dos gatos não tenho que me queixar mas dos cãesindigo003 Escreveu:principalmente as dentadas e arranhadelas de gatos!
Coisas parvas que se ouve sobre cães!
Moderador: mcerqueira
-
anja-azul
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
O ser humano esta cheio de bacterias, e estas nem sempre sao más, pelo contrario permitem a nossa subrevivencia. Biofilmes na cavidade intestinal ajudam na digestao e impedem bacterias "más" a instalarem-se no organismo, daí a importancia em beber iogurtes pois permitem o desenvolvimento destas boas bacterias.
As bacterias sao importantes desde que as suas populaçoes estejam controladas. As nossas vias nasais e bocais estao repletas de bacterias, pois inspiramos constantemente ar cheio delas, ainda por cima os nossos dentes e lingua retêm restos de comida proporcionando um meio adequado ao seu desenvolvimento.
Se nao fosse a saliva e o muco nasal, anti-septicos naturais que matam a maioria dessas bacterias, os nossos dentes eram "comidos" num apice e morriamos doentes com uma infecçao qualquer.
A saliva regula a quantidade de bacterias existentes na boca, o pH do meio bucal e muitas outras coisas.
Lamber a ferida com a nossa propria saliva desinfecta.
Curiosidade:por cada minuto a respirar ingeriamos cerca de um milhar de microorganismos pelo nariz/boca!
"Portanto, quando tiverem uma ferida no meio do mato, ponham um pouco de saliva, para além de lavar a ferida, as proteinas da saliva combatem as bactérias que estão desejosas de entrar dentro da ferida e infectá-la.
Tal como as lágrimas (que protegem os olhos) a saliva também contém uma proteína (enzima) chamada de Lisozima. Este enzima, "come" a "casca" das bactérias destruindo-as (por outras palavras, o lisozima catalisa a hidrólise do peptidoglicano da parece celular bacteriana).
O lisozima também se encontra na clara do ovo, e é isso que faz com que o "pinto" possa nascer sem que o ovo apodreça antes devido a contaminações bacterianas.
Além do lisozima, a saliva contém ainda outras proteínas que impedem o crescimento bacteriano, tal como a Lactoferrina. A lactoferrina é uma proteína que "capta" os iões Ferro livres, e sem Ferro as bactérias nao crescem. A saliva ainda contém anti-corpos (IgA) que combatem infecções virais.
Segundo estudos recentes, parece que a saliva contem outra proteína (EGF - Factor de crescimento epitilial) que faz com que o tempo de cicatrização de uma ferida seja mais curto! Por isso é que as feridas na boca curam mais depressa.
Portanto, o acto inconsciente de lamber uma ferida, presente em grande parte dos animais, tal como no Homem, nos cães, gatos, periquitos , e outros mais, é um mecanismo de defesa que está escrito na nossa "memoria genética" e que nos leva a inconscientemente curar uma ferida, sem pensar sequer no que está por detrás disso.
Portanto, lambam-se pela vossa saúde Mas só com a saliva do próprio. Não se esqueçam que há muitas doenças que podem ser transmitidas pela saliva"
As bacterias sao importantes desde que as suas populaçoes estejam controladas. As nossas vias nasais e bocais estao repletas de bacterias, pois inspiramos constantemente ar cheio delas, ainda por cima os nossos dentes e lingua retêm restos de comida proporcionando um meio adequado ao seu desenvolvimento.
Se nao fosse a saliva e o muco nasal, anti-septicos naturais que matam a maioria dessas bacterias, os nossos dentes eram "comidos" num apice e morriamos doentes com uma infecçao qualquer.
A saliva regula a quantidade de bacterias existentes na boca, o pH do meio bucal e muitas outras coisas.
Lamber a ferida com a nossa propria saliva desinfecta.
Curiosidade:por cada minuto a respirar ingeriamos cerca de um milhar de microorganismos pelo nariz/boca!
"Portanto, quando tiverem uma ferida no meio do mato, ponham um pouco de saliva, para além de lavar a ferida, as proteinas da saliva combatem as bactérias que estão desejosas de entrar dentro da ferida e infectá-la.
Tal como as lágrimas (que protegem os olhos) a saliva também contém uma proteína (enzima) chamada de Lisozima. Este enzima, "come" a "casca" das bactérias destruindo-as (por outras palavras, o lisozima catalisa a hidrólise do peptidoglicano da parece celular bacteriana).
O lisozima também se encontra na clara do ovo, e é isso que faz com que o "pinto" possa nascer sem que o ovo apodreça antes devido a contaminações bacterianas.
Além do lisozima, a saliva contém ainda outras proteínas que impedem o crescimento bacteriano, tal como a Lactoferrina. A lactoferrina é uma proteína que "capta" os iões Ferro livres, e sem Ferro as bactérias nao crescem. A saliva ainda contém anti-corpos (IgA) que combatem infecções virais.
Segundo estudos recentes, parece que a saliva contem outra proteína (EGF - Factor de crescimento epitilial) que faz com que o tempo de cicatrização de uma ferida seja mais curto! Por isso é que as feridas na boca curam mais depressa.
Portanto, o acto inconsciente de lamber uma ferida, presente em grande parte dos animais, tal como no Homem, nos cães, gatos, periquitos , e outros mais, é um mecanismo de defesa que está escrito na nossa "memoria genética" e que nos leva a inconscientemente curar uma ferida, sem pensar sequer no que está por detrás disso.
Portanto, lambam-se pela vossa saúde Mas só com a saliva do próprio. Não se esqueçam que há muitas doenças que podem ser transmitidas pela saliva"
Quanto à saliva dos cães, não tenho opinião definida, mas a verdade é que não gosto que eles me lambam.
No entanto, uma pessoa da minha família teve uma verruga curada e desaparecida, na mão direita, depois de longas lambidelas do seu cão...
No entanto, uma pessoa da minha família teve uma verruga curada e desaparecida, na mão direita, depois de longas lambidelas do seu cão...
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
joana_boris
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Eu, tendo em conta que sou alérgica à saliva de cães/ gatos, penso que só iria piorar 
</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
IsabelNobre_
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.
Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário?
Continuo na minha, qdo tenho um ferida lavo muito bem com água corrente e desinfecto. Ficando a língua do cão bem longe da minha ferida.
Mas basta pensar um bocadinho, se a língua cura, porque motivo se coloca um colar isabelino a um cão qdo este tem uma ferida, para este não a lamber? Se assim fosse, partindo do suposto que a saliva terá substâncias curativas, não deveria ser ao contrário?
so a saliva do proprio tem esse efeito benefico. As salivas dos outros ppodem ou nao sê-lo, dependo de muitos factores. Mas por exemplo bacterias presentes na saliva dos caes podem nao lhes fazer mal a eles quando em contacto com uma ferida, pois têm anti-corpos ja formados, mas desencadearem uma infecçao no nosso organismo. Por isso é um "meio mito", tem uma base verdadeira, mas mal aplicada.joana_boris Escreveu:Eu, tendo em conta que sou alérgica à saliva de cães/ gatos, penso que só iria piorar
Concordo consigo. Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir. Por outro lado, ele não se limita a lamber: também alarga muito os bordos das feridas, dificultando a sua cicatrização.IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
</p>
<p> </p>
<p> </p>
claro que a saliva nao tem um efeito curativo, nem desinfecta da mesma maneira que a agua limpa ou oxigenada. Mas a saliva é rica em oxigenio e é constituida por agua, para além de ter algumas enzimas e proteinas capazes de matar algumas bacterias. Logo desinfecta feridas, e é o que os animais fazem na natureza, lambem as suas feridas, mas tambem é verdade que muitos acabam por morrer na mesma com uma infecçao.IsabelNobre_ Escreveu:Cada um acredita no que quer. Eu acho q aquilo que diz a internet não é prova de nada. Cada um diz e escreve o que quer.
E é por isso que apesar de termos saliva nao podemos deixar de lavar os dentes, porque a saliva nao consegue dar conta de tantas bacterias
Por isso acho que todos fazemos bem em nao curarmos as nossas feridas com saliva
-
IsabelNobre_
- Membro Veterano
Não sempre. Já vi muitos casos ao longo dos anos, em que os colares eram posto para que o cão não fosse lamber, para deixar cicatrizar.Floripes2 Escreveu:Mas o colar isabelino põe-se quando os ferimentos levam pontos ou são cobertos por medicamentos cicatrizantes que o cão não deve arrancar/engolir.
Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
IsabelNobre_
- Membro Veterano
Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
Eles lambem porque lhes dá comichão, porque incomoda. Mas ao lamber, vai fazer com que demore a cicatrizar. Evidentemente que tem de se tratar com desinfectante, ou pomadas cicatrizantes, mas se efectivamente a saliva curasse alguma coisa, não haveria necessidade de recorrer a pomadas e betadine. Certo?
E não só, quando lambem levam e ingerem as pomadas e os desinfectantes ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
O nosso organismo, tal como o dos caes e dos outros animais esta devidamente "equipado" para se proteger das bacterias e virus que nos possam atacar. Mas como é obvio as nossas defesas naturais têm limitaçoes.IsabelNobre_ Escreveu:Ou que piorem, pois, uma vez que ao lamber não deixam secar a ferida.Floripes2 Escreveu:Pois, IsabelNobre, como disse, é menos para eles não irem lamber do que para evitar que, ao fazerem-no, alarguem os bordos da ferida.
Eles lambem porque lhes dá comichão, porque incomoda. Mas ao lamber, vai fazer com que demore a cicatrizar. Evidentemente que tem de se tratar com desinfectante, ou pomadas cicatrizantes, mas se efectivamente a saliva curasse alguma coisa, não haveria necessidade de recorrer a pomadas e betadine. Certo?
Seguindo essa ordem de ideias o nosso sistema imunitario nao combate os virus e outros corpos estranhos porque se o fizesse nao haveria necessidade de tomarmos medicamento quando doentes...
-
IsabelNobre_
- Membro Veterano
Teffie, o nosso sistema imunitário, n está na saliva. É muito mais complexo que isso.Teffie Escreveu: Seguindo essa ordem de ideias o nosso sistema imunitario nao combate os virus e outros corpos estranhos porque se o fizesse nao haveria necessidade de tomarmos medicamento quando doentes...
Este site que lhe vou enviar, não é de cães, mas fala nas bactérias da boca humana. Nos perigos que há qdo essas bactérias entram para a corrente sanguínea.
http://www.santaapolonia.com/page56.php
Estes perigos são os mesmos para os cães.