Alguém me esclareça por favor!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda jan 23, 2012 1:01 am

ClaraBali Escreveu:Alguém me consegue explicar porque é que vejo tantas vezes neste fórum a frase “não adopte, compre”? Qual é a ideia mesmo? Em vez de salvar uma vida ir comprar um animal de fábrica (no caso das lojas de animais) ou a um qualquer anormal que se intitula de “criador” que se está lixando para o bem-estar dos animais e quer é lucro? E mesmo que seja num criador como deve ser, havendo animais a morrer todos os dias não é preferível salvar um? Porque afinal se os criadores não tiverem lucro, não criam… Já para não falar da super população de animais…
Atenção, respeito quem opte por comprar, nada contra, desde que o bem-estar do animal não seja posto em causa…[/quote]

Não percebo esta contradição. Primeiro achincalha e maldiz o trabalho dos criadores, acusa-os de serem "fabricantes"de cachorros e faz uma tentativa de culpar as pessoas que compraam animais por haver cães abandonados e em canis. Depois diz que não tem nada contra quem compra.

Esta é com cada uma, se respeita as opções de quem compra, porque é que faz este tip ode acusações?

Quanto ao resto, já foi explicado pelso trestantes users.
Pal145
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2012 11:34 am

segunda jan 23, 2012 1:12 am

joana_boris Escreveu:
ClaraBali Escreveu:Alguém me consegue explicar porque é que vejo tantas vezes neste fórum a frase “não adopte, compre”? Qual é a ideia mesmo? Em vez de salvar uma vida ir comprar um animal de fábrica (no caso das lojas de animais) ou a um qualquer anormal que se intitula de “criador” que se está lixando para o bem-estar dos animais e quer é lucro? E mesmo que seja num criador como deve ser, havendo animais a morrer todos os dias não é preferível salvar um? Porque afinal se os criadores não tiverem lucro, não criam… Já para não falar da super população de animais…
Atenção, respeito quem opte por comprar, nada contra, desde que o bem-estar do animal não seja posto em causa…[/quote]

Não percebo esta contradição. Primeiro achincalha e maldiz o trabalho dos criadores, acusa-os de serem "fabricantes"de cachorros e faz uma tentativa de culpar as pessoas que compraam animais por haver cães abandonados e em canis. Depois diz que não tem nada contra quem compra.

Esta é com cada uma, se respeita as opções de quem compra, porque é que faz este tip ode acusações?

Quanto ao resto, já foi explicado pelso trestantes users.
A autora do tópico limitou-se a dar uma opinião - a sua. Que acha mal que haja cães à venda, quando há animais nos canis sem dono. É a sua opinião. Não está a insultar absolutamente ninguém. E é uma opinião muitíssimo válida - claro que não concordo, mas respeito.

Não consigo perceber porque motivo meia dúzia de foristas se abespinharam de tal forma e se sentiram inultadas. É que não dá para perceber mesmo.

Só se acharem que a forista está a fazer campanha contra a criação de cães... Que não parece ser o caso. E se fosse? Eu estou farto de ver aqui campanhas a favor da criação e venda de cães.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda jan 23, 2012 1:32 am

se é uma private joke,ja nao digo nada! ;) tb so vi isto na assinatura da indigo.
eu sou a favor de bons criadores e deviam ser todos bem caros, para que quem comprasse tivesse dinheiro para o sustento dos caes. mas tb acho que todos os rafeiros deviam ser adoptados. tb nao digo mais pk nao estou contra ninguem.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
joana_boris
Membro Veterano

segunda jan 23, 2012 2:15 am

A minha opinião é que o post tem um caracter algo insultuoso ao trabalho que algumas pessoas fazem, uma vez que se fazem algumas acusações e é óbvio que tem como background uma filosofia "anti-criação". No entanto, não é isso que critico, apesar de não concordar nem com o slogan "não compre, adopte", nem com o slogan "não adopte, compre", penso que cada um tem o direito a ter a sua opinião, mas sem recorrer nem à má educação nem a afirmações que não reflectem a realidade.
Quando se tem uma opinião extremista como esta é dificil fundamentá-la correctamente, pelo caracter da opinião em si, mas utilizar uma série de afirmações que não demonstram muito conhecimento de causa que parecem ter como único objectivo denegrir a imagem dos criadores, não é respeitar a opinião dos outros.

Assim como não acharia correcto ver chegar aqui alguém com um discurso, por exemplo (é um mero exemplo, podiam ser milhões de coisas), a favor do vegeterianismo, a dizer que quem come carne são assassinos, que consporcam o nosso ambiente, que não têm respeito pelos animais, pelo planeta ou pelo próximo e no fim de tudo isto dizer "mas respeito a opinião de quem come carne", porque é impossível respeitar depois do que se disse antes.

Mas esta é só a minha opinião. Em geral, respeito as dos outros. E, como já disse, apesar de não concordar com a ideia que a forista expõe aqui e de poder, educadamente, argumentar porquê, respeito. só não acho que tenha sido coerente o discurso que utilizou com o que acrescentou no final "respeito a opinião de quem compra".
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda jan 23, 2012 7:05 am

Pal145 Escreveu: Houve aqui algum insulto? Eu não vi nenhum......
Porque afinal se os criadores não tiverem lucro, não criam… Já para não falar da super população de animais…
Atenção, respeito quem opte por comprar, nada contra, desde que o bem-estar do animal não seja posto em causa…
Dá a entender que os criadores a sério (e não os criadeiros anormais que o autor do tópico refere no inicio) criam por lucro e que existem situações onde põem em causa o bem -estar do animal (já que meteu tudo no mesmo saco na última frase).
Claro que é rude e consiste em ideias pré-concebidas erradas. Uma posição extremista como alguns users já explicaram neste tópico.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jan 23, 2012 8:43 am

Pessoal,
preocupem-se com os cães e não com discussões em que o que fazem é ofenderem-se uns aos outros, discutam amigávelmente!

É bom saber que há gente que adopta e há gente que compra com qualidade. O importante aqui é transmitir isso a quem lê este fórum.

É bom que quem é a favor da adopção fundamente a sua opnião e quem é a favor da compra em bons criadores o faça também, até porque acho que é uma temática com bastante interesse para quem pretende ter um animal de estimação e nunca é demais alertar para o facto de haver muitos animais a precisar de um lar (em associações, em sites, etc.) e por outro lado quem pretende comprar um cão, é importante alertar para o facto de que é preciso saber reconhecer um bom criador!

Vá lá pessoal, discussões não levam a lado nenhum!

Um bom dia para todos :D

Sara
joana_boris
Membro Veterano

segunda jan 23, 2012 10:04 am

A minha opinião é a mesma que a de muitas pessoas que frequentam este forum.

Não vejo porque é que uma pessoa que tem preferência por uma raça, tem condições financeiras para a ter e manter, tem tempo e disponibilidade, paciência e carinho para dar, não há de ter um animal dessa raça por causa da irresponsabilidade das pessoas que, apesar de não terem condições financeiras, tempo, disponibilidade ou paciência, decidiram ter um cão e decidiram também que não tinham qualquer responsabilidade sobre ele, pelo que o deixam procriar e gerar dezenas de ninhadas.

As pessoas têm o direito de idealizar o cão que querem, afinal, é um companheiro para a vida, vão dispender muito dinheiro com ele, tempo, preocupações. Os motivos pelos quais as pessoas escolhem uma raça em vez de outra ou de um rafeiro, podem ser estéticos, podem ser pelo temperamento do animal, podem ser pela sua aptidão para desempenhar uma tarefa em especial, podem ser pela sua capacidade de aprender, podem ser, simplesmente, proque se identificam com a raça, podem ser muitos os motivos, e acho que ninguém pode censurar, afinal os cães estão connosco há muitos anos porque nos ajudaram a desempenhar muitas tarefas e é mesmo para isto que muitos cães de raça foram apurados: trabalho.

Por outro lado acho que estar a maldizer os criadores (os que fazem o seu trabalho com grande paixão e honestidade) e a culpá-los de existirem cães abandonados, é completamente absurdo. OS criadores têm um papel educativo muito grande, no que toca a este assunto, são pessoas que criam por amor à raça, que asseguram a sua continuidade. As suas ninhadas são bem planeadas e certificam-se sempre que são entregues a pessoas responsaveis e com capacidades para as manter. Como alguém aqui no forum já referiu, não são os animais deste tipo de criação que vão parar aos canis, por norma são rafeiros, ou cães de raça que foram comprados sabe-se lá a quem e em que condições.

Quem quer ajudar um animal, adoptando-o, faz uma belíssima acção. Quem não tem disponibilidade para adoptar mas faz doações em forma de comida, dinheiro, mantas ou trabalho voluntário, também. No entanto, a caridade não é obrigação de ninguém. Cada pessoa tem o direito de decidir o que faz com o seu dinherio e bens e de doá-los se poder e se achar bem, a quem quiser. É assim com as campanhas que angariam fundos e bens para pessoas com dificuldades, e também o é para com os animais. Ninguém tem o direito de decidir sobre o que as pessoas fazem com o seu dinehiro, desde que não o gastem a cometer ilegalidades. Da mesma maneira, ninguém tem o direito de decidir sobre os animais e se eles são de raça ou não, que as pessoas levam para casa.

Adoptando ou comporando, com certeza quem trâz um cão para casa, traz um grande companheiro.
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

segunda jan 23, 2012 10:30 am

Pal145 Escreveu:So para ter uma ideia do que pode não funcionar nas adopções ClaraBali, eu tentei por duas vezes adoptar um cão.

Da primeira foi num destes fóruns, já há bastante tempo, não sei se foi aqui. Era um cachorro muito giro. Até cheguei a ligar. Eram 100 cães a um osso, já tinha não sei quantos pretendentes. Iria seleccionar e por princípio já estaria adoptado, nunca se sabe. Fiquei a pensar que quando surgir mais "alguma coisa" de jeito, ou estou sem cima do acontecimento e terei, sabe-se lá, de passar por um escrutinio, ou já era.

Outra vez respondi a um anúncio, acho que no site adopta-me. Para além de dar os dados pessoais, tinha de assinar um termo de responsabilidade, nem sei bem em que termos seria, teria de participar numa despeza, penso que de vacinas, e comprometer-me a esterilizar o animal passado algum tempo... Ou seja, quase parecia que ia servir apenas para cuidar do animal dos outros.

Nos canis imagino que seja diferente.

Quando se compra, não se está a ajudar nenhum animal, é verdade. Ou estará quem sabe - eu acho que o meu, que foi comprado, foi um sortudo. Mas também não temos que dar satisfações a ninguém, somos bem tratados porque ninguém nos está a fazer nenhum favor, pelo contrário, nós é que somos o cliente.
Se calhar são opiniões, mas eu concordo com o que lhe foi pedido.

Eu adoptei a bubas através da associação quatro patas e focinhos num anúncio que colocaram no site do adopta-me.
Paguei 25 euros (chip e 1ºs vacinas), assinei o termo, dei os meus dados e deixei caução para a esterilzação (que devolvem caso envie o comprovativo).
Onde é que isto pode ser encarado como cuidar dos animais dop outros? Se comprar um animal, não tem as mesmas despesas? Já muito trabalho têm as associações e os voluntários que dedicam o seu tempo a esta causa. Acho bem que se exija algumas coisas para que as pessoas percebam o que é adoptar um animal.

Quanto à esterilização, é uma forma de ajudar a controlar o número brutal de animais que não têm dono...!
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda jan 23, 2012 11:27 am

joana_boris Escreveu:A minha opinião é a mesma que a de muitas pessoas que frequentam este forum.

Não vejo porque é que uma pessoa que tem preferência por uma raça, tem condições financeiras para a ter e manter, tem tempo e disponibilidade, paciência e carinho para dar, não há de ter um animal dessa raça por causa da irresponsabilidade das pessoas que, apesar de não terem condições financeiras, tempo, disponibilidade ou paciência, decidiram ter um cão e decidiram também que não tinham qualquer responsabilidade sobre ele, pelo que o deixam procriar e gerar dezenas de ninhadas.

As pessoas têm o direito de idealizar o cão que querem, afinal, é um companheiro para a vida, vão dispender muito dinheiro com ele, tempo, preocupações. Os motivos pelos quais as pessoas escolhem uma raça em vez de outra ou de um rafeiro, podem ser estéticos, podem ser pelo temperamento do animal, podem ser pela sua aptidão para desempenhar uma tarefa em especial, podem ser pela sua capacidade de aprender, podem ser, simplesmente, proque se identificam com a raça, podem ser muitos os motivos, e acho que ninguém pode censurar, afinal os cães estão connosco há muitos anos porque nos ajudaram a desempenhar muitas tarefas e é mesmo para isto que muitos cães de raça foram apurados: trabalho.

Por outro lado acho que estar a maldizer os criadores (os que fazem o seu trabalho com grande paixão e honestidade) e a culpá-los de existirem cães abandonados, é completamente absurdo. OS criadores têm um papel educativo muito grande, no que toca a este assunto, são pessoas que criam por amor à raça, que asseguram a sua continuidade. As suas ninhadas são bem planeadas e certificam-se sempre que são entregues a pessoas responsaveis e com capacidades para as manter. Como alguém aqui no forum já referiu, não são os animais deste tipo de criação que vão parar aos canis, por norma são rafeiros, ou cães de raça que foram comprados sabe-se lá a quem e em que condições.

Quem quer ajudar um animal, adoptando-o, faz uma belíssima acção. Quem não tem disponibilidade para adoptar mas faz doações em forma de comida, dinheiro, mantas ou trabalho voluntário, também. No entanto, a caridade não é obrigação de ninguém. Cada pessoa tem o direito de decidir o que faz com o seu dinherio e bens e de doá-los se poder e se achar bem, a quem quiser. É assim com as campanhas que angariam fundos e bens para pessoas com dificuldades, e também o é para com os animais. Ninguém tem o direito de decidir sobre o que as pessoas fazem com o seu dinehiro, desde que não o gastem a cometer ilegalidades. Da mesma maneira, ninguém tem o direito de decidir sobre os animais e se eles são de raça ou não, que as pessoas levam para casa.

Adoptando ou comporando, com certeza quem trâz um cão para casa, traz um grande companheiro.
x2

o que se deve recriminar é o abandono dos animais :cry: e a criação "caseira", o resto, desde q seja feito com amor e RESPONSABILIDADE, só diz respeito a cada um.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jan 23, 2012 12:06 pm

joana_boris Escreveu:A minha opinião é a mesma que a de muitas pessoas que frequentam este forum.

Muito bem dito. Concordo com tudo o que disse e mais acrescento, é triste que façam este tipo de "acusação", pois acho insultuoso, não só para os criadores com "C", mas também para os compradores com "C". A culpa não é de quem cria ou compra, mas sim daqueles que os abandonam, mas como estes últimos nunca se identificam é mais fácil apontar o dedo aos outros...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jan 23, 2012 12:50 pm

eu fico contente por ver que os mauzões e os amigos dos Krueis Kriadores de Kães, afinal até são levados a sério por algumas pessoas!! vejo aqui umas quantas opiniões que teem vindo a mudar, é sempre bom saber que aquilo que dizemos e apregoamos não cai tudo em saco roto! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda jan 23, 2012 1:54 pm

pal145 não percebo a sua indignação em relação àquilo que lhe foi pedido numa adopção.
Só provou que quem estava a dar o animal para adoptar era consciente e tinha experiência no campo das adopções.
Pal145
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2012 11:34 am

segunda jan 23, 2012 9:05 pm

sasquatch Escreveu:pal145 não percebo a sua indignação em relação àquilo que lhe foi pedido numa adopção.
Só provou que quem estava a dar o animal para adoptar era consciente e tinha experiência no campo das adopções.
Não fiquei nada indignado. Percebo que as intenções sejam as melhores. Mas não quis ficar com nenhuma obrigação de esterilizar o animal, nem queria muito assinar termos de responsabilidade.

Pessoalmente acho que prefiro comprar, porque me parece mais simples... É só isso.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jan 24, 2012 8:54 am

Pessoalmente acho que prefiro comprar, porque me parece mais simples
Pois não devia parecer...
A escolha de um animal de estimação que vai ser parte da sua famíla durante 15 ou mais anos, não devia ser simples.
É curioso que as pessoas percam mais tempo com a próxima compra de um carro do que com um novo membro da família...

Acho que aqui se elabora em equívocos.

A frase 'não compre, adopte' não se destina aos bons criadores mas à maioria dos criadeiros, que vendem em lojas (realmente, assim é simples ter um animal de raça...) e que procriam sabe Deus em que condições.

Imagem

Comprar em lojas é alimentar uma indústria conhecida pela falta de controlo e pelas crueldades a que sujeitam as desgraçadas das cadelas parideiras.

Vejam qualquer tópico sobre "puppy-mills".

A frase acima devia ser "não compre em lojas" ou "não compre a qualquer um", mas já se sabe, é difícil pôr numa frase que se quer simples e sonora, as diferenças e variações da realidade.

Por outro lado, a inversão da frase "não adopte, compre" é de uma total insensibilidade, injustificável por qualquer prisma em que se leia.

Eu conheço criadores que têm, além dos seus, vários animais recolhidos da rua.
Sinal de que gostam de cães e sentem por eles - como muitos de nós...
Apenas abona a favor deles.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

terça jan 24, 2012 3:03 pm

Dos 5 cães que até hoje partilharam a vida connosco só um foi comprado.Os outros foram adoptados. Não me arrependo de nenhuma das opções que tomei.
No futuro se vou comprar ou adoptar, não sei! Só sei que se decidir comprar o vou fazer conscientemente e não me parece que me vá sentir responsavel pelos milhentos que estão em canil á espera de uma oportunidade. Por uma razão muito simples: porque os meus, aqueles que tomei à minha responsabilidade, comprados ou adoptados, não contribuem em nada para o numero dos outros.
Quanto a termos de responsabilidade e outras coisas do género.... até nem me faz mossa. Apenas não adopto animal nenhum de ninguem que me diga que futuramente o quer visitar ou que a adopção depende da avaliação que for feita na visita á minha casa. :lol: :lol: :lol: Muitas vezes querem lá saber do bicho, querem é ir à casa das pessoas arranjar material para mais uns mesitos de cusquices...
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Responder

Voltar para “Cães”