Coisas parvas que se ouve sobre cães!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 28, 2012 2:49 pm

indigo003 Escreveu:principalmente as dentadas e arranhadelas de gatos!
dos gatos não tenho que me queixar mas dos cães :twisted: há tempos a dentada do max em vez de aterrar no gato, passou por mim de raspão. fiquei com o braço e mão inchadas e vermelhas. não liguei logo mas ao fim de 2 dias fui ao médico. foi uma trabalheira para passar a infeção. e a dentada não foi nada de aparatoso.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado jan 28, 2012 6:14 pm

O ser humano esta cheio de bacterias, e estas nem sempre sao más, pelo contrario permitem a nossa subrevivencia. Biofilmes na cavidade intestinal ajudam na digestao e impedem bacterias "más" a instalarem-se no organismo, daí a importancia em beber iogurtes pois permitem o desenvolvimento destas boas bacterias.

As bacterias sao importantes desde que as suas populaçoes estejam controladas. As nossas vias nasais e bocais estao repletas de bacterias, pois inspiramos constantemente ar cheio delas, ainda por cima os nossos dentes e lingua retêm restos de comida proporcionando um meio adequado ao seu desenvolvimento.
Se nao fosse a saliva e o muco nasal, anti-septicos naturais que matam a maioria dessas bacterias, os nossos dentes eram "comidos" num apice e morriamos doentes com uma infecçao qualquer.
A saliva regula a quantidade de bacterias existentes na boca, o pH do meio bucal e muitas outras coisas.
Lamber a ferida com a nossa propria saliva desinfecta.
Curiosidade:por cada minuto a respirar ingeriamos cerca de um milhar de microorganismos pelo nariz/boca! :o

"Portanto, quando tiverem uma ferida no meio do mato, ponham um pouco de saliva, para além de lavar a ferida, as proteinas da saliva combatem as bactérias que estão desejosas de entrar dentro da ferida e infectá-la.

Tal como as lágrimas (que protegem os olhos) a saliva também contém uma proteína (enzima) chamada de Lisozima. Este enzima, "come" a "casca" das bactérias destruindo-as (por outras palavras, o lisozima catalisa a hidrólise do peptidoglicano da parece celular bacteriana).
O lisozima também se encontra na clara do ovo, e é isso que faz com que o "pinto" possa nascer sem que o ovo apodreça antes devido a contaminações bacterianas.

Além do lisozima, a saliva contém ainda outras proteínas que impedem o crescimento bacteriano, tal como a Lactoferrina. A lactoferrina é uma proteína que "capta" os iões Ferro livres, e sem Ferro as bactérias nao crescem. A saliva ainda contém anti-corpos (IgA) que combatem infecções virais.

Segundo estudos recentes, parece que a saliva contem outra proteína (EGF - Factor de crescimento epitilial) que faz com que o tempo de cicatrização de uma ferida seja mais curto! Por isso é que as feridas na boca curam mais depressa.

Portanto, o acto inconsciente de lamber uma ferida, presente em grande parte dos animais, tal como no Homem, nos cães, gatos, periquitos , e outros mais, é um mecanismo de defesa que está escrito na nossa "memoria genética" e que nos leva a inconscientemente curar uma ferida, sem pensar sequer no que está por detrás disso.

Portanto, lambam-se pela vossa saúde Mas só com a saliva do próprio. Não se esqueçam que há muitas doenças que podem ser transmitidas pela saliva"
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado jan 28, 2012 6:28 pm

Quanto à saliva dos cães, não tenho opinião definida, mas a verdade é que não gosto que eles me lambam.

No entanto, uma pessoa da minha família teve uma verruga curada e desaparecida, na mão direita, depois de longas lambidelas do seu cão... :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jan 28, 2012 6:33 pm

Eu, tendo em conta que sou alérgica à saliva de cães/ gatos, penso que só iria piorar :lol:
Floripes2
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 6:36 pm

:lol:
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado jan 28, 2012 6:40 pm

Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.

Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário? :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Teffie
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 6:43 pm

joana_boris Escreveu:Eu, tendo em conta que sou alérgica à saliva de cães/ gatos, penso que só iria piorar :lol:
so a saliva do proprio tem esse efeito benefico. As salivas dos outros ppodem ou nao sê-lo, dependo de muitos factores. Mas por exemplo bacterias presentes na saliva dos caes podem nao lhes fazer mal a eles quando em contacto com uma ferida, pois têm anti-corpos ja formados, mas desencadearem uma infecçao no nosso organismo. Por isso é um "meio mito", tem uma base verdadeira, mas mal aplicada. :D
Floripes2
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 6:46 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.

Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário? :wink:
Concordo consigo. Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir. Por outro lado, ele não se limita a lamber: também alarga muito os bordos das feridas, dificultando a sua cicatrização.
<p>&nbsp;</p>
Teffie
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 6:51 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.

claro que a saliva nao tem um efeito curativo, nem desinfecta da mesma maneira que a agua limpa ou oxigenada. Mas a saliva é rica em oxigenio e é constituida por agua, para além de ter algumas enzimas e proteinas capazes de matar algumas bacterias. Logo desinfecta feridas, e é o que os animais fazem na natureza, lambem as suas feridas, mas tambem é verdade que muitos acabam por morrer na mesma com uma infecçao.
E é por isso que apesar de termos saliva nao podemos deixar de lavar os dentes, porque a saliva nao consegue dar conta de tantas bacterias :lol:

Por isso acho que todos fazemos bem em nao curarmos as nossas feridas com saliva :lol: eu tambem mantenho a minha lingua e a do meu cao longe das minhas feridas :wink:
IsabelNobre_
Membro Veterano
sábado jan 28, 2012 6:57 pm

Floripes2 Escreveu:Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir.
Não sempre. Já vi muitos casos ao longo dos anos, em que os colares eram posto para que o cão não fosse lamber, para deixar cicatrizar.
Workshops para donos
Isabel
Floripes2
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 7:03 pm

Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
<p>&nbsp;</p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
sábado jan 28, 2012 7:20 pm

Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.
Eles lambem porque lhes dá comichão, porque incomoda. Mas ao lamber, vai fazer com que demore a cicatrizar. Evidentemente que tem de se tratar com desinfectante, ou pomadas cicatrizantes, mas se efectivamente a saliva curasse alguma coisa, não haveria necessidade de recorrer a pomadas e betadine. Certo?

:)
Workshops para donos
Isabel
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado jan 28, 2012 7:38 pm

E não só, quando lambem levam e ingerem as pomadas e os desinfectantes ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Teffie
Membro Veterano

sábado jan 28, 2012 8:30 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.
Eles lambem porque lhes dá comichão, porque incomoda. Mas ao lamber, vai fazer com que demore a cicatrizar. Evidentemente que tem de se tratar com desinfectante, ou pomadas cicatrizantes, mas se efectivamente a saliva curasse alguma coisa, não haveria necessidade de recorrer a pomadas e betadine. Certo?

:)
O nosso organismo, tal como o dos caes e dos outros animais esta devidamente "equipado" para se proteger das bacterias e virus que nos possam atacar. Mas como é obvio as nossas defesas naturais têm limitaçoes.
Seguindo essa ordem de ideias o nosso sistema imunitario nao combate os virus e outros corpos estranhos porque se o fizesse nao haveria necessidade de tomarmos medicamento quando doentes... :?
IsabelNobre_
Membro Veterano
sábado jan 28, 2012 10:34 pm

Teffie Escreveu: Seguindo essa ordem de ideias o nosso sistema imunitario nao combate os virus e outros corpos estranhos porque se o fizesse nao haveria necessidade de tomarmos medicamento quando doentes... :?
Teffie, o nosso sistema imunitário, n está na saliva. É muito mais complexo que isso.

Este site que lhe vou enviar, não é de cães, mas fala nas bactérias da boca humana. Nos perigos que há qdo essas bactérias entram para a corrente sanguínea.

http://www.santaapolonia.com/page56.php

Estes perigos são os mesmos para os cães.
Workshops para donos
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”