Saudações a todos,
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre as razões que levaram à angulação caracteristica nos quartos traseiros e à inclinação tão acentuada na garupa do Pastor Alemão actual?
Segundo alguns artigos que li, a angulação nos quartos traseiros é a mais adequada para que o animal desenvolva a máxima potencia, com o mínimo esforço, logo, mais eficiente. Segundo outros, diminui as capacidades de trabalho e causa problemas de resistência óssea, aumentando a probabilidade de displasia! ???!!??
Em outras raças com funções similares como o rottweiler, pastor belga e o doberman preferem-se as garupas bem direitas e sem curvatura e as angulações nos quartos traseiros não se assemelham às do pastor, sendo mais ao menos similares entre si. Se a função determina a forma, porque esta divergencia na morfologia do pastor alemão? Quem está certo?
Morfologia
...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 7:30 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Olá Akbash
Relativamente ao Pastor Belga e ao dob não me vou pronunciar porque não sou conhecedor.Já quanto ao Rott repare que as angulações traseiras são diferentes do PA porque a própria morfologia do Rott é diferente do PA. O PA é um cão mais esguio e comprido o que significa que o seu centro de gravidade fica mais afastado dos seus quartos traseiros e daí ganhar potência de andamento com a angulação e a garupa inclinada.
No caso do Rott o corpo é cilindrico, massivo , mais largo e mais curto o que significa que o centro de gravidade está mais próximo dos quartos traseiros.Por outro lado , se reparar , a distância de afastamento entre si das patas traseiras do Rott é muito maior do que no caso do PA o que lhe confere a capacidade de apoio e arranque para aquele corpo cilindrico.
Em todo o caso a capacidade de resistência do PA em corrida é bastante superior á do Rott. Eu diria , como imagem , o PA é um cão de maratona e o Rott de sprint.
Saudações
Relativamente ao Pastor Belga e ao dob não me vou pronunciar porque não sou conhecedor.Já quanto ao Rott repare que as angulações traseiras são diferentes do PA porque a própria morfologia do Rott é diferente do PA. O PA é um cão mais esguio e comprido o que significa que o seu centro de gravidade fica mais afastado dos seus quartos traseiros e daí ganhar potência de andamento com a angulação e a garupa inclinada.
No caso do Rott o corpo é cilindrico, massivo , mais largo e mais curto o que significa que o centro de gravidade está mais próximo dos quartos traseiros.Por outro lado , se reparar , a distância de afastamento entre si das patas traseiras do Rott é muito maior do que no caso do PA o que lhe confere a capacidade de apoio e arranque para aquele corpo cilindrico.
Em todo o caso a capacidade de resistência do PA em corrida é bastante superior á do Rott. Eu diria , como imagem , o PA é um cão de maratona e o Rott de sprint.
Saudações
Queria agradecer-vos pelas respostas à minha questão anterior e deixar-vos uma outra.
Aquela "suspensão rebaixada", é um dos aspectos que mais me intriga...mas de facto a facilidade e beleza do trote de um PA, são um espectáculo!
Outro aspecto relacionado com o trem traseiro, é se os membros devem ser perfeitamente paralelos e direitos entre si, ou se podem/devem estar dirigidos para os lados.
Se puderem ilustrar com uma fotografia como eles devem ser, agradecia!
Isto porque tenho visto muitos exemplares, a passear com os seus donos, ( nunca vi PA's numa exposição ), que parecem ter falta de força nos quartos traseiros e os membros parecem não ser tão aprumados quanto os dianteiros...Esses sim parecem sempre ter mais força e regra geral são sempre paralelos.
Também gostava de saber se essa condição é aceitável durante a fase de crescimento e se vai corrigindo com a idade, ou a partir de quando se pode deteriminar quando é que os membros vão ser aprumados ou não.
Cumprimentos
Dário Barreiro
Aquela "suspensão rebaixada", é um dos aspectos que mais me intriga...mas de facto a facilidade e beleza do trote de um PA, são um espectáculo!
Outro aspecto relacionado com o trem traseiro, é se os membros devem ser perfeitamente paralelos e direitos entre si, ou se podem/devem estar dirigidos para os lados.
Se puderem ilustrar com uma fotografia como eles devem ser, agradecia!
Isto porque tenho visto muitos exemplares, a passear com os seus donos, ( nunca vi PA's numa exposição ), que parecem ter falta de força nos quartos traseiros e os membros parecem não ser tão aprumados quanto os dianteiros...Esses sim parecem sempre ter mais força e regra geral são sempre paralelos.
Também gostava de saber se essa condição é aceitável durante a fase de crescimento e se vai corrigindo com a idade, ou a partir de quando se pode deteriminar quando é que os membros vão ser aprumados ou não.
Cumprimentos
Dário Barreiro
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Os membros traseiros devem ser paralelos e direitos entre si . O cão não deverá apresentar as patas viradas para fora nem para dentro , devem ser paralelas e na linha do dorso.Akbash Escreveu: Outro aspecto relacionado com o trem traseiro, é se os membros devem ser perfeitamente paralelos e direitos entre si, ou se podem/devem estar dirigidos para os lados.
Cumprimentos
Dário Barreiro
Saudações