Ser Veterinario

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
JaimeC
Membro Júnior
Registado: segunda dez 19, 2011 10:30 am

sábado fev 04, 2012 10:23 pm

Boa noite,

Estou no 10º ano, no curso de Ciências e tecnologias e gostava de ser Medico Veterinário, e tenho algumas questões?

-Como é a taxa de empregabilidade em Portugal, de medicina veterinária?
-Já vi que os salários começam baixos, mas tendem a manter-se, ou sobem com a experiência/idade?

Obrigado.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sábado fev 04, 2012 10:39 pm

Neste momento, e tanto quanto sei, a taxa de empregabilidade dos jovens veterinários é muito baixa. As clínicas registam um grande abrandamento da procura, até mesmo dos clientes mais assíduos.

No que respeita a salários, não sei quais as perspectivas, mas suponho que dependerão da capacidade e qualidade de cada veterinário.

No entanto, aguarde por respostas de quem está mais dentro do meio, eu sou só uma cliente tesa. E como só agora vai iniciar o curso, pode ser que quando o terminar as coisas tenham melhorado um pouco.

Mas se é mesmo essa a sua profissão, aquilo que deseja mais do que tudo na vida, não desista: há sempre oportunidades que se abrem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
JaimeC
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 10:45 pm

Obrigado, vou esperar por mais respostas.
JaimeC
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 11:03 pm

Floripes2:

Onde leu essa informação?
Pergunto porque ja pesquisei imenso e nao encontro nada :S
JosephM
Membro Júnior
Registado: terça mai 31, 2011 6:34 am

sábado fev 04, 2012 11:07 pm

Boa Noite,

O Mercado veterinário acompanha as restantes actividades e encontra-se em crise, contudo a empregabilidade comparada com algumas outras areas mantém-se elevada.
Os ordenados são de facto baixos para as responsabilidades e conhecimento técnico que temos, mas isso acaba por reflectir muito daquilo que os proprietários estão dispostos a pagar (ou podem). Com a evolução na carreira estes vão subindo mas muito pouco comparativamente com aquilo que nós investimos.
De qq das formas, se essa é a área que pretende acho que deve seguir o seu sonho.

Boa sorte
JosephM
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 11:12 pm

Estudo recente a alunos do universo UTL

http://noticias.universia.pt/destaque/n ... e-utl.html
JaimeC
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 11:35 pm

Muito obrigado.
JaimeC
Membro Júnior

sábado fev 04, 2012 11:38 pm

E ja agora, em quanto variam os salários?
Floripes2
Membro Veterano

sábado fev 04, 2012 11:56 pm

JaimeC Escreveu:Floripes2:

Onde leu essa informação?
Pergunto porque ja pesquisei imenso e nao encontro nada :S
Como disse no meu post anterior, não estou dentro do meio, sou apenas cliente e conheço várias clínicas. E sendo-o, converso e oiço muito. Também tenho amigos e filhos de amigos dentro da profissão. Portanto, falo de outiva, mas tudo o que tenho ouvido e lido aqui no fórum diz isso mesmo: não há lugar para todos e a tão badalada crise está a agudizar tudo.

Quanto à estatística da UTL, é como todas as estatísticas: se eu tenho um pão e a pessoa que está ao meu lado não tiver nenhum, a estatística diz que cada um de nós tem meio pão, mas a realidade não é bem essa.

Por isso, aquele jovem veterinário que arranjou trabalho numa clínica três dias por semana ao preço por hora mais baixo da tabela por não ter conseguido mais nenhum lugar está de facto empregado, segundo a estatística, mas nada mais do que isso.

Edito para acrescentar que a página apresentada tem a data de Julho de 2010. Ora, as estatísticas costumam ser feitas com base, pelo menos, em números do ano anterior, pelo acho que actualmente o panorama estará substancialmente diferente.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
JosephM
Membro Júnior

domingo fev 05, 2012 12:17 am

Concordo que a crise está a agudizar e que nem todos os da estatística tenham um emprego estável, infelizmente é a realidade de todas as profissões e recém-licenciados em Portugal.
Quanto a valores, confesso que não tenho a certeza, eu pessoalmente já trabalho há 8 anos pelo que tenho outra situação no momento. Sei que grande parte dos colegas inicia com os programas de estágio profissional (pelo que sei com cerca de 800 euros). Claro que como em todas as profissões há sempre patrões que aproveitam a realidade dos recém licenciados e pagam 4/5 euros por hora.
De qq das formas é uma profissão muito bonita e não me arrependo um unico momento de a ter escolhido (mesmo tenso sido explorado durante alguns anos).

Cumps
Floripes2
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 12:20 am

Concordo absolutamente. :)
<p>&nbsp;</p>
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

domingo fev 05, 2012 1:44 am

Hoje em dia nenhuma área está muito famosa a nível de empregabilidade... Mas uma coisa ainda vai continuando a ser certa: quem é realmente muuito bom, safa-se. Claro, os contactos (e não estou a falar em cunhas) são fundamentais. Falar, conhecer pessoas, estar disponível, fazer voluntariado para ir conhecendo a área... São aspectos importantes.
Mas mais importante: isto hoje em dia está tão mau que só há um conselho: estuda o que gostas. Já não há emprego. Há trabalhos. E quem se esforça vai tendo sorte.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Arguidaaa
Membro Júnior
Registado: segunda jan 30, 2012 12:32 pm

domingo fev 05, 2012 2:22 am

Não imagino qual o ordenado dum veterinário que comece a sua vida profissional mas, sei que, duma forma geral, se começa por fazer estágio numa clínica.

No meu vet o ano passado estava lá uma estagiária por sinal uma pessoa "de mão cheia". :wink:

Penso que, os ordenados terão também a ver com percentagens sobre os lucros da clínica.

Se hoje em dia os mesmos têm lucros? Pois ... não imagino mas, quer-me parecer por uma conversa que tive há cerca de um mês com o meu, que hoje em dia, a grande maioria das pessoas só leva os animais ao vet, mesmo em caso de necessidade ... e é quando os levam.

Na clínica aonde vou, o meu vet só nessa semana tinha tido 3 desmarcações de cirurgias. Obviamente que em caso de urgência, as pessoas recorrem ao vet mas, as situações mais básicas tais como vacinas, desparatizações, etc, o mesmo relatou que nota que as pessoas estão a "adiar". O mesmo me foi referido em termos de venda de rações.

Dessa vez que lá fui e, ao contrário do habitual em que inúmeras vezes temos de esperar fora da clínica bastante tempo em virtude da sala de espera estar cheia, só lá estavam duas pessoas para serem atendidas.

Obviamente que acredito que a crise irá passar pelo que, não desista do seu sonho e, BOA SORTE. :wink:
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo fev 05, 2012 10:18 am

Estudo idiota.É um asondagem sem sentido.

Não refere que a maioria não cosnegue emprego dentro da área, nem os salários.

O panorama é o seguinte.O mercado está em crise. Existem em Portugal mais 5 universidades a mandar pessoas para fora que na Suécia que tem uma população equivalente.

Após acabar o estágio obrigatório, os poucos que conseguem emprego na área ganham entre 500 a 900 euros, muitos deles em recibos verdes.

A patetice que disseram de receberem percentagem nas consultas acabou há cerca de 10 anos.

A clientela mantem-se estável divide-se entre um mercado cujo numero de clinicas cresce á taxa de 35% nos ultimos 5 anos.

Devido ao SNS humano ser muito bom apesar do que dizem, comparado com países comos os EUA ( vejam lá) as pessoas nãos abem o verdadeiro custo da saúde e esperam tudo de graça ou ao preço da uva mijona.

A grande maioria dos novos licenciados não consegue emprego na área.Há med vet a trabalhar em call centers.

A maioria dos clientes acha que o veterinario deve tratar de graça, tem de lidar com malucas acumuladoras de animais, etc.
espero ter ajudado com o mercado real.

JosephM Escreveu:Estudo recente a alunos do universo UTL

http://noticias.universia.pt/destaque/n ... e-utl.html
JaimeC
Membro Júnior

domingo fev 05, 2012 12:34 pm

Obrigado pelas dicas, sabem se os vets tem tempo livre, tipo para estar com a familia ou raramente isso acontece?
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”