Gostaria de começar por vos apresentar o mais recente membro da família, a Luna, uma cadelinha da raça Labrador que foi adotada com mês e meio de vida.
Ora, tendo optado sempre por felinos para me fazerem companhia cá em casa, o que é certo é que me cansei um pouco destes animais. Não pensem que os passei a odiar, muito pelo contrário. Simplesmente a casa dos meus pais é grandinha e nunca conseguia manter os meus gatos em casa... sempre que viam um amiguinho no nosso jardim, desapareciam por longas semanas. Desgosto atrás de desgosto, eis que surgiu a ideia de adotar um Labrador, pelas mais diversas razões: primeiro não pretendia adotar meramente um cão para dar nas vistas, mas sim um amigo para uns bons longos anos; depois porque são animais ativos e fora algumas excepções, esta é uma ideia que me agrada bastante.
Digamos que depois uma procura bastante demorada e ponderada, chegou o momento de adotar a minha querida e bela Luna, nesta imagem com mês e meio

e nesta com 3 meses.

A Luna é amorosa, brincalhona, matreira, adora destruir, esconder coisas na terra, nos vasos, no jardim... .
O que é certo é que não podemos agradar a Gregos e a Troianos e as coisas tendem a piorar.
Como nunca tivemos cães as coisas tendem a piorar! E de que modo, pergunta vocês.
Ora a Luna é uma cadelinha bastante inteligente. Dois dias depois de estar cá em casa comecei por ensinar a regra "senta"; posteriormente "dá a patinha", "aqui", "deita". Aos dois meses e meio, estes códigos estavam mais que assimilados e compreendidos.
1º Problema e para o qual peço a vossa ajuda...
O latir da Luna tem levado os meus pais à loucura e porquê? Eu até compreendo, é pequenina, saiu desde cedo perto dos pais, está sempre acompanhada e quando chega à hora de nós jantarmos, prendemos a Luna porque ela simplesmente destrói as portas para entrar na cozinha. Resultado: um latir infernal. Apesar de saber que é a voz dos cães, tenho de concordar com os meus pais no simples fato de algumas vezes nos azucrinar o juízo.
2º Problema...
Para além do latir, a Luna vai ter agora um novo espaço. Enquanto pequenina, achamos que seria de todo correto ela permanecer dentro de casa. Agora com 3 meses e com uma estrutura física bem maior, construímos um espaço exterior, com as devidas condições, para que aí possa permanecer durante a noite e algumas partes do dia. Resultado: chora por não querer lá ficar e isto parte-me o coração. Não resisto à carinha e aos olhinhos que me faz e o mesmo acontece quando a tenho de castigar...
3º Problema...
Gostaria que me explicassem de que modo posso repreender a Luna depois de um erro cometido. Detesto bater... fi-lo uma vez e quebrou-se-me o coração. Quero que os meus pais vejam que é um animal educado, que sabe estar e capaz de respeitar o espaço humano, mas tem sido complicado.
Os meus pais têm vindo a repreender quase todas as suas atitudes e isto magoa-me bastante, pois quero mesmo ficar com a Luna e não imagino a minha vida sem ela.
Peço desculpa pela extensão do texto, mas tinha mesmo de exteriorizar todos os meus problemas.[/color]