Ajuda - Labradora 3 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kukiinhaa
Membro Júnior
Registado: quarta jan 11, 2012 11:19 pm

terça fev 07, 2012 2:55 pm

Boa tarde a todos aqueles que se encontram associados a este espaço :).

Gostaria de começar por vos apresentar o mais recente membro da família, a Luna, uma cadelinha da raça Labrador que foi adotada com mês e meio de vida.
Ora, tendo optado sempre por felinos para me fazerem companhia cá em casa, o que é certo é que me cansei um pouco destes animais. Não pensem que os passei a odiar, muito pelo contrário. Simplesmente a casa dos meus pais é grandinha e nunca conseguia manter os meus gatos em casa... sempre que viam um amiguinho no nosso jardim, desapareciam por longas semanas. Desgosto atrás de desgosto, eis que surgiu a ideia de adotar um Labrador, pelas mais diversas razões: primeiro não pretendia adotar meramente um cão para dar nas vistas, mas sim um amigo para uns bons longos anos; depois porque são animais ativos e fora algumas excepções, esta é uma ideia que me agrada bastante.
Digamos que depois uma procura bastante demorada e ponderada, chegou o momento de adotar a minha querida e bela Luna, nesta imagem com mês e meio Imagem

e nesta com 3 meses.

Imagem.

A Luna é amorosa, brincalhona, matreira, adora destruir, esconder coisas na terra, nos vasos, no jardim... .
O que é certo é que não podemos agradar a Gregos e a Troianos e as coisas tendem a piorar.
Como nunca tivemos cães as coisas tendem a piorar! E de que modo, pergunta vocês.
Ora a Luna é uma cadelinha bastante inteligente. Dois dias depois de estar cá em casa comecei por ensinar a regra "senta"; posteriormente "dá a patinha", "aqui", "deita". Aos dois meses e meio, estes códigos estavam mais que assimilados e compreendidos.

1º Problema e para o qual peço a vossa ajuda...

O latir da Luna tem levado os meus pais à loucura e porquê? Eu até compreendo, é pequenina, saiu desde cedo perto dos pais, está sempre acompanhada e quando chega à hora de nós jantarmos, prendemos a Luna porque ela simplesmente destrói as portas para entrar na cozinha. Resultado: um latir infernal. Apesar de saber que é a voz dos cães, tenho de concordar com os meus pais no simples fato de algumas vezes nos azucrinar o juízo.

2º Problema...

Para além do latir, a Luna vai ter agora um novo espaço. Enquanto pequenina, achamos que seria de todo correto ela permanecer dentro de casa. Agora com 3 meses e com uma estrutura física bem maior, construímos um espaço exterior, com as devidas condições, para que aí possa permanecer durante a noite e algumas partes do dia. Resultado: chora por não querer lá ficar e isto parte-me o coração. Não resisto à carinha e aos olhinhos que me faz e o mesmo acontece quando a tenho de castigar...

3º Problema...

Gostaria que me explicassem de que modo posso repreender a Luna depois de um erro cometido. Detesto bater... fi-lo uma vez e quebrou-se-me o coração. Quero que os meus pais vejam que é um animal educado, que sabe estar e capaz de respeitar o espaço humano, mas tem sido complicado.
Os meus pais têm vindo a repreender quase todas as suas atitudes e isto magoa-me bastante, pois quero mesmo ficar com a Luna e não imagino a minha vida sem ela.

Peço desculpa pela extensão do texto, mas tinha mesmo de exteriorizar todos os meus problemas.
[/color]
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

terça fev 07, 2012 3:17 pm

Desculpe a curiosidade, mas a sua cadela tem sido desparasitada convenientemente? É que a barriga dela, na 2a foto parece que vai explodir. :?
Quanto à educação da cachorra, sugiro a leitura de tantos e tantos textos de apoio que há na internet, bem como tanta e tanta leitura em livros.
E só um reparo, os gatos desaparecem porque lhes dão essa oportunidade e esse descuido. Se abrir o portão à sua cadela, o mais provavel é desaparecer também.
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

terça fev 07, 2012 4:15 pm

Kukiinha, desculpe a sinceridade, mas acho que para que consigam melhorar os comportamentos da Luna deverão mudar os dos donos também.
1.º a sua cadelinha veio para casa demasiado cedo, talvez por isso tenha adquirido comportamentos que seriam evitaveis se tivesse passado mais tempo com a mãe e restante ninhada.

2.º Os Retiervers, eu tenho um Golden, são animais que precisam de estar perto do seu dono. Não me parece que ficar presa, ou ter um "espaço lá fora" a vá fazer muito feliz, ou parar com esses comportamentos.
Aconselho-a a ler muito sobre comportamento e formas de treino. Há bons livros, aqui na Arca também se aprende muito e recentemente conheci um fórum
http://itsallaboutdogsforum.net/www/ que se tornou uma autêntica bíblia.

Boa sorte
Lara
jpmncosta
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2008 7:08 pm

terça fev 07, 2012 4:32 pm

Pinguicula Escreveu:Desculpe a curiosidade, mas a sua cadela tem sido desparasitada convenientemente? É que a barriga dela, na 2a foto parece que vai explodir. :?
Quanto à educação da cachorra, sugiro a leitura de tantos e tantos textos de apoio que há na internet, bem como tanta e tanta leitura em livros.
E só um reparo, os gatos desaparecem porque lhes dão essa oportunidade e esse descuido. Se abrir o portão à sua cadela, o mais provavel é desaparecer também.
Eu não conheço o animal, mas por acaso sabe, se a foto, em q a cadelinha, está com a barriga grande, foi tirada a seguir à refeição!?!Já agora o q é para si, "desparasitada convenientemente"? Para mim, desparasitada é desparasitada, por um vet ou entao pelo dono, mas com as recomendaçoes do vet assistente...
Quanto ao seu reparo sobre os gatos,aí, eu ja posso falar com conhecimento de causa. Ou o senhor vive num apartamento e nao sabe o q sao quintais com animais à solta ou nunca viu um gato a pular, a correr, a escapulir-se entre os nossos pés...Eu tenho 3 gatos e 3 caes, mas antes destes 3 gatos ja tive outros 4 gatos, todos eles desapareceram, sem deixar rasto.
Um gato não é igual a um cão que se fecha um portao ou uma porta e o cao nao sai. os gatos pulam por cima dos portoes, os gatos passam por entre os ferros dos gradeamentos, os gatos sobem redes, saltam janelas... Desculpe lá, mas essa ideia de que os gatos se "prendem" da mm maneira q caes é completamente errada...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça fev 07, 2012 4:40 pm

Kukiinhaa Escreveu:1º Problema e para o qual peço a vossa ajuda...

O latir da Luna tem levado os meus pais à loucura e porquê? Eu até compreendo, é pequenina, saiu desde cedo perto dos pais, está sempre acompanhada e quando chega à hora de nós jantarmos, prendemos a Luna porque ela simplesmente destrói as portas para entrar na cozinha. Resultado: um latir infernal. Apesar de saber que é a voz dos cães, tenho de concordar com os meus pais no simples fato de algumas vezes nos azucrinar o juízo.
Fechar a cachorra quando vão jantar ou fazer qualquer outra coisa: este erro é muito comum em donos pouco experientes e desconhecedores de como os cães funcionam. Nenhum cão gosta de ser fechado, por isso manifesta-se como sabe: ganindo, latindo, arranhando aquela coisa que o impede de ver e estar com os donos, a porta.

E, de resto, para quê fechar a porta quando vão jantar? Até acabam por perder uma óptima oportuidade de ensinar algo de muito útil à cachorra: não se pede a comida dos donos.
2º Problema...

Para além do latir, a Luna vai ter agora um novo espaço. Enquanto pequenina, achamos que seria de todo correto ela permanecer dentro de casa. Agora com 3 meses e com uma estrutura física bem maior, construímos um espaço exterior, com as devidas condições, para que aí possa permanecer durante a noite e algumas partes do dia. Resultado: chora por não querer lá ficar e isto parte-me o coração. Não resisto à carinha e aos olhinhos que me faz e o mesmo acontece quando a tenho de castigar...
A habituação de um cão a um espaço exterior tem de ser feita gradualmente, não de repente. Sendo cachorra, pior, pois não está ainda desenvolvida e está habituada a estar todo o tempo dentro de casa, quente e acolhedora, junto dos humanos que adora. Três meses é demasiado cedo para isso.

Vão-lhe ensinando que a casota é agradável, encham-na de confortos a que está habituada - mantas, caminha, etc. - e vão brincando às casotas com ela. Mas não a "fechem lá fora" de repente, comecem por habituá-la a passar curtos períodos nesse espaço, que aos poucos serão aumentados. À medida que crescer, ela própria vai acabar por escolhê-lo.
3º Problema...

Gostaria que me explicassem de que modo posso repreender a Luna depois de um erro cometido. Detesto bater... fi-lo uma vez e quebrou-se-me o coração. Quero que os meus pais vejam que é um animal educado, que sabe estar e capaz de respeitar o espaço humano, mas tem sido complicado.
Os meus pais têm vindo a repreender quase todas as suas atitudes e isto magoa-me bastante, pois quero mesmo ficar com a Luna e não imagino a minha vida sem ela.

...
Não bata nunca, não é preciso. Repreenda-a no momento em que a apanhar a fazer o disparate. Fora disso, limite-se a remediar as coisas sem nada dizer e sempre que possível fora da vista dela. Ligar muita importância sem a apanhar em flagrante só serve para a estimular a repetir as proezas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

terça fev 07, 2012 4:40 pm

jpmncosta Escreveu:
Pinguicula Escreveu:Desculpe a curiosidade, mas a sua cadela tem sido desparasitada convenientemente? É que a barriga dela, na 2a foto parece que vai explodir. :?
Eu não conheço o animal, mas por acaso sabe, se a foto, em q a cadelinha, está com a barriga grande, foi tirada a seguir à refeição!?!Já agora o q é para si, "desparasitada convenientemente"? Para mim, desparasitada é desparasitada, por um vet ou entao pelo dono, mas com as recomendaçoes do vet assistente...
Quanto ao seu reparo sobre os gatos,aí, eu ja posso falar com conhecimento de causa. Ou o senhor vive num apartamento e nao sabe o q sao quintais com animais à solta ou nunca viu um gato a pular, a correr, a escapulir-se entre os nossos pés...Eu tenho 3 gatos e 3 caes, mas antes destes 3 gatos ja tive outros 4 gatos, todos eles desapareceram, sem deixar rasto.
Um gato não é igual a um cão que se fecha um portao ou uma porta e o cao nao sai. os gatos pulam por cima dos portoes, os gatos passam por entre os ferros dos gradeamentos, os gatos sobem redes, saltam janelas... Desculpe lá, mas essa ideia de que os gatos se "prendem" da mm maneira q caes é completamente errada...
Calma! Ninguém quer bater em ninguém. Desparasitado convenientemente, significa desparasitado convenientemente :D E nenhum animal deve ficar com a barriga a "explodir" após as refeições :D :D :D :D
Quanto aos gatos, gatos zelados não fogem porque foram criadas barreiras para não fugirem :D :D :D :D
Kukiinhaa
Membro Júnior

terça fev 07, 2012 4:44 pm

Antes de mais, um muito obrigada pelas vossas respostas :).

Quanto à desparasitação e vacinação, tem sido tudo feito dentro da normalidade.
A Luna visita o veterinário todos os meses, está vacinada, desparasitada e este mês irá voltar ao veterinário para proceder a mais uma desparasitação e vacinação, mas agradeço o reparo e será algo a colocar em causa na próxima consulta, até porque sou bastante preocupada.
Pessoalmente não acho que tenha uma barriga muito grande, mas terei isso em conta.
Já agora, não me sabem dizer se ela está com excesso de peso :? ?
Nem sempre tenho oportunidade para a alimentar e quando é o meu pai a faze-lo dá sempre mais do que devia :oops:
Quando aos gatos não havia muito a fazer... apesar dos portões estarem sempre fechados e serem todos tapados com chapa, os meus gatos trepavam as árvores do jardim e saltavam para a rua... dito e feito, os meus pais taparam o gradeamento de casa para ele não fugir, mas o bichano arranjava sempre uma solução :|.
Mal trouxe a Luna cá para casa, comecei por ler um livro de adestramento cujo título é "Adestramento Inteligente: com amor, humor e bom-senso", de Alexandre Rossi, mas vou estar atenta a outros livros que contenham outro tipo de informações e agradeço a ideia :wink:
Os meus hábitos e comportamentos foram todos alterados porque quero mesmo ter a Luna comigo e gosto imenso dela... o difícil é moldar o comportamento dos meus pais e irmão. A Luna está todo o dia com os meus pais visto que estão por casa; comigo está ao início da manhã, ao almoço e ao final do dia.
Kukiinhaa
Membro Júnior

terça fev 07, 2012 4:50 pm

Floripes obrigada pelo seu comentário.

Seria tudo mais simples se eu vivesse sozinha, isso é certo, mas como vivo na casa dos meus pais há certas regras que tenho de respeitar.
Não concordo com o fechar a Luna quando vamos jantar, mas para o meu pai o "Almoço/Jantar" são horas sagradas e de descanso. Talvez tenhamos de fazer uma ginástica nesse ponto e tentar educar a Luna de modo a que fique connosco mas não peça comida (o que me parece difícil, mas não impossível).

Admito, não tenho experiência com cães. Nunca tive nenhum e tem sido um pouco complicado. Não que ela seja teimosa ou faça muitas asneiras, a meu ver. Mas para os meus pais, o minimo descuido serve de pretexto para encontrarem mil e um problemas.
Por enquanto ela não tem ficado no novo espaço, até porque tem estado muito frio e achamos que seja demasiado cedo, mas decidimos construir esse espaço para ela se ir habituando e familiarizando com ele.
Mas muito obrigada pelos comentários e tentarei mudar a minha postura em relação às reprimendas.
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

terça fev 07, 2012 4:53 pm

Antes de mais parabens pela Luna, é muito bonita.
Quanto ao que pergunta, não sei responder, mas estarei atenta às respostas, pois como dona de 1ª. viagem que tb sou, só terei a aprender.
Tudo de bom para as duas!
Kukiinhaa
Membro Júnior

terça fev 07, 2012 4:56 pm

Pupyylab muito obrigada.
Pessoalmente, gosto muito da Luna e tudo tenho feito para lhe proporcionar um bom lar, uma boa alimentação e os cuidados médicos e amor que merece.
Mas nem tudo é um mar de rosas e os meus pais têm feito um esforço enorme para tentar colaborar.
Vá estando atenta e sugiro-lhe muita paciência.
jpmncosta
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2008 7:08 pm

terça fev 07, 2012 4:58 pm

Pinguicula Escreveu:
jpmncosta Escreveu:
Calma! Ninguém quer bater em ninguém. Desparasitado convenientemente, significa desparasitado convenientemente :D E nenhum animal deve ficar com a barriga a "explodir" após as refeições :D :D :D :D
Quanto aos gatos, gatos zelados não fogem porque foram criadas barreiras para não fugirem :D :D :D :D
Eu não quero bater em ninguem :) Eu tenho um labrador com 11 meses, q qd era pequeno, no fim de comer, ficava com um barrigão enorme, e sempre foi desparasitado, no veterinário...
Qt aos gatos, desculpe lá, mas não sabe o q está a dizer... os meus gatos, tanto os q ja desapareceram, como aqueles q hoje tenho, foram e são muito zelados, tomariam pessoas ter o tratamento q eles têm. Agora não posso é prende-los ao pé da mesa, pq isso é q é um crime e uma falta de zelo...Qd se vive num apartamento é facil ter um gato preso, qd nós proprios estamos presos, agora numa casa, no campo, com um quintal com varias centenas de m2, é complicado....
Kukiinhaa
Membro Júnior

terça fev 07, 2012 5:01 pm

jpmncosta como o compreendo.
Os meus felinos foram sempre muito bem tratados, mas não os podia fechar dentro de casa, com espaço exterior, jardim e quintal... principalmente quando abrimos todos os dias as janelas para arejar a casa.
Seria de todo impensável.
Floripes2
Membro Veterano

terça fev 07, 2012 5:08 pm

Kukiinhaa Escreveu:Floripes obrigada pelo seu comentário.

Seria tudo mais simples se eu vivesse sozinha, isso é certo, mas como vivo na casa dos meus pais há certas regras que tenho de respeitar.
Não concordo com o fechar a Luna quando vamos jantar, mas para o meu pai o "Almoço/Jantar" são horas sagradas e de descanso. Talvez tenhamos de fazer uma ginástica nesse ponto e tentar educar a Luna de modo a que fique connosco mas não peça comida (o que me parece difícil, mas não impossível).

...
Compreendo, deve ser-lhe difícil modificar as ideias do seu pai, mas... será que o senhor é assim tão rígido que não aceitará ouvir a explicação para esse comportamento da cachorra? Será que não pode ir-lhe comunicando, diplomaticamente, o que vai aprendendo por aqui e por outros sítios?
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Kukiinhaa
Membro Júnior

terça fev 07, 2012 5:11 pm

Creio que sim.
O meu pai tem muito bom coração e, modéstia aparte, é muito boa pessoa.
As coisas têm sido levadas com calma e acredito que acabará por não se imaginar sem a Luna por perto.
Ela está connosco há praticamente dois meses, ainda é recente, daí nem tudo estar dentro dos parâmetros, mas creio que com calma vai lá.
Floripes2
Membro Veterano

terça fev 07, 2012 5:17 pm

:D Vai ver que com tempo e calma, um dia virá em que o seu pai já não poderá viver sem a Luna e até lhe aceitará coisas que hoje seriam impensáveis!

O pior é que, até lá, ela não deixará de fazer barulho por lhe fecharem a porta... :? Espero que consiga mudar um pouco as coisas em sua casa dentro em breve!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”