Síndrome da hiperestesia felina ou stress ou outro/a

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cfribeiro2
Registado: terça jan 31, 2012 3:12 pm

terça jan 31, 2012 3:22 pm

O meu gato tem 8 anos e ando a tentar controlar a sua obsessão por se lamber há já dois/três meses, aproximadamente. Ele tem peladas de tanto se lamber (usa muito os dentes), mas não lhe reconheço mais nenhum sintoma. Não tem feridas, nada. É um lorde em casa. Esta a tomar vários medicamentos para tentarmos que se acalme, mas nada parece resultar. O veterinário não identifica mais nenhuma causa, nem fungos, nem alergias, nem qualquer outra doença... Já estou a desesperar! Será hiperestesia? Não sei! Qualquer comentário sobre situações semelhantes será uma óptima ajuda! obrigada :( [/i]
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jan 31, 2012 4:57 pm

Estou a passar pela mesma situação com a minha Pequenina (Xinoca), desde inicio de Dezembro que ela começou com esses sintomas, levei-a ao vet que me disse que ou era stress ou pulguinhas. Pulgas achei que não era, mas em todo caso comprei as pipetas e coloquei em todas, mas não, a história continuou, e até onde ela chegava, cortava o pêlo todo com os dentes, mas como não tinha qualquer ferida, e como andou algum tempo com o cio, pensei que isso pudesse ter ajudado.
Na semana passada, ao ler um artigo neste Forum, depois de ler o ultimo paragrafo, no dia seguinte levei logo a menina ao vet. Deu-lhe uma injecção para controlar os níveis hormonais e receitou-lhe um anti-depressivo, que é utilizado nos humanos, e que parece estar a resultar, anda mais calma, não está tão agressiva com as outras, e nunca mais me apercebi que cortasse o pêlo. O vet diagnosticou uma situação obsessiva/compulsiva, e está a tomar um único medicamento uma vez ao dia e que é 1/4 de um comprimido minúsculo que me vejo aflita para cortar em doses iguais, e que tenho de dar pelo menos durante 2 meses.

As melhoras do gatinho :wink:
Cfribeiro2

quarta fev 01, 2012 12:55 pm

Pois é... apesar de tudo o meu veterinário não queria entrar logo em antidepressivos desse tipo e acabou por lhe receitar medicação mais "leve".
Mas, talvez, tenhos mesmo que ir por esse caminho.
Até ao final da semana vamos avaliar o resultado do xpto. Entretanto também come: Calm (Royal Canin) e toma: 1/4 de XXX e duas doses de VVV.

Curiosidade, o meu gato evita todos os locais onde ponho o Feliway.

:wink:
Última edição por Cfribeiro2 em quarta fev 01, 2012 3:11 pm, editado 1 vez no total.
Alexpat
Membro Veterano

quarta fev 01, 2012 1:13 pm

Cfribeiro2 Escreveu:Pois é... apesar de tudo o meu veterinário não queria entrar logo em antidepressivos desse tipo e acabou por lhe receitar medicação mais "leve".
Mas, talvez, tenhos mesmo que ir por esse caminho.
Até ao final da semana vamos avaliar o resultado do Calmex. Entretanto também come: Calm (Royal Canin) e toma: 1/4 de Lepecortinol e duas doses de KalmAid.

Curiosidade, o meu gato evita todos os locais onde ponho o Feliway.

Desculpe, o que é o Feliway :oops:
Cfribeiro2

quarta fev 01, 2012 2:48 pm

São feromonas felinas (spray ou difusor) que dizem que ao serem pulverizadas nos locais onde o gato dorme, por exemplo, lhes dá uma sensação agradável de bem estar e calma. " O segredo para gatos felizes", mas o meu não gosta muito.

Pelo menos é a sensação que tenho, que ele evita os locais onde pulverizo com as feromonas.

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 01, 2012 3:05 pm

Cfribeiro, por favor apague os nomes dos medicamentos. Não é permitido e faz sentido, porque há muito boa gente que se automedica e faz o mesmo em relação aos seus animais, o que pode ter consequências muito graves, como sabemos.

Tenho uma gatinha para adopção que também cortava o pêlo todo onde conseguia chegar, mas felizmente não chegou a fazer peladas, ficava era com o pêlo raso. Também se despistaram as possibilidades de alergia à picada de pulga ou alimentar, e não era. Felizmente, o problema acabou por passar por si entretanto.

Desejo que o seu gatinho melhore rapidamente. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Cfribeiro2

quarta fev 01, 2012 3:17 pm

Ups!!!Peço desculpa, mas já é a ansiedade pelas melhoras do bichano! Estou a ficar tão stressada como ele!

:lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 01, 2012 3:26 pm

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Alexpat
Membro Veterano

quarta fev 01, 2012 3:39 pm

:oops: não fazia a mínima ideia.

Quanto à medicação, quando vi os efeitos secundários, confesso que me deixaram um pouco apreensiva, mas espero que não seja nada, também ando desde Setembro a tomar antidepressivos, e quando vi o folheto, andei uns dias a pensar se havia de os tomar ou não, quando falei novamente ao médico, ele perguntou-me se eu já tinha lido o do paracetamol...

Cada caso é um caso, e o que parece estar a fazer bem à minha, pode não fazer bem ao seu, em todo caso posso depois dar-lhe o nome do medicamento e verificar a opinião do vet.

Durante os mêses de Novembro e Dezembro, tive em casa vários gatinhos que entretanto foram adoptados, e o vet acha mais que tenha sido por causa disso do que o facto de ela andar constantemente com o cio. Quem sabe se essas feromonas não produzem nele um efeito contrário.
Às vezes dava tanto jeito que eles falassem

:lol: :lol: :lol:
Cfribeiro2

quarta fev 01, 2012 7:53 pm

Ele fala, eu é que não percebo! :D

No seu caso os gatinhos justificam esse ciume/stress. No meu caso sei que foi a mudança de casa.

Infelizmente, ele está é a demorar muito tempo para se acalmar e tornou-se, realmente, obsessivo pelas lambidelas/mordidelas. Ele tem aquele comportamento típico de um gato feliz... vira a barriga para cima para umas festinhas, é super simpático... Mas não larga o próprio pelo e aquela forma de se coçar!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 02, 2012 7:28 pm

Tenho esse problema com a minha Leo, desde sempre. Aliás, desde a castração. Já fez testes a tudo possível e imginário e não se encontra ponta por onde pegar... :| Já experimentei ração para gatos sensíveis, nada! Outras sem cereais, nada! Finalmente come uma que é para gatos com muito pêlo, isto porque ingere pêlo a mais, de tanto se lamber. Tem a barriga que mais parece que foi rapada para fazer uma ecografia.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta fev 02, 2012 7:46 pm

Penso que a hiperestesia é uma sensibilidade exacerbada ao toque, pelo que não creio que leve a coçarem-se/roerem o pelo.

Tenho um que rata o pelo, principalmente na barriga e patas de trás. É um stressadinho. Já fez tratamentos com medicação e melhorava. Ultimamente anda outra vez a ratar o pelo, mas como teve os valores do figado alterados não se justifica medicar já que não faz feridas e a medicação é agressiva para o figado
Cfribeiro2

quinta fev 02, 2012 7:49 pm

leonildecarvalho,
Já tentou ou foi aconselhada com os antidepressivos?

Esta parece-me ser, realmente, a última das tentativas para solucionar este problema.

Pois...As minhas maiores reservas são as questões associadas aos efeitos secundários destes medicamentos.
Alexpat
Membro Veterano

quinta fev 02, 2012 10:25 pm

A minha Pequenina parece que parou de o fazer, pelo menos que eu veja, e os pelinhos estão a começar a crescer, embora muito lentamente, tadinha, a cauda dela parece a de uma ratazana, toda peladinha, mas não deixo de me preocupar, anda calma demais, ainda há pouco estava no arranhador a tentar arranhar as unhas e parecia que o fazia em câmara lenta. Ela come bem, dá-me mtos miminhos, mas não é a mesma, em todo o caso, ainda só está a tomar a medicação desde o dia 25 de Janeiro, ainda é cedo para ver resultados.

Ao menos que lhe desse para roer as unhas, talvez não me estragassem tantas coisas :lol: :lol: :lol:
filipadb
Membro Júnior
Registado: quarta abr 27, 2011 10:16 pm

quinta fev 02, 2012 10:36 pm

A minha gata tem quase 1 ano e meio e também está/esteve com esse problema. Lambia-se imenso, a barriga até ficou com ferida. Mudei a ração para uma hipoalergénica e foi medicada durante algum tempo. Acho que agora está melhor, pelo menos a barriga está a voltar a ficar com pêlo. As peladas das patas também não pioraram.

Mas a veterinária diz que vai ter sempre este problema. O máximo que se pode fazer é controlar com medicação...
Responder

Voltar para “Gatos”