adoptei um rott adulto e agora?
Moderador: mcerqueira
mas tens de o ajudar...
vai dar uma volta com ele de carro para ele deixar de associar o carro ao abandono.
se ele começar a perceber que vai de carro mas volta a casa e que so vao brincar ele vai recuperar.
tenta isso durante umas semaninhas e dps diz-me algo sim?
vai dar uma volta com ele de carro para ele deixar de associar o carro ao abandono.
se ele começar a perceber que vai de carro mas volta a casa e que so vao brincar ele vai recuperar.
tenta isso durante umas semaninhas e dps diz-me algo sim?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Olá teresa1978! Deixe-me salvaguardar, antes de mais, que não tenho particular experiência com adopção de cães adultos já adultos mas vou, mesmo assim, dar a minha opinião, dentro do que me é possível.teresa1978 Escreveu:Olá a todos. Recentemente tive de mandar abater o meu pastor alemão e decidi adoptar outro cão. Acabei por me apaixonar por um rott lá no canil e esquecer os preconceitos contra as chamadas raças perigosas. No entanto, nunca tive um rottweiler, ainda para mais adulto, e embora ele peça festas constantemente e obedeça às ordens simples, ontem, quando tentei tirá-lo do carro para a 1ª consulta no vet (era de noite e tenho o cão há 1 semana, embora o tenha visitado 5 vezes no canil), rosnou-me (a mim e ao meu marido). Nada de grave, sem mostrar os dentes, mas fiquei assustada, é q eu peso menos do que eleJá reparei que ele faz alguns ruídos mas não está rosnar, mas ontem rosnou mesmo, quando eu, calmamente, mas insistentemente, o tentava fazer sair do carro.
Não quero ter medo do cão, pq gosto dele e não quero voltar a vê-lo no canil, mas também não quero ter medo do meu animal de estimação. As minhas duvidas surgem porque ele já é adulto.
Obrigada a todos.
Acho que antes de mais está de parabéns pelo acto de adoptar um cão dessa idade tal como da raça que é! Mas tem toda a razão quando diz que não quer ter medo do seu próprio cão. Se o adoptou é porque, por algum motivo, gostou dele e quer o melhor para ele. Mas veja as coisas ao contrário. Um cão que veio do canil, que está numa casa nova, com pessoas que ainda está a conhecer, num ambiente que não é o dele. Também ele se sentirá, possivelmente, inseguro. Acho que o primeiro passo para prevenir este tipo de situações é conquistar a confiança dele. Conheço-lo bem, dar-se a conhecer ao próprio cão. Isto implica, claro, respeitar o espaço dele e o tempo dele. Ou seja, ele pode ainda não confiar em si ao ponto de ir consigo alegremente para um sítio que desconhece e que, por isso, o pode assustar. Há sempre que ter em conta o historial do cão, mas na situação que descreve parece-me ser mais um caso de medo do que de agressão. Como se o cão ao rosnar quisesse dizer "epá deixa-me lá aqui sossegado!"
Para o caso de ser algo mais sério do que depreendi das suas palavras deixo-lhe aqui um vídeo do treino de um cão que se manifesta bastante agressivo na saída do carro. O método utilizado é o positivo. Não sei a sua opinião sobre o método mas nestes casos de medos de cães costuma ser bastante eficiente, visto que acaba por acalmar o cão. Veja por si mesma:
http://www.youtube.com/watch?v=AAXmkkNjSMg
FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
obrigada pela sua mensagem e pelo link. o q lhe posso dizer e q tirando a situacao d carro o tobias obedece m em tudo. nota se q foi bem treinado e trata m como uma lider. mas ve lo tentar esconder se dentro d carro, faz confusao. ele nao fica agressivo, nunca ficou, apenas nao obedece e esconde o focinho com as patas. desculpem a escrits. teclado e sistema diferente 

-
- Membro Veterano
Veja no vídeo.
Ensine-lhe que estar no carro é a melhor coisa do mundo. Dê-lhe uma recompensa que ele goste muito, algo especial que ele só tem quando está dentro do carro. Brinque com ele a entrar e sair do carro: faça disto algo muito divertido. Leva tempo, claro. E nos primeiros dias pode não haver progresso. Mas faça esta "brincadeira" todos os dias, várias vezes por dia, se conseguir, e vai ver que a situação começa a melhorar.
Ensine-lhe que estar no carro é a melhor coisa do mundo. Dê-lhe uma recompensa que ele goste muito, algo especial que ele só tem quando está dentro do carro. Brinque com ele a entrar e sair do carro: faça disto algo muito divertido. Leva tempo, claro. E nos primeiros dias pode não haver progresso. Mas faça esta "brincadeira" todos os dias, várias vezes por dia, se conseguir, e vai ver que a situação começa a melhorar.
FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
teresa eu acho que deve ser trauma, sei que cada cao tem uma personalidade diferente mas eu tive um rott e ele amava andar de carro, metia a cabeça fora do vidro no Verao e lambia o ar

-
- Membro Veterano

VI o video, e util e vou tentar. mas o tobias nao fica agressivo, fica triste, estranho. talvez seja trauma, talvez nao.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
- Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa
Uma das minhas cadelas que encontrei na rua já adulta também tinha pânico de andar de carro e vomitava, agora é uma excitação quando vamos para o carro pois geralmente significa passeio até casa da avò (minha mãe) que tem jardim para brincarem á vontade já que vivo num apartamento em Lisboa
Com isto quero dizer quando ele perceber que andar de carro é para uma coisa boa(excluindo idas ao vet) vai perder o medo, penso eu

-
- Membro Veterano

alguem ja m disse q aquele e o sitio q ele s sente ma is seguro, pois tem o cheiro concentrado d donos, e alem disso, Iamos sempre ve lo nao canil neste carro... mas ele nao via o carro

fara algum sentido? ele portou s normal n vinda d canil, mas veio noutro carro...
-
- Membro Veterano
Pode ser trauma sim. Mesmo que não seja pelo vosso carro em mas por algo que ele cheire quando está lá ou alguma viagem que fizeram e o assustou de algum modo. Mas mais importante que descobrir o porquê é trabalhar para que ele se sinta mais confortávelteresa1978 Escreveu:o q m faz confusao e q e ele q tenta sempre entrar...
alguem ja m disse q aquele e o sitio q ele s sente ma is seguro, pois tem o cheiro concentrado d donos, e alem disso, Iamos sempre ve lo nao canil neste carro... mas ele nao via o carro![]()
fara algum sentido? ele portou s normal n vinda d canil, mas veio noutro carro...

FCachapa
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
(Samuel Butler)
(Mahatma Gandhi)
-
- Membro Veterano
depois de ter falado novamente c o tratador d canil, penso q este comportamento estranho poderá estar relacionado com uma infeliz ex-adopção do tobias. no próprio dia em q foi adoptado, foi levado para o café. o dono queria mostra-lo aos amigos!!! mas o cão, pelos vistos, rosnou-lhes! quem é o idiota q leva um cão adoptado no 1º dia para o café??? como é um sitio pequeno, o tratador soube da historia. o tobias foi devolvido, depois deste triste incidente. foi transportado num carro, do mesmo género do meu...
vou dar o meu melhor para ajudar o tobias

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
Ó Teresa, se eu soubesse todos os nomes das pessoas que já o vi fazer, seja qual for a raça, não saía daqui tão cedo.teresa1978 Escreveu:quem é o idiota q leva um cão adoptado no 1º dia para o café??? [...]
Ainda para mais com a "imagem" que fizeram o favor de dar ao Rottweiler também, é logo motivo para o levar a todo o lado, para que todos o vejam.
O que não deve faltar por aí são pessoas que o façam, infelizmente.
E vai ver que com a sua ajuda, não tarda está a entrar e sair do carro todo contente.

Boa sorte com o rapagão

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
Petsite do Zeus:
-
- Membro Veterano

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
E a quantidade de cães que já foram abatidos pelo mesmo motivo? A lista é incomensurável, infelizmente.teresa1978 Escreveu:por causa dessa infeliz adopçao quase foi abatido...

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
Petsite do Zeus:
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Ufa lá consegui ler 11 páginas de posts....
Mas li, primeiro porque a autora do tópico me pediu, mas em segundo lugar porque se trata de uma adopção de um rott uma das minhas raças preferidas e porque é uma raça PP, ou seja, "Proibida a Parvos".
O melhor serviço que se pode fazer a estas raças "Proibidas a Parvos" é ter cães sociáveis, calmos, exercitados, educados e obedientes.
Por isso contribuirei em tudo o que puder nesse sentido.
Teresa, o seu Tobias é um bondoso, quando li o seu primeiro post ou mensagem pensei logo em displasia da anca, o que mais à frente li. Os cães rosnam por vários motivos, é um sinal comunicativo, como ladrar, de agressividade. Não é a via desejada, a da agressividade, mas não queremos acabar com o rsonar por si, o rosnar é uma comunicação do cão, ao tentar acabar com o rosnar sem entender o motivo do mesmo corremos o risco de o cão passar para a fase seguinte da via da agressão que é deixar de comunicar e passar a vias de facto...
Existem vários motivos para a agressividade ou melhor vários tipos de agressividade, um deles é por dor!!! O seu cão poderá ter rosnado porque enrolado no carro fica com dores e quando lhe pede que se movimente a dor aumenta, estando essa dor associada à saida do carro o que o faz ficar agressivo ou com uma linguagem corporal de desconforto.
Por tudo o resto que escreveu do Tobias não acredito que seja por questões de hierarquia como foi referido.
Porque é que ele se enrola então nesse sitio??? Porque terá sido ensinado a fazê-lo ainda em pequeno, quando o espaço era mais adequado ao seu tamanho, e agora não é, mas foi-lhe ensinado com uso de métodos aversivos que não podia sair dali, cada vez que levantava a cabeça era corrigido... ensinando-o a manter a cabeça baixa e o corpo enrolado nesse sitio... claro que isto são apenas suposições, não sei o que aconteceu, mas pela descrição é aquilo que me vem à cabeça.
Como pode ensinar o cão a encarar melhor as saidas do carro? Bem com uns anti-inflamatórios ou protectores das articulações, ou demais medicação que alivie a dor e com mudanças radicais nos passeios de carro. Para já não lhe permita ir no sitio do costume, abra outra porta, comece toda uma nova perspectiva do andar de carro, ensine-o com recompensas a entrar e sair do carro nesse novo sitio, na bagageira por exemplo ou no banco (encha o chão com coisas que impeçam que consiga ir para lá), se notar dificuldade em subir e descer... ponha algo que ajude a "escalada"... e cada vez que ele levantar a cabeça para olhar para si recompense... arranje alguém que conduza o carro para permitir que esteja atenta a ele e o reompense. Para que serve isto? Para que ele faça uma associação positiva com o andar de carro, algo que parece ser desagradável para ele, mesmo sabendo que ele quer entrar sempre para lá.
Recompense todas as interacções que ele tiver com as pessoas que estão no carro... lambidelas, olhares meigos, pedidos de festas... eu sei que é o oposto do que é normal querer ensinar ao cão no carro, mas para ele associar o carro a coisas boas terá de o fazer.

Mas li, primeiro porque a autora do tópico me pediu, mas em segundo lugar porque se trata de uma adopção de um rott uma das minhas raças preferidas e porque é uma raça PP, ou seja, "Proibida a Parvos".
O melhor serviço que se pode fazer a estas raças "Proibidas a Parvos" é ter cães sociáveis, calmos, exercitados, educados e obedientes.
Por isso contribuirei em tudo o que puder nesse sentido.
Teresa, o seu Tobias é um bondoso, quando li o seu primeiro post ou mensagem pensei logo em displasia da anca, o que mais à frente li. Os cães rosnam por vários motivos, é um sinal comunicativo, como ladrar, de agressividade. Não é a via desejada, a da agressividade, mas não queremos acabar com o rsonar por si, o rosnar é uma comunicação do cão, ao tentar acabar com o rosnar sem entender o motivo do mesmo corremos o risco de o cão passar para a fase seguinte da via da agressão que é deixar de comunicar e passar a vias de facto...
Existem vários motivos para a agressividade ou melhor vários tipos de agressividade, um deles é por dor!!! O seu cão poderá ter rosnado porque enrolado no carro fica com dores e quando lhe pede que se movimente a dor aumenta, estando essa dor associada à saida do carro o que o faz ficar agressivo ou com uma linguagem corporal de desconforto.
Por tudo o resto que escreveu do Tobias não acredito que seja por questões de hierarquia como foi referido.
Porque é que ele se enrola então nesse sitio??? Porque terá sido ensinado a fazê-lo ainda em pequeno, quando o espaço era mais adequado ao seu tamanho, e agora não é, mas foi-lhe ensinado com uso de métodos aversivos que não podia sair dali, cada vez que levantava a cabeça era corrigido... ensinando-o a manter a cabeça baixa e o corpo enrolado nesse sitio... claro que isto são apenas suposições, não sei o que aconteceu, mas pela descrição é aquilo que me vem à cabeça.
Como pode ensinar o cão a encarar melhor as saidas do carro? Bem com uns anti-inflamatórios ou protectores das articulações, ou demais medicação que alivie a dor e com mudanças radicais nos passeios de carro. Para já não lhe permita ir no sitio do costume, abra outra porta, comece toda uma nova perspectiva do andar de carro, ensine-o com recompensas a entrar e sair do carro nesse novo sitio, na bagageira por exemplo ou no banco (encha o chão com coisas que impeçam que consiga ir para lá), se notar dificuldade em subir e descer... ponha algo que ajude a "escalada"... e cada vez que ele levantar a cabeça para olhar para si recompense... arranje alguém que conduza o carro para permitir que esteja atenta a ele e o reompense. Para que serve isto? Para que ele faça uma associação positiva com o andar de carro, algo que parece ser desagradável para ele, mesmo sabendo que ele quer entrar sempre para lá.
Recompense todas as interacções que ele tiver com as pessoas que estão no carro... lambidelas, olhares meigos, pedidos de festas... eu sei que é o oposto do que é normal querer ensinar ao cão no carro, mas para ele associar o carro a coisas boas terá de o fazer.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
obrigada doglover80, pela paciencia em ler tudo e pela sua opiniao. realmente o tobias sofre de diplasia da anca grave e está a tomar anti-anflamatorios que felizmente têm ajudado, mas não poderão ser opção para toda a vida. o vet, qd fez a 1ª palpação (e o tobias rosnou), tambem me disse q era d dores. era notorio q tinha dores e so rosnava qd ele lhe mexia em determinadas partes.