Bom dia,
alguém tem dicas para me ajudar a treinar a minha cadela a andar ao pé de mim quando está sem trela? Gostava de 2 coisas:
1. Ensinar-lhe o comando "junto", para andar junto a mim, mesmo sem trela.
2. Quando lhe der ordem para andar à vontade, para ela ir dar uma corrida (em zonas sem perigo), quero que ela tome atenção onde eu estou e não se afaste muito nem me perca de vista.
Nos últimos dias, quando a solto na praia, ela vai á vida dela e não me liga nenhuma nem olha para onde eu vou. De vez em quando mudo de direcção a ver se ela apanha um susto e começa a tomar mais atenção onde estou. Uma dessas vezes apanhei eu o susto, quando ela não me viu e começou a correr na direcção oposta...
Alguém tem dicas de como a ensinar? Na "escola para cães" tentamos que ela ande atrás da mão cheia de biscoitinhos, e no livro da Jan Fennel temos nós de ser os líderes. De momento não está a funcionar muito bem. Ideias? Como treinam os vossos cães?
Obrigada.
Como treinar para andar junto ao dono sem trela?
Moderador: mcerqueira
Eu diria que tem de ter muita paciência e recompensar quando o cão fizer o que espera dele, mas se já anda na escola e até tem um livro da Jan Fennel.... Não chega? Eu não treino o meu cão. A única coisa que ele obedece é senta e ao assobio, para mim chega perfeitamente. Como é que consegui? Cada vez que assobiava tinha um presente à espera... Cada vez que sentava levava outro presenteLourenca Escreveu:Bom dia,
alguém tem dicas para me ajudar a treinar a minha cadela a andar ao pé de mim quando está sem trela? Gostava de 2 coisas:
2. Quando lhe der ordem para andar à vontade, para ela ir dar uma corrida (em zonas sem perigo), quero que ela tome atenção onde eu estou e não se afaste muito nem me perca de vista.
Nos últimos dias, quando a solto na praia, ela vai á vida dela e não me liga nenhuma nem olha para onde eu vou. De vez em quando mudo de direcção a ver se ela apanha um susto e começa a tomar mais atenção onde estou. Uma dessas vezes apanhei eu o susto, quando ela não me viu e começou a correr na direcção oposta...
Alguém tem dicas de como a ensinar? Na "escola para cães" tentamos que ela ande atrás da mão cheia de biscoitinhos, e no livro da Jan Fennel temos nós de ser os líderes. De momento não está a funcionar muito bem. Ideias? Como treinam os vossos cães?
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Não vai ter um cão que ande junto sem trela passeios inteiros... é uma espectativa irrealista.Lourenca Escreveu:Bom dia,
Obrigada.
Pode ter um cão que ande bem à trela e que quando o solta em zonas remotas ele vem independentemente das distracções.
Faça esta sequência e veja se resulta... é do melhor livro de treino de cães que li até agora "Control Unleashed", e é sobre exactamente esse tipo de cães.
1- Não faça do andar solto um grande alarido, não dê um ordem efusiva para libertar o cão, diga muito calmamente que pode ir correr.
2- Faça inicialmente em sitios vedados com tamanho reduzido, porque nesses a dificuldade é menor e depois quando já estiver tudo controlado vá para sitios abertos.
3- Solta o cão calmamente com um "ok" baixinho, o cão sai a correr e lá anda na sua vida. Você prepara umas recompensas apetitosas que trouxe escondidas no bolso e que ele não sabe que você as tem (é muito importante que o cão nunca saiba se nós temos ou não recompensas até nós recompensarmos).
Quando ele vier na sua direcção clica e recompensa (com clicar quero dizer marcar o comportamento, com uma palavra, com um apito, com um clicker, etc.). A recompensa em vez de a dar na mão atira-a para o chão para junto dos seus pés e ainda quando ele estiver a comer as recompensas (3 ou 4 pedaços) diz-lhe novamente "ok", segundo a autora é muito importante dar ordem para a liberdade de movimentos antes do cão pensar nisso.
Se o cão em vez de ir ficar a olhar para si clica e recompensa, se o cão for mas der meia volta para junto de si clica e recompensa, deixa-o andar uns tempos a decidir vir para junto de si sozinho e a não querer sair de junto de si mesmo com distracções... quando ele já estiver a fazer isto bem num espaço fechado faça-o num espaço aberto e depois com distracções... se houver distracções e ele estiver a ignorá-las para estar a olhar para si atrase uns segundos a entrega das recompensas... para aumentar a capacidade de ignorar outras coisas de interesse.
Quando já fizer isto bem, ou seja não sair de junto de si ou repetidamente voltar e não se afastar muito, comece a dar ordem para vir, use uma palavra nova e não a que usou até agora... e fica com a chamada treinada...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Eu vi sempre muitos cães que andaram toda a vida atrás dos donos sem trela e não precisavam. Toda a vida, lei á parte, não estou a dizer se é da lei ou não.
Não é para a toda a gente nem para todos os locais mas conheço cães que funcionam assim.
Como é que foram ensinados ? Os donos estão 24 h por dia com eles
E els tem um forte sentimento de submissão ao dono.
Não é para a toda a gente nem para todos os locais mas conheço cães que funcionam assim.
Como é que foram ensinados ? Os donos estão 24 h por dia com eles

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Essas pessoas, e conheço muitas na minha terra, não ensinaram os cães, andam com eles sempre porque podem fazê-lo, essas pessoas não precisam de ensinar os cães a andar junto sem trela, o interesse pelo ambiente à volta é tão diminuto que não é preciso. Porquê? Porque quanto mais o cão pode investigar o mundo menos interesse o mundo tem, já conhece os cheiros, os barulhos, os recantos, os gatos, os cavalos, as cabras, tudo! Fica ao pé do dono calmamente porque já não merece a pena ir investigar algo que já está careca de conhecer, são assim todos os cães dos pastores, dos velhotes dos bancos de jardim, dos individuos de etnia cigana, etc.sasquatch Escreveu:Eu vi sempre muitos cães que andaram toda a vida atrás dos donos sem trela e não precisavam. Toda a vida, lei á parte, não estou a dizer se é da lei ou não.
Como é que foram ensinados ? Os donos estão 24 h por dia com elesE els tem um forte sentimento de submissão ao dono.
É necessário treinar um cão que não pode andar na rua com esta frequência, porque esse, por limitações de horário do dono, vai achar interessante todas as pequenas coisinhas que acontecem na rua e vai distrair-se com elas, vai esquecer o mundo à sua volta, porque o tempo que tem para o fazer é muito limitado, esse cão tem de ter a chamada treinada senão vai andar completamente fora de controlo.
O Eric Letender como muitos outros que escrevem na net acerca de treino de cães, escreve sobre vários assuntos, mas um especialmente importante é o de que 90% dos problemas de comportamento se resolvem com uma quantidade de exercicio e estimulação diarias adequadas e é isso que essas pessoas fazem sem nunca suspeitarem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Excelente explicação!
Nunca tinha pensado sobre o assunto, mas como vivo no campo, vejo diariamente imensos desses cães de pastor, de idosos, de agricultores, que os seguem para todo o lado sem fazerem uma asneira, sem se meterem num sarilho, sem ligarem a mínima ao que os rodeia.
Nunca tinha pensado sobre o assunto, mas como vivo no campo, vejo diariamente imensos desses cães de pastor, de idosos, de agricultores, que os seguem para todo o lado sem fazerem uma asneira, sem se meterem num sarilho, sem ligarem a mínima ao que os rodeia.
Obrigada pelas sugestões acima.
Eu não quero que a cadela ande sempre nos meus calcanhares.
Realmente é uma cadela de cidade, que não anda à solta o dia todo, e gosto que dê a sua corrida à vontade. Mas preciso que não se afaste demasiado, caso contrário nem me ouve quando a chamo nem a consigo apanhar se começa a correr a procurar-me na direcção errada. Um cão destes quando repara que não sabe onde está o dono entra em pânico e acaba por se pôr em perigo. Quero que repare para onde vou e fique à distância de um assobio.
Tenho de começar a sair com o saquinho das recompensas e a seguir as sugestões.
Eu não quero que a cadela ande sempre nos meus calcanhares.

Tenho de começar a sair com o saquinho das recompensas e a seguir as sugestões.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm
Isto acontece igualmente com cães de cidade que são de idosos e passam os dias ao lado dos seus donos. O mal dos cães é estarem sózinhos sem nada para fazer horas seguidas e as poucas horas que passam com os donos são tão chatas e ausentes de prazer que acabam por ser quase iguais para o cão.WaterMonitor Escreveu:Excelente explicação!
Sejamos realistas, a maioria dos cães leva uma vida absolutamente entediosa.
Pois leva. Mas numa cidade a opção de deixar o cão a vadiar na rua o dia todo para se entreter, ou despachá-lo para um canil porque tem uma vida chata, ou deixar de trabalhar para lhe fazer companhia não são boas opções, pelo que o melhor que se pode fazer depois do dia de 8h sem fazer nenhum é levá-lo a passear e entretê-lo o melhor possível... Mas há pouco tempo estive num país asiático onde os cães eram livres de fazer o que muito bem entendessem, e a maior parte deles estava enroscado a dormir à porta da casa do dono.
Há 20 anos atrás o meu fartava-se de passear sozinho, esta agora vai passear umas 4 vezes ao dia e solto-a na praia. Quero é que volte quando a chamo e não se enfie debaixo de um carro por entrar em pânico quando não sabe onde estou...
Há 20 anos atrás o meu fartava-se de passear sozinho, esta agora vai passear umas 4 vezes ao dia e solto-a na praia. Quero é que volte quando a chamo e não se enfie debaixo de um carro por entrar em pânico quando não sabe onde estou...