Filhote com 30 dias de vida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
albino85
Registado: segunda jan 16, 2012 2:56 am

segunda jan 16, 2012 3:00 am

Olá, foi me doado um filhote nascido em 13/12/2011, peguei o mesmo hoje dia 15/01/2012.
Sei que pela data não é a data ideal para se adotar um filhote, que seria melhor coim 60 dias pela adaptação do filhote,porém o senhor que me doou nao poderia esperar mais para ficar com o filhote,mesmo porque todos os irmaos dele já tinham sido doados.

Gostaria de saber como eu posso ajudar para que o filhote se adapte melhor,que esse tempo pequeno de convivencia com outros cachorros nao faça diferença.
Desde já obrigado.
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

segunda jan 16, 2012 9:36 am

albino85 Escreveu:que esse tempo pequeno de convivencia com outros cachorros nao faça diferença.
Desde já obrigado.
Vai fazer sempre diferença e muita. Acho que as pessoas não têm bem noção do mal que faz levar assim cachorros para casa. Tudo o que fizer agora a esse cachorro vai ficar marcado para sempre na sua memória. Ainda não tem idade para ser sujeito a demasiados estimulos externos, mas também não pode ficar isolado do mundo. Para já proteja-o e habitue o cachorro a si, nesta altura aprendem com extraordinária facilidade, vai aprender bem o nome, a sentar, a utilizar o jornal para as necessidades. Se o começar já a treinar com uma trela leve, de gato, por exemplo, vai ter um cão que vai andar muitissimo bem à trela na rua. O importante é não lhe criar situações de medo nem o proteger em demasia e aos poucos vai levando o cachorro consigo à rua ( ao colo) para o habituar ao exterior e a tudo o que ele contém.
Se vai ser um cão equilibrado? Dificilmente, não conheço nenhum cachorro retirado da mãe demaiado cedo que não seja medroso, excessivamente dependente e eternamente "criança". Se é possivel contornar isso? Acho que não. Mas podemos dar o nosso melhor.

Esqueci o mais importante, pegue no seu cachorro e vá ao veterinário. Para além das desparasitações e vacinações vai ensinar a cuidar dele.
albino85

segunda jan 16, 2012 12:55 pm

Realmente eu imaginei isso...porém quando soube que o senhor estava doando eu iria pedir pra esperar mais 15 dias,porém ele ja havia doado todos os outros....

Eu irei fazer o possível,o cachorro ainda esta bem assustado mas esta se acostumando com o ambiente.
Levei ao veterinário,essa semana ainda ele deve tomar a segunda dose de vermifugo e se não me engano 15 dias depois começa a tomar as vacinas.

Eu tenho uma outra cachorra labrador, já com 13 anos de idade, nunca teve ninhada nenhuma, seria interessante aproximar os dois já ou não iria fazer diferença nenhuma na convivencia?
CharlieBrow
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 12:57 pm

Se ela está vacinada deve juntá-los sim.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jan 16, 2012 1:19 pm

Se vai ser um cão equilibrado? Dificilmente, não conheço nenhum cachorro retirado da mãe demaiado cedo que não seja medroso, excessivamente dependente e eternamente "criança". Se é possivel contornar isso? Acho que não. Mas podemos dar o nosso melhor.
olha o exagero, fresquinho :lol:
coitados dos cães e gatos driados á mão porque os progenitores desapareceram ou morreram :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
albino85

segunda jan 16, 2012 1:27 pm

Uma ultima duvida quanto a hierarquia e obediencia, ele poderá ser adestrado normalmente? E em relação a hierarquia,nessa idade ele ja tem noção ou tera de ser feito algum trabalho perante a isso tambem?
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda jan 16, 2012 1:29 pm

Charlie2 Escreveu: olha o exagero, fresquinho :lol:
coitados dos cães e gatos driados á mão porque os progenitores desapareceram ou morreram :lol:
Por acaso todos os gatos que conheço que foram criados à mão têm um feitio execrável, talvez por não terem levado na corneta das mães quando eram pequenos ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
CharlieBrow
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 1:35 pm

Charlie2 Escreveu:
olha o exagero, fresquinho :lol:
Garanto-lhe que não são equilibrados.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jan 16, 2012 1:43 pm

albino85 Escreveu:Uma ultima duvida quanto a hierarquia e obediencia, ele poderá ser adestrado normalmente? E em relação a hierarquia,nessa idade ele ja tem noção ou tera de ser feito algum trabalho perante a isso tambem?
Claro que terá de fazer todo o trabalho de educação que compete aos donos.

Se a sua cadela o aceitar (e eu juntá-lo-ia já com ela), ensinar-lhe-á muito do que um cão precisa de aprender com a mãe. No entanto, mesmo assim falta a outra parte da socialização: a ninhada, que também tem um papel importante.

Espero que corra tudo tão bem quanto possível.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jan 16, 2012 2:24 pm

Babaorum Escreveu:
Charlie2 Escreveu: olha o exagero, fresquinho :lol:
Por acaso todos os gatos que conheço que foram criados à mão têm um feitio execrável, talvez por não terem levado na corneta das mães quando eram pequenos ...
eu conheço vários exemplos do contrário, mas lá está, quem o fez criou-os o mais á semelhança possível do que faria a mãe, não os encheu de mimos nem super-protegeu, e deu.lhes os devidos «chega para lá» quando necessário. Agora acredito que a maior parte das pessoas não resista a super-proteger os animais, esquecendo-se que na natureza e mesmo nas ruas, nem os progenitores o fazem, e os catraios aos dois meses e picos estão a começar a levar exotanços e «vê lá se te mancas que já não és bebé» daí que naturalmente fiquem com um feitio alterado :wink: Agora não haver UM exemplo, calma aí... :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jan 16, 2012 2:41 pm

albino85 Escreveu:Eu tenho uma outra cachorra labrador, já com 13 anos de idade, nunca teve ninhada nenhuma, seria interessante aproximar os dois já ou não iria fazer diferença nenhuma na convivencia?
Se a sua cadela tem uma boa linguagem canina deve juntá-los já!!! Quando digo isto o que quero dizer?! Uma cadela que raramente recorre a linguagem agressiva para resolver conflitos com outros cães, que quando os outros o fazem ela encontra uma forma de os apaziguar e resolver a disputa sem brigas... se a cadela é assim então certamente terá uma boa linguagem canina e poderá passá-la ao novo membro da familia.
Realmente é como o Charlie2 diz, o seu cão não é uma tela em branco é uma tela com uns gatafunhos sujos que quer transformar numa pintura agradável, é mais dificil do que em branco, mas se se esforçar estou convencido que terá um cão mais equilibrado que muita gente que leva um cão com 8 semanas para casa, por não têm noção da importância disto como você tem.
LEVE O SEU CÃO AO COLO CONSIGO PARA O MAIOR NÚMERO DE SITIOS QUE CONSEGUIR, COM BARULHOS, COM OUTROS ANIMAIS, COM OUTROS CÃES, O MAIS QUE CONSEGUiR, SE FOR UMA COISA ASSUSTADORA PARA ELE (coisa que deve perceber pela linguagm corporal dele) DEVE ASSOCIAR A UMA COISA BOA (uma recompensa muito apreciada). NÃO ESPERA PELAS VACINAS!!!! MAS NÃO PONHA O CÃO NO CHÃO FORA DE CASA, ATÉ COMPLETAR AS VACINAS!

Em relação à dominância ou hierarquia... lá vou eu começar uma enciclopédia de posts... esqueça a hierarquia pela imposição e pela ameaça! Você tem o controlo sobre todos os recursos valiosos do seu cão, comida, acesso à rua, acesso a outros cães, acesso à atenção e carinho, acesso ao conforto, etc. Por isso apenas o que tem de fazer é mostrar-lhe que sempre que ele se comporta adequadamente tem acesso ao recurso que quer e sempre que não se comporta adequadamente o acesso é-lhe retirado...ele vai perceber rapidamente que sempre que você está agradado ele ganha com isso!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”