O toque é uma das coisas mais importantes na relaçao cao/dono, tal como a linguagem corporal ou sonora.
Nos temos de aprender a perceber a linguagem dos nossos caes, mas também nao nos podemos esquecer que estes estao connosco a muitos anos e adaptaram-se as nossas vidas. Eles percebem a nossa linguagem (expressoes faciais, gestos, tom de voz)...O dono e o cao têm de chegar a um entendimento mutuo (o equilibrio é o mais importante).
Eu acho que o ser-humano tem o "dom" de exagerar sempre e em tudo.
Eu nao espanco a minha cadela! Mas quando ela nao percebe, ou faz-se de teimosa leva com um puxao na coleira, ou um toque no corpo para prestar atençao! Nos tambem tocamos uns nos outros para chamar a atençao, um toque no ombro por exemplo, nao ha nada de agressivo ou errado neste tipo de intervençao.
A minha cadela quando quer alguma coisa pousa a cabeça no meu colo e fica a espera, se eu nao reagir faz barulho, sempre com a cabeça no meu colo, se mesmo assim eu nao reagir ela começa a "abraçar" o meu braço com as duas patas. Se eu começar a falar com ela fica toda contente e vai a correr mostrar o que quer. Mas basta eu dizer "VON"(traduçao:SAI") em qualquer das etapas e ela acalma e poem-se a dormir ao meu lado, ela respeita a minha decisao, e espera.
Eu estou atenta, porque as vezes ela diz-me que precisa de agua (porque acabou ou esta cheia de baba

) ou que precisa de ir fazer xixi, outras vezes lembra-se de pedir de comer ou um biscoito, nesse caso nao leva nada
A minha cadela aprendeu a mostrar-me o que quer e eu aprendi a entende-la, mas quem manda sou eu! Nao sou uma dona/lider ditadora e agressiva, sou uma dona/lider que zela pelo bem do animal mas que nao deixa o bixo ficar mimado!

Ou seja, imponho limites e ela respeita-os, leva biscoito quando mercer, mas se nao entender por via sonora, entende com o toque.
Ela nao ladra, nao rosna, nao morde, nao sobe para os sofas, nao sobe para as camas, e etc.
Agora é obvio que existem excepçoes, quando jogamos ao puxa ela rosna, mas é a brincar e basta dizer "FU" que ela larga, e posso mexer-lhe nas beiças a vontade, se demoro a atirar o brinquedo ou o escondo atras das costa e dizer "Ixi"(busca) ela ladra, quando a escovo ela gane se eu a magoar, tudo normal, eu acho bem que ela "fale" comigo.
Ela da-me beijinhos na cara, acorda-me de manha dando "imporroes" com o nariz (FRIO!!!

), todos os toques estao controlados, quer da minha parte quer da dela.
Biscoitos, festinhas e brincadeira quando merece, e puxoes, toques directos com a mao quando se porta mal.