Algumas perguntas sobre geckos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
fm2abc
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2010 2:59 pm

domingo jan 29, 2012 2:13 am

Andei a procura neste e noutros foruns mas nao encontrei as respostas exactas para as minhas perguntas, se calhar voces podem dar uma ajudinha... 8)

Qual é o melhor calcio para dar em geckos leopardo? Aquele que se poe na agua ou o que se mistura com a comida? Este calcio tem de ter a vitamina D2? E se sim, para que serve essa vitamina na vida do gecko? (esta ultima pergunta so mesmo por curiosidade) :)

Outra das perguntas era se haveria alguma preparação para juntar um gecko macho com uma femea? O que eu quero dizer é se tem de fazer alguma coisa antes de os por logo juntos no mesmo terrario? E se a femea tem de ser da mesma idade que ele ou se pode ser mais nova?

Li por ai que a femea antes de poder acasalar com o macho tem de estar de ovular. Isto é verdade?

Bem desde ja obrigado por lerem este texto um bocadinho extenso! Espero que me possam ajudar :D
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo jan 29, 2012 12:09 pm

Quanto aos geckos nao faço a minima ideia mas quanto ao Calcio penso que é melhor comprares a de pó porque a de meter na agua nao sei se fará mal se o animal quiser ir tomar um banho...
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo jan 29, 2012 12:18 pm

Titanium os suplementos para por na água não fazem mal nenhum ao animal...Até a muita gente que põem esses mesmos suplementos nos borrifadores (como eu), o cálcio em pó torna-se um pouco mais dificil porque mesmo que agarre aos insectos passado um tempo o pó saí...O líquido nesse aspecto não tem problemas...Em relação á vitamina acho que está a falar da D3, isso é importante em todos os répteis...Deixo aqui um artigo da arca que explica melhor para que serve...Aqui vai encontrar o que procura basta ler tudo: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/luz_uvb ... daveis/655
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo jan 29, 2012 12:20 pm

Hum.. eu estava a supor, entao o calcio liquido é melhor que o pó? E como se dá ao animal?
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

domingo jan 29, 2012 12:23 pm

Bem aqui diz lá uma dosagem na embalagem...Coloca no recipiente da água ou num borrifador e pronto quando ele for beber água também está a beber as vitaminas, cálcio, etc.
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
fm2abc
Membro Júnior

domingo jan 29, 2012 12:25 pm

Sim peço desculpa era mesmo D3 que eu queria falar.

Por ser um animal nocturno pensei que nao necessita-se desta vitamina, ja que nao tem interações tao fortes com as radiaçoes UVB.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jan 29, 2012 3:47 pm

tanto o calcio como as vitaminas deves dar em pó, da exoterra por exemplo. se forem geckos bebés podes juntar na comida duas vezes por semana, se forem juvenis/adultos basta teres uma peqena taça ou tampa de garrafa com o pó que eles se precisarem vao la lamber.
quanto ao resto nao deves ter o casal sempre junto, isso vai desgastar a femea, deves sim mnter separados e se quiseres criar juntas agora em março. tambem podes manter colonias o ano todo juntas tipo um macho e tres femeas mas ter cada um separado é mesmo o melhor.
junta se quando a femea esta a ovular, eu consigo ver bem na barriga das femeas os foliculos, mas para iniciantes nao vale a pena preocuparem se, que o facto de o macho estar depois com a femea induz a ovulaçao. devem permanecer juntos ai uma semana ou duas e separar, e depois ir juntando uma vez por mes para garantir fertilidade.
espero ter ajudado
cmps
fm2abc
Membro Júnior

segunda jan 30, 2012 7:36 pm

Obrigado cris17 pela tua explicação, muito util.

Mas alguem sabe de algum artigo, ou algum post neste ou noutro forum sobre reproduçao de geckos?

É que era um assunto que eu queria "estudar" para depois mais tarde nao fazer erros desnecessarios. Alguem aconselha alguma coisa?
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quinta fev 09, 2012 1:12 pm

Vá estudando a manutenção (deixo mais um link) http://www.puzzle-reptiles.com/geckosleopardocare.php e depois quando tiver alguma pratica e souber realmente manter um gecko leopardo, durante as suas pesquisas irá aparecendo informação sobre outras temáticas relacionadas com a espécie.

Já agora, os geckos leopardo não tomam banho nas taças de água (passar por cima delas ocasionalmente não significa que queiram ou estejam a tomar banho).

Boa Sorte
Ricardo Leitão
Calsonic
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”