A minha primeira mensagem

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
NunoM
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 2:38 am
Localização: 3 gatos

segunda jan 19, 2004 4:54 pm

Boa tarde!
Há alguns dias, talvez uma semana, conheci este fórum, mas só ontem me inscrevi.
Não sabia da existência de fóruns deste tipo em Portugal. Deixem-me dar-vos os parabéns, a todos vocês que participam (a partir de agora tb a mim :p ) porque este é mesmo um GRANDE fórum.
Devo dizer-vos que já li inúmeros tópicos do fórum, principalmente sobre os Rottweilers e fiquei a saber muita coisa sobre estes magníficos cães.
Adoro estes cães, espero um dia poder vir a ter um. Um dia, pq por enquanto isso não me é possível. Ainda não acabei o curso e os meus pais tb não têm posses para poder dar a vida digna que um cão destes merece. E verdade seja dita, estes gajos devem comer pra caraças!!! :lol:
E se fosse só a comida, não é?...
Outro problema tb vai ser convencer a minha namorada, caso tudo continue a correr como tem corrido entre nós até agora, pq ela tem mto receio destes bichanos queridos. :)
O receio dela prende-se mais ao facto do medo de ataque a crianças, do que propriamente a mim ou a ela. Já lhe estou farto de dizer que não estamos livres que aconteça, mas que tb as tais notícias que se vêm nos telejornais não demonstram realmente o carácter dos Rotts mas sim o carácter dos donos que não deveriam ter. Mas mm assim ela ainda não se convenceu... acho que já a consegui "amolecer" um pouco, mas acho que ainda está longe do total convencimento.
Acho que só mesmo quando ela tiver paciência para ler este tipo de fóruns e informações sobre os cães é que vai ver que afinal os cães "assassinos", perdoem-me a expressão, secalhar não são assim tão "assassinos".
Acho que umas visitas a (bons) criadores tb lhe iam fazer bem, mas isso fica para depois, quando puder mesmo ter um canito destes. :)
Bem, acho que já me estiquei muito para primeiro post, espero continuar a gostar do fórum, assim como espero que gostem da minha companhia. Ah! E continuem a ensinar-me coisas interessantes e úteis como têm feito ao longo destes dias. :D
Há por aí alguns meninos e meninas que são autênticas "enciclopédias" no que respeita a cães.
Pronto, por agora acho que está tudo, vamo-nos "lendo" por aí. ;)
Aleacim
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

segunda jan 19, 2004 5:14 pm

bem...eu de cães estou mais aqui para aprender do que para ensinar...mas isso não impede que lhe deseje boas vindas :)
espero que continue a gostar da nossa companhia
Bem Vindo

Cumprimentos
Ana
sclourenco
Membro
Mensagens: 193
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm
Localização: 4 cães,2 gatas e 3 cavalos

segunda jan 19, 2004 5:59 pm

Seja bem vindo ao fórum!
Eu tb sou nova nestas "andanças" e inscrevi-me precisamente pq gostei de mtas coisas k aqui li!
Sou da sua opinião em relação aos Rotts, são magníficos!!!
Confesso k ñ sei mt a respeito deles, mas é a minha raça de eleição! Sei k precisam de espaço e o dono tem k ter uma personalidade forte, para o cão perceber desde cedo quem manda. Um dos perigos k há com esta raça (e a maioria das raças) é quando se cruzam familiares próximos, pois podem tornar-se agressivos.
Não fazem mal a ninguém desde k sejam ensinados e bem tratados. Os cães são o k fazemos deles, são o reflexo dos donos.
Posso-lhe dizer k a minha irmã tem um Doberman à uns anos e é um dos cães mais doces e meigos que já vi. Ela nunca lhe bateu, mas o cão respeita-a a 100%. No entanto, ñ aconselho ninguém a entrar no espaço dele sem k um dos donos esteja presente porque ele defende sempre o seu território! Eu que o conheço e lido com ele desde bebé, chamo-o sempre antes de entrar!
De resto, à semelhança dos Rotts, são mt meigos desde k ñ passem fome e sejam bem tratados!

Espero k continue a gostar deste espaço!!

Cumprimentos a todos!
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

segunda jan 19, 2004 11:59 pm

sclourenco Escreveu: Um dos perigos k há com esta raça (e a maioria das raças) é quando se cruzam familiares próximos, pois podem tornar-se agressivos.

Cumprimentos a todos!
Olá a todos os novos participantes na Arca sejam bem vindos

sclourenço

Isso não é totalmente verdade. O in-breeding, isto é o cruzamento entre familiares muito próximos , é a uma modalidade de fazer criação como as outras. A questão é se o criador sabe ou não o que está a fazer dado que , e isso é verdade , no in -breeding potenciam-se as boas e más qualidades presentes nos progenitores ou seja um defeito tem tendência a sair reforçado na ninhada bem como uma virtude ( uma boa conformação , um bom stop , um bom quadril ) também tem tendência a sair reforçado. O facto de o cachorro sair agressivo depende dos seus progenitores ( cães com instintos agressivos normalmente obtêm cachorros com maior grau de agressividade ) que podem ser parentes próximos ou não , e da posterior educação que se lhes dá, e isso depende dos donos.
O Rott não é cão para toda a gente dado que é um cão que exige um dono com personalidade forte que se lhe imponha. E quando digo dono refiro-me à família porque o cão tem que saber qual o seu lugar na matilha constituída pelos humanos e animais que existam na casa.E nesse aspecto é fundamental que ele perceba que antes dele estão todos os humanos. Isso para evitar situações em que há um elemento que é assumido pelo cão como sendo o alfa e a quem obedece mas depois não reconhecer a outro (s) membros da família humana como estando acima dele podendo provocar conflitos de dominância.

Saudações
NunoM
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 2:38 am
Localização: 3 gatos

terça jan 20, 2004 12:34 am

Obrigado a todos! :D

Já que se fala em comportamentos do cão para com o dono ou donos, queria fazer uma pergunta.
Já vi cães que têm ciúmes de outros animais. Quando vêm os donos por exemplo a dar comida aos pássaros começam a ladrar e andar de volta das pernas para chamar novamente a atenção para eles. Os cães que já vi acontecer isto eram cães pequenos. Não eram cães treinados nem nada disso. São cães como a maioria dos cães. Estão em casa e pronto.
A peergunta prende-se com o facto de casos de ciúmes num Rottweiler serem mais perigosos que num cão pequeno, não é? :?
Ora um cão destes, admitindo que tem boa personalidade e tem algum treino até, não poderá ficar ciumento por exemplo com o nascimento de uma criança? Mesmo que não tenha "oportunidade" para a atacar, não poderá o cão rejeitá-la sempre? Nunca vir a gostar dela, ou assim qq coisa devido a ter menos atenções, ou não ser a única atenção por parte dos donos?
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

terça jan 20, 2004 1:11 pm

Olá,

boerboelfan (tenho de ir sempre copiar o seu nome, nunca acerto à primeira.... :oops:), tenho uma questão a fazer-lhe...

Se se cruzar um cão que aparentemente tenha um feitio muito dominante, com uma cadela muito submissa, há probabilidades dos cachorros sairem com um feitio "mais ou menos", ou uns saem tb dominantes e outros submissos??? Resumindo, o que esperar de um cruzamento desse tipo???


Obrigada,

Sandra
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jan 20, 2004 8:20 pm

NunoM Escreveu: Obrigado a todos! D
Ora um cão destes, admitindo que tem boa personalidade e tem algum treino até, não poderá ficar ciumento por exemplo com o nascimento de uma criança? Mesmo que não tenha "oportunidade" para a atacar, não poderá o cão rejeitá-la sempre? Nunca vir a gostar dela, ou assim qq coisa devido a ter menos atenções, ou não ser a única atenção por parte dos donos?
Os Rotts são cães que , de uma forma geral , gostam de crianças.Refiro-me mais a crianças criadas com eles isto é elementos da família. Com estranhas são bastante tolerantes desde que correctamente sociabilizados e as crianças correctamente introduzidas ao cão.
O cão desempenha e assume um papel no seio da família. Tal como a hierarquia nas matilhas de lobos , no caso dos cães existe hierarquia entre eles , e entre eles e os humanos.Um cão deve perceber que o seu lugar na família constituída por humanos e cães é sempre abaixo dos humanos. Por vezes a não percepção pelo cão desta situação , e por erros de educação dos donos na grande maioria das vezes , é que pode provocar conflitos de dominância entre o cão e os humanos. Esta definição é tanto mais importante quando lidamos com cães com carácter mais dominante como é o caso do Rott.
O nascimento de uma criança na família significa uma alteração da estrutura da família e lógico uma nova percepção das hierarquias.Neste caso terá que ser dado atenção ao cão de forma a ele perceber a nova estrutura hierárquica.Desde que os donos assumam comportamentos correctos com o cão ele , em princípio , não irá hostilizar o novo membro. Poderá mostrar curiosidade mas não hostilidade.Agora é preciso atenção pois existem casos em que o cão era tudo , todos os mimos , e depois quando nasce a criança é lançado para um canto. O Rott não é cão para ser tratado assim, ele precisa de sentir os donos e de sentir que os donos mandam, porque senão manda ele :). Por isso não há qualquer problema em se ter uma criança quando existe em casa um Rott desde que as coisas sejam feitas com a devida atenção.

Saudações
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jan 20, 2004 8:25 pm

linda76 Escreveu: Olá,

boerboelfan (tenho de ir sempre copiar o seu nome, nunca acerto à primeira.... :oops:), tenho uma questão a fazer-lhe...

Se se cruzar um cão que aparentemente tenha um feitio muito dominante, com uma cadela muito submissa, há probabilidades dos cachorros sairem com um feitio "mais ou menos", ou uns saem tb dominantes e outros submissos??? Resumindo, o que esperar de um cruzamento desse tipo???


Obrigada,

Sandra
Olá Sandra

Como sabe a genética não é matemática :). Provávelmente sairão uns mais dominantes e outros mais submissos. Porém, como normalmente o comportamento da mãe tem mais influência talvez saia maior percentagem de menos dominantes mas tudo depende.

Saudações
NunoM
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 2:38 am
Localização: 3 gatos

terça jan 20, 2004 9:28 pm

Muito obrigado [b]boerboelfan[/b]. :)
É com agrado que vejo que este fórum tem alguns especialistas para nos tirarem as dúvidas que nos "chateiam". 8)
E agora uma última pergunta que me está na cabeça. Prometo que de momento não tenho mais perguntas!!! :p
Quais as principais diferenças entre um Rott macho e uma fêmea? (sem ser a diferença sexual, claro!! :p )
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jan 20, 2004 11:49 pm

NunoM Escreveu:
Quais as principais diferenças entre um Rott macho e uma fêmea? (sem ser a diferença sexual, claro!! p )
Olá NunoM

O macho além de mais possante , normalmente, tem um temperamento mais vincado. Significa que , geralmente ,demonstra mais o seu carácter dominante. A fêmea é , normalmente , mais meiga e mais fácil de controlar devido á sua menor envergadura. Quanto á capacidade de guarda são ambos bons.
É de considerar , no caso da fêmea , a questão do cio .Não é que um problema mas apenas ter o cuidado necessário para que ela não venha a engravidar indesejadamente.

Saudações
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jan 20, 2004 11:56 pm

NunoM Escreveu: Muito obrigado boerboelfan. )
É com agrado que vejo que este fórum tem alguns especialistas para nos tirarem as dúvidas que nos "chateiam". 8)
Já agora NunoM não me considero mínimamente um especialista na raça. Não sou criador , nem penso vir a ser , apenas um curioso que gosta da raça , tem uma cadela da mesma, e tem procurado o máximo de informação, quer por leitura quer por contactos com pessoas ligadas aos Rotts. Em todo o caso ,dentro dos meus parcos conhecimentos , o que eu puder ajudar estarei á disposição.

Saudações
NunoM
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 2:38 am
Localização: 3 gatos

quarta jan 21, 2004 12:17 am

Sempre és mais "especialista" do que a maior parte de "nós" que aqui andamos a perguntar 1001 coisas. :p
Eu infelizmente nunca tive nenhum cão, mas como adoro Rotts e PA decidi por-me ao corrente das coisas agora, para dp um dia quem sabe vir a ter um. :)
Sou daqueles que não quer ter por ser moda, nem para mostrar aos outros, ou se tem e se sabe como tratar deles e o que esperar deles, ou então mais vale comprar um peluche.
Quanto à questão dos machos/fêmea, pensei que fosse ao contrário. Pensei que as fêmeas tivessem um "temperamento" mais dificil devido a serem "pseudo-mães", se é que me faço entender. Que tivessem aquele instinto protector que caracteriza as mães. Suponho então que a terem esse instinto só mesmo dp de terem as crias...
Outra coisa é que as fêmeas que tenho visto na rua são quase sempre maiores que os machos. Mas no outro dia fiz uma pesquisa aqui na Net e não foi isso que encontrei, tal como disseste. Suponho que ande aí muito Rott não puro.
Por acaso a ter um estava a pensar num macho, era mais devido ao cio das cadelas, não por causa de engravidar indesejadamente, mas mais pelo sangue que perdem. Nunca tive nenhum cão/cadela e os meus gatos é tudo macho, pelo que nem sei se o sangue que perdem é muito ou não, mas pelo que colegas meus com cadelas me dizem, é capaz de sujar muita coisa por casa. (espero não estar a dizer nenhuma parvoíce, mas sem conhecimento pessoal vai-se acreditando no que os outros nos dizem)
Mas acho que afinal vou rever as minhas ideias. Para primeiro cão, ainda para mais se for Rott, talvez seja mais fácil lidar com uma cadela do que com um cão...
Hmmm.... fiquei a pensar! 8)
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta jan 21, 2004 9:42 am

NunoM Escreveu: Por acaso a ter um estava a pensar num macho, era mais devido ao cio das cadelas, não por causa de engravidar indesejadamente, mas mais pelo sangue que perdem. Nunca tive nenhum cão/cadela e os meus gatos é tudo macho, pelo que nem sei se o sangue que perdem é muito ou não, mas pelo que colegas meus com cadelas me dizem, é capaz de sujar muita coisa por casa. (espero não estar a dizer nenhuma parvoíce, mas sem conhecimento pessoal vai-se acreditando no que os outros nos dizem)
Mas acho que afinal vou rever as minhas ideias. Para primeiro cão, ainda para mais se for Rott, talvez seja mais fácil lidar com uma cadela do que com um cão...
Hmmm.... fiquei a pensar! 8)
Olá NunoM

A quantidade de sangue que as cadelas perdem durante o cio é variável e depende de cadela para cadela.É evidente que suja um pouco mas não é nada do outro mundo.Para quem não tem experiência em cães, e em especial de cães de porte médio/grande de guarda , muitas vezes o Rott poderá não ser a melhor opção dado o seu carácter dominante. Todavia, no caso de se optar por esta magnífica raça ,talvez fosse melhor considerar como opção uma fêmea em vez de um macho.
Em todo o caso a aquisição de um cão deve ser muito ponderada.Procurar informar-se o máximo sobre a raça , falar com outros donos , visitar criadores colhendo as suas impressões, visitar exposições ,dado que nestas participam muitos conhecedores da raça, porque estar-se-á , ao adquirir um cão , a assumir um compromisso para os próximos 12 anos .

Saudações
NunoM
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 2:38 am
Localização: 3 gatos

quarta jan 21, 2004 2:28 pm

Sim, é o que pretendo fazer. Ir conhecendo melhor esta raça. No mínimo ainda faltam uns bons anitos para poder vir a ter um, por isso resolvi começar a "estudar" agora a raça, para ter tempo de ir aprendendo as coisas relativas aos Rotts e assim começar a olhar para eles de outra maneira quando os vejo na rua e isso. :)
Outra coisa que pretendo fazer sem dúvida, mas isso será lá mais para a frente, será falar com os criadores algum tempo antes de decidir efectivamente a compra do animal. 12 anos é "muito" tempo, mas nem que fosse apenas 1 ano, nestas coisas já se sabe, se é para ter é para cuidar. Mas sim, nunca é demais lembrar a todos os futuros donos destes pormenores.
Muito obrigado por todos os esclarecimentos feitos até agora. :D
Quando me surgirem mais questões volto a perguntar. 8)
Responder

Voltar para “Rottweiler”