Gato peludo com personalidade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ONoori
Membro Júnior
Registado: quinta fev 09, 2012 1:56 pm

quinta fev 09, 2012 2:12 pm

Olá :)

Já tinha um gato, de pelo curtinho, e os meus pais têm persas que logicamente requerem cuidados bem diferentes de um gato de pelo curto. Quando fiz anos, os meus pais ofereceram-me um peludo, que não sei se é de raça ou não mas isso não me faz diferença, mas que dado o tamanho do pêlo precisa ser penteado todos os dias. Agora surgem-me algumas dúvidas que queria saber opinião. O Noori nasceu a 18 de Outubro de 2011, é um bebecas do mais fofo e lindo que há. Mas o pêlo branco faz com que se suje muito, e pior, ele é diabólico para se deixar tratar. Limpar os olhos e o nariz eu ainda consigo, mas pentear ele esfrangalha-me toda. Nunca tinha visto um persa com tanta aversão a um pente, ou, quando vai à areia e se suja de cocó, meu deus, se vê os dodots na minha mão é vê-lo a derrapar. LOL
Entretanto pesquisei aqui se devia ou não dar banho e reparei que há tópicos que dizem que sim, coisa que eu concordo, porque ele tem demasiado pêlo para se conseguir lavar sozinho. Fui a uma loja de animais para comprar champô, até porque dizem que tem de se educar de pequenino, e a senhora disse basicamente que eu era louca, que não se dava banho a gatos, por mais peludos. E agora?
Bem, em relação à escovagem, alguém tem uma ideia de como eu posso fazê-lo ficar sossegado? Ou gostar um nadinha mais? Eu tento agarrá-lo como as mães, não levantando no ar lógico, mas para ver se ele sossega, e aí é que a fera se solta mesmo, ele passa-se literalmente. Já experimentei muitas "posições" que dizem aqui na arca num post sobre limpeza, mas a sério, ele morde-me sempre de alguma forma! Eu nem me importo agora, ele é minusculo, mas quando crescer?! E ele tem de ser penteado todos os dias, se ganha raiva à escova de pequeno vai ser uma luta para o resto da vida... Deixo uma foto da fera.

Imagem

Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta fev 09, 2012 5:12 pm

Tem forçosamente que o habituar agora, enquanto o consegue manusear.

Aliás, devia era habituá-lo ao que é normal nos Persas: banho e secador. E só o conseguirá fazer por repetição, ou seja, dando benho de 15 em 15 dias (pelo menos) até ele estar acostumado e deixa de fazer fitas.

Desde já a aviso que nos "rebeldes", basta 3 meses sem banho e depois temos uma cena das antigas...

Antes de qualquer actividade, banho ou penteadela, corte-lhe as unhas.

Quanto ao fazê-lo estar quieto, lamento mas não consigo ajudar. Tem a ver com a sua habilidade no manuseamento, firmeza, etc.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta fev 09, 2012 6:02 pm

banho de 15 em 15 dias?? sempre ouvi dizer que nunca se devia dar mts banhos aos animais e a gatos então mt menos a não ser que andem na rua ou tenham uma doença de pele que seja mesmo necessário.
Uma vet uma vez disse-me 1 banho por mês no minimo e no inverno devia ser de 3 em 3 meses (e era um cão que ia a rua todos os dias e não um gato)
Cuidado com os banhos no inverso, é mais perigoso o gato apanhar coriza por causa do frio do que andar mais sujinho em casa :wink:

Tente escova-lo com um colar/funil na cabeça, como não consegue ver a escova talvez não se assuste tanto. Com os meus resulta, quando é um tratamento que eu sei que eles vão espernear toca de meter o funil e ficam mais sossegados.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 09, 2012 6:15 pm

Tem aí um lindíssimo gatinho que mesmo sem ser Persa, é uma fofura :wink: :D E, nem de propósito: ainda hoje estive a dar banho aos dois terroristas mais novos e ao contrário do que eu pensava, correu melhor os banhos anteriores do que este :roll:. Secador então, nem vê-lo :roll: o que é estranho, na medida em que o Tai-Chi adora ser "aspirado" com o aspirador da casa.

No seu... tem mesmo que ser perspicaz e persistente...

Boa sorte com o seu gatinho e já agora, atenção aos ouvidos quando lhe der banho :wink: Vai aqui uma dica:

Faça 2 bolinhas de algodão, molhe-as bem e esprema-as muito bem até que saia toda a água. Depois, envolva-as com um pouco de vaselina e coloque nos ouvidos do gatinho antes do banho para que a água não entre para os ouvidos. Por outras palavras: as bolinhas de algodão, espremidas, envoltas em vaselina, fazem de tampões, caseiros, impermeáveis :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ONoori
Membro Júnior

quinta fev 09, 2012 7:25 pm

Obrigado pelas respostas!!

Pois, eu não dou banho ao meu gato de pelo curto porque penso que ele sozinho consegue dar conta do recado, agora sempre ouvi criadores de persa falar de banhos e a veterinária também não se opôs, quando chego à loja a senhora disse aquilo e fiquei com a incerteza. O Noori tem imenso pelo, e por vezes nota-se mesmo que tem alguma dificuldade, um gato não gosta de estar sujo e o desgraçado está quase sempre :lol:

Mas sim tenho de ter cuidados especiais no inverno, obrigada :) Hoje de tarde tentei distraí-lo com a pasta de malte, e até me pareceu mais calmo... Mesmo assim é preciso duas pessoas para distrair/pentear sua alteza!

Eu tinha pensado que uma vez por mês fosse o normal sim...

LeonildeCarvalho, muito muito obrigada pelos conselhos. As orelhinhas era uma coisa que me preocupava bastante e vou sem dúvida seguir o conselho! E obrigada pelo elogio! Ele é uma ternurinha mesmo :oops: Sabe que o meu outro gato tem horror ao aspirador, este a primeira vez que o viu começou a persegui-lo, e depois apanhou boleia nele... Enfim... Eu não tenho gatos... Há dois gatos que são os meus donos, e eu rebolo quando eles mandam. LOL :roll:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta fev 09, 2012 7:39 pm

Olá,
Quanto ás duvidas nao posso ajudar muito...
Mas passei para deixar este link (nao sei se já tinha lido) que tem dicas óptimas quanto ao tratamento e banho dos persas: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30134

Boa sorte,
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ONoori
Membro Júnior

quinta fev 09, 2012 7:40 pm

maraya Escreveu:Olá,
Quanto ás duvidas nao posso ajudar muito...
Mas passei para deixar este link (nao sei se já tinha lido) que tem dicas óptimas quanto ao tratamento e banho dos persas: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30134

Boa sorte,
Foi exactamente esse que eu li :) muito obrigada!
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta fev 09, 2012 7:41 pm

Todos os gatos podem e devem tomar banho. Especialmente os de pêlo comprido.

Apenas uso o pente para tirar nós e muito raramente. A teoria dos vets e desconhecedores em geral de que se devem escovar diariamente os Persas é um disparate. Se quem concorre fizesse isso, apresentava gatos carecas de pêlo partido. :lol: :lol: :lol: :lol:

Nos Persas verdadeiros, aqueles de pêlo até ao chão, a única coisa que realmente resulta são os banhos. A um exemplar que ande a concorrer, dá-se banho mais ou menos de 10 em 10 dias. Saliento que tenho idosos em casa e nenhum é careca.

Quanto às constipações, é impossível dar banho sem secar completamente o pêlo com o secador porque não só matávamos os pobres gatos com uma pneumonia, como seria um bico de obra fazer algo de um pêlo que seca por si próprio.

Os segredos disto são:

- Habituar desde as 8 semanas de vida, mais coisa menos coisa. Quem tem Persas sabe que a fase do "cocó preso no rabo" torna o banho obrigatório nestas idades.

- Usar shampoos adequados.
ONoori
Membro Júnior

quinta fev 09, 2012 7:45 pm

WaterMonitor Escreveu:Todos os gatos podem e devem tomar banho. Especialmente os de pêlo comprido.

Apenas uso o pente para tirar nós e muito raramente. A teoria dos vets e desconhecedores em geral de que se devem escovar diariamente os Persas é um disparate. Se quem concorre fizesse isso, apresentava gatos carecas de pêlo partido. :lol: :lol: :lol: :lol:

Nos Persas verdadeiros, aqueles de pêlo até ao chão, a única coisa que realmente resulta são os banhos. A um exemplar que ande a concorrer, dá-se banho mais ou menos de 10 em 10 dias. Saliento que tenho idosos em casa e nenhum é careca.

Quanto às constipações, é impossível dar banho sem secar completamente o pêlo com o secador porque não só matávamos os pobres gatos com uma pneumonia, como seria um bico de obra fazer algo de um pêlo que seca por si próprio.

Os segredos disto são:

- Habituar desde as 8 semanas de vida, mais coisa menos coisa. Quem tem Persas sabe que a fase do "cocó preso no rabo" torna o banho obrigatório nestas idades.

- Usar shampoos adequados.

Tenho essa alegria todos os santos dias umas 2vezes por dia
:P

Assunto esclarecido então! Sábado já vou comprar champô e por o Noori de molho 8)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta fev 10, 2012 2:10 am

Muito lindo o seu gatinho :D

O facto de ele "atacar" quando o está a escovar é normal nos gatos novinhos, os meus era igual, depois acalmam, os meus agora adoram ser escovados, mas quando eram mais novos viam aquilo como brincadeira e atacavam a escova e as minhas mãos.

A minha gata que também tem o pêlo mais comprido numas alturas também se sujava muito atrás, mudei-lhe a ração e as fezes ficaram menos moles e já não se suja.

A minha gosta muito de agua e não se importa de tomar banho, ela própria mete-se debaixo da agua mesmo fria e tudo :roll:

Mas os verdadeiros persas necessitam de facto de tomar banho regularmente e de muitos cuidados com o pêlo.
O pêlo da minha já dá trabalho eu imagino um persa :o
S&oacute;nia
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta fev 10, 2012 10:06 am

Dou banho ao meu uma a duas vezes por mês, agora com o frio limito a uma vez. Aos de pêlo curto não dou (uso champô seco e toalhetes amiúde). No de pêlo comprido uso champô específico e tento secá-lo o melhor possível com o secador (tarefa hercúlea, confesso) e com o toalhão e, porque nunca consigo secá-lo na totalidade, deixo-o ficar algum tempo numa zona quente, fecho todas as janelas e deixo-o acalmar a fúria :lol: . Antes do banho, escovo-o bem e tiro os nós possíveis. O meu tem tosquia higiénica o que facilita as coisas. Mas também já tive fases de fezes presas no pêlo e aí o banho é essencial.

Escovo-o diariamente, é verdade, mas ele não é de esposições e não tem pêlo partido e nem é careca (há dias em que não me importava nada que virasse Sphinx :roll: ). No Verão, fará tosquia completa novamente (como no Verão passado). Aos fins de semana é "passado" a Furminator, os olhos são limpos uma a duas vezes por dia e, quase todos os dias, passo um toalhete no rabiosque e vizinhança :lol: .

O Vicente, para quem não sabe, está comigo desde Julho, passou por uma situação de negligência alguns anos. É um gato que nasceu em 2006, pesa10 Kgs e rebelde, muito senhor do seu nariz. O pentear é complicado, como os banhos o são também. Com o tempo tenho sabido gerir a situação e confesso que aprendi muito. Se no início ficava assustada com as suas reacções, agora sou firme. Ele está habituado ao ritual e já percebeu que tem de ficar quieto e, se não fica, basta ralhar com ele. Acho que o venci por cansaço, descobriu que, por mais que fuja, eu vou atrás de escova em punho. Agora até gosta e vai-se virando para eu pentear este ou aquele sítio onde gosta mais mas tem sítios muito complicados e aí tenho de o pegar ao colo e ser mais firme. Não o pude habituar de pequeno, mas ele adaptou-se com o tempo e a rotina. Com o seu, sendo bebé será mais fácil. Seja firme na sua atitude e nos seus gestos. Se for preciso dar um "não", dê, mas de forma firme, sem azo a "discussão", não lhe bata, vá falando com ele de forma calma com festas pelo meio, torne o pentaer numa altura de mimo, sem pressas. O meu tem a dificuldade acrescida de ser cego, logo, ajuda ser um hábito rotineiro, ele já sabe o que o espera e que não o irei magoar. Continua a ser rebelde mas nada que um "Não!" firme não resolva na hora. Tenho a vantagem de ele não me magoar, no início sim, agora sabe que sou eu e, mesmo quando levanta a pata, é com as garras para dentro. Cheguei a ter nódoas negras das suas pantufadas...

Se eu consegui "domesticar" a minha fera, também domesticará a sua. Firmeza, paciência, persistência e carinho são grandes aliados :wink: .

Boa sorte!
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta fev 10, 2012 12:38 pm

aproveito para dizer que o gatinho é lindíssimo... que bolinha de pelo amorosa :D

esta sugestão pode parecer um bocadinho pateta, mas será que resulta tentar escová-lo numa altura do dia em que ele esteja mais sonolento? eu tenho uma gata de pelo curto que só escovo uma vez por semana, mas ela parece que ainda não se habituou. Tenta fugir, torce-se toda, mia, quer morder a escova, enfim! Então aproveito para a escovar quando ela está mais «mole», e assim parece que não chateia tanto. Também usei este 'truque' quando ela foi esterilizada e tinha que limpar a ferida 2x por dia, ela ficava tão chateada comigo :lol:
ONoori
Membro Júnior

sexta fev 10, 2012 2:39 pm

Primeiro agradeço todas as respostas :) muito obrigada!

Keera, não é uma sugestão nada pateta, faz todo o sentido!

Garfield, adoro tanto o seu avatar. Quase que oiço aqui uns ronrons bem altos! Desculpe a ignorância, mas o que é a tosquia higiénica? E o champô que usa é próprio para gatos apenas, ou também próprio para gatos de pêlo comprido? Sim, depois da sua história também fico mais confiante que ele há-de ficar mais calmo, ou eu mais habituada ao frenesim! eheh
O Vicente é enorme, não é? O meu outro gato tem 7kg, e é bem grandão! Não é muito gorducho, está bem distribuido para a estrutura dele!

Catrules, este pindérico gosta de se meter na banheira quando ainda há água do banho! Tenho de ter cuidado para passar sempre bastante água não vá ele apanhar algum restinho de champô meu! E mete-se no lavatório a beber água da torneira...
Pois os bebés vêem brincadeira em tudo. Hoje já me fizeram passar completamente, e não é só o pequeno, são os dois!
De manhã acordo, vejo o pequeno muito quieto, quando reparo, estava a lamber as tomadas da ficha tripla! Bem até me saltaram quase os olhos, mando-lhe um berro imediatamente e ele foge ainda a "reclamar". Passado um bocado estava lá outra vez, escondo a ficha debaixo de um móvel e ele tira-a. Confesso que ao fim de 5 berros apanhou uma palmada bem assente naquele cu.
:evil:

Passado um bocado passa a correr com o carregador do telemovel na boca! Passado outro com um soutien, passado outro com o chinelo do meu namorado, termina com o rolo de papel higiénico! Eu pensava que tinha um gato! :roll:

E o maiorzinho come ração para problemas urinários da Sanabelle, este pindérico pequeno come royal canin para persas bebés, dou a um numa ponta do quarto ao outro na outra ponta, para não trocarem, sabem qual é a primeira coisa que fazem? Trocam, lá vou eu mudá-los de novo, não dá para ensiná-los a ler e por nome nos pratos... lol quando eles param de comer, tiro os pratos da ração e ponho na mesa (porque confio no meu gato mais velho que nunca salta para a mesa, e o pequeno não consegue ainda), vou ao wc e quando saio, encaro com o grande na mesa com a boca cheia de comida do pequeno... OH SANTA PACIÊNCIA! :lol:
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta fev 10, 2012 2:47 pm

Champô neutro, eu uso especial para pêlos compridos com condicionador porque o Vicente tem mesmo um pêlo muito denso.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
ONoori
Membro Júnior

sexta fev 10, 2012 2:54 pm

Ok, vou ver isso! Obrigada :)
Responder

Voltar para “Gatos”