Que método usa para treinar o seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que método usa para treinar o seu cão?

Votação encerrada em quinta fev 23, 2012 9:32 pm

Método Tradicional
21
41%
Método Positivo
21
41%
Outro
9
18%

Total de votos: 51
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 25, 2012 3:37 pm

RottZeus Escreveu:
CharlieBrow Escreveu:Ele não tem 9 semanas? Dá-lhe carcaça de frango? :o
Sim, inicialmente dei-lhe 1/4 de carcaça de Perú. Na semana passada, era corações de Perú e patas de Galinha. Esta semana é carcaça de Frango, mas como é grande, parto em pedaços mais pequenos.

Ele os ossos trinca-os vezes sem conta, até ficarem todos bem partidos. Farta-se de roer, o cão.

Ele não comia ração, nem que passasse fome. Pelo menos a alimentação RAW limpa-a toda e fica contente quando é hora de comer. Até já se senta sem eu mandar, à espera que eu ponha tudo no comedouro, para lhe dar.

Depois é o procedimento normal. Senta -> Pouso comedouro -> Estalo os dedos -> Arranque para o comedouro e ali fica até ficarem só alguns ossos.
O plano de alimentação está assente em alguns conselhos do vet ou em alguns conselhos fidedignos ou são da sua experiência? A alimentação RAW é enste momento a considerada melhor mas é preciso conhecimentos do que se está a fazer, cuidado!!!

Em ralção ao treino da comida só mais uma coisa, se ele responder muito bem, como parece estar a acontecer, não fique muito tempo preso nas salsichas, se vê que ele com a sua aproximação esquece a comida, não dê salsichas, peça para sentar, levante o prato, volte a pousar e estale o dedos... a rapidez na devolução da comida é o reforço ensinando-o que não lhe quer roubar a comida e vai-lhe ser devolvida logo de seguida... não é preciso ficar preocupado... isto pode ser possivel logo no primeiro dia de treino.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 3:52 pm

Em relação ao cão associar as minhas mãos a algo benéfico para ele, parece-me que seja bom.

Em relação à alimentação RAW, foi conversada com a Veterenária, que aceitou a ideia, desde que o faça com muito cuidado. Ela ainda me explicou algumas coisas sobre essa alimentação, e disse-me que fosse procurando por informações fidedignas, tal como no site que existe no tópico "FAQ sobre alimentação RAW", traduzido pelo/a user Dinodane (se não estou enganado no nome).

Pesquisei bastante sobre essa alimentação, e continuo a fazê-lo diariamente de maneira a não errar nos procedimentos nem no tipo de alimentação que faz parte da alimentação RAW. Mas que noto melhores resultados do que na ração, sem dúvida que noto, pois o cão come bem melhor do que a ração, é mais brincalhão, e não tão molengão depois da refeição, e o pêlo dele não está tão "áspero" como quando comia ração. Nota-se bem que agora o pelo dele está a ficar mais macio.

Não sei se pelas fotos é possível ver, mas caso queiram comprovar, basta ir ao petsite do Zeus, que coloquei fotos desta semana ainda ontem, e onde se nota um grande desenvolvimento no tamanho.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta jan 25, 2012 4:03 pm

Acena Escreveu:
saraestrelo Escreveu: mas enquanto não me provam o contrário sou a favor a 100% do método positivo, apesar de não poder considerar que o aplico ao meu cão porque de vez enquando dou-lhe umas palmadas
Então votou que usa o tradicional?[/quote

Sim.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 25, 2012 4:36 pm

saraestrelo Escreveu:
Acena Escreveu:
saraestrelo Escreveu: mas enquanto não me provam o contrário sou a favor a 100% do método positivo, apesar de não poder considerar que o aplico ao meu cão porque de vez enquando dou-lhe umas palmadas

Sim.
saraestrelo Escreveu: O meu cão por exemplo, quando eu lhe batia, tornava-se ainda mais agressivo, agora não, ensinei-lhe que ele larga e eu dou-lhe uma recompensa. Enquanto que antigamente ele rosnava, mordia e fugia para um sítio onde não o conseguissemos apanhar.
No meio de tanta teoria percebo que haja uma certa confusão com a prática. Se ele é tão sensível com palmadas, se a dona é adepta do 100%positivo, só tem que o aplicar sempre com o seu cão, mesmo quando está sem paciência.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 5:01 pm

Acena Escreveu:
saraestrelo Escreveu:
Acena Escreveu:

Sim.
saraestrelo Escreveu: O meu cão por exemplo, quando eu lhe batia, tornava-se ainda mais agressivo, agora não, ensinei-lhe que ele larga e eu dou-lhe uma recompensa. Enquanto que antigamente ele rosnava, mordia e fugia para um sítio onde não o conseguissemos apanhar.
No meio de tanta teoria percebo que haja uma certa confusão com a prática. Se ele é tão sensível com palmadas, se a dona é adepta do 100%positivo, só tem que o aplicar sempre com o seu cão, mesmo quando está sem paciência.
Usa treino positivo ou treino tradicional? Caso use treino positivo não lhe vou dar novidade nenhuma: nem toda a gente tem capacidade para o fazer, simplesmente porque vivemos a nossa vida inteiro tendo como exemplo o método tradicional (avós, pais, etc. usavam este método, pelo menos foi assim que cresci) e quando se adopta um cão sem regras é normal que por impulso se dê uma palmada ao cão, mas como eu já referi em outros tópicos, não resolve em nada, não modifica comportamentos, e é nisto que acredito. E se me conhecesse iria perceber o quanto mudei, porque comecei a perceber que não estava a ajudar o meu cão com o tipo de treino que lhe estava a dar, aliás, fui aconselhada pela veterinária do meu cão a usar o método tradicional, tendo inclusivé treinado no consultório dela a forma como eu deveria dizer o "NÃO" ao meu cão, pois ela considerou que eu estava a dizer uns "Não's" pouco convictos e não estava a conseguir transparecer autoridade para o meu cão. E sabe há quanto tempo foi isto? Há 2/3 meses. E a partir daí comecei a perceber que o treino que estava a usar não estava a ser o correcto, pois o meu cão mostrava-se cada vez mais agressivo. E desde que comecei a ler sobre treino positivo nunca mas nunca mais dei palmadas ao meu cão quando ele me rosnou ou se mostrou agressivo comigo. Se lhe dou palmadas é em situações que às vezes me falta a paciência, ou porque ele tá a roer qualquer coisa e não pára, por exemplo. E apesar de ser 100% adepta do treino positivo não vou estar com falsidade a considerar que uso um treino 100% positivo quando isso não é verdade, mas para lá caminho e é esse o meu objectivo. E decidi abrir esta votação por um simples motivo: admiro quem utiliza só, e exclusivamente, o método positivo. E também acho que não é em 2 ou 3 meses que ganhamos a capacidade de treinar o nosso cão por este método porque exige inteligência e controlo, e que muita gente, incluindo eu, muitas vezes não tem mas é uma questão de força de vontade.

Só para concluir, vou partilhar um comentário que a Cláudia Estanislau escreveu um dia aqui na Arca:

"Dar porrada a um cão qualquer um consegue, carregar num botão de um controlo remoto de choques qualquer um consegue, dar esticões e tirar o ar numa estranguladora qualquer um consegue, cravar picos no pescoço do cão qualquer um consegue, ameaçar, berrar e assustar um animal qualquer um consegue, mas saber treinar com a inteligência isso só alguns conseguem, aqueles que realmente querem."
Acena
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 5:19 pm

Saraestrelo faz muito bem em aprender.
Quanto a essa citação, só posso dizer que, na minha modesta opinião faz parte do caminho que não se deve seguir para se defender uma teoria, criar nos donos um sentimento de torturadores de cães. Usando o método tradicional, pergunto-lhe quantas vezes deu choques ao seu cão? Quantas vezes o aterrorizou com gritos? Se de facto é essa a sua prática de treino tradicional, percebo que considere que o único caminho admissível é o positivo.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jan 25, 2012 5:25 pm

saraestrelo Escreveu:Usa treino positivo ou treino tradicional? Caso use treino positivo não lhe vou dar novidade nenhuma: nem toda a gente tem capacidade para o fazer, simplesmente porque vivemos a nossa vida inteiro tendo como exemplo o método tradicional (avós, pais, etc. usavam este método, pelo menos foi assim que cresci) e quando se adopta um cão sem regras é normal que por impulso se dê uma palmada ao cão, mas como eu já referi em outros tópicos, não resolve em nada, não modifica comportamentos, e é nisto que acredito. E se me conhecesse iria perceber o quanto mudei, porque comecei a perceber que não estava a ajudar o meu cão com o tipo de treino que lhe estava a dar, aliás, fui aconselhada pela veterinária do meu cão a usar o método tradicional, tendo inclusivé treinado no consultório dela a forma como eu deveria dizer o "NÃO" ao meu cão, pois ela considerou que eu estava a dizer uns "Não's" pouco convictos e não estava a conseguir transparecer autoridade para o meu cão. E sabe há quanto tempo foi isto? Há 2/3 meses. E a partir daí comecei a perceber que o treino que estava a usar não estava a ser o correcto, pois o meu cão mostrava-se cada vez mais agressivo. E desde que comecei a ler sobre treino positivo nunca mas nunca mais dei palmadas ao meu cão quando ele me rosnou ou se mostrou agressivo comigo. Se lhe dou palmadas é em situações que às vezes me falta a paciência, ou porque ele tá a roer qualquer coisa e não pára, por exemplo. E apesar de ser 100% adepta do treino positivo não vou estar com falsidade a considerar que uso um treino 100% positivo quando isso não é verdade, mas para lá caminho e é esse o meu objectivo. E decidi abrir esta votação por um simples motivo: admiro quem utiliza só, e exclusivamente, o método positivo. E também acho que não é em 2 ou 3 meses que ganhamos a capacidade de treinar o nosso cão por este método porque exige inteligência e controlo, e que muita gente, incluindo eu, muitas vezes não tem mas é uma questão de força de vontade.
Isto é honestidade intelectual, é ser-se honesto connosco e com os outros, saber e fazer são duas coisas diferentes como eu descobri às minhas custas, eu poderia querer ter uma cadela para obedience, ensiná-la, mas para isso é preciso muita disponibilidade, coisa que não tenho, por isso para já quero ter uma cadela que seja educada, tenha boas maneiras e esteja estimulada, eu sei tudo o que e preciso para praticar obedience, mas não tenho tempo e não tive a capacidade de ver isso... erro meu. :?
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quarta jan 25, 2012 6:10 pm

AST88 Escreveu:Olá RottZeus, na minha modesta opinião, dar alimentação natural a um cachorro é delicado...e mais a um rott, uma raça gigante! Fala muito a sério com o teu vet...muita carne faz mais mal do que dar ração barata!
Sim AST88 a veterinária disse precisamente isso, que é uma alimentação saudável, e que na opinião dela, bem melhor do que ração, mas que como é cachorro ainda, que não deve ser dada uma quantia exagerada.

Por exemplo, na carcaça de frango. Aquilo é uma carcaça já partida ao meio, onde fica meio peito e uma coxa, mas sem o interior, ou seja, é só a carne que está depois dos ossos. Os chamados "miúdos" não fazem parte dessa carcaça, embora alguns façam parte da alimentação RAW.

Eu divido em 3, dou a parte mais pequena ao jantar, pois é quando menos esforço/desgaste físico o Zeus tem.

A parte maior, é a que come de manhã, depois do pequeno almoço, dou-lhe a parte de cima do peito.

De tarde, dou-lhe a 3ª parte, que é de tamanho mediano.

No exemplo que dei, da semana passada. Coração de Perú e Patas de Galinha, dava da seguinte forma:

- Manhã: 1 coração 2 patas

- Tarde: 2 corações 1 patas

- Noite: 1 coração 1 pata

Devo dizer também que como passo a tarde a brincar com ele, exercícios de tracção, também bebe muita água.

As fezes são mais consistentes agora, do que quando comia ração.

Ah! Lembrei-me entretanto, o Zeus quando comia ração, tenho ideia que depois de fazer necessidades "sólidas" na cozinha, ia lambê-las. Na altura as fezes eram castanho claro, muito claro mesmo. E eram bastante moles, inclusive, apanhei-o uma vez a lamber tudo, depois de fazer cocó.

Desde que começou com esta alimentação, as fezes são mais consistentes, com um castanho mais escuro. E depois de as fazer, já nem lhes toca.
Acena
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 6:38 pm

doglover80 Escreveu: Isto é honestidade intelectual, é ser-se honesto connosco e com os outros, saber e fazer são duas coisas diferentes como eu descobri às minhas custas, eu poderia querer ter uma cadela para obedience, ensiná-la, mas para isso é preciso muita disponibilidade, coisa que não tenho, por isso para já quero ter uma cadela que seja educada, tenha boas maneiras e esteja estimulada, eu sei tudo o que e preciso para praticar obedience, mas não tenho tempo e não tive a capacidade de ver isso... erro meu. :?
Ter muita disponibilidade é relativo, é preciso alguma dedicação e gosto, é necessário treinar com alguma regularidade principalmente quando as provas se aproximam, uma brincadeira como quem brinca no parque. É fazer o que já fazemos diariamente com os nossos cães, brincar, mas mais direccionado para aquela actividade. É treinar a brincar, e se há tempo para brincar há tempo para treinar, não se deixar pressionar pelo desempenho que acha que tem que ter, porque nem o cão nem o dono são máquinas, portanto não tem que correr sempre bem. E demorar o tempo que for necessário na preparação, é preciso é começar, uns demoram mais outro menos, uns fazem umas quantas provas por ano, outros só fazem uma.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 25, 2012 7:17 pm

Quero partilhar uma experiência que tive ontem :

Um senhor, por quem tenho muita consideração e simpatia, resolveu "educar" a minha cadela.
Já tinha tido cães (numa quinta) e viu os vídeos do César Millan, que adorou.

Então, achou que era essencial que a cadela andasse sempre atrás e de cabeça erguida.
De modo que tratou de forçar este comportamento, usando a força física.
Isto decorreu apenas uns minutos, entre o café e o carro.

Resultado : entregou-me uma cadela inquieta, excitada, quase agressiva, enfim com um comportamento estranho que até o meu marido (que não sabia nada desta história) comentou : "o que é que passa com esta cadela ? Esqueceste-te de a passear ?".
Ora, eu passeio a cadela para prazer dela.
Não me incomoda que passe o tempo todo de nariz no chão e nos cantos a cheirar, nem que ande uns passinhos à minha frente (até prefiro - é mais fácil de vigiar).

Fiquei com remorsos.
Devia ter-me apercebido que os seguidores do César via youtube só podem ser desastrados.
Não conhecem o cão.
Limitam-se a macaquear o que viram nos vídeos e como resultado transformam animais absolutamente dóceis e meigos em animais ressentidos e inseguros.
Diabos os levem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta jan 25, 2012 8:19 pm

Eu nao percebo nada do metodo positivo, mas seria sempre ouro sobre azul se pudesse educar o meu cao sem recorrer á "violencia fisica". Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta jan 25, 2012 8:25 pm

ovcharka Escreveu: Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?
Essa pergunta não faz muito sentido. O cão ou obedece à sua chamada ou não obedece.
saraestrelo
Membro Veterano

quarta jan 25, 2012 8:34 pm

ovcharka Escreveu:Eu nao percebo nada do metodo positivo, mas seria sempre ouro sobre azul se pudesse educar o meu cao sem recorrer á "violencia fisica". Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?
Ele é sociável com outros cães? Ou mostra sempre o mesmo comportamento de agressividade com todos?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jan 25, 2012 8:53 pm

O ovcharka coloca uma pergunta muito interessante.

Até porque na hora da verdade há machos bem obedientes que se passam completamente na presença de outros machos.

O que sempre fiz, e não faço ideia se é positivo ou negativo, foi segurar a trela com força, usar o meu corpo gordo como "ancora" e dizer "não" ao estúpido de 63 quilos que era um fanfarrão. Se ele continuava naquilo, levava um tabefe nos dentes, de baixo para cima, e obrigava-o a olhar para mim tentando que se deixasse de teorias. Obedecia em tudo menos na presença de outros machos.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta jan 25, 2012 9:00 pm

CharlieBrow Escreveu:
ovcharka Escreveu: Alguem que adopte o metodo positivo sabe explicar-me o que fazem quando um cao com 54kilos sai disparado em direcçao a outro cao para o atacar?
Essa pergunta não faz muito sentido. O cão ou obedece à sua chamada ou não obedece.
Charlie, fiquei perplexo com a resposta. A minha pergunta foi muito simples. Se o Charlie já teve algum cao possante e dominante sabe que a pergunta é simples e faz absolutamente todo o sentido.
Responder

Voltar para “Cães”