Iniciante em Exposições
Moderador: mcerqueira
Boas, estou a pensar levar a Alice à exposição de Lisboa no fim de semana de 12 e 13 de Fevereiro e a única experiência que tenho é apenas como visitante.
Pedia então a vossa ajuda, ou dicas que achem importantes para uma "expositora" de 1ª viagem.
O que acham importante levar, situações a evitar, etc.
Outra questão é, um gainho abaixo dos 6 meses já tem de ser colocado "naquela" posição de exposição onde ficam todos esticadinhos?
Obrigado.
Pedia então a vossa ajuda, ou dicas que achem importantes para uma "expositora" de 1ª viagem.
Outra questão é, um gainho abaixo dos 6 meses já tem de ser colocado "naquela" posição de exposição onde ficam todos esticadinhos?
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am
Olámi_xen Escreveu:Boas, estou a pensar levar a Alice à exposição de Lisboa no fim de semana de 12 e 13 de Fevereiro e a única experiência que tenho é apenas como visitante.
Obrigado.
Para começar, aqui vai um link onde ja se falou acerca de algumas coisas da expo: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... light=expo
Convem chegar cedo

Contacte o clube, pois eu sei que as inscricoes ja estão abertas, portanto não convém demorar.
Não esquecer de levar:
- Boletim de vacinas
- Pente, escova, cardadeira e tudo o mais que achar necessário
- Caixinha para areia e areia
- Comida e água do patudo
- Mantinha
- Brinquedos
Não é obrigatorio coloca-los na posição, mas se ficarem obviamente favorece o gato porque está a ser exibido com maior destaque

Levei os meus gatos o ano passado à expo da Arruda e apresentei ambos na tal posição, tinha na altura uns 4 meses e meio. Vá practicando em casa

<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
Muito obrigado pela ajuda MarisaV. Sabe se em gatos com menos de 6 meses já é preciso posicioná-los todos esticadinhos em frente ao juiz? é que se for preciso tenho de treinar mais, porque a Alice não gosta nada dessa posição.
Outra questão é, quais sao os resultados possíveis para esta classe?
Mais uma vez obrigado.
Mais uma vez obrigado.

-
- Membro Veterano
Obrigatorio penso que não, mas pode favorece-los.mi_xen Escreveu:Muito obrigado pela ajuda MarisaV. Sabe se em gatos com menos de 6 meses já é preciso posicioná-los todos esticadinhos em frente ao juiz? é que se for preciso tenho de treinar mais, porque a Alice não gosta nada dessa posição.
Mais uma vez obrigado.
Por ex, um dos meus gatos adora exibir-se e ficar nessa posição (Zeus) o outro nem por isso (Apollo)

Resultados possiveis:
BIV (melhor da variedade, está relacionado com o grupo de cor)
NOM BIS (nomeação para BIS)
BIS
EXC 1, 2, 3, etc... que no fundo avalia a qualidade geral do gato, sendo que a melhor classificação é o EXC 1
Neste link tem mais pormenores: http://shadoweyescats.com.sapo.pt/regras.html
Os juizes escrevem 1 relatorio sobre o que acham que é entregue, juntamente com a classificação.
Exemplo practico:
Zeus
Teve EXC 1 nos 2 dias, não tinha oponente na cor, portanto nunca poderia fazer BIV e no 2º dia foi NOM BIS
Apollo
Teve EXC 1 nos 2 dias, teve oponentes na cor, mas não ganhou
Última edição por MarisaV em segunda jan 30, 2012 3:52 pm, editado 1 vez no total.
<p>Marisa </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Já agora, com menos de 6 meses concorre na Classe 12 (Jovens)mi_xen Escreveu:Muito obrigado pela ajuda MarisaV. Sabe se em gatos com menos de 6 meses já é preciso posicioná-los todos esticadinhos em frente ao juiz? é que se for preciso tenho de treinar mais, porque a Alice não gosta nada dessa posição.
Mais uma vez obrigado.
<p>Marisa </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
- Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
- Contacto:
Olá!
Parabens pela experiencia, espero que goste e a repita!!! É giro... conhecemos pessoas novas, vemos os gatinhos de perto e é muito bom ouvirmos o juiz falar do nosso gatinho!!!
A posição, esticadinho =) , mostra-o melhor ao juiz que estará a avaliar, é para isso que serve. Não é obrigatório mas é preferencial que assim seja por isso, toca a habituar a Alice à pose e a estar nas suas mãos bastante tempo sem querer ir embora, e não é só no seu colinho, é mesmo a segurar nas mãos e pés além da pose esticadinha! Todos os dias um bocadinho, até para exercitar os musculos dos seus braços porque não é preciso muito tempo para ficarmos com os braços todos partidos lol
Importante também é que ela se deixe manusear por outras pessoas, peça a todas as suas visitas que lhe mexam, com calma, mas para ela não estranhar pessoas que não conheça!
Não esquecer todos os papeis da princesa, caminha e mantinha dela (se forem novas não as estreie no dia para ela ter alguma coisa com o cheirinho dela, vai ser muita coisa nova no mesmo dia, ao menos que a cama tenha o cheirinho dela!!!
Escovas e todo o material de beleza!!!
Água para si e para a Alice
Umas bolachinhas e snacks para o longo dia, você não vai querer deixa-la sozinha muito tempo para ir comer...
Máquina fotográfica para "aqueles" momentos e para quando ela for a BIS =)
Papel e caneta para tomar alguma nota.
E vontade de vibrar com o fim de semana especial
A minha primeira vez foi em Dezembro em Santarém e foi muito giro!!!
Parabens pela experiencia, espero que goste e a repita!!! É giro... conhecemos pessoas novas, vemos os gatinhos de perto e é muito bom ouvirmos o juiz falar do nosso gatinho!!!
A posição, esticadinho =) , mostra-o melhor ao juiz que estará a avaliar, é para isso que serve. Não é obrigatório mas é preferencial que assim seja por isso, toca a habituar a Alice à pose e a estar nas suas mãos bastante tempo sem querer ir embora, e não é só no seu colinho, é mesmo a segurar nas mãos e pés além da pose esticadinha! Todos os dias um bocadinho, até para exercitar os musculos dos seus braços porque não é preciso muito tempo para ficarmos com os braços todos partidos lol
Importante também é que ela se deixe manusear por outras pessoas, peça a todas as suas visitas que lhe mexam, com calma, mas para ela não estranhar pessoas que não conheça!
Não esquecer todos os papeis da princesa, caminha e mantinha dela (se forem novas não as estreie no dia para ela ter alguma coisa com o cheirinho dela, vai ser muita coisa nova no mesmo dia, ao menos que a cama tenha o cheirinho dela!!!
Escovas e todo o material de beleza!!!
Água para si e para a Alice
Umas bolachinhas e snacks para o longo dia, você não vai querer deixa-la sozinha muito tempo para ir comer...
Máquina fotográfica para "aqueles" momentos e para quando ela for a BIS =)
Papel e caneta para tomar alguma nota.
E vontade de vibrar com o fim de semana especial
A minha primeira vez foi em Dezembro em Santarém e foi muito giro!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
<p><u> </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Mi_xen, tem tido excelentes conselhos e informações. Espero que nos encontremos lá na exposição, que ache interessante e que se divirta e... boa sorte. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O seu gatinho ser apresentado esticado ou não depende da raça.
Seja como for, ao lado de cada juiz vai estar um comissário (a pessoa de bata branca), explique que é a sua estreia e peça que lhe demonstrem como expor adequadamente o seu exemplar. Eles ajudam.
Seja como for, ao lado de cada juiz vai estar um comissário (a pessoa de bata branca), explique que é a sua estreia e peça que lhe demonstrem como expor adequadamente o seu exemplar. Eles ajudam.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Isso é verdade. A forma de apresentar, por exemplo, um Bosques é diferente da de um British, pelo que tenho notado. E os comissários ajudam, sim. Normalmente, comissários e juízes são bastante simpáticos.WaterMonitor Escreveu:O seu gatinho ser apresentado esticado ou não depende da raça.

De resto, pelo menos é a minha perspectiva, o ambiente também é bastante informal e descontraído. Por isso, vá sem stresses, até para não os transmitir ao seu gatinho.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Obrigado a todos, tive dicas fantásticas aqui que vão ajudar imenso. Porém a estreia em exposições terá de ficar adiada. A Alice é uma Sphynx e acabou de curar uma constipação (que durou mais de um mês), por isso o veterinário desaconselhou a saída de casa devido ao contacto com outros gatos, e principalmente devido ao frio que se tem feito sentir.
Eu gostava de a "estrear" na Expo de Lisboa, até porque a próxima é em Setembro, e ela já não concorre em júniores (não sei se é assim que se designa), o que me faz supor que avaliação já seja mais renhida, mas não vou permitir de forma alguma que os espirros e as secreções voltem cá a casa.
Vou procurar o calendário de exposições felinas espanhol, pode ser que haja alguma aqui por perto na Primavera
Tassebem, apesar de só conhecer as exposições de gatos pela parte do visitante, já tinha a ideia que eram eventos bastante mais informais do que as dos cães. Claro que é visível a "rivalidade" entre alguns criadores, mas acho que no geral as pessoas se dão melhor, levam a coisa mais na desportiva e o bem-estar dos gatos é a principal preocupação.
Eu gostava de a "estrear" na Expo de Lisboa, até porque a próxima é em Setembro, e ela já não concorre em júniores (não sei se é assim que se designa), o que me faz supor que avaliação já seja mais renhida, mas não vou permitir de forma alguma que os espirros e as secreções voltem cá a casa.
Vou procurar o calendário de exposições felinas espanhol, pode ser que haja alguma aqui por perto na Primavera

Tassebem, apesar de só conhecer as exposições de gatos pela parte do visitante, já tinha a ideia que eram eventos bastante mais informais do que as dos cães. Claro que é visível a "rivalidade" entre alguns criadores, mas acho que no geral as pessoas se dão melhor, levam a coisa mais na desportiva e o bem-estar dos gatos é a principal preocupação.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Já fui ver algumas exposições de gatos mas não fazia a mínima ideia que haviam diferentes formas de pegar no gato, consoante a raça
Está-se sempre a aprender...
Então e os domésticos? Também tem alguma forma diferente de apresentação
? É que quando fui a algumas... só me apercebi de pegarem em gatos, bem alto e esticadinhos... 
Olá mi_xen.
Sei que, ninguém, ou quase já ninguém, alcatifa as casas mas, já nem sei se não seria melhor tê-la alcatifada por causa da gatinha...
Ela já vai à caixa W.C. ou ainda se descuida...?
As melhoras da sua menina,
Leo

Olá mi_xen.
Sei que, ninguém, ou quase já ninguém, alcatifa as casas mas, já nem sei se não seria melhor tê-la alcatifada por causa da gatinha...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
A Alice está neste momento curada da forte constipação. Foram mais de 3 tomas de antibiótico, broncolíticos, vapores de água, limpeza da narinas, mas agora parece estar melhor que nunca. Já não espirra, nem tem secreções e está muito mais activa. Nas últimas análises que fez estava tudo normal, bem como um raio-x aos pulmões.leonildecarvalho Escreveu:Olá mi_xen.
Sei que, ninguém, ou quase já ninguém, alcatifa as casas mas, já nem sei se não seria melhor tê-la alcatifada por causa da gatinha...![]()
Leo
O mais provável é que ela tenha apanhado uma corrente de ar quando veio da casa da criadora, e com a adaptação e stress, baixou a imunidade.
Também com a convivência consegui perceber os cuidados que tenho de ter com ela, e ela própria está mais esperta porque quando tem frio já procura o quente, em vez de ficar no frio à minha espera.
Quanto aos xixis, acho que estava relacionado também com a adaptação. Coloquei mais caixas de areia, e fui mudando de sítio para perceber onde é que ela as queria, e os xixis fora do sítio foram diminuindo. Cheguei também a fazer algumas analises e teste de urina para ver se estava tudo bem com ela.
De vez em quando ainda aparece um descuido ou outro, mas cada vez menos, e regra geral são ao lado da caixa de areia.
Acho que adaptação está a cada vez melhor, a convivência é mais fácil. Tem surgido algumas dúvidas na educação, mas os seus artigos também têm ajudado muito.
Muito obrigado,
Margarida.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
O Sphinx, se não estou em erro, é apresentado como os Persas, Exóticos e British: sem ser esticado.
Vou tentar explicar, mas aviso já que só na prática é que dá para perceber bem: as patas de trás assentam sobre a nossa mão esquerda (e não se apertam as patas, assentam!) e as da frente ficam apoiadas na nossa mão direita que está mais alta do que a esquerda. A modos que tornamos o gato mais redondo e menos comprido.
Já nas outras raças, acho que a ideia é mesmo torná-los compridos e estilizados, o que para mim (pessoa de Persas e Exóticos) é altamente estranho e feio.

Vou tentar explicar, mas aviso já que só na prática é que dá para perceber bem: as patas de trás assentam sobre a nossa mão esquerda (e não se apertam as patas, assentam!) e as da frente ficam apoiadas na nossa mão direita que está mais alta do que a esquerda. A modos que tornamos o gato mais redondo e menos comprido.
Já nas outras raças, acho que a ideia é mesmo torná-los compridos e estilizados, o que para mim (pessoa de Persas e Exóticos) é altamente estranho e feio.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Fico feliz por saber que a sua menina está no bom caminho...mi_xen Escreveu:A Alice está neste momento curada da forte constipação. Foram mais de 3 tomas de antibiótico, broncolíticos, vapores de água, limpeza da narinas, mas agora parece estar melhor que nunca. Já não espirra, nem tem secreções e está muito mais activa. Nas últimas análises que fez estava tudo normal, bem como um raio-x aos pulmões.leonildecarvalho Escreveu:Olá mi_xen.
Sei que, ninguém, ou quase já ninguém, alcatifa as casas mas, já nem sei se não seria melhor tê-la alcatifada por causa da gatinha...![]()
Leo
O mais provável é que ela tenha apanhado uma corrente de ar quando veio da casa da criadora, e com a adaptação e stress, baixou a imunidade.
Também com a convivência consegui perceber os cuidados que tenho de ter com ela, e ela própria está mais esperta porque quando tem frio já procura o quente, em vez de ficar no frio à minha espera.
Quanto aos xixis, acho que estava relacionado também com a adaptação. Coloquei mais caixas de areia, e fui mudando de sítio para perceber onde é que ela as queria, e os xixis fora do sítio foram diminuindo. Cheguei também a fazer algumas analises e teste de urina para ver se estava tudo bem com ela.
De vez em quando ainda aparece um descuido ou outro, mas cada vez menos, e regra geral são ao lado da caixa de areia.
Acho que adaptação está a cada vez melhor, a convivência é mais fácil. Tem surgido algumas dúvidas na educação, mas os seus artigos também têm ajudado muito.
Muito obrigado,
Margarida.

Um descuido ou outro...é bem diferente do que era...né? Portanto, ela está a provar que está a entrar na "adolescência"...

Continuação de tudo de bom,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>