Que método usa para treinar o seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que método usa para treinar o seu cão?

Votação encerrada em quinta fev 23, 2012 9:32 pm

Método Tradicional
21
41%
Método Positivo
21
41%
Outro
9
18%

Total de votos: 51
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 25, 2012 12:46 pm

RottZeus Escreveu:Na minha opinião ele rosna porque acha que lhe vou tirar a comida.

Talvez pelo facto de o ter feito anteriormente, para a colocar novamente no comedouro. Mas aí ele tinha a comida à vista, nunca ficou sem ela.

Quanto ao passear, ele de minha casa para casa dos meus sogros (100-200m no máximo) vai na trela, porque começa a espernear quando vai no colo, e pelos vistos prefere ir pelo seu próprio "pé".

Mesmo que vá para outros locais, por ex. um jardim aqui próximo, ele prefere sempre ir pela trela, em vez de ir no colo.
Está correcto ele julga que você lhe vai roubar a comida, e você dá-lhe razão porque a tira quando ele rosna... e isso acvontece sempre, ele não sabe que é de rosnar apenas acontece sempre que você se aproxima da taça... é o habitual, ele está a comunicar que não gosta disso e você está a dizer-lhe que goste ou não vai ter de ficar sem comida... mas ele vai ter 5oKg daqui a uns meses e a competição já vai ser mais equilibrada, ou melhor você está em maus lençois.

Ensine o cão a gostar que lhe mexa na comida e deixe o resto das teorias...

Pois mas não pode andar com o cão à trela no chão senão apanha uma parvoviros e vai desta para melhor... nenhum gosta de ser pegado ao colo, ensina-se isso, porque nenhum gosta de perder o controlo e estar à mercê do dono...você está a transmitir a um cão, quando o tem ao colo, que pode fazer o que quiser com ele... ele não pode fazer nada... então você ensina-o a confiar em si quando esta no seu colo.

Videos de troca para a comida são bons, e videos no youtube acerca de manipulação, em ingles, também são bons para associar coisas boas a ser manipulado... o seu vet vai agradecer-lhe isso daqui a um ano... :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 12:48 pm

RottZeus Escreveu:Eu usava essa técnica, inicialmente, em que ele começava imediatamente a ganir, ontem voltei a usar, e ele também deixou de rosnar de imediato, e ganiu de seguida.

Parece-me ser a técnica que mais deu frutos até agora, porque com 9-10 semanas, ele já não faz necessidades cá dentro, já se põe à porta a pedir para ir à rua. :o

Será que o mais acertado é voltar a essa técnica, caso ele rosne por lhe pegar?

E após essa repreensão, ele vai-se enfiar logo na cama dele. Isso é normal?
Em canês o que tá a dizer com isso é: "A comida é minha não lhe toques, sai daqui" e ele obedece e vai-se deitar!

Mas o que quer é que ele coma mas o deixe mexer... parece que não falou bem!!! :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jan 25, 2012 12:49 pm

Realmente o cão rosnar-nos é a única situação em que cá em casa dá direito a sapatada directa no focinho e a oferecer a mão junto da boca dele para ele/ela repetir a graça se estiver com dúvidas!
(não faço ideia se está errado ou não, mas definitivamente que aqui é "outro" método)

Eu tb n tenho objectos disponíveis. O sapato foi só um exemplo. Mas a recompensa nestas situações também pode dar origem a que repita o comportamento quando quiser biscoito. É melhor treinar o "larga" em situações que não envolvem urgência.
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 12:49 pm

Então a melhor aproximação à comida, será com salsicha (por ex.) e trocar. Eu dou-lhe a salsicha e ele dá-me a comida. Quando acabar de comer a salsicha, devolvo-lhe a comida.

O mesmo método será bom para andar com ele ao colo? Fazer festas e dar-lhe um pedaço de salsicha, espaçadamente até chegar ao destino?
doglover80
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 12:51 pm

Para além de ser o primeiro cão com personalidade forte de porte grande que tem é um cão de raça PP ("Proibida a Parvos"), o que lhe atribui mais uma responsabilidade, a de dar uma boa imagem da raça, para que essa lei idiota desapareça.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta jan 25, 2012 12:54 pm

RottZeus Escreveu:Então a melhor aproximação à comida, será com salsicha (por ex.) e trocar. Eu dou-lhe a salsicha e ele dá-me a comida. Quando acabar de comer a salsicha, devolvo-lhe a comida.

O mesmo método será bom para andar com ele ao colo? Fazer festas e dar-lhe um pedaço de salsicha, espaçadamente até chegar ao destino?
Porque é que, pura e simplesmente, não espera que ele acabe o que tem no prato para depois lhe dar mais, sem gerar situações de conflito a apaziguar/educar à custa de salsichas?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 12:58 pm

E é essa a minha intenção. ;)

Torná-lo sociável, para que aceite bem o contacto com estranhos na rua, com outros cães, etc.

E mostrar que não é "perigoso" como alguns dizem que "ah, isso são todos!".

Eu espero sinceramente, contribuir, fazendo a minha parte.
doglover80
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 1:00 pm

srYuki Escreveu:Mas a recompensa nestas situações também pode dar origem a que repita o comportamento quando quiser biscoito. É melhor treinar o "larga" em situações que não envolvem urgência.
Pode dar origem a isso sim senhora... chama-se comportamento em cadeia! O cão tem o comportamento desadequado para provocar a ordem de forma a obter a recompensa... foi mal treinado se fizer isso.
Tudo o que precisamos que o cão faça em situações urgentes ou extremas temos de treinar fora dessas situações antes de pedir os comportamentos nessas situações.
Última edição por doglover80 em quarta jan 25, 2012 2:05 pm, editado 1 vez no total.
doglover80
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 2:05 pm

RottZeus Escreveu:Então a melhor aproximação à comida, será com salsicha (por ex.) e trocar. Eu dou-lhe a salsicha e ele dá-me a comida. Quando acabar de comer a salsicha, devolvo-lhe a comida.

Pode usar a comida normal do cão para o treinar...porque é que a dá de borla numa taça toda de uma vez se é um recurso que pode usar? Existem muitos treinadores que só começam a dar comida assim aos 7/8 meses...quando já usam muito outras recompensas no treino.

Pode em vez de trocar... e tirar a taça começar mais devagar... pode dar a quantidade de comida que é costume em pequenas porções e sempre que ele terminar uma pede para se sentar e põe mais um pouco com a mão.

Pode deixá-lo estar a comer e scom a salsichas aproximar-se e deitar uns pedaços para dentro da taça e afastar-se, repetir isso ao longo da refeição várias vezes. Depois aproximar a mão do focinho dele com salsicha lá dentro mas fechada e abri-la junto ao focinho... e deixá-lo comer a salsicha e voltar a comer a comida normal... quando já mostrar desapego pela sua comida... ficando focado na sua mão e não tentar protegern a sua comida pode aproximar-se pedir que se sente (treine o senta fora deste treino da comida) e levanta a taça, pões lá a salsicha e volta a colocar a taça no chão e manda-o ir comer.
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 2:23 pm

Bem, pelo menos para ir daqui a casa dos meus sogros, para o almoço, a técnica das salsichas deu resultados. E no regresso, sem salsichas, também.

Fez 150/200m sem puxar a trela e sempre atento aos meus movimentos, não querendo sequer ir a "cheirar" o chão.

Tentei com a comida, e também não rosnou. A comida que ele come, é RAW, e hoje foi carcaça de frango (1/4 +-) e aproximei a minha mão, ele deixou a carcaça e cheirou-me a mão. Abri e comeu o pedaço de salsicha enquanto pegava na carcaça, quando terminou, devolvi a carcaça.

Agora cada vez que tenho as mãos para baixo, ele vem cheirar e lamber. Será bom sinal?

Vou tentar também a técnica de ir metendo comida aos poucos, de maneira a que ele compreenda que a minha aproximação é benéfica para ele, no sentido de receber mais comida. ;)
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta jan 25, 2012 3:07 pm

Ele não tem 9 semanas? Dá-lhe carcaça de frango? :o
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 25, 2012 3:14 pm

saraestrelo Escreveu: mas enquanto não me provam o contrário sou a favor a 100% do método positivo, apesar de não poder considerar que o aplico ao meu cão porque de vez enquando dou-lhe umas palmadas
Então votou que usa o tradicional?
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 3:18 pm

CharlieBrow Escreveu:Ele não tem 9 semanas? Dá-lhe carcaça de frango? :o
Sim, inicialmente dei-lhe 1/4 de carcaça de Perú. Na semana passada, era corações de Perú e patas de Galinha. Esta semana é carcaça de Frango, mas como é grande, parto em pedaços mais pequenos.

Ele os ossos trinca-os vezes sem conta, até ficarem todos bem partidos. Farta-se de roer, o cão.

Ele não comia ração, nem que passasse fome. Pelo menos a alimentação RAW limpa-a toda e fica contente quando é hora de comer. Até já se senta sem eu mandar, à espera que eu ponha tudo no comedouro, para lhe dar.

Depois é o procedimento normal. Senta -> Pouso comedouro -> Estalo os dedos -> Arranque para o comedouro e ali fica até ficarem só alguns ossos.
doglover80
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 3:31 pm

RottZeus Escreveu:Agora cada vez que tenho as mãos para baixo, ele vem cheirar e lamber. Será bom sinal?

Vou tentar também a técnica de ir metendo comida aos poucos, de maneira a que ele compreenda que a minha aproximação é benéfica para ele, no sentido de receber mais comida. ;)
Parece-me que percebeu a ideia que tem de passar ao seu cão... :wink:

Acha bom ou mau sinal cheirar-lhe e lamber a suas mãos, ou seja que as suas mãos sestejam associadas a coisas boas, na sua opinião?
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta jan 25, 2012 3:34 pm

RottZeus Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:Ele não tem 9 semanas? Dá-lhe carcaça de frango? :o
Sim, inicialmente dei-lhe 1/4 de carcaça de Perú. Na semana passada, era corações de Perú e patas de Galinha. Esta semana é carcaça de Frango, mas como é grande, parto em pedaços mais pequenos.

Ele os ossos trinca-os vezes sem conta, até ficarem todos bem partidos. Farta-se de roer, o cão.

Ele não comia ração, nem que passasse fome. Pelo menos a alimentação RAW limpa-a toda e fica contente quando é hora de comer. Até já se senta sem eu mandar, à espera que eu ponha tudo no comedouro, para lhe dar.

Depois é o procedimento normal. Senta -> Pouso comedouro -> Estalo os dedos -> Arranque para o comedouro e ali fica até ficarem só alguns ossos.
Não tem idade para comer carcaças. Se arranjar algum problema não se admire.
Responder

Voltar para “Cães”