Gato de rua - possivel domesticar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris
Vá dando-lhe comida aos poucos e sempre que ele aparecer... Ele voltará todos os dias quando tiver confiança em si e souber que não o vai fazer mal, tempos depois comece por abrir-lhe a porta e se ele entrar, já está. Fiz assim com todos os gatos que apanhei da rua, e resultou.
Boa sorte!
Boa sorte!

Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
sendo tão novo...é possível com tempo e muita paciência!
não é coisa de 2 / 3 semanas.
e vai depender muito da sua experiência com gatos, da sua disponibilidade de tempo e ...se houver outros gatos para ajudar...será muito mais fácil.
não é coisa de 2 / 3 semanas.
e vai depender muito da sua experiência com gatos, da sua disponibilidade de tempo e ...se houver outros gatos para ajudar...será muito mais fácil.
alimente-o e tente criar horários, assim sempre que for hora de comer, ele própio o irá procurar. não é muito aconselhado mas se for uma menina pode sempre dar-lhe a pilula, ela fica muito mais mansa, depois de a ter consigo claro que o melhor seria esterilizá-la. atenção, a pílula não vai resolver todos os problemas sociais que tem consigo, e a pílula tem vários problemas a nivel de doenças e cancros por isso não é para durar.
pacoo Escreveu:alimente-o e tente criar horários, assim sempre que for hora de comer, ele própio o irá procurar. não é muito aconselhado mas se for uma menina pode sempre dar-lhe a pilula, ela fica muito mais mansa, depois de a ter consigo claro que o melhor seria esterilizá-la. atenção, a pílula não vai resolver todos os problemas sociais que tem consigo, e a pílula tem vários problemas a nivel de doenças e cancros por isso não é para durar.
Há mais de 2 anos que alimento 2 gatos de rua, um macho e uma fêmea, e têm um relógio que é uma maravilha, 7 manhã, sete tarde, e não ser agora nestes dias com mau tempo, que tem dias que nem os vejo, mas a comida desaparece. Mas até hoje, e após diversas tentativas, não consegui tocar em nenhum deles, e não imaginam o que passei para consegui apanhar a ultima ninhada deles. Dava-lhes comida de manhã e à noite e não me davam mão de maneira nenhuma, cada vez que eu me tentava chegar, a mãe sempre atenta bufava e afuguentava-os logo. Os 2 primeiros, foi à mão e com alguns arranhões, a última, deu-me água pela barba

Já farta de apanhar frio e algumas molhas, não lhe dei comida de manhã e à noite levei a transportadora, meti a comida ao fundo e apanhei-a. Bem, parecia um touro bravo, quando chegou a casa até trepava a porta, um pirralho que não tinha mais de 2 meses, uma semana depois já estava um doce, tal como os irmãos, mas foi à custa de muitos miminhos e muita paciência.
Se na realidade quer o gatinho e tem condições para isso, tente apanhá-lo o quanto antes, e depois é dar-lhe tempo para ele se adaptar, pelo menos era o que eu fazia

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Claro que é possíve, ainda mais sendo tão jovem. Afinal quantos dos gatos adoptados não nasceram na rua?
É como com todos os outros: paciência, carinho e dar-lhe espaço e tempo.
Boa sorte!
É como com todos os outros: paciência, carinho e dar-lhe espaço e tempo.
Boa sorte!
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Como já disseram, depende do gato e depende do tempo que se despendercom eles. A minha experiência com gatos de rua, leva-me a responder como já responderam. Dos vários que já passaram pelas minhas mãos, só uma, depois de ser "domesticada" é que entrava com muito à vontade em minha casa. Mas no início era muito arisca. A irmã deixa que lhe faça festinhas enquanto come, mas quando me aproximo dela fora disso, foge. O gatão que esta adoptou e criou, aproxima-se, deixa que lhe façam festinhas, mas entrar em casa, nem pensar.
Mas como dizem, muita paciência, nunca forçar a presença, deixar que sejam eles a aproximarem-se. Mas também é preciso que tenhamos tempo para estarmos presentes para eles se habituarem a nós.
Quando precisei de apanhar dois gatos bébés que estavam com a mãe e que fugiam quando se aproximava deles, peguei em duas latas de comida, pus a comida a uma distância prudente e deixei que eles fossem comer e se habituassem a mim. Depois fui-me aproximando, e por fim lá deixaram que pegasse neles. O facto de a mãe ser meiguinha também ajudou neste último caso.
Mas como dizem, muita paciência, nunca forçar a presença, deixar que sejam eles a aproximarem-se. Mas também é preciso que tenhamos tempo para estarmos presentes para eles se habituarem a nós.
Quando precisei de apanhar dois gatos bébés que estavam com a mãe e que fugiam quando se aproximava deles, peguei em duas latas de comida, pus a comida a uma distância prudente e deixei que eles fossem comer e se habituassem a mim. Depois fui-me aproximando, e por fim lá deixaram que pegasse neles. O facto de a mãe ser meiguinha também ajudou neste último caso.
É possivel e muito comum.carolinas Escreveu:Boa noite,
para quem tem experiência nisto pode-me responder se é possivel "domesticar" um gatinho de rua (silvestre) com 5/6 meses? Será um processo muito demorado?
Podem n se deixar agarrar na rua, mas uma vez em casa confortáveis e com mt mimo, comestivel tb, acabam por se render.
O tempo, depende de cada gato e da experiencia do «domador».
Se tiver mais gatos em casa é mais fácil, na minha opinião, sendo que é um bebé.
<p> </p>
Na minha casa, que tem terraço, costuma aparecer por lá 2 irmãos que nasceram na rua
vêm pela comida, sabem que eu lhes dou
o mais pequeno nem se deixa tocar, mas o mais velho.....deito-lhe comida e faço-lhe festas e é mais sociável
o temperamento varia muito de gato para gato, inclusive entre irmãos
estes tinham uma gata irmã muito mais nova, tipo 4 meses, que também vinha pedir comida ... mas assim que me aproximava assanhava-se toda, era mesmo agressiva e metia medo
vêm pela comida, sabem que eu lhes dou
o mais pequeno nem se deixa tocar, mas o mais velho.....deito-lhe comida e faço-lhe festas e é mais sociável
o temperamento varia muito de gato para gato, inclusive entre irmãos
estes tinham uma gata irmã muito mais nova, tipo 4 meses, que também vinha pedir comida ... mas assim que me aproximava assanhava-se toda, era mesmo agressiva e metia medo
O meu Felini era um gato de rua. Tinha 5 meses e foi ele que se me afeiçoou num parquer de campismo. Vinha ter comigo e a apouco e pouco foi-se chegando. Dei-lhe comer todo o tempo das férias e no último dia, às 6 da manhã antes de partir, chamei-o para comer como de costume, agarrei-o e meti-o na jaula, e... 300 km a caminho de casa. Tem 14 anos e é o único companheiro que me restou...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Depende. Na minha zona os gatos silvestres andam nos campos, não têm qualquer contacto com pessoas, sobrevivem do que caçam e um gatinho com 3 meses não deixa quase ser visto quanto mais apanhado e domesticado. Já quando vivia na cidade, as colónias eram alimentadas e por duas vezes consegui apanhar gatos adultos que se tornaram gatos de companhia adoráveis.
Maria João
mas então explique lá, Carolinas, porque é que quer domesticar um gatito de rua e quais são as circunstâncias. Porque o que não faltam são animais meigos e caseiros para adopção, animais que já tiveram um lar e donos e o perderam... se não especificar, não se pode ajudar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram
Claro que sim! Tem que ter muita disponibilidade horaria, porque para deixar o gato sozinho horas a fio, nem vale a pena começar,e depois muita paciencia para esperar ate ao gato estar pronto para se aproximar, uns demora mais outros menos, mas é um processo lento.
O último gato que tirei de uma casa em ruinas, calçei uma luva de estivador, porque senão hoje estava ás fatias, foi bufar, espernear, arranhar e morder ,levei-o para uma divisao da casa com janela moveis essas coisas, deixei comer ,agua e caixa com pedras, durante uns dias não se deixou nem ver e depois tornou-se num gato domestico fantastico.
O último gato que tirei de uma casa em ruinas, calçei uma luva de estivador, porque senão hoje estava ás fatias, foi bufar, espernear, arranhar e morder ,levei-o para uma divisao da casa com janela moveis essas coisas, deixei comer ,agua e caixa com pedras, durante uns dias não se deixou nem ver e depois tornou-se num gato domestico fantastico.