 pm
Eu sei que a raça é rara, não existem muitos criadores em Portugal, pouca informação também,no entanto gostaria de saber a opinião de alguém que lide de perto com essa raça e se puder relatar a sua experiência, ficaria-lhe bastante grato.
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm
Tenho 2 ao pé de mim. Altissimo nivel de energia, precisam donos com conhecimentos e disponibilidade para muito exercicio, quanto ao temperamento, acho deliciosos, nada a apontar, talvez por terem ambos, donos à altura deste pequeno/grande cão.
-
- Registado: sexta jan 13, 2012 3:02 pm
Obrigado pelas dicas
E acrescento que a informação relativamente a este tipo de cães, ainda é pouca, no entanto e espero não estar a dizer nenhum asneira, cada vez mais os criadores tentam que este tipo de cão não exista apenas em quintas, mas também seja possível a convivência em apartamentos. Salvaguardando claro a enorme energia deste cão e conceder-lhe um treino adequado, e contribuir para a harmonia do lar.
Cumprimentos e bom fim de semana
E acrescento que a informação relativamente a este tipo de cães, ainda é pouca, no entanto e espero não estar a dizer nenhum asneira, cada vez mais os criadores tentam que este tipo de cão não exista apenas em quintas, mas também seja possível a convivência em apartamentos. Salvaguardando claro a enorme energia deste cão e conceder-lhe um treino adequado, e contribuir para a harmonia do lar.
Cumprimentos e bom fim de semana
A minha sogra tem uma cadela, a Minnie.
Honestamente e nao o quero influenciar até porque adoro esta raça, existem logo 2 contras grandes num apartamento:
o pulmão deste animal é algo de incrivel...nunca conheci uma raça tão electrica como esta...eu que tenho um westie e ela já é a pilhas então o JRT é ainda mais impressionante...
se me disser que tem grande parte do dia disponivel ainda acredito que ele se adapte muito bem.
O outro contra para mim é o pêlo agulha...apesar de ser curto e mais parece um fato de mergulho tal a densidade do pêlo, a verdade é que largam muito mas se tiver preparado para limpar...também se resolve...
aqui depende sempre um pouco do tipo de dono que somos...se temos tempo para o animal, para passeios, mesmo em casa puxar por ele a nivel mental...jogar as escondidas, o senta, deita, vai, fica, larga...
aproveito para mencionar que a pesar do JRT ser da minha sogra, sempre passei muito tempo com ela...alias, cheguei a ir buscá-la ao criador.
ps- uma raça com um sprint do melhor que há
Honestamente e nao o quero influenciar até porque adoro esta raça, existem logo 2 contras grandes num apartamento:
o pulmão deste animal é algo de incrivel...nunca conheci uma raça tão electrica como esta...eu que tenho um westie e ela já é a pilhas então o JRT é ainda mais impressionante...
se me disser que tem grande parte do dia disponivel ainda acredito que ele se adapte muito bem.
O outro contra para mim é o pêlo agulha...apesar de ser curto e mais parece um fato de mergulho tal a densidade do pêlo, a verdade é que largam muito mas se tiver preparado para limpar...também se resolve...

aqui depende sempre um pouco do tipo de dono que somos...se temos tempo para o animal, para passeios, mesmo em casa puxar por ele a nivel mental...jogar as escondidas, o senta, deita, vai, fica, larga...
aproveito para mencionar que a pesar do JRT ser da minha sogra, sempre passei muito tempo com ela...alias, cheguei a ir buscá-la ao criador.
ps- uma raça com um sprint do melhor que há

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2011 2:54 pm
Eu não tenho Jacks mas tenho Parsons, o que é praticamente a mesma coisa e só difere o tamanho.
Os meus Parsons vivem quase exclusivamente dentro de casa, são cães equilibrados, calmos e extremamente dedicados e brincalões. Têm pilhas duracell, é verdade, mas nada que uma boa dose de exercício e brincadeira não controlem. O que é preciso é ter mão neles e um terrier não é cão para qualquer pessoa, dentro ou fora de casa
Os meus Parsons vivem quase exclusivamente dentro de casa, são cães equilibrados, calmos e extremamente dedicados e brincalões. Têm pilhas duracell, é verdade, mas nada que uma boa dose de exercício e brincadeira não controlem. O que é preciso é ter mão neles e um terrier não é cão para qualquer pessoa, dentro ou fora de casa

Susana Lapa
Acho que o "problema" é mesma a resistência fisica e mental da raça...
Como referi, depende sempre muito do dono e neste caso do "forista".
Se sai de casa às 7 da manhã e só chega a casa às 7 da noite todos os dias...inicialmente julgo que vai ser bastante frustrante para o cachorro/cão.
Eu dou-lhe o meu exemplo com o Westie...devido às vacinas ainda não pode ir à rua a 100% e noto nele muita energia contida por estar sempre dentro de casa...mesmo com varanda, esta não lhe proporciona espaço livre suficiente.
Com o consentimento da veterinária, o melhor que lhe ofereci desde que está comigo, foi poder estar em casa da minha sogra, no jardim ao ar livre e a correr atrás do Jack Russel.
Como referi, depende sempre muito do dono e neste caso do "forista".
Se sai de casa às 7 da manhã e só chega a casa às 7 da noite todos os dias...inicialmente julgo que vai ser bastante frustrante para o cachorro/cão.
Eu dou-lhe o meu exemplo com o Westie...devido às vacinas ainda não pode ir à rua a 100% e noto nele muita energia contida por estar sempre dentro de casa...mesmo com varanda, esta não lhe proporciona espaço livre suficiente.
Com o consentimento da veterinária, o melhor que lhe ofereci desde que está comigo, foi poder estar em casa da minha sogra, no jardim ao ar livre e a correr atrás do Jack Russel.