Alguma ajuda :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 15, 2012 11:14 pm

Olá a todos,

Bem, eu tenho uma rafeira alentejana com 3 meses, e como todos os cachorros tem a mania de se empinar as pernas de toda a gente incluindo as minhas, claro....
Estou farta de tentar ensinar que as patas é no chão, mas parece não surgir muito efeito, ela fica tão contente quando me ve que me suja as calças todos os dias :D e a todas as horas.
Algum conselho? É que qualquer dia esta enorme e depois deita a gente ao chão.

Muito obrigado

Alexandra
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

domingo jan 15, 2012 11:29 pm

Com 3 meses já é altura da cadela saber que não, é não.

Vá insistindo, cada vez que ela tentar subir para as suas pernas para a cumprimentar, dê um passo rápido para trás ou para os lados e diga "não!".

Com o tempo ela começa a associar o não à ação, e deixa de meter as patas nas suas calças, ao chegar a casa.

Com o rafeiro e com a pequinês que aqui tenho, já dá resultado. O rott está a começar a aprender isso, mas também já leva o não, por isso não deve chegar a habituar-se ;)

Se houver algum user que saiba algum truque mais eficaz, melhor ;)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jan 16, 2012 11:09 am

A par do "Não", pode erguer um joelho, de modo a que ela embata nele quando se atirar. Nenhum cão gosta disso e todos aprendem rapidamente a evitá-lo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda jan 16, 2012 11:46 am

Floripes2 Escreveu:A par do "Não", pode erguer um joelho, de modo a que ela embata nele quando se atirar. Nenhum cão gosta disso e todos aprendem rapidamente a evitá-lo.
:wink: boa tecnica!
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

segunda jan 16, 2012 12:17 pm

Floripes2 Escreveu:A par do "Não", pode erguer um joelho, de modo a que ela embata nele quando se atirar. Nenhum cão gosta disso e todos aprendem rapidamente a evitá-lo.
Realmente é melhor técnica do que a que eu uso, porém para mim teve o mesmo efeito.

Se bem que avaliando, a minha técnica, em alguns casos, poderá ser levada como "querer brincar".

Sugiro que use a técnica que o user Floripes2 recomenda, que também me parece ser mais eficaz ;) vou testar no Zeus, quando ele começar com esse "truque". :)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jan 16, 2012 2:50 pm

Alex Escreveu:Olá a todos,

Bem, eu tenho uma rafeira alentejana com 3 meses, e como todos os cachorros tem a mania de se empinar as pernas de toda a gente incluindo as minhas, claro....
Estou farta de tentar ensinar que as patas é no chão, mas parece não surgir muito efeito, ela fica tão contente quando me ve que me suja as calças todos os dias :D e a todas as horas.
Algum conselho? É que qualquer dia esta enorme e depois deita a gente ao chão.

Muito obrigado

Alexandra
Antes de dar joelhadas na cadela perceba que ela se empina porque quer chegar às suas mãos e cara... para a cumprimentar como os cães fazem uns com os outros, ela paenas tem de saber que no caso dos humanos nós gostamos de nos cumprimentar de outra forma...

Vá ter com ela e faça o que o rottzeus recomendou, ignore os saltos e evite-os...assim que a cadela tiver as quatro patas no chão dê-lhe atenção, que é isso que ela procura! Assim ela percebe que ficando no chão é forma mais rápida de ter acesso ao que ela quer...atenção e carinho!

Claro que se o cão tiver muito pouco estimulado, passar muito tempo sozinho e vir poucas pessoas no dia-a-dia é praticamente impossivel evitar que fique com problemas de falta de controlo de euforia...é um acontecimento tão importante para ela que não consegue acalmar-se o suficiente para aprender seja o que for!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda jan 16, 2012 4:15 pm

doglover80 Escreveu:Antes de dar joelhadas na cadela ...
Não se trata de dar joelhadas, Doglover. Trata-se de interpor momentaneamente um obstáculo, apenas e somente.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jan 16, 2012 4:36 pm

Para mim não é dizer "não" nem dar joelhadas, é simplesmente pedir um "senta" ao cão quando entramos em casa ou quando recebemos visitas. O cão vai perceber que só terá atenção (festinhas, etc) quando tem as 4 patas no chão. Mas isso tem que ser treinado por todos: pelos donos, pelas pessoas na rua que o cumprimentam e pelas pessoas que vão a casa. O ideal, caso isso aconteça, é aplicar isso também à campainha, se o cão mostrar um comportamento de grande excitação temos que o ensinar a ficar sossegado quando a campainha toca.

É isto que eu treino com o meu cão :)

Sara
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

segunda jan 16, 2012 4:38 pm

É verdade ... esta técnica é "fabulástica". :D :D Quando a Xiquinha ainda estava em hotel, de cada vez que a ia visitar era uma doideira da parte dela com pulos e mais pulos de tal forma que uma vez fiquei a deitar sangue do nariz. :cry: :cry:

Passei a usar esta técnica e ... resultou. :D :D

Agora que a adoptei e apesar dos pulos serem muito menores do que quando estava no hotel, ainda existem pelo que, continuo a utilizar esta técnica. Continua a resultar. :D :D :D
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

segunda jan 16, 2012 4:46 pm

doglover80 Escreveu:
Antes de dar joelhadas na cadela perceba que ela se empina porque quer chegar às suas mãos e cara... para a cumprimentar como os cães fazem uns com os outros, ela paenas tem de saber que no caso dos humanos nós gostamos de nos cumprimentar de outra forma...

Vá ter com ela e faça o que o rottzeus recomendou, ignore os saltos e evite-os...assim que a cadela tiver as quatro patas no chão dê-lhe atenção, que é isso que ela procura! Assim ela percebe que ficando no chão é forma mais rápida de ter acesso ao que ela quer...atenção e carinho!

Claro que se o cão tiver muito pouco estimulado, passar muito tempo sozinho e vir poucas pessoas no dia-a-dia é praticamente impossivel evitar que fique com problemas de falta de controlo de euforia...é um acontecimento tão importante para ela que não consegue acalmar-se o suficiente para aprender seja o que for!
x2
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Alex
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 16, 2012 6:19 pm

Olá

Acho que a tecnica de evitar, conjugada com um NÂO funciona, hoje já se portou algo melhor...
Ela esta o dia todo entretida com o epagnol que é doido de todo, quando eu saio à rua de manhã, já andam à solta, de modos que é o cumprimento matinal :D

Obrigado pelas dicas

Alexandra
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jan 17, 2012 4:18 pm

Tem mais sorte que eu, com a minha nada funciona na hora da "panca pós alimentação".

É como se o simples facto de ter comido (muitas vezes ter fingido que come) lhe desse fogo no rabo. :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”