Que método usa para treinar o seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que método usa para treinar o seu cão?

Votação encerrada em quinta fev 23, 2012 9:32 pm

Método Tradicional
21
41%
Método Positivo
21
41%
Outro
9
18%

Total de votos: 51
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta fev 01, 2012 9:44 am

Assim farei quando tiver oportunidade :wink:
Obrigado.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta fev 01, 2012 10:18 am

Ok. doglover, dou como certo que acreditas no que dizes (tal como qualquer um, tens direito a ter as tuas convicções).

Sobre o teu último post só quero dizer-te que "suprimir comportamentos" não é só o objectivo do que tu chamas "treino tradicional", é também o objctivo do que tu chamas "treino positivo".

Já H. Raiser (que aos teus olhos será um "treinador tradicional") afirma que os comportamentos não reforçados têm tendência a extinguir-se. Mas também diz que a fiabilidade dessa extinção dificilmente se coseguirá sem recurso a drives de evitação.

Aliás, no caso concreto que falamos, a metodologia usada no treino integral está longe de corresponder à descrição que fazes.

Eu partilho esta opinião, sobretudo em questões de obediência, como já antes expus longamente e não quero repetir.

Mas cada um tem direito a ter a sua opinião.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta fev 01, 2012 11:00 am

zeca2 Escreveu:Já H. Raiser (que aos teus olhos será um "treinador tradicional") afirma que os comportamentos não reforçados têm tendência a extinguir-se. Mas também diz que a fiabilidade dessa extinção dificilmente se coseguirá sem recurso a drives de evitação.

Mas cada um tem direito a ter a sua opinião.
Sim existem comportamentos chamados auto reforçantes que necessitam de maior cuidado no aumento do critério, que necessitam de maior experiência por parte de quem está a tentar mudar o comportamento e que são dificeis de alterar, se for necessária a "evitação" ela também pode ser conseguida pelo treino positivo através do castigo negativo, porque de facto nós temos um método de treino que não é incompleto, cmo se tem afirmado aqui, porque temos nele incluido um tipo de reforço e um tipo de castigo... nós também ensinamos cães a evitar comportamentos de forma a não serem castigados.

Obrigado pela última afirmação, eu gosto de ter uma opinião minha, de estar enganado, se for esse o caso, ou certo se também for assim, mas as mudanças nas minhas opinião acontecem quando existe uma fundamentação clara e inequivoca que me faça mudar de opinião, quando assim for mudo... claro que o mesmo espero de si, o resto é uma discussão num fórum que serve para isso mesmo.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta fev 01, 2012 11:42 am

zeca2 Escreveu:Sobre o teu último post só quero dizer-te que "suprimir comportamentos" não é só o objectivo do que tu chamas "treino tradicional", é também o objctivo do que tu chamas "treino positivo".
Eu sei disto, mas acho que concorda que muitas vezes esta supressão é banalizada, passa muitas a ser a pratica comum. Mesmo no treino tradicional acredito que os bons treinadores não tornam isso a base do treino, por isso é que acho o Cesar Millan (eu sei que também não é adepto da série) um apresentador de tv e não um treinador de cães.
Para mim não se resolve um mau comportamento suprimindo-o.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta fev 02, 2012 3:49 pm

mas acho que concorda que muitas vezes esta supressão é banalizada, passa muitas a ser a pratica comum.
Estávamos num patamar de convergência mas com essa generalização lá se foi a convergência por água abaixo... aliás eu não critico o que chamas treino positivo, critico essas generalizações que os ditos"treinadores positivos" fazem em relação ao método que chamam tradicional. Esquecem-se de referir que a motivação é um factor importantíssimo de qualquer método.

Enfim, é a teoria do branco ou do preto, quando também há o cinzento.

É isso que choca na vossa argumentação: uma pose pseudo-moralista fundada em argumentos falaciosos, o que leva a que o debate se extreme.
se for necessária a "evitação" ela também pode ser conseguida pelo treino positivo através do castigo negativo,

Acho que não estamos a falar da mesma coisa: a evitação é uma componente do drive de defesa e não vejo como é que possa ser usada com castigo negativo.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quinta fev 02, 2012 10:52 pm

Era precisamente deste tipo de ambiente de discusao saudavel que este forum precisava mais e mais :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta fev 03, 2012 2:25 pm

ovcharka Escreveu:Era precisamente deste tipo de ambiente de discusao saudavel que este forum precisava mais e mais :wink:
Concordo.

Alguém sabe quando vão entrar em vigor as alterações em obediência?
Responder

Voltar para “Cães”