Pó Talco

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Polen
Membro Júnior
Registado: segunda mar 06, 2006 12:58 am

domingo fev 05, 2012 11:28 pm

voca Escreveu:Aqui está o que diz sobre essa raça neste forum na informação das raças. "A escovagem deve ser realizada a seco com pó talco evitando os banhos de água. Sempre que der banho ao animal, método que deve ser aplicado apenas quando necessário, deve no fim utilizar o secador".
Não percebi... :?
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo fev 05, 2012 11:29 pm

para o pequinês.
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

domingo fev 05, 2012 11:35 pm

bhess Escreveu:
RottZeus Escreveu:Uma ou duas tosquias no Verão, como faço com a Picolina, tem no mínimo duas vantagens
Essa raça é suposto ser tosquiada? Olhe que eu penso que não e não pode comparar connosco ao tirar uma camisola grossa no Verão, há raças em que o pêlo tanto os protege do frio como do sol.
As duas veterinárias (a que tinha em Braga, quando estava em casa da minha mãe, e a actual, mesma vet que o Zeus) ambas disseram que tosquiar sem exagero, claro, além de ajudar a manter um pêlo saudável, no verão faz com que não sofram tanto com o calor.

Se é verdade ou não, já não posso afirmar, não estou dentro do assunto, e como a opinião vem de duas vet's de diferentes regiões do país, eu penso que tenham a sua razão.
sasquatch Escreveu:Os vet's dos meus cães sempre desaconselharam secadores por secarem demasiado a pele. E a maioria dos cães odeia-os por causa do barulho.
Já com a Picolina, ambas disseram que se não ficasse a apontar para a mesma zona demasiado tempo, que não havia problema, mas antes, como disse, enxugar muito bem com a toalha.

Também me disseram o que a user voca referiu:
voca Escreveu:[...]"Sempre que der banho ao animal, método que deve ser aplicado apenas quando necessário, deve no fim utilizar o secador".
Claro que não dá para ficar 100% precisamente pelo que disse o user sasquatch, que é também o caso da Picolina:
sasquatch Escreveu:[...]E a maioria dos cães odeia-os por causa do barulho.
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

domingo fev 05, 2012 11:39 pm

sasquatch Escreveu:Sempre dei banho na banheira e não é nada dificil, tem de habituar o cão a sujeitar-se ao banho e a estar quieto. Não use água muito quente, faz muito mal, tem de ser morna. O melhor depois é enxugar o máximo possivel com toalhas.
Os vet's dos meus cães sempre desaconselharam secadores por secarem demasiado a pele. E a maioria dos cães odeia-os por causa do barulho.
Mesmo no inverno dá banho de mangueira?
O meu com o secador não há grande problema, pelo menos com o barulho... O problema mesmo é com as toalhas! Para ele é uma brincadeira... Tenta mordê-las, puxa-as...
E desculpe as perguntas ignorantes mas a verdade é que sou mesmo ignorante, pelo que tenho de perguntar :oops: Como habitua o cão a sujeitar-se ao banho e a estar quieto? É que o meu é surreal! Salta... Vira-se todo se o agarro pela coleira! E como é grande é uma complicação!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

domingo fev 05, 2012 11:42 pm

FCachapa Escreveu:
sasquatch Escreveu:Sempre dei banho na banheira e não é nada dificil, tem de habituar o cão a sujeitar-se ao banho e a estar quieto
Foi confusão. Eheheh ;)

Quanto ao ficar quieto, é ir insistindo no "Não!" sempre que começar com o espalhafato. Eu se paro de deitar água para cima da Picolina, ela sacode-se toda e molha-me todo. Com o "Não!" lá vai parando.
FCachapa
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 11:53 pm

RottZeus Escreveu:
FCachapa Escreveu:
sasquatch Escreveu:Sempre dei banho na banheira e não é nada dificil, tem de habituar o cão a sujeitar-se ao banho e a estar quieto
Foi confusão. Eheheh ;)

Quanto ao ficar quieto, é ir insistindo no "Não!" sempre que começar com o espalhafato. Eu se paro de deitar água para cima da Picolina, ela sacode-se toda e molha-me todo. Com o "Não!" lá vai parando.

Foi mesmo confusão! :lol:
Tive de ler duas vezes. Teimava em ler "mangueira". Desculpe lá!
O cenário assusta-me, sou sincera. Mas vou ver se experimento. Se correr mal lá recorro a uma petshop ou algo do género!
É que a diferença é que a sua Picolina é pequena. O meu de pé é do meu tamanho! :roll:
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
RottZeus
Membro Veterano
Picolina [Pequinês]

segunda fev 06, 2012 12:01 am

Acontece-me bastante se tiver a fazer várias coisas no computador, e ler à pressa. ;)

Independentemente do tamanho, se o seu cão a respeitar, e principalmente parar imediatamente ao seu "Não!", não irá ter problemas, pois o cão irá acalmar. Convém felicitá-lo durante o tempo que ele ficar quieto a sentir a água, isso vai ajudar o cão a compreender que deve estar quieto, durante o banho, e que só ganha com isso.

A opção de banho no vet ou pet-shop, deverá ficar dependente de como correr os banhos. Ao dizer "os", estou a dizer que não deverá desistir logo à primeira tentativa ;)

Boa sorte na banhoca do seu patudo! ;)
FCachapa
Membro Veterano

segunda fev 06, 2012 12:07 am

Obrigada pelas dicas!
Ele respeita-me, sim. Mas a água é o desatino dele. Também por estar habituado a poucos banhos. E tudo o que é novidade já se sabe...
Mais uma vez obrigada ;)
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

segunda fev 06, 2012 1:39 pm

ReginaVieira Escreveu:Não faço assim. O que faço é usar um spray indicado para as escovagens , da All Systems, e depois penteio-a e fica impecável.
Enviei-lhe mensagem. :)
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda fev 06, 2012 4:07 pm

O grande problema dos cães no banho, é não estarem habituados desde pequenos, depois com a conversa do menor numero de banhos possível...eles nunca se irão habituar! O que é que esperavam? Que eles saltassem alegremente para a banheira? :lol:

1º Habituar o cão, desde cachorro ao banho.
2º Tornar o banho um hábito de rotina, para ele se habituar.
3º A última coisa a molhar e lavar é a cabeça, porque a partir do momento que a molhem, ele vai-se sacudir!

Mas não, continuam a dar 1 banho por ano, mas como quem sofre são os desgraçados dos cabeleireiros...pronto, já não faz mal!

Keep going! :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda fev 06, 2012 5:00 pm

Olá IsabelNobre, tenho andado a seguir o tópico à espera que aparecesse outra vez, para lhe fazer uma pergunta.

Tenho uma Golden Retriever, dou-lhe poucos banhos, cerca de duas a três vezes por ano, ela porta-se muito bem no banho, gosta de água e não faz fita nenhuma. Mas gostava de saber a forma ideal de lhe dar banho. Quais são os produtos que aconselha para o tipo de pelo de um Golden, para ficar macio, brilhante e limpo? Neste momento ela está mesmo a precisar e queria fazê-lo de forma a ficar com o pêlo bonito e não apenas para dizer que "foi ao banho". Uma vez levaram-na a um banho "como deve de ser", com um profissional, mas eu nem estive presente, só sei que gostei do resultado, pois ficou com o pêlo muito bonito.

Agradeço desde já.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda fev 06, 2012 6:29 pm

Acho que isso depende muito dos cães. A dar dois ou três banhos por ano aos meus, nunca nenhum deles fez fitas. A cadela não gosta, detesta, mesmo, mas nem pela cabeça lhe passa fazê-las. O mais que faz é atravessar-se na banheira e enfiar o focinho entre os meus joelhos. Não me dá jeito nenhum, mas posso lavá-la à vontade.

E sacudir-se, todos os cães se sacodem quando se sentem molhados. Basta ver o que fazem quando andam à chuva ou vão a praia ou ao rio e se metem na água.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda fev 06, 2012 6:51 pm

Concordo com a IsabelNobre_, o facto de tomarem banhos mais regulares faz com que se portem muito melhor. O Calvin, como já disse, normalmente só toma banho quando vai à groomer, ou seja de 2 em 2 meses, quando muito toma um banho a meio desses dois meses em casa, mas eu fico de rastos, entre banho, secagem e escovagem... Já a Lolita, a minha menina, como tem graves problemas de pele teve aí uma altura em que tomava banho dia sim dia não, resultado, comporta-se muito melhor. Mesmo a groomer ficou espantada com ela em cima da mesa... Parece uma princesa!! :D
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda fev 06, 2012 7:24 pm

Pois, ao darmos-lhes banho em casa podemos ficar nós banhados, também.

Quando tinha os quatro cães, dava-lhes banho a todos no mesmo dia. Todos se portavam bem dentro da banheira, quando saíam é que se sacudiam e molhavam tudo, mesmo que eu os enrolasse no toalhão antes de os deixar sair ou tirar da banheira. E quando acabava os banhos deles tinha eu de o tomar e depois de lavar a banheira e os azulejos.

Não tenho experiência com cães de exposição, os meus eram rafeirolas dos quatro costados, se calhar portavam-se bem por isso mesmo! :lol: :lol: :lol: Também, verdade se diga, nunca lhes permiti felustrias durante a operação: dono que é dono, impõe-se.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
FCachapa
Membro Veterano

segunda fev 06, 2012 7:28 pm

IsabelNobre_ Escreveu:O grande problema dos cães no banho, é não estarem habituados desde pequenos, depois com a conversa do menor numero de banhos possível...eles nunca se irão habituar! O que é que esperavam? Que eles saltassem alegremente para a banheira? :lol:

1º Habituar o cão, desde cachorro ao banho.
2º Tornar o banho um hábito de rotina, para ele se habituar.
3º A última coisa a molhar e lavar é a cabeça, porque a partir do momento que a molhem, ele vai-se sacudir!

Mas não, continuam a dar 1 banho por ano, mas como quem sofre são os desgraçados dos cabeleireiros...pronto, já não faz mal!

Keep going! :wink:
Tem razão... Infelizmente para mim! A questão é que donos como eu, inexperientes, seguem normalmente o que o veterinário diz, a pensar que estamos a fazer o melhor para os nossos cães! "Não dar banho frequente" é um dos chavões... "Não dar banho enquanto é cachorro" é outro... Eu não sou entendida no assunto, confiei, claro. Posso ter sido parva porque lá no fundo sabia que isto me ia trazer problemas quando a bolinha de pelo de 5 quilos crescesse e se transformasse em 26 simpáticos quilos que não param sossegados nem quando estão secos, quanto mais molhados!

A questão é: o que fazer com um cão mal socializado no que diz respeito aos banhos? Coitados, estes também precisam de banho! Tem de haver um jeito de ensiná-lo... Como já disse, é fácil controlar um cão de pequeno porte, um cão de porte grande é diferente...
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Responder

Voltar para “Cães”