Apelo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
se tivermos em conta q o açaime serve para proteger os q rodeiam o cão de qq eventualidade, pq obrigar o seu uso apenas aos pp's. temos medo de um rott sem açaime mas nao temos de um PA?
na minha opinião é esta diferenciação extremada que leva a sociedade a manter/aumentar o estigma pelos pp's.
na minha opinião é esta diferenciação extremada que leva a sociedade a manter/aumentar o estigma pelos pp's.
Ou seja, os cães grandes são feras e as pessoas têm razão para se sentirem inseguras… e já agora as pessoas mal vestidas também deviam andar algemadas, porque podem ser ladrões. Vamos validar todos os preconceitos da sociedade com leis, é isso? Tem um PP, não é? E quer alargar o estigma a todos os cães de grande porte? Tem muita lógica, temteresa1978 Escreveu:se tivermos em conta q o açaime serve para proteger os q rodeiam o cão de qq eventualidade, pq obrigar o seu uso apenas aos pp's. temos medo de um rott sem açaime mas nao temos de um PA?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
É o que me lembro de já ter visto aqui no forum0, há algum tempo, já me foi dito por uma professora que ensina assunto realcionados com maneio e contenção de animais e foi o que me pareceu da última vez que tinha lido a lei. Agora que voltei a reler, apercebi-me que todos os animasi são obrigados a estar açaimados e a não ser que estejam a ser conduzidos por uma trela ou outras circunstancias também previstas na lei.Acena Escreveu:joana_boris Escreveu:Qualquer cão, quando na via pública, tem que se fazer acompanhar por trela e açaime, penso eu. Pelo menos é a minha leitura do que está escrito na lei e já me foi dito também por outras pessoas que lidam com estas questões.
Sendo assim, não serão apenas os pps que devem andar açaimados, mas todos os cães, sendo que os pps têm outras trestrições quanto ao tamanho da trela a utilizar e a idade do detentor. Corrijam-me se não for assim.
É que, assim sendo, não faz sentido estar a discutir o retirar da obrigação de utilização de açaime nos pps, porque todos os cães têm que o usar.A Joana tem cães?
Peço desculpa pelo erro, eu própria pedi para ser corrigida em caso de estar errada.
Quanto à insinuação acima, não percebo bem o que é que eu disse que me invalide de ter cães ou qualquer outro animal. Como referi, há quem os tenha e trabalhe com eles todos os dias e que me transmitiu essa mesma informação.
Peço novamente desculpa pelo engano. Que continue a discussão, que está a ser extremamente interessante.
Exacto. Isso e o jornalismo de tablóide, que acirra o preconceito.teresa1978 Escreveu:se tivermos em conta q o açaime serve para proteger os q rodeiam o cão de qq eventualidade, pq obrigar o seu uso apenas aos pp's. temos medo de um rott sem açaime mas nao temos de um PA?
Na minha opinião, o que tem faltado até agora é uma fiscalização eficaz e campanhas maciças de informação do público e demistificação sobre os "potencialmente perigosos", expressão de todo injusta. Tal como tem sido utilizada, até parece que mais nenhum cão pode ser perigoso...
Mas é só a minha opinião, claro.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Não é insinuação nenhuma, simplesmente penso que os detentores de cães devem conhecer a legislação que lhes diz respeito e tinha ideia que a Joana_boris estava dentro do assunto, daí a minha admiração. Ainda mais admirada fico por dizer que há pessoas que trabalham com cães a dar essa informação, a ser assim é mesmo vergonhoso. Será que não tem percebido mal?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Não percebi mal não, Acena, esta informação foi dada para uma plateia com mais de 100 pessoas. Na altura também fiquei admirada, porque a versão que eu tinha também era a de que os cães devem ser passeados de trela, e quando sem esta, açaime. Porque em relação a este assunto há muita desinformação. As pessoas não sabem ler os decretos lei, que têm virgulas e "e"s e "ou"s que mudam o sentido das frases. A mim já me deram informações contraditórias algumas vezes, a última versão que tinah era esta, como foi dada por uma pessoa que tem vários cães, trabalha com animais e dá aulas sobre como lidar com eles, confiei. Também já tinha lido o decreto há algum tempo e tinha ficado com esta ideia, de que eram obrigatorios os dois. Hoje voltei a ver e constatei que não seria assim.
É claro que todas as pessoas que têm cães devem estar ao corrente dos decretos relacionados com os mesmos, mas neste caso, até os agentes da autoridade desinformam os cidadãos e passam raspanetesa pessoas com animaisque não pertencem a raças pp e que passeiam os cães com trela mas sem açaime.
Faço os possíveis para me menter informada e gosto de ter os meus animais conforme a lei, acho que é importante que todos o façam para bem dos mesmos e para que se faça passar uma boa imagem de quem tem cães (ou outros animais). Lamento o mal entendido.
É claro que todas as pessoas que têm cães devem estar ao corrente dos decretos relacionados com os mesmos, mas neste caso, até os agentes da autoridade desinformam os cidadãos e passam raspanetesa pessoas com animaisque não pertencem a raças pp e que passeiam os cães com trela mas sem açaime.
Faço os possíveis para me menter informada e gosto de ter os meus animais conforme a lei, acho que é importante que todos o façam para bem dos mesmos e para que se faça passar uma boa imagem de quem tem cães (ou outros animais). Lamento o mal entendido.
AST88 percebo o seu ponto de vista e concordo que a popularidade estraga a raça. No entanto o boy está pouco preocupado com a lei, não é o boy que se vê limitado pela lei, são os donos cumpridores e acima de tudo, os seus próprios animais. O mesmo para a criadeirice desenfreada.
Diz que apoia a lei tal como está, no entanto admite nem sempre usa açaime na via pública, admito que isso me faz confusão.
Diz que apoia a lei tal como está, no entanto admite nem sempre usa açaime na via pública, admito que isso me faz confusão.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Euca, não lhe posso indicar o tópico porque não houve.
Aqui, era na terra, não no fórum.Tratou-se de um pincher que entrou em luta com um rafeiro um bocado maior.
Alguns cães pequeninhos tem a mania que são grandes...
Aqui, era na terra, não no fórum.Tratou-se de um pincher que entrou em luta com um rafeiro um bocado maior.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Faz parte, aisd. A raça pequinês, também é pequena, mas dominante.aisd Escreveu:Euca, não lhe posso indicar o tópico porque não houve.
A minha cadela pequinês, a Picolina, atira-se a qualquer cão. Seja que raça for! Por exemplo, numa das sessões de treino na escola canina, quando chegou o rottweiler, ela foi a primeira a ladrar desenfreadamente e a atirar-se a ele.
Só não fiquei sem cadela nessa altura, porque a puxei a tempo, que o rottweiler ainda tinha pouca sociabilização, e ia agarrá-la, felizmente, fui mais rápido.

Eu não posso ir com ela à rua sem andar a puxá-la cada vez que passo por um cão!
Como dizia o treinador da escola:
Não é defeito, é feitio!

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
Petsite do Zeus:
A lei é de rir mesmo....
Açaime só causa ansiedade, frustração e potencia muito mais a agressividade nos cães.
A castração é outra de rir, é que antes da lei tinha-se noção da quantidade de cães que existiam, onde estavam e com quem estavam. Se já havia criadeirice e pessoas a estragar a raça, agora com a lei actual e com todas as suas imposições é lógico que ainda mais há. Deixou de haver oferta com qualidade (para algumas raças) e passou a haver mais do género "pitttt bull puríssimo 100€" no OLX.
Um dono de um AST que concorda com a lei actual , que me desculpe mas é no mínimo triste (sem ofensa).
Porque quem paga são os donos responsáveis, ou acham que a polícia vai fiscalizar os bairros sociais? Não me parece...
Quem criava cães para fins ilegais continuará a fazê-lo porque NÃO HÁ fiscalização.
É uma luta triste e diária que nós donos temos que enfrentar, não só a nível judicial mas também a nível social. Chateia-me e entristece-me não poder estar descansado com o meu cão na rua porque tenho que levar com a ignorância de um povo triste o dia todo.
Vamos educar e não discriminar.
Açaime só causa ansiedade, frustração e potencia muito mais a agressividade nos cães.
A castração é outra de rir, é que antes da lei tinha-se noção da quantidade de cães que existiam, onde estavam e com quem estavam. Se já havia criadeirice e pessoas a estragar a raça, agora com a lei actual e com todas as suas imposições é lógico que ainda mais há. Deixou de haver oferta com qualidade (para algumas raças) e passou a haver mais do género "pitttt bull puríssimo 100€" no OLX.
Um dono de um AST que concorda com a lei actual , que me desculpe mas é no mínimo triste (sem ofensa).
Porque quem paga são os donos responsáveis, ou acham que a polícia vai fiscalizar os bairros sociais? Não me parece...
Quem criava cães para fins ilegais continuará a fazê-lo porque NÃO HÁ fiscalização.
É uma luta triste e diária que nós donos temos que enfrentar, não só a nível judicial mas também a nível social. Chateia-me e entristece-me não poder estar descansado com o meu cão na rua porque tenho que levar com a ignorância de um povo triste o dia todo.
Vamos educar e não discriminar.
-
- Membro Veterano
com a lei ainda EU posso, considero a injusta em algumas coisas, mas cumpro-a. agora o estigma, o preconceito e a ignorancia de grande parte da sociedade especialmente de alguns vizinhos e q me custa. tenho medo... mas pelo cao...
-
- Membro Veterano
AST88 Escreveu: É porque a criação destas raças tem que ser em canis homologados pela DGV? eu acho bem!... e ninhadas registadas...
que pelos vistos não está facil para alguns criadores... por isso proliferam os criadeiros...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Percebo perfeitamente o RottZeus porque durante anos a fio fui a nada orgulhosa dona de uma Cocker Spaniel "mortal".
Acima de tudo o que me custa aceitar é que em casos de agressões graves as penas não sejam muito mais pesadas para os donos, para mim os primeiros responsáveis. E sem olhar a raças.

Acima de tudo o que me custa aceitar é que em casos de agressões graves as penas não sejam muito mais pesadas para os donos, para mim os primeiros responsáveis. E sem olhar a raças.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Um aumento significativo das penas em casos de ataques graves fora da propriedade do dono, ia ajudar e muito, a reduzir a procura de cães "PPs" por parte de donos irresponsáveis.
Pelo menos eu penso assim, também pode ser que não funcione, mas duvido que o tal "boy" que gosta de andar com o cão solto e sem açaime, ia pensar duas vezes antes de infringir tanta lei.
WaterMonitor, mas por vezes tornava-se engraçado ver a coragem dos pequeninos, e pensar "bem, se o outro boceja, abocanha-te a cabeça toda, sem querer, e tu aí armada em gringa!" ahahahah

Pelo menos eu penso assim, também pode ser que não funcione, mas duvido que o tal "boy" que gosta de andar com o cão solto e sem açaime, ia pensar duas vezes antes de infringir tanta lei.

WaterMonitor, mas por vezes tornava-se engraçado ver a coragem dos pequeninos, e pensar "bem, se o outro boceja, abocanha-te a cabeça toda, sem querer, e tu aí armada em gringa!" ahahahah

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
Petsite do Zeus:
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
RottZeus,
A minha cadela não tinha muita graça porque era efectivamente desiquilibrada e de uma agressividade sem limites. Algumas das pessoas que por aqui andam sabem perfeitamente, porque são muito experientes nestas coisas de cães, ao que me refiro quando escrevo "... tive uma Cocker Spaniel mortal".
Era perigosa. Sem dúvida e sem exagero. Mas durante quase 18 anos as únicas pessoas mordidas ou vítimas de tentativas de agressão foram as da família ou o pobre e sofredor veterinário. Porque sempre, sempre tivemos imenso cuidado com ela fora de casa. Sabiamos o que tinhamos e o próximo não tinha que ser vitima disso.
A minha cadela não tinha muita graça porque era efectivamente desiquilibrada e de uma agressividade sem limites. Algumas das pessoas que por aqui andam sabem perfeitamente, porque são muito experientes nestas coisas de cães, ao que me refiro quando escrevo "... tive uma Cocker Spaniel mortal".
Era perigosa. Sem dúvida e sem exagero. Mas durante quase 18 anos as únicas pessoas mordidas ou vítimas de tentativas de agressão foram as da família ou o pobre e sofredor veterinário. Porque sempre, sempre tivemos imenso cuidado com ela fora de casa. Sabiamos o que tinhamos e o próximo não tinha que ser vitima disso.