Duvidas sobre temperamento: PA vs PBG

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FMoreira
Membro Júnior
Registado: terça jan 10, 2012 11:24 pm

sexta fev 03, 2012 7:36 pm

Tenho andado a ler sobre estas duas raças ( Pastor Alemão e Pastor Belga Groenendael), mas estou num ponto em que todos os textos me parecem iguais, copiados uns dos outros apenas mudando a sintaxe das frases, e muitas vezes com pouca informação relativamente a experiências próprias com as raças.

É isso que espero encontrar neste tópico, comentários de quem convive ou conviveu de perto com estas raças, ou saiba de casos concretos e que me consiga tirar estas dúvidas.

Gostava de saber quais as diferenças entre o PA e o PBG relativamente ao temperamento e necessidades de desgaste de energia.

Tenho lido em alguns sítios que a única diferença entre os 4 PB é o pelo, e que estes são muito mais activos que o PA, noutros sítios já colocam o PB Malinois como o mais irrequieto (muito mais que o PA) e o Groenendael como a versão mais calma e "familiar" dos PB (falta saber se mesmo assim menos que o PA).

Procuro um cão activo, com personalidade e inteligência, mas não um poço de energia sem fundo. Aliás foi isso que me fez fugir do Border Collie.

Neste momento tenho preferencia pelo PBG mas também vejo o meu limite como futuro dono conseguir satisfazer a necessidades de desgaste de um PA (de linha de beleza), isto teoricamente falando, daí não querer cair no erro de comprar mais areia do que aquela que a meu camião consegue carregar.

Nos PA existem as linhas de beleza e de trabalho, pergunto se o mesmo se verifica com os PBG? (embora não faça a mínima ideia a se a diferença entre ambas seja assim tão significativa ou não)

Agradeço desde já a ajuda e os testemunhos. Sei que se começasse a contactar com criadores (solução muitas vezes utilizada para responder a muitos tópicos aqui no fórum), teria estas dúvidas certamente esclarecidas, mas ainda é cedo para isso já que a aquisição não é para um futuro próximo. Mas o trabalho de casa quanto mais cedo for feito melhor será o resultado da empreitada.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sexta fev 03, 2012 9:25 pm

Gostava de saber quais as diferenças entre o PA e o PBG relativamente ao temperamento e necessidades de desgaste de energia.

Tenho lido em alguns sítios que a única diferença entre os 4 PB é o pelo, e que estes são muito mais activos que o PA, noutros sítios já colocam o PB Malinois como o mais irrequieto (muito mais que o PA) e o Groenendael como a versão mais calma e "familiar" dos PB (falta saber se mesmo assim menos que o PA).
Por aquilo que tenho visto o Belga é bem mais activo que o Alemão, também não conheço muitos. Supostamente as 4 versões só tem diferenças a nível do pêlo - são da mesma raça logo devem ter o mesmo nível de actividade/temperamento. São cães bastante usados no agillity, acho que isso diz muito ;) Aqueles que conheci não eram um poço sem fundo se energia, se pudessem passavam grande parte do dia a trabalhar mas eram calmos quando tinham de o ser (cães treinados).

Nos PA existem as linhas de beleza e de trabalho, pergunto se o mesmo se verifica com os PBG? (embora não faça a mínima ideia a se a diferença entre ambas seja assim tão significativa ou não)
Pastor Belga não tem versão trabalho/beleza (aliás no PA acho que a única diferença são as ancas mais "rebaixadas"

Talvez tenha mais 'sorte' e melhores respostas no subforúm do pastor alemão

E muitos parabéns pela atitude!
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta fev 03, 2012 9:56 pm

greenandme Escreveu:

Por aquilo que tenho visto o Belga é bem mais activo que o Alemão, também não conheço muitos. Supostamente as 4 versões só tem diferenças a nível do pêlo - são da mesma raça logo devem ter o mesmo nível de actividade/temperamento. São cães bastante usados no agillity, acho que isso diz muito ;) Aqueles que conheci não eram um poço sem fundo se energia, se pudessem passavam grande parte do dia a trabalhar mas eram calmos quando tinham de o ser (cães treinados).

Pastor Belga não tem versão trabalho/beleza (aliás no PA acho que a única diferença são as ancas mais "rebaixadas"

Talvez tenha mais 'sorte' e melhores respostas no subforúm do pastor alemão

E muitos parabéns pela atitude!

Sem querer "puxar a brasa à minha sardinha", fica muito melhor esteticamente um PA "normal" como a minha do que esses tão rebaixados que só lhes falta arrastar as patas traseiras :roll:

FMoreira,

vou fala-lhe de experiência própria pois possuo uma PA de 4 anos.
São cães de uma inteligência e um sentido de protecção incomparável :D
A minha cadela é muito meiga e paciente com crianças, mas muito reticente com estranhos (sem nunca ser agressiva).
Adora brincar, correr, nadar e sim, é um poço sem fundo de energia :twisted: Nunca está cansada, parece que brinca e corre até à morte :twisted:
Tem que existir uma educação rigorosa logo no início, para não se tornarem teimosos e desobedientes. Gostam muito da companhia dos donos, podendo tornar-se destruidores se deixados muitas horas sozinhos.
Pelo que li e me foram dizendo, não toleram muito bem gatos. Dos outros não sei, mas eu tenho um gato que é o melhor amigo da minha PA :wink:

E claro, escolha um criador a sério porque são uma raça propensa a alguns problemas de saúde :wink:
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

sexta fev 03, 2012 10:53 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Pelo que li e me foram dizendo, não toleram muito bem gatos. Dos outros não sei, mas eu tenho um gato que é o melhor amigo da minha PA :wink:
Penso que qualquer cão (desde que sejam habituados desde cedo a ter a companhia de gatos) os aceitam perfeitamente.
CavaleiraVNF Escreveu:E claro, escolha um criador a sério porque [...] :wink:
Sem dúvida! ;) Não apenas por serem propensos a problemas de saúde. Mas também por outros motivos, com os quais de certeza que todos os utilizadores do fórum irão concordar, principalmente para ajudar a acabar com os "criadeiros".
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado fev 04, 2012 12:12 am

Existem algumas diferenças entre os PB embora sejam subtis, mas só posso falar do malinois que é o que melhor conheço: é o "formula 1" dos caes...

Uma "bomba" nas mãos dos eleitos que os sabem conduzir, um acidente há espera de acontecer nas mãos do comum mortal... O PBG segundo sei é mais tolerante mas tb n é um cão para todos. Os PB precisam de uma educação muito bem estruturada e consistente com treino formal dado por quem sabe o que está a fazer e um dono com a "personalidade certa" cumpridos este requesitos são cães fantasticos.

Mantendo a metafora automobilistica o PA seria um utilitario todo o terreno... :) é um bom cão de trabalho, de guarda, de companhia, etc... não é um cão para o dono inexperiente mas é um cão que se adapta melhor a estilos de vida mais calmos, não concordo quando dizem que precisam de muito exercicio, precisa é de trabalho que não é de todo a mesma coisa...

Quanto aos gatos, educados desde cedo, todas as raças de cães aprendem a ser tolerantes com todo o tipo de animais e muitas vezes até criam laços de afecto uns com outros, a minha PA passa a vida aos mimos á gata :)

Cumps,
Joana
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
FMoreira
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 4:35 am

Quanto aos gatos não será problema pois para mim, antes 5 caes que 1 gato, mas percebo a necessidade de habituar o cão a conviver com outras espécies animais o mais cedo possível.

Tenho usado um pouco o PA como termo de referência/comparação porque é uma raça com muita informação disponível e que pelo que li terei condições para lhe proporcionar o devido exercício físico e desgaste.

Em relação à energia o meu problema não é ter um cão incansável, mas sim um cão que mesmo tendo o desgaste proporcionado por um dono activo em passeios/corridas, jogos de desgaste(bola e frisbee por ex), e treino mental diário(10 a 15 min de comandos básicos por exemplo), não consiga suportar estar sozinho durante o horário de trabalho (do dono) tornado-se problemático e destruidor. Segundo me constou no que tenho lido o Border Collie encaixa-se nesse perfil. O Malinois também. Agora também tenho lido que o PBG até se pode adaptar à vida em apartamento desde que tenha o devido exercício diário (neste caso o interesse era que fosse na mesma quantidade que as necessidades do PA)... falta saber se essa descrição é uma realidade ou se afinal está no mesmo saco que o Border Collie e o Malinois.

Outro receio é que o PBG seja de facto para donos com muita experiência em treino e psicologia canina. Tenciono treinar o cão na base do reforço positivo, com estímulos mentais diários e muito provavelmente frequentar uma escola canina. Agora apesar de já andar a ler sobre treino canino há bastante tempo e considerar-me razoavelmente bem informado, esta vai ser a minha primeira vez que vou passar à pratica... será suficiente para conseguir bons resultados num cão considerado de trabalho como um PBG ou PA?

Não acredito que seja preciso ser um expert super experiente para conseguir um cão bem treinado, só tenho medo de querer conduzir uma "mota" antes de tentar com uma "bicicleta" e cair no caminho.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

sábado fev 04, 2012 8:59 am

joanaduarte Escreveu: não concordo quando dizem que precisam de muito exercicio, precisa é de trabalho que não é de todo a mesma coisa...
Precisamente o que acontece com a raça que eu tenho. O exercicio serve para o manter musculado, mas para ele se sentir feliz precisa mesmo é de trabalho.
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado fev 04, 2012 9:33 pm

Se tenciona freequentar uma escola e tem tempo de qualidade diario para lhe dar, acho que não terá problemas com nenhuma das raças. Escolha a que mais gosta e força nisso!

Um conselho: procure a escola/treinador e fale com eles antes de ter o cão. Mesmo que decida esperar pelo fim do plano de vacinação antes de o levar para a escola, uma boa orientação nos primeiros meses torna tudo muito mais facil e agradavel para si e para o cachorro. Além disso um treinador pode ajuda-lo a escolher o cachorro da ninhada que melhor se adapta a si e ao seu estilo de vida.

Não confunda energia com hiperactividade e ansiedade, nem a calma com cansaço e exaustão fisica... A calma é um estado de equilibrio emocional que tb se ensina... Um cão com uma educação correcta e equilibrada pode estar com energia para correr 3 maratonas e ainda assim esperar calmamente que o dono chegue a casa e ficar satisfeito com um passeio de 15min (não todos os dias naturalmente)

Quantas pessoas de mais idade é não vimos já todos com PA, PBG, terrier's e até PBM's bem calmos a andar ao lado dos donos? duvido que eles os levem a correr 1h por dia... Tenho quase a certeza que esta senhora não leva o dela... :)

http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... =3&theater

Cumps e boa sorte
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
FMoreira
Membro Júnior

segunda fev 06, 2012 8:54 pm

joanaduarte Escreveu: Não confunda energia com hiperactividade e ansiedade, nem a calma com cansaço e exaustão fisica... A calma é um estado de equilibrio emocional que tb se ensina... Um cão com uma educação correcta e equilibrada pode estar com energia para correr 3 maratonas e ainda assim esperar calmamente que o dono chegue a casa e ficar satisfeito com um passeio de 15min (não todos os dias naturalmente)
Acho mesmo que não tenho feito diferenciação das situações acima. Apesar de já ter lido que era possível treinar um cão a ser mais calmo e a não ficar excitado com qualquer estímulo mais aliciante para ele, sempre pensei que estivessem interligados de forma muito mais dependente.

Sendo assim alguém tem alguma leitura/informação que me aconselhe relativamente a como treinar o cão a controlar os instintos, tornando-o mais calmo?

obrigado.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda fev 06, 2012 8:59 pm

Porque não visita criadores de ambas as raças ficando assim a conhecê-las bem de perto? Falando com pessoas que realmente percebem da raça, para além de aprender bastante acerca delas, pode ainda ser uma boa ajuda na sua escolha!

Boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
greenandme
Membro Veterano

segunda fev 06, 2012 8:59 pm

tem mp
FMoreira
Membro Júnior

quinta fev 23, 2012 7:29 pm

Fui repescar este tópico apenas para lhe dar um remate final e contar a minha experiência que pode ajudar quem se depare com os mesmos dilemas.
bhess Escreveu:Porque não visita criadores de ambas as raças ficando assim a conhecê-las bem de perto? Falando com pessoas que realmente percebem da raça, para além de aprender bastante acerca delas, pode ainda ser uma boa ajuda na sua escolha!
Tantas vezes vemos esta frase neste forum, mas no meu caso como a aquisição não é para já pareceu-me desnecessário, e de certa forma precoce procurar informações directamente com os criadores.

Mas de facto estava num ponto em que tudo o que lia não trazia novidades e as duvidas não desapareciam.

Sendo assim fui visitar uma exposição canina apenas para ver os cães de perto e por acaso meti conversa com um criador... foi a melhor coisa que podia ter feito! Além de me ter imediatamente posto à vontade com as minhas duvidas, dum momento para o outro fiquei cercado de outros criadores/proprietários que me foram apresentados em que todos me contaram experiências e fizeram questão de me contar/ensinar mais sobre a raça.

O bom senso diz que não devemos acreditar cegamente em pessoas que conhecemos há pouco mais de 15 min mas quando me puseram os cães à frente de facto fiquei rendido pois vi mesmo ali a prova viva.

Aprendi que tinha uma ideia errada relativamente ao cão de linha de beleza em relação ao de linha de trabalho e qual o mais indicado pra mim. E que de facto terei que ter ajuda profissional no respectivo treino. Se seguir essas directivas a probabilidade de ter problemas comportamentais com o cão será muito baixa!

Agora resta-me continuar a seguir os restantes (bons) conselhos do forum e visitar mais criadores para não me ficar pelo(s) primeiro(s).

Em conclusão foi importante ter lido e conhecido as raças na muita informação que existe na internet, mas chega um ponto em que para saber o necessário, o contacto com o criador e ver os animais de perto foi de facto indispensável e muito mais informativo do que tudo o que já tinha lido. O grande senão disto tudo é que dá trabalho e demora o seu tempo.

Fica aqui o testemunho (ou melhor testamento) e assim me despeço deste tópico com a promessa de um dia mais tarde voltar cá mostrar o resultado deste longo processo selecção.
greenandme
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 7:49 pm

Gosto tanto quando vejo este tipo de mensagens no forúm. Com o trabalho de casa todo bem feito torna-se mil vezes mais fácil ter um bom cão e não ter problemas que podiam ser facilmente evitados.

Afinal vai ser Pastor alemão? Não o disse directamente mas pela conversa da linha de beleza/trabalho

Fico à espera de mais (e boas!) novidades.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta fev 23, 2012 8:03 pm

FMoreira Escreveu:Fica aqui o testemunho (ou melhor testamento) e assim me despeço deste tópico com a promessa de um dia mais tarde voltar cá mostrar o resultado deste longo processo selecção.
Obviamente que ficamos à espera das fotos :wink:

boa sorte.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta fev 24, 2012 12:56 am

É de facto bom ouvir estes testemunhos. Quando vejo pessoas que estão nesta fase de estudo/procura eu dou sempre o conselho de falar com criadores, não por essa frase ser muitas vezes aqui dita, mas sim porque realmente acho muito importante, as ideias ficam mais claras. Pelo menos eu penso assim.

Boa sorte e dê notícias!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Responder

Voltar para “Cães”