Gato de rua - possivel domesticar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

segunda fev 06, 2012 10:21 pm

Boa noite,

para quem tem experiência nisto pode-me responder se é possivel "domesticar" um gatinho de rua (silvestre) com 5/6 meses? Será um processo muito demorado?
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda fev 06, 2012 11:58 pm

depende do gato, depende do objectivo da domesticação... mesmo não sendo domesticável, pode permitir ser manuseado. Mas, se nasceu na rua, não vai ser fácil.
Blackheart9
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris

terça fev 07, 2012 12:10 am

Vá dando-lhe comida aos poucos e sempre que ele aparecer... Ele voltará todos os dias quando tiver confiança em si e souber que não o vai fazer mal, tempos depois comece por abrir-lhe a porta e se ele entrar, já está. Fiz assim com todos os gatos que apanhei da rua, e resultou.

Boa sorte! :)
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça fev 07, 2012 4:49 am

sendo tão novo...é possível com tempo e muita paciência!
não é coisa de 2 / 3 semanas.

e vai depender muito da sua experiência com gatos, da sua disponibilidade de tempo e ...se houver outros gatos para ajudar...será muito mais fácil.
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

terça fev 07, 2012 7:32 am

alimente-o e tente criar horários, assim sempre que for hora de comer, ele própio o irá procurar. não é muito aconselhado mas se for uma menina pode sempre dar-lhe a pilula, ela fica muito mais mansa, depois de a ter consigo claro que o melhor seria esterilizá-la. atenção, a pílula não vai resolver todos os problemas sociais que tem consigo, e a pílula tem vários problemas a nivel de doenças e cancros por isso não é para durar.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça fev 07, 2012 10:22 am

pacoo Escreveu:alimente-o e tente criar horários, assim sempre que for hora de comer, ele própio o irá procurar. não é muito aconselhado mas se for uma menina pode sempre dar-lhe a pilula, ela fica muito mais mansa, depois de a ter consigo claro que o melhor seria esterilizá-la. atenção, a pílula não vai resolver todos os problemas sociais que tem consigo, e a pílula tem vários problemas a nivel de doenças e cancros por isso não é para durar.

Há mais de 2 anos que alimento 2 gatos de rua, um macho e uma fêmea, e têm um relógio que é uma maravilha, 7 manhã, sete tarde, e não ser agora nestes dias com mau tempo, que tem dias que nem os vejo, mas a comida desaparece. Mas até hoje, e após diversas tentativas, não consegui tocar em nenhum deles, e não imaginam o que passei para consegui apanhar a ultima ninhada deles. Dava-lhes comida de manhã e à noite e não me davam mão de maneira nenhuma, cada vez que eu me tentava chegar, a mãe sempre atenta bufava e afuguentava-os logo. Os 2 primeiros, foi à mão e com alguns arranhões, a última, deu-me água pela barba :lol: .
Já farta de apanhar frio e algumas molhas, não lhe dei comida de manhã e à noite levei a transportadora, meti a comida ao fundo e apanhei-a. Bem, parecia um touro bravo, quando chegou a casa até trepava a porta, um pirralho que não tinha mais de 2 meses, uma semana depois já estava um doce, tal como os irmãos, mas foi à custa de muitos miminhos e muita paciência.

Se na realidade quer o gatinho e tem condições para isso, tente apanhá-lo o quanto antes, e depois é dar-lhe tempo para ele se adaptar, pelo menos era o que eu fazia :wink:
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

terça fev 07, 2012 11:23 am

Claro que é possíve, ainda mais sendo tão jovem. Afinal quantos dos gatos adoptados não nasceram na rua?

É como com todos os outros: paciência, carinho e dar-lhe espaço e tempo.

Boa sorte!
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça fev 07, 2012 4:55 pm

Como já disseram, depende do gato e depende do tempo que se despendercom eles. A minha experiência com gatos de rua, leva-me a responder como já responderam. Dos vários que já passaram pelas minhas mãos, só uma, depois de ser "domesticada" é que entrava com muito à vontade em minha casa. Mas no início era muito arisca. A irmã deixa que lhe faça festinhas enquanto come, mas quando me aproximo dela fora disso, foge. O gatão que esta adoptou e criou, aproxima-se, deixa que lhe façam festinhas, mas entrar em casa, nem pensar.

Mas como dizem, muita paciência, nunca forçar a presença, deixar que sejam eles a aproximarem-se. Mas também é preciso que tenhamos tempo para estarmos presentes para eles se habituarem a nós.

Quando precisei de apanhar dois gatos bébés que estavam com a mãe e que fugiam quando se aproximava deles, peguei em duas latas de comida, pus a comida a uma distância prudente e deixei que eles fossem comer e se habituassem a mim. Depois fui-me aproximando, e por fim lá deixaram que pegasse neles. O facto de a mãe ser meiguinha também ajudou neste último caso.
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

terça fev 07, 2012 5:20 pm

carolinas Escreveu:Boa noite,

para quem tem experiência nisto pode-me responder se é possivel "domesticar" um gatinho de rua (silvestre) com 5/6 meses? Será um processo muito demorado?
É possivel e muito comum.
Podem n se deixar agarrar na rua, mas uma vez em casa confortáveis e com mt mimo, comestivel tb, acabam por se render.
O tempo, depende de cada gato e da experiencia do «domador».
Se tiver mais gatos em casa é mais fácil, na minha opinião, sendo que é um bebé.

<p>&nbsp;</p>
Delta2
Membro Júnior
Registado: quinta out 12, 2006 8:31 am

quarta fev 08, 2012 3:44 pm

Na minha casa, que tem terraço, costuma aparecer por lá 2 irmãos que nasceram na rua

vêm pela comida, sabem que eu lhes dou

o mais pequeno nem se deixa tocar, mas o mais velho.....deito-lhe comida e faço-lhe festas e é mais sociável

o temperamento varia muito de gato para gato, inclusive entre irmãos

estes tinham uma gata irmã muito mais nova, tipo 4 meses, que também vinha pedir comida ... mas assim que me aproximava assanhava-se toda, era mesmo agressiva e metia medo
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quinta fev 09, 2012 10:44 am

O meu Felini era um gato de rua. Tinha 5 meses e foi ele que se me afeiçoou num parquer de campismo. Vinha ter comigo e a apouco e pouco foi-se chegando. Dei-lhe comer todo o tempo das férias e no último dia, às 6 da manhã antes de partir, chamei-o para comer como de costume, agarrei-o e meti-o na jaula, e... 300 km a caminho de casa. Tem 14 anos e é o único companheiro que me restou...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta fev 09, 2012 12:10 pm

Depende. Na minha zona os gatos silvestres andam nos campos, não têm qualquer contacto com pessoas, sobrevivem do que caçam e um gatinho com 3 meses não deixa quase ser visto quanto mais apanhado e domesticado. Já quando vivia na cidade, as colónias eram alimentadas e por duas vezes consegui apanhar gatos adultos que se tornaram gatos de companhia adoráveis.
Maria Jo&atilde;o
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta fev 09, 2012 2:20 pm

mas então explique lá, Carolinas, porque é que quer domesticar um gatito de rua e quais são as circunstâncias. Porque o que não faltam são animais meigos e caseiros para adopção, animais que já tiveram um lar e donos e o perderam... se não especificar, não se pode ajudar.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quinta fev 09, 2012 3:03 pm

Claro que sim! Tem que ter muita disponibilidade horaria, porque para deixar o gato sozinho horas a fio, nem vale a pena começar,e depois muita paciencia para esperar ate ao gato estar pronto para se aproximar, uns demora mais outros menos, mas é um processo lento.
O último gato que tirei de uma casa em ruinas, calçei uma luva de estivador, porque senão hoje estava ás fatias, foi bufar, espernear, arranhar e morder ,levei-o para uma divisao da casa com janela moveis essas coisas, deixei comer ,agua e caixa com pedras, durante uns dias não se deixou nem ver e depois tornou-se num gato domestico fantastico.
Responder

Voltar para “Gatos”