Pó Talco
Moderador: mcerqueira
Olá a todos,
Hoje em conversa com um amigo meu, ele revelou-me algo que me deixou um pouco intrigado...
Ele tem um daquele cães pequenos com o focinho achatado e de pelo comprido (honestamente nao sei o nome da raça).
Estávamos a falar dos nossos cães (o meu é um westie) e sobre o facto de não ser aconselhado lhes dar banho regularmente.
Ao que ele me disse que o que faz é escova-o uma vez e depois põe pó talco da loroderme na escova e escova-o uma segunda vez logo de seguida.
Que já faz isso há bastante tempo e o cão nunca teve qualquer problema de alergias e fica com o pelo impecável.
Alguém já fez/faz isto?
Hoje em conversa com um amigo meu, ele revelou-me algo que me deixou um pouco intrigado...
Ele tem um daquele cães pequenos com o focinho achatado e de pelo comprido (honestamente nao sei o nome da raça).
Estávamos a falar dos nossos cães (o meu é um westie) e sobre o facto de não ser aconselhado lhes dar banho regularmente.
Ao que ele me disse que o que faz é escova-o uma vez e depois põe pó talco da loroderme na escova e escova-o uma segunda vez logo de seguida.
Que já faz isso há bastante tempo e o cão nunca teve qualquer problema de alergias e fica com o pelo impecável.
Alguém já fez/faz isto?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Não faço assim. O que faço é usar um spray indicado para as escovagens , da All Systems, e depois penteio-a e fica impecável.
Sinceramente nunca dei banho ao meu westie sendo que só a escovo 1 a 2xs por semana, mas ela ainda nem sequer tem 5 meses
Sempre me aconselharam a usar um shampoo seco (será que é esse spay que referiu?), mas achei curioso a "técnica" que ele utiliza
, agora desconheço de todo se faz algum mal ao canídeo... 

Sempre me aconselharam a usar um shampoo seco (será que é esse spay que referiu?), mas achei curioso a "técnica" que ele utiliza

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Os westies podem e devem de tomar banho, são brancos e sujam-se com facilidade, para além disso eles gostam de fazer buracos, ou seja ainda se sujam mais. Use um champô próprio para pelos duros e intervaladamente um champo para pelos brancos.
Deve de escovar regularmente, porque vai promover a distribuição dos oleos naturais da pele pelo pêlo. Se quiser enquanto escova pode utilizar um spray para o fazer, nada de mto gorduroso, se puder compre o spray da Herý para pelos curtos, que contém uma menor quantidade de gordura que o dos pêlos compridos.
Eu não gosto de pó de talco, para além de secar a pele e o pêlo, faz com que se acumule na pele, a escovagem não retira totalmente o pó. Quem faz faz, mas não recomendo. O uso de pós só mesmo a nível de exposições de beleza e são removidos com um banho após as mesmas.
Espero que tenham ajudado.
Deve de escovar regularmente, porque vai promover a distribuição dos oleos naturais da pele pelo pêlo. Se quiser enquanto escova pode utilizar um spray para o fazer, nada de mto gorduroso, se puder compre o spray da Herý para pelos curtos, que contém uma menor quantidade de gordura que o dos pêlos compridos.
Eu não gosto de pó de talco, para além de secar a pele e o pêlo, faz com que se acumule na pele, a escovagem não retira totalmente o pó. Quem faz faz, mas não recomendo. O uso de pós só mesmo a nível de exposições de beleza e são removidos com um banho após as mesmas.
Espero que tenham ajudado.
O Lauroderme não é exactamente um pó de talco (esteatite), é mais um conjunto de substâncias em pó para tratamento da pele:
Deve estar aí a razão por que não tem feito mal ao cão do amigo, mas se há produtos de qualidade para tratar do pêlo dos cães, porque não utilizá-los?
Fonte: InfarmedLauroderme, associação, pó cutâneo
Ácido bórico + ácido salicílico + óxido de zinco + dióxido de titânio + peróxido de zinco
...
Deve estar aí a razão por que não tem feito mal ao cão do amigo, mas se há produtos de qualidade para tratar do pêlo dos cães, porque não utilizá-los?
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
nao lhe posso responder em nome dele...honestamente nao sei...
o meu post foi mais por curiosidade e tambem se poderia haver algum potencial perigo para a saude do animal, e aí avisava-o da situação.
quanto aos banhos, não sou nenhum expert mas quer o meu veterinário, quer uma pessoa conhecida que tambem é veterinaria, nao me aconselharam a dar banhos regulares porque é uma raça com tendencia para alergias no pêlo...
o meu post foi mais por curiosidade e tambem se poderia haver algum potencial perigo para a saude do animal, e aí avisava-o da situação.
quanto aos banhos, não sou nenhum expert mas quer o meu veterinário, quer uma pessoa conhecida que tambem é veterinaria, nao me aconselharam a dar banhos regulares porque é uma raça com tendencia para alergias no pêlo...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Sim é uma raça com tendência a alergias, mas não ao banho.Polen Escreveu:nao lhe posso responder em nome dele...honestamente nao sei...

Faça como achar melhor.
Cumprimentos,
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]
A raça que descreve, não será Pequinês? É que a descrição que deu, condiz exactamente com a minha cadela, Picolina... Pêlo comprido e focinho achatado.Polen Escreveu:Ele tem um daquele cães pequenos com o focinho achatado e de pelo comprido (honestamente nao sei o nome da raça).
De facto não é mesmo aconselhável dar banho regularmente (pelo menos a vet da Picolina assim o diz), precisamente por terem o pêlo comprido, e ser muito mais complicado de secar, porque por muita paciência que tenha para secar o pêlo com um secador, não seca totalmente, e acaba por sujeitar o cão/cadela a ganhar alergias.
Uma ou duas tosquias no Verão, como faço com a Picolina, tem no mínimo duas vantagens:
1- Menos pêlo = menos calor (é o mesmo que você andar com uma camisola de lã no verão... se a tirar: ahhhh! que alívio).
2- O pêlo (dado serem cães de pêlo comprido) irá crescer novamente para passar o inverno, e é como se fosse "renovado", logo, é como se fosse ao cabeleireiro, tratar as pontas espigadas.
Quanto ao pó talco, a veterinária disse-me para o fazer com o Zeus (3 meses agora) caso ele ganhasse cheiro a cão. E se ele se sujasse muito, para não patinhar a casa toda, lavar-lhe apenas as patas com água e sabão azul e branco. Ou então utilizar toalhitas "dodot" sem cheiro, de preferência, em vez de pó talco.
No entanto o Zeus tem pêlo curto, mas duas camadas de pêlo, logo, melhor mesmo são as toalhitas. Assim não há risco de ser "pó a mais" ou "pó a menos".
Já na Picolina, o pó talco, se optar por colocar, deverá ser "superficial", tentar não entranhar muito pelo pêlo fora, até chegar à pele. Será mais um "esfregar" o pêlo enquanto se deita um pouco de pó talco, para que agarre no pêlo, e não na pele.
Foram os conselhos da veterinária para ambos, espero que o/a ajudem também

Sub-fórum Rottweiler: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=108
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
Petsite do Zeus:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=64106
é esse mesmo...se nao disse-se o nome não chegaria lá...já vi as fotos. É esse mesmo.
Bem, se calhar induzi um pouco em erro com o tópico, porque ele não mete pó talco normal. mete lauroderme que dá ideia de ser um pó talco medicinal ( se isto existir...)
Aliás, a floripes já referiru tudo...
pelo que percebi, ele não mete aquilo directamente no cão...ele borrifava ou espalha aquilo na escova e depois passa no pêlo. segundo ele, assim não fica mal espalhado e nao corre o risco de o cão começar logo a "snifar"
Bem, se calhar induzi um pouco em erro com o tópico, porque ele não mete pó talco normal. mete lauroderme que dá ideia de ser um pó talco medicinal ( se isto existir...)

Aliás, a floripes já referiru tudo...

pelo que percebi, ele não mete aquilo directamente no cão...ele borrifava ou espalha aquilo na escova e depois passa no pêlo. segundo ele, assim não fica mal espalhado e nao corre o risco de o cão começar logo a "snifar"

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Eu não aconselhava o uso desse pó, nem nenhum outro, pois secam a pele. Essa ideia de dar poucos banhos também vai acabar por lhe passar... Deixe o seu cão começar a coçar-se em coisas mal-cheirosas, cavar buracos, correr na lama ou sei lá mais o quê e você muda logo de ideias...
O meu também só tomou o primeiro banho aos 5 meses quando foi à tosquia e agora normalmente continua a tomar só quando volta lá, mas de vez em quando tem de tomar banho, é inevitável. E não há que ter medo, se tomadas todas as precauções e se for utilizado um bom shampoo.

O meu também só tomou o primeiro banho aos 5 meses quando foi à tosquia e agora normalmente continua a tomar só quando volta lá, mas de vez em quando tem de tomar banho, é inevitável. E não há que ter medo, se tomadas todas as precauções e se for utilizado um bom shampoo.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
Essa raça é suposto ser tosquiada? Olhe que eu penso que não e não pode comparar connosco ao tirar uma camisola grossa no Verão, há raças em que o pêlo tanto os protege do frio como do sol.RottZeus Escreveu:Uma ou duas tosquias no Verão, como faço com a Picolina, tem no mínimo duas vantagens
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am
Quando adoptei o Charlie, na altura com 7 semanas e meia, aconselharam-me a escová-lo com pó talco... Aliás, quando o fui buscar tinham acabado de o escovar com pó talco. Realmente ficam com um cheirinho menos a cão mas seca a pele aos cães, como já foi aqui referido
O primeiro banho dele também só foi aos 5 meses, depois das vacinas todas e porque era Verão e começava a precisar. Até aos 5 meses usava sempre toalhitas sem cheiro para crianças, tipo Dodot. Ele está com 9 meses e ainda só tomou esse tal banho que lhe dei quando fez 5 meses...
Escovo-o quase todas as semanas. Ele tem um pelo impecável, ainda ontem me perguntaram se tinha tomado banho há pouco tempo
Mas tenho reparado que quando lhe faço festas fico com as mãos "sujas", com uma certa "poeira", por assim dizer. Ele tem pelo médio e liso (é arraçado de Golden Retriever)... Quero dar-lhe um banho em breve porque fazer festas e parecer que fico suja não é de todo interessante....
Agora o problema: ele é muito irrequieto! Cheio de energia! Tenho receio de lhe dar banho na banheira porque acho que quem acaba por levar um banho sou eu... Mais as secagens depois do banho.... Ui! Acho que seria uma aventura complicada... Ele tem 26 quilos. Que champôs secos são esses que usam? Dão banho aos vossos cães em casa ou levam-nos a algum sítio? E que experiência têm?

O primeiro banho dele também só foi aos 5 meses, depois das vacinas todas e porque era Verão e começava a precisar. Até aos 5 meses usava sempre toalhitas sem cheiro para crianças, tipo Dodot. Ele está com 9 meses e ainda só tomou esse tal banho que lhe dei quando fez 5 meses...
Escovo-o quase todas as semanas. Ele tem um pelo impecável, ainda ontem me perguntaram se tinha tomado banho há pouco tempo

Agora o problema: ele é muito irrequieto! Cheio de energia! Tenho receio de lhe dar banho na banheira porque acho que quem acaba por levar um banho sou eu... Mais as secagens depois do banho.... Ui! Acho que seria uma aventura complicada... Ele tem 26 quilos. Que champôs secos são esses que usam? Dão banho aos vossos cães em casa ou levam-nos a algum sítio? E que experiência têm?
FCachapa
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
Sempre dei banho na banheira e não é nada dificil, tem de habituar o cão a sujeitar-se ao banho e a estar quieto. Não use água muito quente, faz muito mal, tem de ser morna. O melhor depois é enxugar o máximo possivel com toalhas.
Os vet's dos meus cães sempre desaconselharam secadores por secarem demasiado a pele. E a maioria dos cães odeia-os por causa do barulho.
Os vet's dos meus cães sempre desaconselharam secadores por secarem demasiado a pele. E a maioria dos cães odeia-os por causa do barulho.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
Aqui está o que diz sobre essa raça neste forum na informação das raças. "A escovagem deve ser realizada a seco com pó talco evitando os banhos de água. Sempre que der banho ao animal, método que deve ser aplicado apenas quando necessário, deve no fim utilizar o secador".
-
- Membro Veterano
Para qual voca?voca Escreveu:Aqui está o que diz sobre essa raça neste forum na informação das raças. "A escovagem deve ser realizada a seco com pó talco evitando os banhos de água. Sempre que der banho ao animal, método que deve ser aplicado apenas quando necessário, deve no fim utilizar o secador".
Calvin
Calvin